007 - Cassino Royale

007 - Cassino Royale Ian Fleming

Resenhas - Cassino Royale

1 | 2 | 3 | 4

tiorobin.silva 04/12/2021

Bem diferente do personagem dos filmes
Assisti todos os filmes clássicos do James Bond, e confesso que ainda não havia me interessado pelos livros.
A leitura é rápida, a trama é simples e direta. A última adaptação cinematográfica é bem fiel, apresentado todos os elementos do livro.
Entretanto, o Bond dos livros e dos filmes, pelo menos os anteriores a Daniel Craig, são bem diferentes. Ian Fleming não gostava de Sean Connery como James Bond. Agora entendo o motivo. Bond do livro é bem menos carismático, não é um sedutor. É um agente com uma missão e uma visão que hoje em dia, seria considerada machista. Mas entendo que o livro foi escrito na década de 50, e Bond reflete os padrões da época

Emanuel Xampy Fontinhas 11/06/2021

...
Meu primeiro contato com um livro do 007, achei bom, porém difícil ignorar algumas questões características da época que hoje em dia pintam, pra mim, uma imagem bem desagradável do personagem. Mas, mesmo assim, um bom livro de entretenimento.

Joao.Lucas 27/01/2021

Um transporte para os anos 1950
O livro é muito bom, e o filme de 2006 se baseou muito no livro, não só no nome, mas isso não deixa a obra livre de preconceitos da época, que podem atrapalhar a leitura. Acho um livro bom, foi divertido de ler e de relembrar as cenas do filme, mas alguns trechos são bem misógenos, o que dificulta apreciar o livro. Isso não é um elemento que estraga a leitura, mas também não é algo que vai fazer uma pessoa desavisada devorar o livro.

Talvanes.Faustino 16/01/2021

Uma decepção
Fazia tempo não me sentia tão decepcionado com a leitura de um livro, ainda bem, que não foi caro. Porque este livro é horrível.

Caesar 15/01/2021

O Espião mais famoso do MI6
Cassino Royalle é marcante por ser a estreia do agente 007 James Bond. A ambientação apresentada é sensacional, com destaque para uma partida de cartas de tirar o fôlego. Porém, achei maçante e forçada a relação entre Bond com Vésper, deixando a desejar nesse quesito.

Matheuspcard19 19/12/2020

Tive um certo interesse pelo agente do MI6 mas famoso dos cinemas. Mas o astuto e hábil James Bond é bem mais vivo e bem resolvido nas páginas de um livro. O autor nos entrega um personagem que se realiza por meio do seu trabalho e não se deixa afetar com as ocasiões da vida, e quando o faz percebe que foi um erro fatal. Em Casino Royale nós não somos apenas convidados a acompanha Bond, mas também à fazer parte pelo menos foi que senti quando ator nos explica as regras do Bacará, é-nos dado o suficiente para sentirmos a tensão que permeia o clímax sem contar o pequeno plot twist. Casino Royale não é apenas mais um livro sobre um espião é uma história que comove a cada página e te prende até o último ponto final.

Bruno 14/12/2020

007
O livro tem uma vibe interessante quando está focado na história, tem momentos marcantes, e o protagonista tem um ou outro momento legal, mas na maioria das vezes ele é um merda principalmente quando está tratando com mulheres, ele parece fazer questão de ser, sério o Bond é muito escroto, sei que o livro é antigo mas para mim isso não funcionou e não se justifica o babaca que ele é. Dito isso trata-se de um livro rapidinho e tendo diversos plots clássicos da espionagem.

Verônica 18/09/2020

Esperava um pouco mais do primeiro livro de uma sequência que marcou demais no cinema. A leitura chega a ser um pouco travada, especialmente nas cenas do cassino e do jogo de baccarat, já que eu tinha que reler, pois não entendo muito de jogos de azar. Os personagens também não me cativaram muito, mas valeu a pena para conhecer a escrita de Ian Flemming, e o famoso espião 007.

Deyvid 24/08/2020

Boas historias
É interessante saber que existem tantos livros de um personagem fruto da guerra fria que só acompanhei pelos filmes. São livros legais que ajudam a passar o tempo.

Leonardo88 15/07/2020

Estilo 007 dos filmes!
Ótimo livro! Um ritmo surpreendente! O filme com suas adaptações foi muito fiel ao livro! Muito bom mesmo !

Andre.28 06/05/2020

Um Clássico da Espionagem: A Estreia de James Bond
Existem narrativas que já de muito exploradas acabam se tornando uma coisa subentendida, uma coisa “dada” e mastigada para o público. Filmes exploram essas narrativas e ajudam ainda a torná-las clássicos, além de popularizá-las. Cassino Royale, é um romance de espionagem do aclamado escritor britânico Ian Fleming e publicado em 1953. Esse livro se encaixa no exemplo de narrativa que envelhece bem, é bem explorada pelos meios de comunicação, especialmente o cinema, e tem linguagem fácil e acessível ao público consumidor de entretenimento. Esse livro de estreia de Fleming inicia a jornada de livros sobre o sedutor e destemido agente James Bond.

O livro conta a já famosa história do agente 007 James Bond, um espião a serviço da agencia secreta britânica que se em meio a uma missão arriscada em pleno clima de Guerra Fria, em meados dos anos 1950. Clássico de linguagem simples, o enredo se desenvolve na cidade francesa de Royale-Les-Eaux, um refúgio de ricos e alguns mafiosos europeus no balneário da Rivièra francesa. E é exatamente lá, no Cassino Royale, o principal cassino da cidade, que o agente francês Le Chifre quer recuperar o dinheiro perdido nos seus malfadados investimentos em casas de prostituição na França.

Le Chiffre é um típico agente secreto que trabalha para MKD (KGB) e é financiado por Moscou. O desfalque e as perdas de Le Chiffre são descobertos pelos soviéticos, que mandam o seu principal agente secreto, o agente Smersh, um espião enigmático e competente que tem o trabalho de eliminar traidores e evitar que informações caiam nas mãos das agencias de espionagem do Ocidente. Smersh torna-se uma lenda soviética, quase uma lenda no meio da espionagem, e está pronto para eliminar o corrupto e traidor Le Chiffre.

Ajudado pela logística do agente Matthis e da sedutora e perigosa agente Vésper Lynd, James Bond tem a missão de impedir Smersh de matar Le Chiffre e fazer com que ele perca o restante do dinheiro enviado de moscou, ou que não consiga se recuperar financeiramente através da jogatina de cartas do Baccarat. Uma missão que aparentemente envolve 007 no disfarce de jogador, e que ele possa ganhar de Le Chiffre no jogo de cartas. Ou seja, deveria ser uma missão relativamente “fácil”, contudo contratempos levam o agente herói a ficar numa situação extremamente periclitante.

A trama é bem simples e sem grandes floreios. Os diálogos são diretos, e o gênero já tão visitado e revisto nos é apresentado de forma fluida e bem explicativa. Com uma narrativa clássica de espionagem e toques de tensão e ação esse livro se torna um clássico pela sua narrativa instigante e cativante. Ian Fleming nos coloca diante de um personagem bem realista, embora um tanto “glamourizado”, com seus erros e acertos. Destaca-se também pela narrativa por Bond como um ser humano, com sentimentos, erros e acertos, e que a sua profissão não o exime desses componentes de sua humanidade. Ser espião requer frieza e controle, contudo também há o fato “risco” que mexe com os instintos humanos. Narrativa simples, instigante, sem pontas soltas, redondinha, e com abertura para a sequência de livros. Cumpre um papel.

Isa(dora) 05/02/2020

Esquece o filme...
O livro me surpreendeu positivamente pois eu tinha uma memória muito intensa do filme homônimo. Gostei muito do estilo de escrita, é minha primeira leitura de Fleming, e me diverti bastante lendo. Meu James Bond agora é o Bond dos livros

Bano 27/12/2018

007 - Primeiro livro é fraquinho
Foi o 39º livro que li em 2018.

Fraco como literatura e a trama não é muito inspirada. A versão cinematográfica ficou melhor que o livro.
Achei tediosas as várias páginas em que o autor descreve detalhadamente como se joga bacará (pulei alguns trechos que não pareciam ter fim; não fizeram nenhuma falta).
Se não estou enganado, Ian Fleming foi melhor escritor nos livros seguintes do agente 007.

Jackie Sabino 06/08/2018

Não sabia que o espião número 1 do cinema vinha de um livro. Fleming escreve muito bem e até a cena do jogo no cassino que é confusa, se torna empolgante com a descrição dele. A gente sua junto com os jogadores, de tanta ansiedade. Só senti pena que as 160 páginas correm com muitas informações. Não há tempo de se aprofundar muito nos personagens, o que foi uma pena. O que vemos de Bond no livro, é um homem bem machista e com um ego nas alturas, mas que foi colocado em seu devido lugar nas últimas páginas do livro. Ainda bem que o machismo bem inconveniente foi cortado dos filmes. Prefiro mais a marca que cada ator deixou para o agente: o charme, a inteligência e a ironia.

Luiz Miranda 16/01/2018

Um marco do entretenimento
Fleming com certeza não poderia adivinhar o impacto deste livrinho de 1953 no mundo do entretenimento. Simplesmente a primeira aparição de Bond, James Bond. Agente 007.

Fácil, agradável e divertido de ler. Fleming resolveu estrear na literatura aos 45 anos e não fez feio. O texto é bem amarrado e conduzido com desenvoltura.

Já temos aqui as principais características de Bond: glamour, inteligência, frieza. No entanto, devo dizer que fiquei surpreso com o desenrolar da história.

Boa parte do livro é dedicada ao duelo no jogo de cartas entre Bond e Le Chiffre. Temos ainda boas sequências de ação (incluindo a famosa tortura) e a parte final, onde...bem, melhor deixar você descobrir e se surpreender como eu. Surpresa não com a solução do mistério (evidente até), mas com a versatilidade do escritor.

Estava preocupado que Fleming fosse uma fraude pulp fiction, mas não, o cara é bom e merece ser lido.

1 | 2 | 3 | 4