Não se esqueçam da rosa Giselda Laporta Nicolelis

Resenhas - Não se esqueçam da rosa

1 | 2 | 3 | 4

Usagi a coelha 04/06/2022

Sei nem o que dizer.
Esse livro me destruiu. Mas, não de uma forma negativa, muito pelo contrario, a forma como a autora escreve de forma tão delicada e singular me tocou profundamente. Me lembrando o que senti quando li "o caçador de pipas". Adoro a crítica social abordada aqui, e por mais que seja uma estória fictícia, sabemos que existem muitas "Hanakos" por ai, que são vítimas dessas tragédias.

bia 23/05/2022

lindo
chorei tanto com a história, é um livro muito lindo e muito bem escrito eu amei ler, li com alguns minutos de tão pequeno e de tão presa q eu estava na história

taii 08/04/2022

adorei!!
foi uma leitura rápida, acabei lendo por conta de um projeto escolar e não esperava essa história surpreendente.

Bia 27/02/2022

Lindo
Esse livro é lindo, curto e triste. Eu não sei como descreve-lo, mas é perfeito. Estou chorando muito, por todas as vítimas de guerra. Das antigas e agora das novas. Isso nunca acaba?
Felipe1406 03/03/2022minha estante
Triste demais! Foi muito difícil ler esse livro nesse tempo de guerra!

stargirl 27/02/2022

Nossa....
Li esse livro na hora certa,tão semelhante com a nossa realidade depois de um acontecimento a 76 anos atrás. Como há chances altíssimas de o passado se repetir, e com isso, tornando as coisas muito assustadoras.
Pedro 26/03/2022minha estante
Um dos livros da minha vida. Li pela primeira vez há quase 20 anos... Que lembrança boa!

Sarah.Macedo 27/01/2022

Dá para ler rapidinho
É um livro interessante, adolescente e levinho.
O livro traz algumas opiniões da personagem principal sobre guerras e armas e nos faz refletir sobre Hiroshima e Nagasaki.

MariLu 20/01/2022

Não se esqueçam da rosa
Hanako é uma garota incrível mas que sofre de osteopatia, uma história bem triste mas muito boa, acompanhando a história percebi que nenhuma doença pode te impedir de viver feliz

Iza 19/12/2021

Hanako, a filha da flor
Akio foi uma criança que perdeu os pais devido a guerra nuclear em Hiroshima e, 40 anos depois passou essa "herança" genética para sua filha Hanako. A pequena desenvolveu osteopatia (degeneração progresiva dos ossos). Sem expectativa de uma vida longa, Hanako registra em seu diário o que sente como vítima de uma guerra.
Livro lindo, poético, triste e importante. Leiam!

Antonio Maluco 16/11/2021

Filme
O livro conta histórias da menina Hakano e sua família e essas histórias daria um ótimo filme nos cinemas

Rayy 18/10/2021

Leitura curtinha, mas tão bacanaa? e mostra uma das consequências de tanta ignorância humana
Todo mundo deveria ler

paloma 14/10/2021

"A guerra não acaba quando termina" e essa história é a comprovação disso. Muito se fala sobre os bens perdidos, sobre as vidas perdidas. Falar sobre isso e contabilizar estragos não é errado, é bom dimensionar, é bom lembrar para não repetir. Mas e quem sobrevive ao horror de uma guerra? As marcas que essa pessoa carrega o resto da vida? Aqui falo sobre traumas psicológicos, todavia, há danos físicos irreparáveis e claro que pode ser uma mutilação (a vida para este indivíduo nunca mais será a mesma). Essa história traz outro exemplo que geralmente não é citado, Akio era apenas uma criança quando foi exposto, durante a explosão da bomba atômica em Hiroshima, a níveis altos de radiação que afetaram suas células reprodutoras. Ele não sabe disso, só tem consciência quando Hanako, sua filha que nasceu 27 anos após o fim da guerra chega aos 13 anos e é diagnosticada com osteopatia - degeneração progressiva dos ossos, uma doença genética que foi ocasionada pela exposição que seu pai sofreu na guerra.

"Não estamos em guerra, nem vou ser levada para um campo nazista. Mas será que não? Não trago em mim, no meu sangue e ossos, na minha vida, a marca da guerra."

Esse livro, essa história (que ao que parece é verídica) me pegou de uma forma muito profunda. É angustiante pensar em quantas pessoas são afetadas e pagam pelas escolhas de líderes mundiais. Pela ganância, pela luta pelo poder.

Apesar de ser um livro triste, considero essencial. Traz um choque de realidade necessário e é impossível não se emocionar ao lê-lo. É um livro curto e eu recomendo fortemente sua leitura.

AmoraLlena 13/09/2021

Não esqueci de ti, Hanako
Li para a escola quando era mais nova e guardei porque gostei muito. Reli agora e lembrei que foi o primeiro livro que chorei lendo. Mesmo não tendo estudado ainda a segunda guerra fui pesquisar sobre, e ir atrás do diário de Anne Frank que a Hanako fala toda hora. Pensando agora foi uma boa ideia a escola nos conscientizar e sensibilizar sobre o assunto desde cedo. Foi muito importante no meu crescimento e agradeço muito por isso.

Clara803 30/08/2021

Que lindo
Um livro muito lindo e emocionante, tadinha da menina, tudo por egoísmo humano, pagando por algo que ela nem era nascida, a pior época foi a segunda guerra.

Só senti falta de não ter uma epílogo falando o que aconteceu

Jessica 01/08/2021

Não se esqueçam da Rosa
Esse livro poderia na minha opinião ser melhor a história é boa mas pra mim ficou faltando um fim por isso não gostei muito. Ele conta a história de uma família que o pai morava em Hiroshima quando era pequeno perdeu o pi por conta da bomba atômica, a mãe faleceu um tempo depois, ele foi criado pelos tios no Brasil casou com uma brasileira e teve três filhas,a filha mais velha com 12 anos fica adoentada ao ser examinada descobre que ela tem uma doença devida à radiação que o pai recebeu em Hiroshima.

Ester 19/06/2021

Não se esqueçam da rosa
Esse livro é muito bom. A história é triste e me fez pensar que até hoje tem pessoas que sofrem pela guerra por sequelas do passado. É um livro extremamente triste nas primeiras páginas já me via chorando, enquanto lia pensava uma menina tão boa não deveria estar passando por isso tudo pela ganância e ego do ser humano que nem se importa em destruir cidades, vidas do presente e vidas futuras. Se você quiser um livro para chorar leia e não vai se arrepender

1 | 2 | 3 | 4