Poemas da recordação e outros movimentos

Poemas da recordação e outros movimentos Conceição Evaristo

Resenhas - Poemas da recordação e outros movimentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bianca Luíse 06/12/2022

sem palavras para Conceição?
Um livro lindo, de conteúdo real, acaba sendo uma leitura pesada pelas temáticas abordadas. É muito forte, senti cada dor retratada. Vale muito a pena!

Roseane 08/11/2018

Turbilhão de emoções
As palavras de Conceiçao Evaristo tem um poder sobre mim que não sei explicar.

No livro Poemas da Recordação e outros movimentos chorei, sorri, me aliviei, refleti, amei. Sua conexão com o amor e com a dor transborda.

Os homenageados, a maternidade, a amizade, os nossos ancestrais, o casamento, a violência urbana, o banzo...

Preparem-se para se emocionar.

?Das acontecências do banzo brotará em nós o abraço à vida e seguiremos nossas rotas de sal e mel por entre Salmos, Axés e Aleluias? (Conceiçao Evaristo)

Por favor, ninguém solta a mão de ninguém.

Kelly 14/02/2024

Um belo livro, repleto de vivências em forma de poemas. Gostei de vários ao longo do livro, mas a última parte foi uma das que mais me tocou.

Rita 03/02/2024

Os poemas são bons, a escrita dela é sempre incrível, mas não me conectei tanto a eles.
Os que realmente me chamaram atenção foram os poemas nos quais ela referencia outras obras e autores fazendo uma associação de histórias e realidades diferentes.
Ela realmente escreve bem demais.

Elizabeth 17/02/2024

Estrelas...
Medo...
Poesia...

Nina 07/02/2019

"Poemas da Recordação e outros movimentos" (Conceição Evaristo): a bandeira contra o esquecimento
Os cânones literários são os incontestáveis e dogmáticos clássicos dos quais não se tem a ousadia de criticar, com risco à excomunhão do apreço acadêmico.

A grande questão é que Conceição Evaristo conhece bem de excomunhão de apreço acadêmico. Fácil seria se fosse apenas da academia a patética exclusão. A escritora de Minas, injustiçada por não ocupar a cadeira da Academia Brasileira de Letras, discorre em seus “Poemas da Recordação e outros movimentos” (2017, Rio de Janeiro. Editora Malê, 3º edição) sobre o sistemático apagamento pra quem veste o escuro na pele nesse país.

Dividido no que parece ser seis partes, interligadas por fragmentos do que parecem ser memórias que constroem um corpo inteiro, a obra contempla a humanidade, em lírica e beleza, da feiúra que existe da morte, fome, mas também da boniteza que existe do sorriso e da vida da população preta no Brasil.

Venho de um mês em que me sinto acometida de sérios despertares para causas étnico-raciais. Li, com raiva o importante livro do “Genocídio do negro brasileiro” do Abdias de Nascimento enquanto bebia com assombro da beleza de Conceição. Me via aturdida para o sistemático apagamento (e embranquecimento) do negro brasileiro como projeto de poder genocida na obra de Nascimento, uma luz de alívio me trazia os primeiros poemas da primeira parte da obra de Evaristo, como uma insistência dolorosa para não ser mais esquecida. Nunca mais.

PARA LER MAIS, CLIQUE NO LINK ABAIXO

site: https://medium.com/@RecilaThaines/poemas-da-recorda%C3%A7%C3%A3o-e-outros-movimentos-concei%C3%A7%C3%A3o-evaristo-a-bandeira-levantada-contra-o-da225e334648

Jade 14/01/2024

?A voz de minha filha recolhe em si a fala e o ato.
O ontem? o hoje ? o agora.
Na voz de minha filha se fará ouvir a ressonância
O eco da vida-liberdade.?

annikav.a 17/12/2023

Acontecências do Banzo
Achei que não ia gostar por ser poesia, mas a verdade é que pouco importa quando se trata da escrita de Evaristo, que brilhantemente mescla os dois com a vida, com a ancestralidade. Há temas extremamente difíceis aqui, principalmente no que diz respeito ao ser feminino, uma condição carregada de violências. Apesar dela cair no essencialismo biológico vez ou outra, não sinto que isso é impositivo, mas sim apenas uma das formas através das quais ela experiencia a própria feminilidade. Achei muito bacana a intertextualidade (Abdias, Carolina, Clarice, Drummond e outros que perdi). A obra dela é realmente indispensável para pensar o nosso país.

amanda 06/12/2023

Eu achava que não gostava de poesia?
Mas na verdade não gostava de poesia de gente branca, não gostava daquilo que não me tocava

Nem todo viandante

ecoou lamentos
de uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas

com rimas de sangue
e
fome.

A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem ? o hoje ? o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
O eco da vida-liberdade.

Tamara 08/09/2023

Conceição Evaristo sempre necessária e certeira. Esse pequeno livro de poemas, que pode ser lido brevemente, se faz tocante é potente. Em seus escritos da visibilidade de uma forma sensível sobre a mulher preta na sociedade brasileira, trazendo recortes de racismo, desigualdade e vulnerabilidades. Uma poética sobre a dor, assim eu definiria.

Karol 01/07/2023

Com certeza Conceição Evaristo é uma das minhas autoras preferidas que ainda está em atividade, e ter a chance de ler mais uma obra, dessa vez não só com a poesia em sua prosa, mas de fato em sua estrutura. Me senti representada em níveis profundos, é incrível a capacidade da autora de trazer à tona tão bem os sentimentos e questionamentos da mulher preta na sociedade brasileira. Quero muito mais dela!

livrosmortificados 12/04/2023

A escrita da conceiçao sempre me toca, principalmente os poemas sobre o feminino, uma visao poetica sobre a dor.
notei que ela usa muito do elemento da água para descrever sentimentos, nos poemas dessa coleçao aparece diversas vezes e no livro de contos "Olhos d'agua" dela aparece também, agua, oceano, mar... o fluxo, a transformação, a solidao, a confusao enfim

"Da calma e do silêncio

Quando eu morder
a palavra,
não me apressem,
quero mascar,
rasgar entre os dentes,
a pele, os ossos, o tutano
do verbo,
para assim versejar