O Opositor

O Opositor Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Opositor

Tecio Ricardo 17/07/2023

Esse livro resume que quando LFV decide criar uma história simples sai coisa boa.

Aqui encontramos o que há de melhor, leitura simples, história deliciosamente absurda, o humor inteligentíssimo, tudo embalado no que de melhor a literatura policial pode apresentar.

Recomendo a leitura desse livro. ??

Alexandra50 27/12/2022

O opositor
Uma novela de Luis Fernando Veríssimo engenhosa e que nos envolve do começo ao fim. A leitura é fácil e rápida

Carla 30/07/2022

Um livro original e irônico sobre possibilidades latejantes na diversidade do calor de Manaus? quando se escreve bem, qualquer história é uma possibilidade! Nada como Veríssimo

ta.cha 09/09/2021

Sapiri pra hipnotizar, matar ou fazer esquecer.
Eu tinha um total de zero expectativas ao iniciar essa leitura, mas como eu tava errada!
Livro curtinho, linguagem simples e uma história muito muito intrigante. Adorei!

Vou procurar por outros Polacos nos próximos bares que eu for.

caneta kitsch 25/10/2020

sexo, drogas e sapiri
?O opositor? é uma leitura rápida e envolvente; um livro redondo. passatempo não tão óbvio nem tão cabeça, seu jogo de segredos e revelações é feito na medida para deixar a imaginação dar asas maiores à história. Verissimo tem palavras objetivas perfumadas pela poesia, o que o torna um excelente autor aos iniciantes no mundo dos livros. certamente uma boa primeira leitura - e ótimo exemplo de obra curta e instigante - para um dos autores mais populares ainda em vida do País.

leia a resenha completa no perfil @caneta.kitsch no Instagram

Gorey 24/06/2020

O opositor
Gostei mais do que achei que iria gostar.
Muitas questões que envolvem a mistura de culturas (não achei legal a forma como foi posta no livro, ficou superficial e estereotipado).
Um ato terrível, uma falha, uma fuga para a redenção (?). E esse ciclo se repete.

sandim_steh 28/04/2020

O Opositor
"As histórias extraordinárias são perigosas. Elas ameaçam as histórias ordinárias, as histórias de fachada, que são as que mantêm as pessoas ignorantes e sob controle. As histórias extraordinárias só são admissíveis como ficção, não como fato."

{RESENHA: "O Opositor - Luis Fernando Verissimo"} Nesta novela de suspense, vamos conhecer um jornalista de São Paulo, que é mandado para Manaus para fazer uma reportagem sobre plantas alucinógenas.

?? Quer ler mais da resenha, confira no IG: https://www.instagram.com/p/B_h9gsKDnQ9/?igshid=zwxmr1rcany4

Gabriela1598 14/02/2020

Veríssimo sendo Veríssimo
Como já disse em outra resenha, amo esse homem. Mais um livro que está longe de decepcionar, super hilário e muito leve de se ler.

Andre24 23/05/2018

Incrível. Ironia e suspense numa história fantástica que, conforme avança, vai tomando a forma de uma conspiração real.

Fabio Shiva 27/11/2017

Talento é talento!
Este livro foi escrito sob encomenda, para a coleção “Cinco Dedos de Prosa” da Editora Objetiva. Em cada um dos cinco livros da coleção, um autor foi convidado a escrever um romance tendo como tema um dos dedos da mão. Coube a LFV o polegar. E não é que ele brinda o leitor com uma história divertida e nada óbvia, que mistura suspense e humor com muita habilidade?

Uma leitura leve, que flui com facilidade e segurança, misturando elementos tão díspares quanto teorias de conspiração e seitas apocalíticas com estados alterados de consciência induzidos por alcaloides e sucos de frutas nativas da Amazônia! Esse foi o segredo, ao meu ver, para fugir do óbvio: acrescentar elementos de estranheza na composição de uma trama que é basicamente calcada em clichês. Assim o tema do “Polegar” aparece na medida certa, cumprindo a meta proposta sem em momento algum cansar o leitor.

A estrutura e alguns elementos da narrativa me lembraram um pouco outro livro do mesmo autor, “Os Espiões”, que por sua vez associei à magnum opus das histórias sobre teorias de conspiração: “O Pêndulo de Foucault” de Umberto Eco. Fiquei curioso para descobrir se o tema é uma obsessão do LFV, ou foi apenas o recurso a uma fórmula narrativa que gerou essa similaridade.

De todo modo, o livro é uma boa diversão que também traz oportunidades de reflexão. Recomendado!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Edison.Eduarddo 17/07/2015

Crônica com fermento...
Adoro as crônicas do Veríssimo. Pra mim, um dos autores que melhor as escreve apesar deste livro, uma crônica com fermento, não me fazer ficar tão empolgado. Senti um pouco de enrolação em alguns trechos e uma certa "aura" de Dan Brown. Ainda assim, o livro diverte.

site: humor, crônica, Amazônia

Joca 05/03/2013

Uma História muito intrigate que aborda um assassinato e sobre um velho bêbado e suas histórias. Faz muito tempo que li, mas adorei. recomendo.

Drezza 15/02/2013

Li várias críticas a respeito, mas eu particularmente gostei. Uma estória intrigante contada por um bêbado, mas com muitas "possibilidades latejantes". O que não gostei foi que algumas coisas permaneceram inexplicadas, mas faz parte. E, devo dizer, senti falta do humor peculiar do Verissimo.

Renata CCS 01/02/2013

O OPOSITOR é uma espécie de crônica ampliada: é divertido e fácil de ler.
No livro O OPOSITOR, Veríssimo conta a historia de um jovem repórter que vai a Manaus para fazer uma reportagem sobre ervas alucinógenas. Ao entrar num bar para matar a sede, é abordado por um homem que se apresenta como Polaco, um tipo incômodo e que lhe faz várias perguntas, até chegar em uma estranha história sobre assassinatos, alegando que existem 21 maneiras de se matar uma pessoa com as mãos, e que ele conhece todas. Daí então que começa a contar que fazia parte de um grande grupo secreto e que seu papel era de um opositor, ou seja, “apagava” pessoas. Uma de suas missões era de matar um cientista que havia soltado uma grande doença no Congo. Após uma semana de conversa, Polaco diz ao jovem que as histórias incríveis como as dele só são admissíveis como ficção e como histórias contadas por bêbados em bares, não como fato. Na verdade, até certo ponto da história, não sabemos se o jornalista está “viajando” com as ervas alucinógenas que passa a experimentar com sua namorada, Serena, ou se os fatos narrados pelo pinguço polaco realmente são reais. O OPOSITOR reúne vários elementos de mistérios e conspirações. Para construir uma trama de assassinatos e intrigas internacionais, o autor até utiliza lendas urbanas espalhadas pela internet. O livro é narrado de forma inteligente e humorística, achei hilárias as passagens do jornalista com Serena, que é metade índia e metade dinamarquesa, e faz sons guturais quando transam. A narrativa diverte e conquista, pois traz o mesmo humor inusitado que Veríssimo cultiva em suas crônicas, gênero em que é mestre.

Vivian 16/01/2012

Gosto muito dos livros e da escrita divertida e fácil do Veríssimo, mas este livro não me empolgou.