Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

claudioschamis 10/02/2009

Depois de ter escutado tanto falar no livro Melancia da mesma autora, que ainda não li, mas que já tenho em minha estante, resolvi ler Férias. Comecei o livro, e quando chegou na página 120, não consegui sair mais de lá. Se bem que foi até muito difí­cil chegar a ela. Juro que tentei. Mas dessa vez desisti. Coisa rara de acontecer. Um livro chato, que fica numa enrrolação daquelas... A pessoa que me emprestou o livro, desisitiu bem antes, na pagina 50. Isso não teve de maneira nenhuma influência na minha leitura. O pior é que mesmo sem ter lido nada dela, fui comprando os livros da Marian e agora nem sei se estou com alguns elefantes brancos na mão, ou melhor na estante.
Larissa 03/06/2013minha estante
Me sinto da mesma quase da mesma maneira! Até gosto do enredo dos livros da Marian.. o meu grande problema com ela é que ela enrola muiiito até engrenar a história, o que torna a leitura chatíssima. Tenho grande arrependimento em ter comprado 5 livros dela, mas com grande esforço já finalizei a leitura de três deles! rs!

Clarice Adalgiz 27/12/2012

Ainda não sei se gostei...
Este livro é narrado em primeira pessoa e a personagem principal, Rachel, é tão tolinha, irresponsável e de estima baixa que me dá raiva dela. Será possível que alguém viva assim (!?) sem ver a realidade a dois palmos do próprio nariz?
Enfim retornei ao livro mais duas vezes. Estou (de novo!)quase abandonando a leitura agora que apareceu um personagem chamado Chris, na clínica de reabilitação. Se ela começar um romance com ele lá dentro eu paro rsrsrsrsr 27/12/2012
Clarice Adalgiz 07/01/2013minha estante
Terminei de ler e no fim das contas gostei. É interessante a forma como a personagem vai apontando como a sua pesonalidade a levou as drogas.

Katrine 01/09/2012

Férias
Férias foi o segundo livro lançado de Marian Keyes, depois de Melancia - que eu não li - onde em cada livro ele conta com uma personagem principal, pertencente da família Walsh.

Rachel tem 27 anos e se acha alta demais. Mora em Nova York faz oito anos e divide um apartamento com sua melhor amiga Bright e namora com Luke Costello - amor, amor, amor. Rachel acha que sua vida é toda problemática, seu emprego é horrível e ela tenta se encaixar em NY. Ela, sua amiga e seu namorado são Irlandeses.

Para se encaixar nessa cidade ela vive tomando comprimidos, usando algumas drogas e bebendo muito. Ela não sabe, mas virou uma toxicômana.
Depois de uma dosagem muito forte de comprimidos - ela tinha que dormir mas não conseguia - acordou em um hospital, tendo que passar por uma lavagem estomacal. E então seus amigos decidem enviá-la para Irlanda, na casa de seus pais. Como se não pudesse ficar pior eles decidem interná-la em uma clínica - onde ela terrivelmente acha que tem spa junto -, perde seu emprego, o lugar onde mora e para seu desespero, Luke.

Na clínica ela passa por poucas e boas, faz amizade, inimizades, começa a paquerar Chris - um homem horrível, em minha opinião - mas jura que irá sair quando completar duas semanas, já que esta no contrato que não pode sair antes desse tempo. Mas como em todos os livros, a vida dela da uma reviravolta, ela não aceita que é toxicômana - mas obviamente aceitará - e ela fica os dois meses internada, e é onde tudo acontece.

Férias! foi o primeiro livro que eu li de Marian, todos falavam muito bem de sua escrita e seus livros e eu resolvi ler algum.
Eu tenho que admitir que eu não esperava uma estória dessas, mas confesso que eu adorei. O livro é muito engraçado, como é contado em primeira pessoa, vemos tudo o que Rachel esta passando, seus pensamentos, suas opiniões e isso torna o livro hilário. Mas querendo ou não o assunto abordado na estória da Walsh é sério, muito sério. E acabamos vendo como é a realidade de pessoas assim. O livro não é só alegre, tem muitas partes de reflexão da vida dela que abalam o leitor.

O tempo todo eu achei realmente que ela estava lá por engano - houve um problema na estória, acharam que ela tinha escrito uma carta suicida antes de acordar no hospital e esse foi um dos motivos de terem mandado ela de volta para casa de seus pais - na cabeça dela, tudo fora um engano e eu me divertia lendo essa jornada. Mas quando chegou em um certo ponto da estória - quase no final - eu fiquei chocada, vimos Luke e Bright contando como ela era com eles e tudo mais, e foi horrível o que ela fazia com Luke. Eu comecei a perceber que na cabeça da garota tudo estava distorcido, e ela realmente notou isso e começou a mudar.

O livro é incrível, um chick-lit de primeira, agora eu sei o porque do amor que as pessoas sentem pela Keyes, e eu concordo com ele. Depois desse livro eu realmente preciso ler mais alguns, principalmente o que a personagem é Hellen - a irmã mais nova das cinco e a mais engraçada.
Eu recomendo a leitura para todos, o livro dá uma reviravolta tão grande que vale a pena conferir. E o final? Você vai morrer de rir.
gabriela 04/09/2012minha estante
Engraçado, eu desde o começo tinha certeza que ela era dependente de drogas porque normalmente quem tem esse tipo de problema, com álcool também, não acham que isso está acontecendo com eles. Somente por "aceitar" a pessoa já é uma vencedora, porque assim pode procurar se curar.
Gostei bastante da sua resenha! Beijos!

Dani Fuller 18/09/2010

26/06/2010
63% (350 de 559)
"eu tinha parado de ler.. e retornei agora. O ruim é que não lembrava em que página.... então fui folheando.. e acho que estou chegando próximo de onde parei. Tem umas partes bem engraçadas e outras paradas. Não gosto muito quando passa a vida dela na reabilitação. É meio chato, tirando as partes com o Chris. Gosto quando ela conta sobre a vida dela de antes. É bem divertido." Nota: 3

Vou confessar que possui umas partes bem paradas... o início no Claustro é meio irritante, a narrativa cansativa, personagens idem.. mas depois você se acostuma, e por sorte a autora intercala as lembranças da Rachel com seu dia a dia lá.. então você vai aceitando tudo melhor ehehehee. E o final vale a pena, né? O pior que eu já havia lido, mas não conseguia lembrar do final... e ao ler novamente agora tive a mesma sensação de antes, e chorei no mesmo momento... quando o Luke se ajoelha ehehehehe.
Aline 10/10/2013minha estante
Gostei mais do que o Sushi.

lairamyrele 19/12/2023

Demorei horrores pra gostar dessa leitura, achei pelo menos as 300 páginas um saco PORÉM depois comecei a gostar demais da evolução da personagem e me sentir conectada com suas questões mentais.
esse livro trata sobre vício e é extremamente reflexivo, você vai sair daqui com alguns ensinamentos.
e sem contar que a escrita é muito divertida, eu amo livros que me fazem rir e esse foi um deles.
Shi9 21/12/2023minha estante
amei este livro

Letícia Braz | @_piilula_ 24/02/2019

Amor próprio!
Rachel Walsh é a mais alta entre as irmãs e se fosse mamãe Walsh escrevendo essa resenha, diria que é a que menos leva jeito com o sexo oposto por conta da altura. Já adulta e morando em Nova York com a sua melhor amiga, ela se vê em um mundo totalmente diferente do seu, onde só as aparências importam e fingir ser quem ela não é se torna a sua única saída. Adicione o fato que para se tornar essa Rachel popular, ela triplica o consumo de drogas e após perder totalmente não só o controle da sua vida, como a amizade da melhor amiga e levar um baita fora do seu tão rejeitado namorado Luke, Rachel é internada em um centro de reabilitação.

O livro "Férias!" poderia ser classificado em vários gêneros, como de costume nas obras de Marian Keyes, porém como este livro é sobre um tema muito delicado, a autora usou na dose e na hora certa cada emoção que ela queria transmitir. Do fundo do poço para tão sonhada redenção, a personagem Rachel nos mostra o turbilhão de emoções em que somos feitos e que somos a pessoa que mais devemos amar e admirar.
Dayvison / papo_cultural 24/02/2019minha estante
Amo!

Louise Mara 30/09/2009

Para mim, esse é o melhor livro escrito pela Marian Keyes...
Durante a leitura, dava gargalhadas com a "aventura" de Rachel no Claustro...
E Luke Costello?
Suas justas calças de couro é tudo de bom...rs

Recomendo mil vezes!!!
Daniella Benevi 28/10/2009minha estante
é verdade a calca de couro dos Homens de Verdade kkkkkkkk

Esse livro é um espetaculo !!!

Elda 30/10/2012minha estante
Relamente e muito bom esse livro ferias, tambem rir muiiito mim identifiquei . Ainda mais na parte dos homens de verdade acho que todo mundo já teve um tipo luke na vida, , livro sensacional

Dani Paioletti 09/06/2019

Decepcionante
Eu ouvi muitas pessoas falando muito bem sobre essa série, então comecei a leitura com uma alta expectativa. Achei a leitura extremamente arrastada, tive que fazer um esforço fenomenal para não abandonar. Achei a história muito cheia de enrolação, fora que não me convenceu. Esse negócio de ir para uma clínica de reabilitação achando que era um spa simplesmente não me desceu de jeito nenhum. Além da história ter sido muito vazia, não consegui encontrar uma razão verdadeira que justificasse a dependência da personagem (nao que precise ter uma razão, mas eu senti que a todo momento, era esse o objetivo da autora: chegar a uma explicação). Além de que a família dela me irritou num nível extremo, completamente desestruturada, não consegui enxergar um pingo de amor entre eles, portanto, não consigo ver um só motivo pelo qual eu iria querer me engajar nos próximos livros (que mostra a vida das outras irmãs) já que não consegui simpatizar com uma só sequer. Sabe aquela frase que quando não temos nada de bom a dizer, melhor não dizer? Então. Parece que a família dela entrou na história apenas para fazer exatamente o oposto. Nao preciso nem dizer que nao dei uma risada sequer o livro inteiro.
Enfim... infelizmente não deu pra mim.
Fernanda 30/06/2019minha estante
Queria uma família comercial de margarina?rs

Bárbara 01/08/2020

MARAVILHOSO
Eu já amava Melancia!! Comecei a ler Férias de forma despretensiosa, imaginando-o como um livro leve e bobo, pra relaxar entre os estudos de psicologia e me surpreendi e muito com ele. Me ajudou a elaborar diversas reflexões, principalmente com a vida de Rachel no Claustro. Escrita leve, gostosa, que prende e te ajuda a refletir sobre muitas coisas. Gostei tanto dele, que comprei um recentemente e presenteei uma amiga, que também está amando rsrs... RECOMENDO MUITO!!!

site: www.instagram.com/debemcomvoce.psi
Idma 07/08/2020minha estante
Eu, no caso, sou a amiga que ganhou o livro e também amou! Recomendo!! ????? Obrigada, amigaa!

Amanda 12/02/2020

Decepcionante!
Fui levada pelas opiniões que afirmavam que ?Férias!? é um livro hilário e à altura de chick-lits clássicos como as sagas de Becky Bloom e Bridget Jones. O resultado foi uma enorme decepção.
O tema abordado pelo livro é muito interessante: uma dependente química que se recusa a enxergar e aceitar seu vício e vai para uma clínica de reabilitação apenas por acreditar que sua estadia seria algo como um mês de folga em um spa.
No entanto, a maneira como a personagem lida com as coisas tira qualquer leitor do sério; Rachel é uma mulher arrogante que, apesar da baixa autoestima, se acha superior a tudo e todos a sua volta e dona do direito de ridicularizar as pessoas e até emitir alguns comentários fundados em preconceitos. Por isso, ler o livro sob sua perspectiva é algo extremamente maçante. A personagem de recusa s enxergar coisas óbvias sobre sua vida e não poupa comentários sobre sua o quanto ela é diferente de todos os ?viciados? internados na clínica.
É impossível, em 80% do livro, sentir qualquer tipo de empatia pela personagem, muito pelo contrário, me vi desejando que algo acontecesse para que essa ?caísse na real?.
Com isso, a abordagem de um tema sensível como o vício se torna extremamente problemática, pois somos levados a esquecer, em vários momentos, que o vício não é uma escolha de quem o possui e que o precisado de reconhecimento do problema é longo e tortuoso. A arrogância da personagem principal nos leva até a culpabilizá-la por seus problemas e torna difícil a identificação com a situação da mesma.
Foi um livro decepcionante que teve a intenção de garantir risadas e conscientizar sobre um assunto sério, mas que na verdade causou apenas apatia em mim durante a leitura.
Paula 22/04/2020minha estante
Tô nos 80% e me identifiquei bastante com teu comentário.
Eu não consigo ter empatia nenhuma por ela. Parece que ela é mau caráter desde os 3 anos de idade. Ela sempre culpabiliza o outro . Ela sempre ofende o outro.
E como esse livro envelheceu mal. Cada coisa absurda ditas pela Rachel.

Carla 20/03/2009

Mais divertido que Melancia ... a irmã fora da casa rouba a cena em Férias.
Elda 30/10/2012minha estante
Relamente e muito bom esse livro ferias, tambem rir muiiito mim identifiquei . Ainda mais na parte dos homens de verdade acho que todo mundo já teve um tipo luck na vida, livro sensacional

Cris Flessak 10/11/2010

Melhora a cada página
É um livro legal. Apesar de a tradução da Best Bolso não ser das melhores, e da história se prolongar demais do início até metade do livro (fase em que a Rachel é completamente alienada), ele vai ficando melhor a cada página que se lê...

Até me surpreendi como me apeguei à personagem! Ficava pensando sobre a história durante o dia, parecia até que ela era uma amiga minha que estava me contando da dificuldade que teve com o problema das drogas!

Dei algumas risadas e me emocionei com o final, digno de filme!

Com certeza valeu a pena a leitura!
Sandra de Oliveira 12/04/2011minha estante
Dos livros que li de Marian Keyes (que adoro), esse é o meu preferido, apesar do tema delicado, tudo tem seu bom humor! Acho fantástico!

beijos

Carla.Lorenzi 18/06/2012

Surpresa!
Comecei a ler o Férias! com um pé atrás (e o outro também, e as mãos e o resto do corpo) depois da ENORME decepção com o Cheio de Charme (cujo personagem, de "cheio", só tinha o ego). Mas não é que me enganei!? Adorei o livro! Ele me fez chorar em vários momentos!
Concordo que Rachel, a personagem principal, é uma %$#@# em muitas ocasiões, mas ela procura escapar do círculo vicioso em que se encontrava. E o Luke? Ai... O Luke é um maravilhoso! Não tem como não se apaixonar por ele.
Acho que esse é o terceiro livro da Marian Keyes que li e fugia deles como o diabo foge da cruz, mas esse salvou (para mim, é claro) sua reputação! Não sei sobre os outros, mas esse realmente valeu a pena!
Silvia 22/11/2012minha estante
Tbm amei este livro, e vc tem razão nem todos os livros de Marian Keyes são bons, eu mesma abandonei um o Casório, as vezes cansa devido aos personagens, que na minha opinião são mulheres bêbadas e desesperadas em levar um homem para cama. Melância foi o meu preferido.

Cinthia G 01/02/2015

Férias ou SPA ?
Raquel Walsh tem 27 anos, é a filha do meio de cinco irmãs irlandesas, vive em Nova York à 8 anos. Tem uma visão distorcida de si mesma e das coisas que acontecem ao seu redor.
Usa drogas ... "Mas só porque todo mundo usa" e jura ter controle sobre isso.
Mora com sua amiga Bridget em Nova York, e curtem a vida do jeito delas: baladas, sexo e drogas.
Tem um namorado, chamado Luke Costello, que inicialmente eu achei um "bronco" aqueles caras machistas e grossos, mas minha impressão mudou depois.
Raquel tem um emprego detestável, onde foi demitida por inúmeras faltas e atrasos.
Sem dinheiro, Rachel se afunda nas drogas, através de empréstimos de dinheiro dos amigos, pequenos furtos e "pequenos favores".
Até que em um momento, uma overdose "acidental" de cocaína, faz tudo mudar. Perdeu seu namorado, amigos e seu apartamento em Nova York.
Luke e Bridget, chamam o pai de Rachel, que a leva de volta para a Irlanda, para interná-la num centro de reabilitação chamado CLAUSTRO.
No início, Rachel se mostra resistente, mas enfim imagina que o Claustro será uma colônia de férias ou SPA, onde encontrará muitos famosos. Achava que teria uma vida de princesa e não de terapias obrigatórias. Faz inimizades, mas também amigos.
Bridget e Luke são chamados a clínica para participar de uma das terapias, onde relatam como era Rachel. ( Fiquei horrorizada em ouvir como ela tratava Luke) por isso mudei minha opinião sobre ele.
No Claustro, Rachel se encanta com Chris. Um homem gentil, lindo e sedutor, que na verdade esconde um segredo.
Após terminado o período de permanência na clínica, ela se encontra com Chris, mas as coisas não acontecem como Rachel imaginou. E mais uma vez Rachel tem uma recaída; outra overdose. E dessa vez ... A que abre seus olhos!!!

Um livro leve e divertido!!
Intercala passagens do passado de Rachel .. Com sua vida atual na clínica.
O ponto marcante: o romance com Luke, feito e desfeito varias vezes.
Fer Kaczynski 06/02/2015minha estante
Estou lendo Melancia dessa mesma autora e me divertindo bastante, imagino que esse foi bom mesmo!

duda 27/05/2011

não é tãobom quanto as críticas na capa nos fazem acreditar. Ao invés de ter comprado este poderia ter comprado outro. Minhas recomendações: se quiserem lê-lo peguem emprestado, não comprem.
Patty 10/01/2013minha estante
Mesmo pegando emprestado, não deu!! A narrativa não me agradou e desisti da leitura. Ja li o Melancia, da mesma autora, e apesar de ser meio cansativo também, foi mais fácil de chegar ao final. Qualquer outro da autora vou preferir pegar emprestado!!!