Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

Vee 19/05/2021

Não tenho nem palavras para descrever como esse livro é bom, o conto O Sonho de um Homem Ridículo é incrível, apenas leiam.

Jamerson.Alves 25/05/2023

As flores de plástico não morrem
"Depois fui para a escola, depois para a universidade, e ora - quanto mais eu estudava, mais aprendia que sou ridículo."
- O sonho de um homem ridículo

Marina 09/09/2022

Sensacional. Expõe o que há de mais complexo é fascinante na condição humana. Recomendo mil vezes. Imprescindível para quem deseja mergulhar em si próprio.

Carol 09/12/2021

O livro é bem curtinho e bom de ler, as duas narrativas realmente são fantásticas apesar de haver morte em ambas, ou quase morte no caso ...

Marcella Fleury Berquó 23/12/2021

Ótimo para um primeiro contato com o autor
Eu fiquei feliz de ser a minha primeira leitura de Dostoiévski, acho que é um excelente livro de entrada, principalmente se você, assim como eu, tinha um certo receio de ler suas obras pela dificuldade que quase todos relatam.
Em "A Dócil" o que mais me chamou a atenção foi o fato de que toda a narrativa se desenvolve a partir das impressões de uma única pessoa que nunca tem uma conversa com a outra para assegurar sua posição. Me fez pensar em todas as situações nas quais já assumimos um pensamento ou uma posição precipitada de acordo com o que decidimos criar na cabeça.
Em "Um Sonho de um Homem Ridículo" o final se desenvolve como um filme e quando o personagem afirma que tudo aquilo foi sua culpa e ninguém parece se importar, você sente como se estivesse naqueles pesadelos onde você grita e ninguém escuta.

LairJr 30/12/2021

Mais uma excelente obra. Dois contos/novelas que abordam temáticas interessantes sob a visão realista e perspicaz de Dostoiévski.

samucacn 26/06/2022

Designadas pelo próprio autor como "narrativas fantásticas", as duas novelas aqui reunidas foram publicadas pela primeira vez nas páginas do Diário de um escritor, publicação mensal redigida por Dostoiévski entre 1876 e 1881.
Em A dócil, um homem desesperado refaz, diante do cadáver da mulher, a história de seu relacionamento, tentando compreender passo a passo as razões que a levaram ao suicídio. Já em O sonho de um homem ridículo, o narrador, a ponto de acabar com a própria vida, adormece na poltrona diante do revólver carregado. Principia então um dos sonhos mais extraordinários da história da literatura, durante o qual Dostoiévski anuncia a possibilidade de uma vida utópica em outro planeta antes de seus habitantes serem contaminados pelo veneno da autoconsciência.
Ambas as narrativas partilham da mesma "introspecção verrumante" que Boris Schnaiderman apontou no protagonista de Memórias do subsolo, livro com o qual estas obras mantêm grande afinidade. Tanto lá como aqui, o escritor russo submete a forma do monólogo a tal intensidade dramática, que o resultado ultrapassa as fronteiras daquilo que nos acostumamos a chamar de literatura.

Vinicius 24/03/2023

O primeiro conto, A Dócil, eu não gostei tanto, apesar de nele ser possível extrair muita coisa interessante.

A leitura do segundo conto é bem mais fluída e a história é curta, mas muito interessante.

Mila 07/04/2023

Decidi começar a ler Dostoiévski pelas novelas e após Memórias do Subsolo decedi me aventurar neste livro curto, porém que toca de um jeito lindo.

Me senti conectada com os personagens e com as respectivas maneiras de ver a vida e as relações em sociedade como formas ímpares.

Continuarei me aventurando por Dosto e esse eu super recomendo pra quem quer iniciar literatura russa sem grandes quebra cabeças ?

Sam.Menezes 16/07/2020

Primeiro livro de Dostoievski. com certeza irei adquirir outros livros desse excelente escritor.
As duas narrativas abordam um mesmo tema, o suicídio. Em "A Dócil" o dono de uma casa de penhores está diante de sua esposa que jaz sobre a mesa de sua casa, perplexo, ele tenta entender o suicídio da jovem, e sim, ele entende muito bem! Ao conhecer a moça de 16 anos e descobrir a vida miserável que tem, lhe propõe casamento, mas ao tirá-la daquela situação, exige gratidão eterna e submissão, a toma como posse e age com frieza.

Ao discorrer sobre os acontecimentos de sua vida, ele fala como que para um juiz, em outros momentos para si mesmo e para o próprio leitor. O personagem me incomodou muito, todos os interesses ocultos que são revelados a cada página...
Gostei muito do desenvolvimento dos personagens e suas personalidades, mas não é algo agradável de se ler, uma vez que seremos expostos a mesquinhes humana retratada no personagem.

Em "O sonho de um homem ridículo", um homem que decide cometer suicídio, ao adormecer, tem um sonho com um planeta utópico, que por uma intervenção externa é corrompido. Sentindo a responsabilidade de "instaurar o paraíso" ele se motiva pregar a "verdade" que viu em seu sonho. As reflexões são fantásticas, tanto sobre a indiferença quando sobre o que é a verdade.