Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

Bruna 17/04/2022

Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estés.

" Não se recolha nem recue se for chamada de ovelha negra, de indisciplina, de loba solitária. Quem tem a visão lenta diz que o rebelde é uma praga para a sociedade. No entanto, ficou provado com o passar dos séculos que ser diferente significa estar no limite, significa ser praticamente garantido que essa pessoa vá fazer uma contribuição original, uma contribuição útil e espantosa á sua cultura."

isabel_fmelo 15/06/2022

Leitura densa mas proveitosa.
Gostei muito de conhecer novas histórias, analisar de diversos pontos e com vários significados. Foram 6 meses lendo, pois é um livro bem denso, mas foi uma experiência bacana.

Aline Pfeiffer 16/10/2023

Livro extremamento complexo, intenso e profundo (tanto que há um podcast sobre o livro que se chama "TALVEZ SEJA ISSO").

Sou grata por uma amiga ter me dito isso pois facilitou muito a compreensão de vários trechos e capítulos.

Recomendo a todos que leiam cada capítulo e escutem cada episódio correspondente para ajudar nesse processo e em cada reflexão!

Roberta Silva 03/04/2021

Mulheres que correm com lobos
Neste livro, Clarissa Pinkola Estés propõe utilizar os contos de fadas e mitos para desvendar a figura da Mulher Selvagem, um espectro de nossa personalidade, destruído e mascarado ao longo do tempo pela sociedade patriarcal. Para a autora, os problemas enfrentados pela mulher moderna são decorrentes da transformação da Mulher Selvagem em uma criatura domesticada.

Um livro poético e nos leva a refletir sobre nossa história e nossos papéis.

lumas 13/08/2020

Eu não diria manual às mulheres, eu diria regaste, foi o sentimento que eu tive lendo esse livro. Cada página era um deslumbre, uma retomada ao eu, a compreensão de ciclos, a retomada a natureza selvagem que estar nos implorando pra correr pra ela. É evidente que através dos anos as mulheres veem sendo domesticadas, cada página desse livro é o uivo que nós precisamos ouvir. Ademais, a leitura prende o fôlego da primeira página a última. Contos, histórias e mitos que nos coloca em contato direto com saberes e poderes ancestrais de diversos povos. Além de análises cruciais da nossa psiquê, pela psicologia junguiana, estudos que nos fazem refletir a fundo, a cada capítulo um ponto é tratado, a cada capítulo um trauma sendo retirado das profundezas da psiquê, abordado, compreendidos e ferramentas são nos dadas para lidar com cada dor. Com certeza, um livro de cabeceira, que irei revisita-lo para novas análises e familiarização com cada tema.

Sem dúvidas, leitura obrigatória a todas as mulheres, todas nós precisamos uivar e nos reencontramos com nossa matilha, a hora de formamos o clã das cicatrizes chegou.

Nanda 02/02/2021

Muito aprendizado
Um livro que toda mulher deve ler, com histórias que te fazem analizar os comportamentos da mulher.

Uma leitura maravilhosa, recomendo.

Ana 26/08/2020

Acessível
Já tinha lido livros sobre ?mitologia? antes e sobre o papel da mulher, mas esse foi meio primeiro contato profundo com a psicanálise de Jung. Mesmo assim, não me perdi ao longo do livro. Então mesmo quem não é da área (como eu) pode ler tranquilamente.
A análise em si é muito interessante. Recomendo com certeza!
Fran 27/08/2020minha estante
Como faço pra ler aqui no aplicativo

Mara 31/12/2021

O arquétipo da mulher selvagem
Gostei dos contos dentro do livro e das interpretações, como algumas histórias surgiram para que as mulheres pudessem alertar outras sobre os perigos que o nosso sexo nos impõe. Não sei se concordo com o arquétipo da mulher selvagem (ou qualquer outro), já que eles podem nos colocar perigosamente em falsos pedestais.

Sâmya Mesquita 05/09/2020

Precisamos falar de MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS, da Clarissa Pinkola Estés
O best-seller da psicanalista americana é uma coletânea de histórias folclóricas misturadas a uma análise psicológica para resgatar a natureza feminina primitiva - regada a doses de espiritualidade e ensinamentos. A cada novo mito, a autora tenta aproximar o dito feminino selvagem, como egrégora do inconsciente coletivo, da realidade da mulher moderna e sua necessidade de libertação da opressão patriarcal. O objetivo é fazer a leitora perceber que pode ser livre para ser e fazer o que quiser. E que, por mais que o mundo nos machuque e traumatize, nós temos o poder inerente de mudar nossa realidade.
Li esse livro pela primeira vez em 2017 e, naquele momento, me ajudou a entender muito de quem eu sou: minha ancestralidade, minha espiritualidade, minhas curas e meus traumas. Ele dá margem a entender diversas outras práticas do Sagrado Feminino. Mas vamos deixar claro que elas se encaixaram perfeitamente à minha realidade: sou uma mulher branca, cisgênero, com útero relativamente saudável e com certa facilidade de acesso a esse entendimento holístico do mundo. Nem todas as mulheres vão ter essa facilidade:
. Algumas são pretas e não vão se sentir representadas nessas histórias.
. Outras são trans e não possuem útero para ligarem-se a esta "natureza feminina primitiva" - elas são menos mulheres por isso?
. Tem ainda mulheres que, por algum motivo, não possuem mais útero por diversos motivos de saúde.
. E ainda tem naquelas que, por viverem em periferias ou em situações de risco, não conseguem se conectar a círculos de mulheres, não tem como comprar livros caros de reconexão ou mesmo ter um cantinho pra "plantar a lua" - ritual simbólico ou mágico de reconexão com a terra.
Talvez, por falar de mitos folclóricos, tem demasiadas histórias de violência sexual. Mas até posso tentar entender, já que foi lançado há 28 anos e não se falava tanto em cultura do estupro. Ele tem ajudado milhares de mulheres nas últimas décadas, desde quando foi lançado. Ajuda a ter orgulho de ser mulher e de nossa história ancestral, ao contrário do que nos é ensinado. Pena que seu conhecimento é restritivo à mulher cis, branca e privilegiada, muito aquém da complexidade moderna do que é Ser Mulher.
De qualquer maneira, recomendo a leitura. Esta resenha é baseada em como penso hoje esses assuntos - o que é totalmente diferente de quando li pela primeira vez e, com certeza, poderá mudar nos próximos anos. Mas se me ajudou, pode te ajudar também. Daí, você tira suas conclusões.

site: https://www.instagram.com/p/CEZ85QTl5RO/
Ricarda Caiafa 05/09/2020minha estante
Livro maravilhoso!!!

Vanessa 10/01/2023

deixe vir a mulher selvagem em ti
Tinha muita curiosidade para ler este livro havia algum tempo, confesso não ter sido uma leitura fácil, apesar de explicar bastante os termos nas notas, vamos imergindo no conhecimento dos arquétipos yunguianos. Com muitas referências e muitas histórias destrinchadas detalhadamente, vamos aprender a enxergar a mulher Selvagem como pertencente de nós e fui, conforme a progresso da leitura aprender sobre mim. É uma leitura que mexe com a gente de forma intimista.

Luisa938 15/10/2020

Jornada de autoconhecimento
?O desafio de amar aspectos desagradáveis de nós mesmas é um dos maiores esforços já enfrentados por uma heroína.?

Esse livro é sem dúvida uma jornada de autoconhecimento, aquele livro de cabeceira pra gente ler sempre que estiver precisando de uma dose de sabedoria e reflexão.

Confesso que não foi uma leitura fácil, levei seis meses pra terminar, não por ser chato, de jeito algum, mas por ser denso, não conseguia terminar um capítulo de uma vez só, sempre ficava remoendo as palavras e o significado delas, cada vez que eu terminava algum capítulo corria pra ouvir o podcast ?Talvez seja Isso? que discutia sobre os assuntos tratados no livro, e foi ótimo já que eu não tinha amigas para falar sobre o livro.

Com certeza lerei mais vezes, esse livro vai me acompanhar por muito tempo, quem sabe a cada sete anos eu decida ler de novo? Haha entendedores entenderão.

Enfim, fica aqui a minha recomendação ??

isa 19/05/2021

Desafio!
Este livro estava em minha lista há anos, posso dizer que realizar sua leitura foi um completo desafio. A leitura é densa e, por vezes, cansativa. A proposta é bastante interessante. De fato, pode ser considerado um livro que auxilia as mulheres em termos de autoconhecimento, traz bons ensinamentos. Contudo, tenho minhas questões com ele... Me incomoda essa utilização de contos, histórias, etc. de povos e culturas diversas pra explicar algo que aparentemente abarca todos os tipos de mulheres, quando na verdade as coisas não são assim. Quando não somos iguais e determinadas historias de determinadas culturas não devem, em minha opinião, serem direcionadas a pessoas que a elas não pertencem.
É relativamente bom, mas acredito que devem existir outros livros melhores com essa proposta de autoconhecimento.

Lalinha 23/01/2021

Que eu me torne uma mulher ...
Capaz de encarar o mundo de forma selvagem..

Eu me emocionei verdadeiramente com os contos, me pus para refletir e entender os meus anseios, e percebi que minhas atuais atitudes são moldadas pelas mulheres selvagens e incríveis que se passaram antes de eu criar esse meu eu atual..

Entretanto sinto orgulho de quem pude me tornar ao decorrer dessa leitura.

Sera minha mais nova "bíblia" do mundo externo.

Luliane.Machado 31/01/2022

Hora certa
Esse livro foi muito aclamado, muito falado e eu não me dou com livros assim.

Esse livro possui muitos ensinamentos, muitas explicações que complementam e ajudam a entender as ocorrências da vida, contudo, não era meu momento de lê-lo.

Aprendi algumas coisas? Sim.
Poderia ter aprendido muito mais... mas esse livro exige dedicação e reflexão tamanhas, que no momento não priorizei!!!

Indico o livro, até porque, um dia talvez eu o leia de novo! Isso, claro, quando eu estiver mais velha e com tempo para reflexões profundas!