Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

Lilianefonz 17/11/2020

"Atrasei-me não mais que cinco minutos "
Esta frase não me saiu da cabeça, fiquei um bom tempo pensando: ?"cinco minutos antes que tivesse chegado". A Dócil, texto maravilhoso, me deixou muito impactada...

letresenhas 20/06/2023

Idealização
Este é um livro onde o protagonista se odeia profundamente, onde a personagem principal é uma criança (ela tinha 16 e ele 41) e todos os personagens secundários tem ressalvas.
Esse narrador é duvidoso, não confiável e é muito volátil, por isso temos que ter cuidado com suas descrições de mundo e comportamento. Entretanto, é uma obra muito profunda sobre um homem que nutre um profundo ódio e desprezo por si mesmo e busca apaziguar isso fazendo coisas que ele considera boas (que o beneficiem) para que sinta que ele é alguém bom.
É um livro coeso, profundo, triste, melancólico, surpreendente. Eu amo como o autor sempre consegue exprimir o desespero que cada personagem tem na alma, é importantíssimo levarmos em consideração a idade da protagonista para entendermos o que ela passou e o que levou seu final. Eu acho que o livro poderia ter acabado antes, mas foi incrível enquanto durou

Lara 26/07/2022

Realmente duas obras fantásticas!
Minha primeira leitura do Dostoievski e estou completamente fascinada.

Ele tem uma escrita impecável e consegue com muita facilidade nos fazer entender a história através dos pensamentos dos personagens. É como se você estivesse na mente deles.

Em "A dócil" há a retratação do sentimento de dúvida, culpa e orgulho de um homem, ao se deparar com o suicídio de sua mulher, mais jovem do que ele. Além disso, podemos perceber através do ponto de vista dele, a angústia e sofrimento que foi a vida dela.

Em "Um sonho de um homem ridículo" conseguimos ver um homem em depressão profunda, onde a beira de um suicídio, percebe que seus sentimentos não estão adormecidos pela indiferença e apatia, e através de um sonho, conhece a Verdade. E essa fé, é suficiente para que quando acorde, desista do plano.

As duas obras são realmente fantásticas! Foi uma boa escolha para adentrar a literatura russa. ??

@theus04 31/12/2020

Dostoiévski é inexplicável
Ambos os contos foram incríveis. Em a docil, o protagonista se vê em.terriveis reflexões acerca do q levou o suicídio de sua amada.

Já em O sonho de um homem ridículo, Dostoiévski, ao contar a historia de um homem q está prestes a se matar, simplesmente resume o mundo atual em q vivemos. E como somos amargos e infelizes.

A parte da sociedade utopicamente feliz e mt, mas MTTTT BOA

Pfvr, leiam e releiam.

lare 14/09/2022

Todo livro de literatura russa me deixa meio destruída emocionalmente. E essa é realmente a proposta, e fico feliz que a cumpre.

Marcella Fleury Berquó 23/12/2021

Ótimo para um primeiro contato com o autor
Eu fiquei feliz de ser a minha primeira leitura de Dostoiévski, acho que é um excelente livro de entrada, principalmente se você, assim como eu, tinha um certo receio de ler suas obras pela dificuldade que quase todos relatam.
Em "A Dócil" o que mais me chamou a atenção foi o fato de que toda a narrativa se desenvolve a partir das impressões de uma única pessoa que nunca tem uma conversa com a outra para assegurar sua posição. Me fez pensar em todas as situações nas quais já assumimos um pensamento ou uma posição precipitada de acordo com o que decidimos criar na cabeça.
Em "Um Sonho de um Homem Ridículo" o final se desenvolve como um filme e quando o personagem afirma que tudo aquilo foi sua culpa e ninguém parece se importar, você sente como se estivesse naqueles pesadelos onde você grita e ninguém escuta.

Paula.Moreira 02/04/2021

Leitura prazerosa
Gostei muito da primeira novela. Achei divertida a forma confusa e contraditória com que o narrador conta o ocorrido. Já na segunda história, não sinto que tive uma grande conexão. Apesar da mensagem em si ser bonita, o texto me pareceu um pouco piegas.
Como um todo, o livro me proporcionou uma leitura muito prazerosa e tranquila.

ArnaldoJr 03/12/2022

A senhora e a menininha
Esta é a minha segunda incursão no universo de Dostoiévski. Dessa vez, o grande escritor russo discorre, através de duas novelas fantásticas e suas respectivas personagens principais, sobre a existência daquilo que Albert Camus considerava ser o único problema filosófico realmente sério: o suicídio. Através de monólogos introspectivos e sonhos, somos tragados e quando percebemos, já é tarde demais.

Nzinha 27/10/2023

Meu primeiro russo concluído
NÃO COMETAM O ERRO POR COMEÇAR POR CLÁSSICOS GRANDES, como crime e castigo...

Esse foi o meu primeiro clássico concluído e eu fiquei bem satisfeita com a tradução desta edição.
É um livro bem rapidinho, passa uma mensagem forte e para loucos como eu, te deixa obcecado.
Paula 22/12/2023minha estante
?Obcecado??Então você precisa ler memórias do subsolo ?

Vee 19/05/2021

Não tenho nem palavras para descrever como esse livro é bom, o conto O Sonho de um Homem Ridículo é incrível, apenas leiam.

Raissa 21/11/2023

"Que tistreza"
Ambas as narrativas são super pesadas, pois o tema central é o suicídio (algo que estava sendo recorrente naquela época). Não quero falar muito aqui porque é bem melhor saber dos detalhes durante a leitura, mas posso garantir que são duas histórias de dar um nó na garganta (mesmo sendo curtinhas), além de promoverem muitas reflexões sobre o sentido da nossa existência... Simplesmente impecável!