Toda a Luz que Não Podemos Ver

Toda a Luz que Não Podemos Ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda a Luz que Não Podemos Ver

1 | 2 | 3 | 4

Thaionará 26/12/2023

DEPRESSÃO. SOFRIMENTO E COISAS PRA BAIXO.
Não tenho nem o que dizer sobre esse livro.
Demorei um mês pra ler ele pq é terrivelmente doloroso e triste.
Muito pesado, e pensar que mesmo sendo uma "ficção" é baseado em fatos reais, então as coisas que aconteceram podem muito bem ter acontecido com pessoas reais.

Só sei que é uma excelente leitura, mas dói, dói muito.

Ale Lima 11/07/2023

Nova perspectiva
Que os horrores da guerra chocam e nos fazem refletir, isso já sabemos. Mas foi a primeira vez que pude acompanhar a escola preparatória de jovens alemães rumo às atrocidades históricas. Outra novidade contida nesse livro foi a dura realidade enfrentada por uma jovem cega francesa e seu pai ante a invasão da França pelo exército Alemão. O começo da narrativa é um pouco lento, mas logo melhora pois adoro a dinâmica entre capítulos curtos, personagens e passagens no tempo. Recomendo.

Jamila 09/08/2020

Perfeito nos detalhes ?
Com certeza esse vai para os meus preferidos. ?
É mágico como o autor amarra as histórias, que tem como cenário a segunda guerra mundial, e essas histórias contadas sem uma linha de tempo direta, vão e voltam e no fim se encaixam.
Com a personagem central sendo cega, o destaque fica para como é a percepção de mundo que ela tem, com os sentidos aguçados, a curiosidade sobre tudo.
Trecho ??
?- Quando perdi a visão, Werner ? continua ela ? as pessoas disseram que eu era corajosa. Quando meu pai foi embora, as pessoas disseram que eu era corajosa. Mas não era coragem; eu não tinha escolha. Acordo todos os dias e vivo minha vida. Você não faz a mesma coisa?

? Não vivo a minha própria vida há muitos anos. Mas hoje. Talvez hoje eu tenha vivido.?

Larissa 28/05/2024

Livro difícil
Comecei esse livro pra poder ver a série da Netflix e mds. Acho que que nunca li um livro tão difícil na minha vida até hoje kkkk

Eu juro que tentei. Quase desisti da leitura mas eu queria muito terminar. Eu não gosto de parar um livro na metade, então fui até o final.

Quando fui ver série na Netflix, percebi que eu tinha sim entendido o livro, porque nossa, a serie não ficou NADA legal. Muitas coisas foram tiradas que tiraram o contexto do livro e me fez ver que eu tinha lido o livro e entendido.

Mas enfim, foi uma experiência aí né kkkk

KelenDZ 09/05/2024

Gosto demais de ficção histórica, e as que se passam durante a Segunda Guerra Mundial em especial.
História que traz outros ângulos e aspectos da guerra.
O início do livro é um pouco lento, onde conta a infância de Werner e Marie-Laure, mas conforme passado e presente se aproximam, a história pega um ritmo que não dá vontade de parar de ler.
Toda a parte final é bastante triste em alguns pontos, felizes em outros, e que fazem sentido.

Midi.Gomes 18/04/2023

"Um mundo cheio de luz"
Quando o mundo gira de cabeça para baixo e testa à todos, os resultados são imprevisíveis. Nunca saberemos quão fortes poderemos ser.

Não se pode vencer as guerras, não de verdade. Sempre se perde alguma coisa.

Os infortúnios virão sobre os escolhidos, sendo merecedores dele ou não. Os sonhos, tudo que é amado e conhecido simplesmente evaporam no ar, e nada muda no mundo por causa disso.

"Para quê então serviria tudo isso se não fosse para nos tornamos o que queremos."

anarontani 03/08/2022

leitura bem fluida. os parágrafos são curtos e os personagens principais super cativantes.

achei estranho um dos principais ser um soldado alemão? mas o estranhamento logo passou, pq a guerra real não é feita por soldados rasos, apesar de todos termos culpa pelas atrocidades q acontecem no mundo.

um relato muito bonito e tocante.

Teacher.Lia 19/01/2022

Primeiro de 2022, nunca passei tanta raiva com um livro, a vontade de deitar fascista na porrada cada vez maior.

Jéssica 28/07/2020

Um livro muito bem escrito! As passagens de tempo são bem feitas e a riqueza na descrição dos personagens dá uma profundidade gigantesca até mesmo nos coadjuvantes da trama. A escrita é densa e demasiada descritiva fazendo com que a leitura seja demorada inicialmente. Além disso, existe uma demora nos acontecimentos relevantes da história e esse talvez seja o único defeito do livro pois quase desisti em muitos momentos.

Ainda assim o autor traz uma carga poética linda em sua escrita digna de admiração. (less)

Jeff.Jammer 18/06/2023

Belamente Dolorido!
Aqui você encontra muita tragédia, injustiça, horror e dor. Creio que tudo que uma guerra pode proporcionar.

Embora o tema não seja ela em si, é impossível se desconectar, pois é todo o pano de fundo. E todas as agruras da história são originadas dela: fome, miséria e exploração.

Nesse contexto, como vive uma menina cega desde os seis anos, sem mãe, logo depois sem lar, e depois sem mais ninguém? Ela sobrevive cheia de esperança. De amor pelo pai e pelas histórias que ele contava e que ela lia. O livro é entremeado de citações da sua obra predileta, Vinte Mil Léguas Submarinas - Júlio Verne. E ela sempre relaciona seu dia a dia às aventuras do professor Aronnax. É como ela, Marie, vê a vida.

A história dela é tão bem contada que a gente se sente cego, captando o entorno como ela, aos poucos, fragmentado, a ponto de ficarmos ansiosos com que perigo está na frente.

Marie é forte, esperançosa e corajosa, até onde uma menina com 16 anos pode ser. E também é igualmente frágil.

Em outra esfera um menino cativante. Inteligente, dedicado e doce. Werner. E que vai se questionando qual o lado certo. Um menino que embora tome o lado errado, não pode ser culpado, pois as alternativas não eram fáceis e acessíveis. E escolhê-las poderia significar a morte.

Nesse livro não há reviravoltas. Tudo é muito real. E como o real nesse contexto de guerra, tudo é fatídico, dolorido, horrível.

Da forma como é escrita a guerra e a ocupação, parece que estão sempre vendo ela do lado, como um fogo gigante, sempre perto, que não queima na hora, mas que esquenta demais, joga fumaça demais, e a gente inala ela aos poucos, ou seja, não tem como fugir.

Mas tem muito amor aqui. Muita solidariedade. União e resistência. São momentos lindos de ver.

O que não é dito a gente aquiesce. É a guerra e, portanto, a gente não tem dificuldade para entender.

Pessoas se vão, outras ficam, outras ficarão perdidas para sempre. Uma dúvida no peito, uma saudade que dói.

Uma história realista, sem firulas. Cheia de medo real, de dor real, e de pequenos momentos felizes que não compensam os danos, mas que fazem percebermos que às vezes a felicidade é isso, não uma plenitude, não é total, não inteira, mas um gesto, uma palavra, uma lembrança, um momento - um momento feliz.

Viver não é sofrer. Mas na vida há sofrimento. Não é só alegria, mas podemos rir quando a oportunidade acontece.

Recomendo!

vanessa.pivotto 07/05/2023

Belíssima jornada!
Que livrão!
A história não é linear, se desenvolve durante 10 anos, com várias idas e vindas. Requer atenção para não se perder no tempo (o autor auxilia indicando datas) . Mas exatamente por isso é muito interessante, pois em determinado momento dias linhas do tempo chegam ao momento atual da narração. Durante todo o tempo, vamos acompanhando diversos personagens, o autor vai criando um clima tenso de forma bastante natural.
Embora os capítulos sejam curtos, há bastante descrição de locais, pensamentos dos personagens e acontecimentos da guerra. Tem passagens muito tristes e doloridas. Não existe um grande plot. É sobre a história desses personagens durante um momento muito cruel da nossa história.

Bru 18/07/2021

"Você não quer se sentir vivo antes de morrer?"
Meu deus, que livro magnífico! Achei que demoraria pra ler, porque não tenho costume de ler livros com a temática da 2° Guerra Mundial, mas a leitura me envolveu completamente.

É um livro cheio de ensinamentos, lindo em todas as palavras. Chorei horrores também. Se tornou um favorito.

Laura Vrech 17/08/2023

Uma reflexão sobre a simplicidade da vida
Um livro muito triste, como todos os que se passam nesse período histórico de segunda guerra mundial, mas não deixa de ser difícil ler e saber que não é ficção e que a realidade foi com toda certeza muito pior do que qualquer obra possa relatar, ainda mais pela ótica de crianças.

Marie-Laure e Werner, vocês tem meu coração. Foi doido ver a Marie tão novinha e com tantas necessidades entendendo as mudanças do mundo que ela conhecia e amava, até não sobrar nada.

Werner também, um menino genial com um potencial extremo que teve seu caminho desviado pela ganancia e maldade humana. Sua irmã, Jutta, como amei conhecer essa personagem, uma mulher forte dentro de uma menina corajosa, com uma visão a frente de seu tempo.

Quantas crianças como eles estiveram por ai naquela época?

Um livro para refletir sobre o prazer das coisas pequenas e o quanto não valorizamos o que temos até que as coisas se percam pra sempre!

Lu F. 05/07/2022

Esse é um livro que merece ser apreciado. Ele não é um livro rápido, ele vai se moldando e leva todo o tempo do mundo fazendo a gente se conectar com os personagens. As descrições são incríveis e o Anthony é tão atencioso aos detalhes que as vezes eu pensava que realmente estava em Saint-Malo com a Marie-Laure.

É um livro muito bonito e muito delicado. Sensível e forte. Muito bom.

Gis 29/12/2020

Além do que os olhos podem ver
Neste romance maravilhoso, passamos por duas perspectivas diferentes no cenário da Segunda Guerra Mundial... Na primeira se encontra Marie-Laure, uma jovem menina cega que vive com seu pai em Paris. Na outra vemos o órfão Werner que vive na Alemanha nazista.

Como duas histórias completamente poderiam se juntar? Essa foi a pergunta que eu me fiz desde o começo. A única coisa que posso dizer é que esse livro é surpreendente, fugindo de clichês e dando um final incrível e inesperado!

1 | 2 | 3 | 4