Uma vida chinesa, Vol. 1

Uma vida chinesa, Vol. 1 Li Kunwu

Resenhas - Uma Vida Chinesa - vol. 1

Mari 17/04/2021

Retrato da China maoísta
Um retrato, em quadrinhos, da China maoísta, através da perspectiva familiar e pessoal do autor. Lindo, sensível, com desenhos bonitos.
Recomendo demais! Partiu vol. 2! ?

Renato Carvalho 01/02/2021

Outra realidade
Tem horas que chega a ser ácido. Como a união de homens para um bem comum vai além do que imaginamos. Como a rede de vigilância do povo camponês levou vilarejos a se reinventarem em questão social. É um novo olhar para o processo de construção da China moderna, sob a perspectiva de um ilustrador. Fenomenal!!!!

Julinhafox 05/02/2024

Leia sem expectativas
O primeiro volume de Uma vida chinesa não é um livro ruim.
No entanto, senti falta de mais embasamento, senti que deveria estudar a história da China para poder aproveitar o que é compartilhado nos quadrinhos. Senti falta de alguns elementos mais didáticos.
Ou.. não sendo essa a intenção do livro - apresentar e ensinar aos leitores mais sobre a história da China - penso que a história deveria ter sido melhor desenvolvida.
às vezes o foco se perde do protagonista... é fácil de desconectar da história.

Além disso, mas aí talvez seja só comigo, em vários momentos tive dificuldade de reconhecer os desenhos, de entender o que era indicado, reconhecer alguns personagens - inclusive o protagonista.

Enfim... é interessante, mas não me prendeu. leia sem expectativas.

Chico A.C. 19/10/2021

Um ponto de vista
Um livro muito bom que conta e mostra muitas coisas sobre a Revolução Cultural que aconteceu na China. O ponto de vista é de apenas um personagem, que de início é apenas uma criança, que vai crescendo nesse ambiente, no mínimo, um pouco caótico. Tanto pra quem quer estudar sobre a China, tanto pra quem é leigo no assunto e deseja saber mais sobre, esse é um ótimo livro.

Christiane.Sérgio 13/07/2023

Maravilhoso!

O hq encanta desde o prefácio. Falando nele... nunca havia lido um prefácio tão excepcional. É um resumo da história das dinastias da China, o que nos dá um pré entendimento da leitura, principalmente para quem nunca leu algo sobre o assunto ou que leu bem superficial.

A história, uma autobiografia em hq, retrata o período maoista, um pouco antes, o durante e o pós morte de Mao Tsé-Tung, até os dias atuais.

Nesta primeira parte, é apresentado como foi o Grande Salto Adiante.e a Grande Revolução Cultural que trouxe morte, fome e ameaçou mergulhar o país no caos.

Aprendi bastante e me surpreendi como foi a alienação da maior parte da população que fez de Mao um Deus.

Que venha o volume 2!

Claudiomar.Filho 16/12/2016

Apenas mediano
O autor se propõe a escrever sob a delicada experiência chinesa sob o regime de Mão. Infelizmente, ele não crítica tanto o regime, não entra tanto em detalhes sob os grandes períodos de fome e perseguições dos planos malucos de Mao, acho que até mesmo por medo da censura, pois parecé ter feito a HQ na China. Por isso, o livro é apenas mediano
Isaias Teodoro 11/07/2017minha estante
Ele é membro do Partido Comunista Chinês então com certeza teve que dar uma amenizada nas criticas.

Lucas Rey 15/12/2022minha estante
2022, e ainda fico abismado como o brasileiro quer ensinar o chinês sobre Mao Zedong.

João 27/12/2022minha estante
Talvez ele não faça tantas críticas porque não há tanto o que criticar...

Jéssica 22/04/2022

É um livro que trata da história chinesa. Esse primeiro volume fala do período de Mao Tsé Tung baseado no ponto de vista do autor. É rápido de ler pois é completamente ilustrado (HQ).

João 27/12/2022

Um país sério
Muito interessante ler sobre a China Maoista a partir de uma perspectiva familiar de quem VIVEU mesmo tudo aquilo. Lindo e sensível.
Para quem assim como eu é leigo no assunto, vejo nessa HQ uma ótima forma de saber mais sobre a experiência socialista da China, já que além das imagens que enriquecem (o traço é maravilhoso) também se trata de uma fonte que não é “viciada”, uma vez que o autor também apresenta pontos que podem ser considerados como erros do partido. Mao foi um dos mais pika da história, um grande líder, o GRANDE TIMONEIRO.

Anderson Luiz 20/12/2020

Um olhar sobre a China
O primeiro de uma série de 3 volumes, nos quais podemos começar a compreender e contextualizar a China. Trata-se de uma autobiografia em quadrinhos que atravessa o contexto de criação da República Popular da China (1949) até a atualidade.

Nesse primeiro volume, acompanhamos a infância de Li Kunwu com sua família em meio às reformas sociais e reconstrução da China, promovida por Mao Tsé-Tung, passando pelo período do chamado "Grande Salto Adiante" (1958 - 1962), no qual uma série de medidas foram responsáveis pela fome que causou a morte de dezena de milhões de pessoas. Ainda no primeiro volume, temos o período de Li Kunwu no Exército de Libertação Popular, terminando com a morte de Mao em 1976.

Um ótimo quadrinho para quem quer conhecer um pouco mais sobre a China, principalmente por cobrir períodos tão complexos e problemáticos sob a perspectiva de alguém que os vivenciou.

afonsojr 15/04/2021

Para os dias de hoje
Demorei para ler esse quadrinhos, mas o momento da leitura casou com os tempos atuais no Brasil. Lendo Uma Vida Chinesa - O tempo do pai, entendemos os modelos de imposição ideológica dos governos totalitários. Seja de que lado for. Recomendo demais a leitura desse quadrinho, produzido por alguém que passou pelos primórdios da Revolução Chinesa. Ansioso para ler ler a parte 2, de três que completam a série.

Marina.Castro.F 04/06/2021

Primeira parte
Gostei muito dessa primeira parte da história. O fato do livro ser em quadrinho dá um pouco de leveza para a história que é tão pesada. A única coisa ruim é que como tenho pouco conhecimento da história da China, às vezes me confundo. Mas estou adorando.

Flavio - @geekcorp303 28/06/2022

Misto de sentimentos
Peguei esse quadrinho sem saber muito sobre a história, e enquanto lia eu fiquei um pouco confuso com a narrativa, mas, acredito que com os próximos volume tudo irá se encaixar, a arte é bem diferente, tem um traço mais pesado, gostei bastante da estética.

_bbrcam 16/05/2024

Comprei como parte de um box sem saber que eram quadrinhos
Me surpreendi demais com essa informação hahah. Tornou a história bem mais dinâmica de acompanhar. Eu já tinha lido 'Viver' de Yu Hua que traz uma perspectiva desse mesmo recorte de época e é realmente impactante ver a realidade e o que as pessoas viviam nesse período. Era fome com esperança, só fome, só esperança... E diversos outros pontos. É muito interessante ver esse período pelos olhos de uma criança.

@tenbooks10 10/04/2019

uma verdadeira aula de história
Uma Vida Chinesa - o tempo do pai é o primeiro de 3 volumes.
A coleção se trata de um relato autobiográfico do autor Li Kunwu, onde ele aborda a história da China desde a criação da República Popular da China, em 1949, até os dias de hoje.
No primeiro volume, acompanhamos o governo de Mao Tsé-tung. Através de desenhos um tanto quanto grotescos, Li Kunwu nos mostra todo o frenesi causado na população pelas ações e discursos de Mao e seus seguidores, que tentavam impor um novo sistema sem qualquer influência ou resquício da China antiga, a ponto das pessoas destruírem objetos familiares e bens preciosos que foram passados por gerações.
O período da Revolução Cultural é muito bem descrito nos quadrinhos. A Grande Revolução Cultural Proletária (conhecida como Revolução Cultural Chinesa) foi uma profunda campanha político-ideológica, liderada por Mao, cujo objetivo era neutralizar a crescente oposição que lhe faziam alguns setores menos radicais do partido comunista chinês, em decorrência do fracasso do plano econômico Grande Salto Adiante, cujos efeitos acarretaram a morte de milhões de pessoas devido à fome generalizada conhecida como a Grande Fome Chinesa.
A autobiografia de Li nos mostra bem a consequência do radicalismo e da idolatria cega. Para se ter uma noção, a população estava tão "cega" por Mao que o tratavam como Deus. O ex-presidente tinha apenas virtudes, todas as suas frases eram minuciosamente estudadas e decoradas pelo povo. Quando Mao morreu, as pessoas entraram em choque. Como um ser tão poderoso quanto Mao poderia ter morrido?
A morte de Mao é o final desse volume e o ponto de partida para o próximo. Estou muito ansiosa para comprar e ler logo o segundo, Uma Vida Chinesa - o tempo do partido.

site: https://www.instagram.com/p/Bv7p6pbgS7q/

21/08/2019

No primeiro volume, o ilustrador dessa HQ, Li Kunwu, vai lembrar de sua infância na qual acompanhou o surgimento de uma nova era na China com a criação de um novo país por Mao Tsé-Tung e, consequentemente, de muita tragédia.

Começando pelo fiasco do Grande Salto Adiante, na qual a produção agrícola foi preterida em favor da produção de aço e ferro. O maior objetivo era ultrapassar a produção inglesa e igualar com a americana, então qualquer tipo de metal era fundido. Para manter essa produção maluca, florestas foram devastadas e o solo se tornou estéril com o passar do tempo, gerando a Grande Fome Chinesa entre 1958 e 1961. O autor relata o espanto das pessoas ao notarem que o número de produção divulgado era altíssimo, recorde atrás de recorde, mas a população continuava passando fome. Se a situação na cidade estava ruim, no campo era ainda pior. Calcula-se que mais de 10 milhões de pessoas morreram nesse período. A parte mais curiosa é que o governo chinês até hoje sustenta que o que ocorreu na verdade foi um enorme DESASTRE NATURAL. Mais curioso ainda é que o tal do desastre cessou assim que o plano do Grande Salto Adiante foi abolido.

Logo em seguida surge Lei Feng, um soldado que morreu acidentalmente, mas que era considerado um cidadão exemplar, altruísta e totalmente devoto a Mao. Seu diário foi vendido como uma história real para a população logo após o fracasso anterior, uma clara fabricação do partido para manter o controle sobre o povo.

Mas a tensão realmente começa em 1966 com a Revolução Cultural, que nada mais era do que apagar a própria história e reescrevê-la. Nessa fase, artes foram destruídas, ruas foram renomeadas, costumes antigos foram desprezados, e até o nome das pessoas foram alterados para algo com mais vigor. Dentro disso surgiram as Assembleias de Autocríticas, em que as pessoas acusavam umas às outras de serem burgueses antirrevolucionários, mas na verdade era a oportunidade de humilharem publicamente aqueles que eles simplesmente não iam com a cara, ou no caso de Li, por ser criança, achava aquilo engraçado sem saber as reais consequências de seus atos. Até acontecer com ele.

Uma das passagens mais absurdas é quando os professores da escola dele passam por essas sessões de autocrítica. São acusados pelas crianças de terem dito que escola era apenas para estudar (!). Obviamente que nenhuma criança gosta de ir para a escola, mas é obvio também que não possuem o discernimento necessário para participar de algo assim. Então beira ao absurdo quando adultos levam em consideração essas acusações. Só que é aquilo, para o governo, quanto menos gente estudando melhor. Tanto que um jovem depois de terminar o estudo básico tinha somente duas opções: ir para o interior “aprender” com camponeses pobres – leia-se ignorantes – ou se juntar ao exército.

Este primeiro volume termina com o anúncio da morte de Mao, e de como isso choca a população. É bizarro acompanhar essa devoção, que em certos momentos não entendemos direito se é medo ou amor. Um de seus amigos tem até um pingente com o rosto de Mao, alfinetado na própria pele, na altura do coração.

Já estava familiarizada com boa parte do que foi exposto nessa HQ, mas é uma daquelas coisas que quanto mais puder ser divulgado, melhor. Triste algo assim ter acontecido, mas seria imperdoável se voltasse a acontecer.