O Opositor

O Opositor Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Opositor

Renata CCS 01/02/2013

O OPOSITOR é uma espécie de crônica ampliada: é divertido e fácil de ler.
No livro O OPOSITOR, Veríssimo conta a historia de um jovem repórter que vai a Manaus para fazer uma reportagem sobre ervas alucinógenas. Ao entrar num bar para matar a sede, é abordado por um homem que se apresenta como Polaco, um tipo incômodo e que lhe faz várias perguntas, até chegar em uma estranha história sobre assassinatos, alegando que existem 21 maneiras de se matar uma pessoa com as mãos, e que ele conhece todas. Daí então que começa a contar que fazia parte de um grande grupo secreto e que seu papel era de um opositor, ou seja, “apagava” pessoas. Uma de suas missões era de matar um cientista que havia soltado uma grande doença no Congo. Após uma semana de conversa, Polaco diz ao jovem que as histórias incríveis como as dele só são admissíveis como ficção e como histórias contadas por bêbados em bares, não como fato. Na verdade, até certo ponto da história, não sabemos se o jornalista está “viajando” com as ervas alucinógenas que passa a experimentar com sua namorada, Serena, ou se os fatos narrados pelo pinguço polaco realmente são reais. O OPOSITOR reúne vários elementos de mistérios e conspirações. Para construir uma trama de assassinatos e intrigas internacionais, o autor até utiliza lendas urbanas espalhadas pela internet. O livro é narrado de forma inteligente e humorística, achei hilárias as passagens do jornalista com Serena, que é metade índia e metade dinamarquesa, e faz sons guturais quando transam. A narrativa diverte e conquista, pois traz o mesmo humor inusitado que Veríssimo cultiva em suas crônicas, gênero em que é mestre.

Alexandra50 27/12/2022

O opositor
Uma novela de Luis Fernando Veríssimo engenhosa e que nos envolve do começo ao fim. A leitura é fácil e rápida

ta.cha 09/09/2021

Sapiri pra hipnotizar, matar ou fazer esquecer.
Eu tinha um total de zero expectativas ao iniciar essa leitura, mas como eu tava errada!
Livro curtinho, linguagem simples e uma história muito muito intrigante. Adorei!

Vou procurar por outros Polacos nos próximos bares que eu for.

Lu 14/05/2011

Eu sempre gostei dos livros do Luis Fernando Veríssimo. Eu sempre lia seus contos primeiro, quando pegava um dos "Para Gostar de Ler" na biblioteca da escola. Adorava a maneira como seus contos faziam com que eu risse de alguns dos nossos hábitos.

Por isso, sinto uma certa dó de largar um livro dele assim, sem nem chegar à metade. Não se trata de um caso em que eu tenha odiado os personagens. como aconteceu com Para Sempre e Fallen. E sim porque passadas pouco mais que cinqüenta páginas, não me sinto realmente interessada pela história e como aquilo vai terminar.

Por isso, acho melhor passar esse livro pro próximo Viajante. Continuo gostando muito dos livros do Luis Fernando e, sempre que tiver uma oportunidade, vou pegar um livro dele pra ler. Mas desse, infelizmente, não gostei tanto.

Evy 29/05/2011minha estante
Nunca li nada do Veríssimo, mas vou tentar algum qq dia desses :)

Gabriela1598 14/02/2020

Veríssimo sendo Veríssimo
Como já disse em outra resenha, amo esse homem. Mais um livro que está longe de decepcionar, super hilário e muito leve de se ler.

Tecio Ricardo 17/07/2023

Esse livro resume que quando LFV decide criar uma história simples sai coisa boa.

Aqui encontramos o que há de melhor, leitura simples, história deliciosamente absurda, o humor inteligentíssimo, tudo embalado no que de melhor a literatura policial pode apresentar.

Recomendo a leitura desse livro. ??

Vivian 16/01/2012

Gosto muito dos livros e da escrita divertida e fácil do Veríssimo, mas este livro não me empolgou.

caneta kitsch 25/10/2020

sexo, drogas e sapiri
?O opositor? é uma leitura rápida e envolvente; um livro redondo. passatempo não tão óbvio nem tão cabeça, seu jogo de segredos e revelações é feito na medida para deixar a imaginação dar asas maiores à história. Verissimo tem palavras objetivas perfumadas pela poesia, o que o torna um excelente autor aos iniciantes no mundo dos livros. certamente uma boa primeira leitura - e ótimo exemplo de obra curta e instigante - para um dos autores mais populares ainda em vida do País.

leia a resenha completa no perfil @caneta.kitsch no Instagram

Gorey 24/06/2020

O opositor
Gostei mais do que achei que iria gostar.
Muitas questões que envolvem a mistura de culturas (não achei legal a forma como foi posta no livro, ficou superficial e estereotipado).
Um ato terrível, uma falha, uma fuga para a redenção (?). E esse ciclo se repete.

Brisa 18/09/2009

história bem razoável, sobre um matador que vive em manaus e que faz parte de uma organização internacional secreta que domina o mundo. só perdi o meu tempo indo até o final porque é um livro fino e fácil. se tivesse mais páginas do que tem, com certeza não teria persistido. não recomendo at all.

julio 26/02/2010

Amei o livro! Achei uma leitura deliciosa e fácil, e amei a historia dos sucos *-* Ah, e sou muito,muito,muito grato "pela genetica nao ter dado certo". :)

Ju 21/06/2010

Verissímo tem uma escrita maravilhosa e, neste livro não seria diferente.
Uma metáfora, cheia de ironias e sarcarmos com nossa realidade, mas sempre com bom humor.
Livro para se ler numa "lapada".
Jósef Teodor, o Polaco é uma figuraça, uma verdadeira caricatura, um Opositor, rsrsrs.
Quase tudo se passa no bar da Rosa, em plena Amazônia, e na pátria de Jósef - uma cadeira - as bebidas que lá são servidas para o jornalista que o entrevista são hilárias e com poderes.
Vale a pena.

Digão Livros 15/08/2010

Curti muito o livro!

O autor vai jogando informações aparentemente desencontradas, mantendo a atenção do leitor. E como tempo, o quebra-cabeças vai se montando, ganhando sentido, que faz com que o livro seja lido com mais atenção ainda. Até que em poucas páginas, tudo torna sentido e o final é inusitado!!!

Eu gostei muito!!!!

Recomendo!!!

Luis 29/03/2011

Uma história curta, divertida e despretensiosa. Está para teorias de conspiração como Ed Mort está para romances policiais. Contém vários elementos do gênero (dá até para comparar com Código da Vinci), mas parece ser muito fraco se for levado a sério. Mas quem procurar seriedade em Verissimo certamente está lendo o autor errado.