Toda a Luz que Não Podemos Ver

Toda a Luz que Não Podemos Ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda a Luz que Não Podemos Ver

1 | 2 | 3 | 4

KelenDZ 09/05/2024

Gosto demais de ficção histórica, e as que se passam durante a Segunda Guerra Mundial em especial.
História que traz outros ângulos e aspectos da guerra.
O início do livro é um pouco lento, onde conta a infância de Werner e Marie-Laure, mas conforme passado e presente se aproximam, a história pega um ritmo que não dá vontade de parar de ler.
Toda a parte final é bastante triste em alguns pontos, felizes em outros, e que fazem sentido.

Celice1 15/04/2024

Há anos quis ler esse livro. Primeiro pelo título, mas depois que soube da adaptação e li a sinopse, fiquei mais interessada ainda, devido ao contexto da 2a guerra.
De início, achei a leitura bastante interessante, a narrativa envolvente e as descrições das cenas passavam a sensação de estar lá, em Paris, na Alemanha.
Do meio pro final, a tensão aumenta e era como se tivesse um nó em minha garganta. Nenhum indício de que as coisas poderiam terminar bem e ainda assim eu não perdi a esperança.
Porém, para mim, mais do que não terminar bem, as coisas que aconteceram aos protagonistas em suas cenas finais foi muito angustiantes para mim. Não digo que me arrependo de ter lido. Mas ficou um gosto amargo em minha boca.

Summy 16/03/2024

Li depois da minissérie
Eu gostei mais da minissérie, apesar do livro estar bem escrito.
Eu senti muito mais tristeza lendo porque apesar de ser algo mais próximo a realidade, a história parece inacabada com os personagens tão distantes.

argni 02/03/2024

Inesperado
?Abram os olhos e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre.?

Que leitura incrível! Comecei meio lenta, porque não estava muito conectada no livro. Mas assim que dei um pouco de atenção a ele, não deu pra parar mais.
Os capítulos são curtinhos e rápidos, então a saga do ?só mais um/só mais 5 minutos? ganha força.
Tinha receio de começar e não gostar, como tenho de todas as ficções históricas, mas amei o enredo e os personagens. Eu acreditaria facilmente que foi baseado em uma história real.
Os capítulos são alternados entre os dois personagens principais e entre momentos diferentes, com uma diferença de poucos anos até chegar ao presente. A trilha de suspense que o autor cria com cada pequeno vislumbre do presente é mais uma coisa que impede a interrupção da leitura. Eu queria desesperadamente saber o que ia acontecer.
Cada pequeno detalhe desse livro é melhor que o anterior. Vale a pena.

Recomendo muito!

ninha 23/01/2024

(ia falar uns palavrões mas o skoob censura tudo então finjam que tem vários aqui) QUE LINDO MARAVILHOSO, EU TO SEM PALAVRAS PRO QUÃO SENSÍVEL E CRUEL ELE CONSEGUE SER

Ana 17/01/2024

Surpreendeu
Eu já tinha montado todo um final ideal pra esse livro na minha cabeça e foi tudo diferente do que eu esperava ? Ainda assim, é um livro incrível, não consegui parar de ler

Thaionará 26/12/2023

DEPRESSÃO. SOFRIMENTO E COISAS PRA BAIXO.
Não tenho nem o que dizer sobre esse livro.
Demorei um mês pra ler ele pq é terrivelmente doloroso e triste.
Muito pesado, e pensar que mesmo sendo uma "ficção" é baseado em fatos reais, então as coisas que aconteceram podem muito bem ter acontecido com pessoas reais.

Só sei que é uma excelente leitura, mas dói, dói muito.

Isabelle333 24/12/2023

Já fazia um bom tempo que queria ler esse livro e o lançamento da série foi o empurrão que eu precisava pra começar a leitura.
A escrita é de uma beleza e sensibilidade enorme, me conectei demais com as personagens. A alternância pode ser um pouco confusa as vezes mas o autor consegue fazer isso de uma maneira que você não se perde completamente. Só não dei 5 estrelas porque o final achei um pouco apressado e incompleto, principalmente porque eu queria mais detalhes de um personagem específico e não tive :")
Amei o livro e super recomendo!

Rodrigo 18/12/2023

De tirar o fôlego
De tirar o fôlego e as palavras também, eu acabei de ler o livro e não sei se consigo fazer uma resenha digna.

Ele está escrito mudando de um personagem pro outro a cada capítulo, isso normalmente não me agrada mas na foi um problema aqui.

Me conectei com todos os personagens e isso foi uma armadilha, o fim me despedaçou ?

Juliana 09/12/2023

LINDÍSSIMO E TRISTE
Uma leitura envolvente, uma trama interessante, uma história triste e linda de personagens cativantes. Não esperava muito, na verdade, não esperava nada, MAS acabei chorando, rindo, encantada e abalada com esse livro. Quem for ler por causa da série vai ver como é VASTAMENTE DIFERENTE e INFINITAMENTE MELHOR. Esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida. Recomendo.

Andrea141 21/11/2023

Um "belo" retrato da Segunda Guerra
Esse livro me aguardava já tem um tempo. Com a estreia da série, resolvi dar uma chance a ele (se assistisse primeiro, sei que nem leria). E não me arrependo.
É um livro longo (desnecessariamente, na minha opinião), mas muito bonito. A leitura é fluída e Marie-Laure é cativante. Assim como seu pai, seu tio e Madame.

beca.pinhel 20/11/2023

Esperava bastante do livro, mas achei uma leitura muito lenta. A alternância entre os anos e as perspectivas dos personagens também dificultou um pouco. Não consegui me conectar tanto com os personagens. O tema do livro é importante, mas não gostei da forma como foi executado.

Carol.Schober 05/09/2023

Uma perspectiva nova de um assunto tão comum.
Uma perspectiva bem diferente de um assunto que gera tantas outras histórias.
Primeiramente o livro vem com dois pontos de vistas da guerra. O alemão e o francês, o que acaba permitindo que tenhamos dois pontos de vistas diferentes de duas pessoas que acabaram se tornando vítimas, de certa forma da circunstância, uma vez que Marie-Laure está do lado que está sendo atacado e Werner que precisava fazer o que tinha que ser feito para que continuasse sobrevivendo aquele cenário em que ele acabou sendo colocado por seus talentos com a mecânica.
Outro ponto que tornou a história interessante foi o fato de Marie-Laure ser cega. Isso fez com que pudéssemos ver novas circunstâncias vividas na guerra e perceber o quão mais difícil a guerra foi para pessoas como Marie.
Com Werner pudemos ver que a juventude de muitos foi roubada, que muitos sonhos e vidas prósperas foram interrompidas e que eles eram, praticamente, forçados a crescer antes da hora para propósitos tão horríveis.
Werner e Marie são os personagens que eu guardaria num potinho para que nenhum mal atingissem eles, nunca.
Esse foi o segundo livro que fez um cisco cair no meu olho. Quis ler antes que a minissérie fosse lançada, e agora percebi que se for fiel ao livro não estou pronta para ver essa história.
Recomendo muito. É uma história bonita e triste ao mesmo tempo, e com uma nova visão de um assunto tão usado para livros/filmes.

Laura Vrech 17/08/2023

Uma reflexão sobre a simplicidade da vida
Um livro muito triste, como todos os que se passam nesse período histórico de segunda guerra mundial, mas não deixa de ser difícil ler e saber que não é ficção e que a realidade foi com toda certeza muito pior do que qualquer obra possa relatar, ainda mais pela ótica de crianças.

Marie-Laure e Werner, vocês tem meu coração. Foi doido ver a Marie tão novinha e com tantas necessidades entendendo as mudanças do mundo que ela conhecia e amava, até não sobrar nada.

Werner também, um menino genial com um potencial extremo que teve seu caminho desviado pela ganancia e maldade humana. Sua irmã, Jutta, como amei conhecer essa personagem, uma mulher forte dentro de uma menina corajosa, com uma visão a frente de seu tempo.

Quantas crianças como eles estiveram por ai naquela época?

Um livro para refletir sobre o prazer das coisas pequenas e o quanto não valorizamos o que temos até que as coisas se percam pra sempre!

1 | 2 | 3 | 4