Poemas da recordação e outros movimentos

Poemas da recordação e outros movimentos Conceição Evaristo

"há mundos submersos,
que só o silêncio
da poesia penetra."
???????
Já tinha lido contos de Conceição Evaristo e dessa vez conheci seus poemas, posso dizer que a experiência foi tão rica como na primeira vez, sua escrita é muito tocante e comovente, é muito bonito ver como ela trabalha as palavras e as transformam em uma experiência tão marcante.
Gostei muito dos temas tratados por ela, o livro é curto e a leitura rápida, sendo possível realizar em pouco tempo, para quem não conhece seu trabalho como poetisa, recomendo muito e espero que deem uma chance.
Pretendo ler cada vez mais Conceição Evaristo e descobrir sua obra nos diferentes formatos de escrita.

thebigstepprs 29/05/2024

Cópia da minha resenha no goodreads
Eu não sou muito bom de ler poesia, acho que depende de quem é a vida sobre a qual você aprende lendo esses poemas

nani 17/12/2023

Incrivelmente belo
Primeira vez lendo poemas da Conceição, esse ano me aventurei a ler pela primeira vez um romance dela (e agora nas férias quero ler outros)

a escrita da Conceição dispensa comentários, ela tem uma prosa poética belíssima por isso a minha curiosidade de ver poemas mesmo, já que seus textos são tão líricos

gostei muito do livro, a edição é linda de morrer e está tudo bem organizado, capa bonita demais, por sinal. achei alguns poemas melhores que outros, mas de um modo geral amei muito o livro, e principalmente as referências a autores/ obras presentes nele, um verdadeiro presente da intertextualidade

uma ótima leitura da autora, como de costume kk

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 08/04/2020

Poemas da Recordação e Outros Movimentos - Conceição Evaristo
Conceição Evaristo já é figurinha premiada aqui em nosso ig, não é novidade nenhuma que ela é uma das minhas escritoras favoritas e que, na minha opinião, ela é a melhor autora da atualidade, como bem já proclamei aqui outras vezes. Abrindo as leituras do ano, trago a resenha do livro “Poemas da Recordação e Outros Movimentos”

“Poemas da Recordação e Outros Movimentos” aborda com muita sensibilidade temas como a fome, racismo, feminismo, religiosidade e outros. Com uma escrita forte, Conceição Evaristo vai, por meio dos seus poemas, rememorando as suas histórias e desenhando um paralelo da sociedade, e esses se misturam à sua poesia, dando origem a uma escrita carregada de crítica e denuncia sobre os diversos temas que permeiam a sociedade.

Resenhar coletâneas de poemas é sempre uma tarefa muito difícil, pois, a leitura desse tipo de texto é muito pessoal e assume sentidos diferentes para cada um que o lê. Contudo, cabe salientar a beleza dos versos de Conceição Evaristo, versos esses que formam uma belíssima obra, feita para ser lida sem pressa, saboreando cada palavra antes de seguir para o texto seguinte.

Não é uma obra de leitura fácil, embora a autora utilize sempre uma escrita leve, a carga metafórica que que acompanham os poemas, vai exigir do leitor uma atenção especial para compreender a profundidade do que lá está escrito.

O sentido do termo “ecrevivência” fica muito evidente nos poemas dessa obra. O livro, que está dividido em seis blocos, cada um deles precedido de uma pequena epígrafe, ou seja, os poemas daquele bloco possuem relação direta com esse pequeno texto de abertura, e assim, por meio das suas lembranças e experiências, Conceição nos emociona com um “conjunto de poesias fortes e criativas, de belo senso rítmico, cuja a leitura desperta emoções, graças à empatia que se estabelece entre os que leem os poemas e a expressividade emotiva e literária” da autora como bem afirmou Vagner Amaro ao escrever sobre o livro.

Por fim, Conceição Evaristo é uma das autoras negras de maior expressividade da atualidade e os seus escritos merecem destaque pela legitimidade, criatividade e potência. Leitura mais que necessária, vinda de uma escritora que entende a literatura como uma forma maior de expressão política e que usa da sua voz para trazer à tona vozes esquecidas, denunciando em seus textos as injustiças sociais que acometem a nossa sociedade há muito tempo.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

dormideira 01/05/2020

É impossível ficar indiferente: Poemas da recordação e outros movimentos
Conceição Evaristo não cabe em fórmula. Para descrevê-la, é necessário adentrar o processo de escrita da autora.

A primeira técnica marcante na leitura foi a composição de palavras com substantivos, quase neologismos compostos. Parece que a segunda palavra é um recorte da primeira, delimitação, pareceria que a segunda caracteriza a primeira, mas para isso o hífen não seria necessário. O que significa, então? Acontece (ou deve acontecer) uma metamorfose ou um surrealismo, porque as palavras formam encontros insolitamente realistas, como em “A menina e a pipa-borboleta”. Esses encontros plasmam a associação em um momento de revelação.

Por composição de palavras quero dizer o mesmo que a música traz de possibilidade para as notas, suas unidades mínimas: as palavras compostas são mais do que um grau combinatório, criando harmonias específicas.

Repito que além das imagens é o processo que prevalece como objeto da autora. A princípio, os poemas ressoam autodescrição. Com alguns mais lidos, é possível perceber, junto com a percepção do eu lírico, que é uma narrativa coletiva na qual o “nós” pode ser simultaneamente interno e externo. Quer dizer, não é eu e o outro, é Estes para o leitor, que é então colocado de frente ao descrito. A participação é voluntária.

A lembrança do rudimentar se mistura com a presença dos arcaísmos nos dias de hoje. Apesar da saudade da recordação, as estruturas opressoras não são só reminiscências. Isso dialoga com temas e intertextualidades com Drummond, Clarice Lispector, Adélia Prado, por exemplo, porém de uma perspectiva nova, a do outro.

Talvez eu sinta falta de uma progressão ou talvez eu sinta falta disso porque justamente não é o que ocorre na realidade. Na recordação, sofrimento e resiliência. Para o futuro, esperança. Porém, para mim, no presente, resta ainda um luto ou algo pelo que lutar.

O triste é que a editora Malê não fez jus à obra, seja pelos erros de digitação, que interferem na leitura não por afetar o sentido, mas pela impressão de descuido que passam, seja pela desorganização visual da capa. O papel e a escolha da fonte tipográfica talvez sejam passáveis, mas acho quase imperdoável tratar a obra desta forma.

site: https://1brogue.wordpress.com/2018/10/31/e-impossivel-ficar-indiferente-poemas-da-recordacao-e-outros-movimentos/

Luana 20/01/2021

Inícios
Esse livro é muito bom para ver o início da carreira da Conceição, nele tem vários poemas que falam sobre outras referências literárias e também, sobre a vida pessoal dela.

Lalinha 28/01/2021

O livro que dá um soco no estômago, que me deixaste sem palavras, que me dá na cara a minha realidade..

De dia tenho sono, de noite poesia...

Ju 27/02/2021

Conceição Evaristo, obrigada!
Tenho certeza: irei ler este livro novamente! Todos os poemas têm algo importante para passar e minha leitura de primeira não será suficiente para explorá-los completamente!

Conceição Evaristo tem uma escrita poética e cativante capaz de nos trazer memórias e questionamentos sobre ancestralidade, pertencimento, violência, fé e outros.

Assim que reler acredito encontrar muitos outros detalhes tocantes e frutos para novas reflexões!

Ao meu ver, Conceição Evaristo é uma escritora magnífica, a qual merece ser lida por infinitas gerações ??

_maricobucci_ 29/03/2021

?Poemas da Recordação? é de importância extrema: são poucas as obras de poesia no mainstream que partem de uma perspectiva negra e periférica.

Dito isso, confesso que não gostei muito do estilo de alguns poemas, que mais parecem contos fragmentados em versos. As narrativas de Conceição são tão reais e vívidas que chegam a ser macabras.

Ainda assim, em alguns versos a dor da violência e do banzo é aliviada, revelando uma mistura de esperança, ternura e resistência.

bernardobdasilva 26/04/2023

Muito bom, tocante
Primeiro livro da Conceição Evaristo que leio, e também é o primeiro livro de poemas que leio, e eu simplesmente amei, achei bem tocante os poemas, 5 estrelas

Leanndru 02/01/2023

Maravilhosa
"há mundos submersos que só o silêncio da poesia penetra"
E ela vai fundo nesses mundos submersos. Se vc gosta de poesia, leia!

Bianca Luíse 06/12/2022

sem palavras para Conceição?
Um livro lindo, de conteúdo real, acaba sendo uma leitura pesada pelas temáticas abordadas. É muito forte, senti cada dor retratada. Vale muito a pena!

atypeach 02/08/2022

Uma dança.
Os movimentos de memória que Conceição Evaristo convida em cada trecho, cada linha da memória me enche de alegria ao ler. É como um sopro de vida, ar puro e próspero, morder a fruta da memória.

Roseane 08/11/2018

Turbilhão de emoções
As palavras de Conceiçao Evaristo tem um poder sobre mim que não sei explicar.

No livro Poemas da Recordação e outros movimentos chorei, sorri, me aliviei, refleti, amei. Sua conexão com o amor e com a dor transborda.

Os homenageados, a maternidade, a amizade, os nossos ancestrais, o casamento, a violência urbana, o banzo...

Preparem-se para se emocionar.

?Das acontecências do banzo brotará em nós o abraço à vida e seguiremos nossas rotas de sal e mel por entre Salmos, Axés e Aleluias? (Conceiçao Evaristo)

Por favor, ninguém solta a mão de ninguém.

1 | 2 | 3 | 4 | 5