O Corvo Negro

O Corvo Negro Lucas de Lucca

Resenhas - Trilogia das Plumas: Livro Um

1 | 2 | 3 | 4

Fabio Pedreira 16/11/2020

Bom potencial, mas meio perdido
Livro em parceria com o autor⁣

Certo dia, Ukel vê um grupo de refugiados indo em direção a capital em busca de ajuda do rei. Logo ele decide acompanhar a movimentação para ver no que vai dar.⁣

No meio do caminho ele conhece Farem, um órfão um pouco mais velho, que mora sozinho a muito tempo. Os dois resolvem caminhar juntos e ao chegarem na capital presencial uma situação cheia de barbaridade, resultando na morte de dois elfos por um sujeito encapuzado.⁣

A única sobrevivente é Merienir, a filha dos dois elfos, salva pelo garotos. Juntos, os dois acabam se tornando amigos. O tempo passa e eles começam a trabalhar para o próprio rei, coletando dinheiro. E com isso surgem várias situações.⁣

O Corvo Negro é uma fantasia com um toque de Dark. Lembrando muito uma história de RPG. Aliás, a própria narração da trama é como se fosse o mestre do jogo narrando os movimentos dos personagens. Isso é interessante e todo fã de RPG vai gostar ou notar semelhanças.⁣

Porém, teve algumas coisas que me incomodaram durante a leitura. Primeiro é que acabei a história e senti falta de um objetivo concreto na narrativa. Os jovens vivem coletando dinheiro para o rei, tem sim algumas situações que acontecem nesse decorrer, mas não é algo que eu veja como um plot maior, apenas como consequências das ações praticadas pelos personagens. Em compensação a trama é bem rápida. A escrita do Lucas é muito boa e em um piscar de olhos você termina a leitura. ⁣

De acordo com a versão no Kindle, a história foi criada quando o autor tinha 17 anos, talvez isso tenha sido também o principal fator para a segunda coisa que me incomodou... O personagem principal. Ukel é um personagem muito criança. Independente da idade dele no livro. As suas ações são bem imaturas e suas opiniões mudam como se tivesse trocando de roupa. O personagem me incomodou bastante, porém, acredito que todos os personagens da trama sejam cheios de potencial.⁣

No fim, O Corvo Negro é um bom livro, que entrega uma boa história mas que precisava de um pouco mais de refinamento. Ainda assim ela empolga em alguns momentos e deixa você curioso para ler o próximo volume. Eu com certeza vou ler o próximo
Luana.Rayalla 31/12/2020minha estante
Também tive a impressão que o autor estava perdido, o que achei uma pena. Fiz mais teorias do motivo do autor ter escrito o livro dessa forma e com aquele final do que a história e o universo de gor em si

Douglas 26/02/2020

Ainda dá para inovar no gênero de fantasia?
Este livro veio para dizer que sim!

O Corvo Negro é um livro de fantasia medieval e é o primeiro volume da Trilogia das Plumas.
Ukel, o protagonista desta história é um jovem que vive em uma cidade do reino de Gor.
Logo no começo da história, um grupo de refugiados aparece na cidade de Ukel e entre eles está Farem, um jovem órfão que faz o que pode para sobreviver.
Os refugiados são atacados por um homem conhecido como corvo negro. Ao perceber que o corvo matou os pais de uma menina e está prestes a ataca-la, os meninos correm oferecendo ajuda e partem para cima do homem e conseguem mata-lo. Nesse momento percebemos o quão cruel o rumo dessa história pode ser. A jovem elfa agora órfã se junta aos meninos, e Ukel sai dali com dois novos amigos e uma adaga, que posteriormente descobrirá que dispõe de grandes poderes.
O tempo passa, e os três já mais velhos formam uma guilda de ladrões, que é temida e conhecida pelos cidadãos de Gor e isso chama a atenção do Rei da cidade.
Ukel é capturado por soldados do rei, e em troca de sua liberdade lhe é oferecido uma vida confortável. Juntamente com sua guilda, eles passam a trabalhar para o rei, coletando impostos de comerciantes e realizando outras tarefas.
A história se desenvolve a partir disso, os personagens realizam tarefas, que em sua maioria são imprevisíveis, e isso deixa a história mais interessante. O tempo mostra que não é possível confiar em todos, e que até os melhores podem se tornar descartáveis um dia.
Vale a leitura?
Posso dizer que esse o livro foi minha primeira surpresa de 2020. Ele foge de diversos padrões da fantasia. Não temos aquele rei cruel, ou monstro que precisa ser derrotado, a história gira em torno dos ideais de Ukel, e uio que lhe é satisfatório no momento.
Os personagens não são construídos dentro da jornada do herói, eles se preocupam com seus ideais e propósitos dentro da história.
O autor dispensa escrever páginas e páginas para explicar o universo criado, ou esclarecer o que acontece na vida de cada protagonista.
Ele vai revelando um pouco na medida necessária no decorrer das páginas, e isso deixa a leitura mais fluída e leve. Parece que está tentando dizer ao leitor: ?Curte a minha história, no caminho eu explico o que é preciso?. E creio que algumas dessas explicações ficarão para os próximos volumes.
Fui pego de surpresa no final, algo inesperado muda o rumo da história e a vida dos personagens. Ali perceberemos que muita coisa ainda irá acontecer, e o universo criado pelo autor será bem explorado nos próximos volume.
Lucas de Lucca 29/04/2020minha estante
Valeu de coração pela resenha, fiquei muito feliz em ver como a minha criação chegou no ponto que eu tinha almejado. Se não fosse pela nota 0 nas estrelas eu ia virar teu fã, mas aí a resenha foi fantástica e a nota zero que não condiz eu acredito que deve ter sido um misclick, mas levou a nossa média do independente lá pra baixo hahaha

AryaRosenthal 28/04/2021

Um universo novo inteirinho.
Faz tempo que não leio fantasias e ao ser apresentado a esse livro por amigos, decidi mergulhar nessa história!

Durante a leitura, eu me imaginei em um jogo de RPG, com elfos, personagens apaixonantes e cenários bem desenvolvidos. O que mais me atraiu e me prendeu na história foi a ligação que eu fiz do livro com o mundo real, e o conceito do bem e do mau que existe em cada pessoa.

O Corvo Negro é um livro bem desenhado e de fácil leitura. Antes de lê-lo, imaginei que esse poderia ser um livro apelativo, cheio de agressões gratuitas, porém, ao ler, vi que tudo que está no livro faz sentido e tem um por quê.

Essa é uma trilogia, no meu ponto de vista, até agora, bem desenhada. Isso porque desenha e resolve os temas centrais do primeiro livro nele mesmo, além de deixar para o segundo livro inúmeras possibilidades. Eu estou super ansioso para a continuação!! (Tô aqui torcendo para o desenvolvimento de alguns personagens no próximo livro).

Em conclusão, se você está buscando navegar em um mundo novo e conhecer Ukel, um protagonista pra lá de excêntrico e original, seja bem-vindo(a) à trilogia das plumas. Eu super indico!

Maria.Paula 30/06/2021

esse livro me deu uma facada...mas eu AMEI haha
Minha experiência com a leitura de O Corvo Negro foi 100% baseada no surto, e vou tentar explicar para vocês o porque.
Ukel é nosso protagonista, começamos o livro com ele ainda criança morando com sua mãe em Gor. Ukel conhece Farem no dia em que acontece um ataque na cidade e um casal de elfos acaba sendo morto, o assasino vai atrás da filha do casal, Merienir, uma elfa de cabelos prateados, Ukel mata o assassino e salva a garota, ele e Farem ajudam ela a partir dai e isso desencadeia uma amizade muito forte entre os três.
Passamos alguns anos a frente, o trio acaba virando a Milícia de Gor, eles extorquem os lojistas da Capital de Gor em troca de proteção deles mesmos. A história começa a se desenrolar de forma mais fluída a partir do momento em que eles começam a trabalhar para o rei, cobrando impostos dos lojistas e ganhando uma porcentagem pelo trabalho, eles agora são os Ceifadores.
Isso é o que eu posso soltar da história para vocês porque qualquer detalhe a mais pode ser um possível spoiller. Mas vamos lá, porque o surto Maria?
Ukel é um personagem que divide a gente no meio, hora o odiamos e hora o amamos, sua resposta e comportamento as coisas que vão acontecendo durante a história faz isso com a gente. Ele é um personagem muito interessante e estigante, o que nos faz mergulhar de cabeça na narrativa. É um livro com altos e baixos no sentido de sentimento mesmo, quando está tudo tranquilo e sentimos a confiança dos personagens, algo extremamente ruim acontece e vemos eles lidando com as consequencias de possíveis erros (tem cena que me fez pular da cadeira!)
O final pra mim foi o auge, o tombo vem, e vem bonito! A queda é grande meus amigos e eu não estava preparada para isso. A escrita do Lucas é muito envolvente e descritiva na medida certa! Devorei o livro, não consegui fazer mais nada até terminar. O autor consegue fazer a mesclagem de cenas mais paradas com diálogos muito importantes, não deixando a história muito parada. Se o livro tivesse 200 páginas a mais eu leria sem problema nenhum.
O Corvo Negro é o primeiro livro da trilogia As Plumas e eu estou suando de ansiedade para o segundo chegar aqui em casa, até lá só me resta respirar! haha

site: https://www.instagram.com/p/COBbW1ujpqS/

Lari - @LitteraLari 02/08/2021

Viciante
Fantasia nacional maravilhosa, sem heróis, sem vilões, apenas pessoas normais encontrando o melhor modo de sobreviver a um lugar ferido pela guerra. Cheio de reviravoltas e com um final dramático que nos deixar ansiosos pela continuação. Com um protagonista que amamos odiar.

Queilinha 16/04/2021

O Corvo Negro...
Estou até agora em estado de choque com esse livro, de um jeito totalmente positivo, diga-se de passagem.

A escrita do Lucas De Lucca é simples e totalmente envolvente. Foi meu primeiro livro do autor e estou aqui desesperada para ler a continuação, mas, só trouxe O Corvo Negro na viagem ?.

Ukel realmente é um personagem muito bem desenvolvido e que você ama e odeia, o que me deixou completamente dividida o livro todo.

O final foi simplesmente ?UAU?, sério, que plot twist foi esse?! Realmente não esperava que terminasse dessa forma. E confesso que em minha humilde opinião, foi a cereja do bolo para finalizar esse livro maravilhoso.

Li mais devagar do que o normal, pois, não queria terminar rapidamente, queria aproveitar cada segundo da leitura.

Agora me sinto órfã ?.

Fazia um bom tempo que não lia um livro de fantasia. Mas adorei o livro, e fico mais feliz por ser uma obra de um autor nacional.

Recomendo para todos que curtem um bom livro de fantasia e gostam de uma boa leitura nacional.

Speck Of Giovanna 14/10/2020

?Um bom lugar para morrer.?
O Corvo Negro é o primeiro volume da Trilogia das Plumas, que apresenta ao leitor um continente fantástico, repleto de criaturas místicas e armas. Uma história sobre tronos e dinheiro. Onde não há exatamente um herói ou vilão, ou o bem vencendo o mal. O autor nos apresenta a um novo mundo, devastado por uma guerra entre humanos e monstros, entretanto, sem tecnologia, e com a proibição da magia.
?????????
O autor conseguiu nos trazer uma escrita simples e viciante. Fiz uma leitura do livro todo em apenas dois dias. Gostei da mistura de estilo tradicional de fantasia com alguns elementos de ficção científica, espero que o autor trabalhe estes elementos mais posteriormente, e também, na ambientação que foi ficando cada vez mais interessante. Creio que a única coisa que me trouxe certo incômodo foi o ?pulo? do início do livro, da infância para a vida adulta dos personagens. Mas nada que atrapalhe a fluidez da história.
?????????
Um delicioso mergulho em uma fantasia lotada de emoções, aventuras e um crescimento pessoal. Onde você não ama ou odeia exatamente o personagem principal, mas sente algo entre a linha tênue que vive no meio.

Maisa @porqueleio 26/04/2021

Um livro de introdução, no formato de RPG de mesa
Vamos de fantasia nacional? O Corvo negro é o primeiro livro da trilogia das Plumas, que recebi em parceira com a editora Flyve, e que traz uma trama caracterizada como RPG de mesa.

Ukel é um garoto bem jovem, que vive com a mãe no reino de Gor. A princípio introspectivo, sua vida vai mudar quando um grupo de refugiados chega à cidade em busca da proteção do rei. Enquanto acompanha o grupo, faz amizade com Farem, um órfão que vive de pequenos furtos, e os dois conseguem salvar a elfa Merienir de bandidos, e um laço de amizade se faz.

A estória dá um salto de 8 anos, e os três jovens agora são conhecidos como a Milícia de Gor, envolvidos em furtos aos comerciantes. Evidentemente o rei não vai deixar que eles fiquem impunes por muito tempo, e faz uma proposta inusitada: eles serão os cobradores de impostos reais, e ficarão com uma porcentagem dos ganhos. Ukel se sente traído pelos amigos que prontamente aceitam, e nesse momento a vingança toma o coração do rapaz.

Nosso protagonista é claramente o típico anti-herói, que escolhe um caminho tortuoso cheio de violência e sangue, sempre com o intuito de ser o melhor e sobreviver. É um livro inicial, então temos um vislumbre desse mundo, bem como pinceladas de magia, de armas amaldiçoadas, até de criaturas fantásticas. Muitos personagens são apresentados, mas achei que alguns foram bem rasos, espero que voltem nos próximos livros.

Me incomodou um pouco a falta de um objetivo claro para o protagonista, que achei muito maduro para uma criança, e muito impulsivo para um adulto. Mas, por se tratar de um primeiro livro, pode ser que as próximas ações do Ukel sejam mais condizentes. E o final, daqueles plots de querer entender qual caminho o protagonista vai tomar!

Fiz a leitura com a Nat (@livrosepops ), e foi ótimo para pensar em mil teorias! E foi uma leitura bem rápida, já que os capítulos são curtos, e a escrita do autor é bem fluida.

site: https://www.instagram.com/p/CN-uoeqDnv8/

Wally.Mota 21/04/2021

Resenha publicada no @livrosdowally!
?? Alerta de conteúdo adulto e linguagem chula ??

VINGANÇA É UM PRATO QUE SE COME FRIO!

Ukel é uma criança peculiar que acaba conhecendo a elfa Merienir e o órfão Farem durante uma confusão que se instalou na cidade após o reino de Gor recusar abrigar alguns refugiados de uma guerra devastadora. Para salvar a elfa da morte, Ukel acaba matando um desconhecido que vestia uma capa preta e usava máscara de um pássaro, similar a um corvo!
~
Sentindo-se na obrigação de cuidarem da elfa, os dois, juntamente dela, passarão a roubar dos ricos para conseguirem se manterem vivos. Alguns anos mais tarde, um plano para roubar o rei acaba colocando Ukel atrás das grades, fato este que o faz jurar vingança aos melhores amigos depois de descobrir que eles estavam envolvidos. O que ele não imaginava é que o próprio rei tinha planos maiores para o trio. Ukel seguirá em frente com a vingança ou desistirá?
~
O Corvo Negro é uma fantasia dark nacional bem adulta e que não economiza na violência. É o primeiro volume de uma trilogia que traz um grande potencial, mas senti que algumas coisas não foram bem explicadas e outras soaram apressadas.
~
Com um protagonista altamente instável (mudando de temperamento como mágica), temos muitas passagens de tempo que, ao meu ver, esconderam o desenvolvimento do relacionamento do trio, além de algumas pequenas confusões devido o autor utilizar quatro nomes diferentes pra se referir ao protagonista. Ainda assim, é uma boa leitura com um ótimo plot!

Até a próxima! ??

Luana.Rayalla 31/12/2020

Gostei mas esperava outra coisa
Eu gostei acho que tem um universo a ser explorado. A estrutura do livro me lembrou do o último desejo(livro em que a série the witcher foi baseada). Eu particularmente esperava que falasse mais da adaga amaldiçoada, inclusive lá no começo eu pensava que o rumo da história séria uma saga que tivesse a ferramenta como alavanca de uma grande história porém não foi assim. Se trata de vários episódios das aventuras do ceifador, o que me deu a impressão do autor não saber para onde estava indo. O final do livro me surpreendeu mas me fez questionar: qual necessidade disso? Aconteceu isso porque não tinha mais o que explorar do mesmo e usou esse mecanismo? Eu espero que não porque acho que poderia ter feito muita coisa. Ou fez isso Agora para na próxima obra começar tudo do zero? fico me perguntando qual vai ser o rumo do personagem principal?

Lidiane.Malheiros 26/03/2021

Um livro surpreendente
O continente fantástico que abriga a Trilogia das Plumas foi devastado por uma guerra entre monstros e humanos. Heróis auto proclamados agarram os tronos, enquanto o povo tenta esquecer seus crimes. Uma fantasia real onde a magia é proibida, mas não a carnificina. Em O Corvo Negro não existem mocinhos ou vilões, apenas humanos que fazem o que precisam, e um órfão esperando por sua vingança.

No livro acompanharemos a história de Ukel, o personagem principal, Merienir uma elfa que perdeu os pais e foi acolhida por Ukel e Farem, amigo e sócio de ambos.

Quem gosta de fantasia vai amar esse livro. Cheio de emoções e aventuras.
Não necessariamente você vai amar os personagens pois se trata de uma fantasia meio dark.

O que me incomodou na leitura? Eu não via um objetivo para os feitos deles. Senti alguns personagens meio que deslocados e outros que eu pensava que iam se destacar em algo ou algum momento, simplesmente somem. Mas se trata de uma trilogia. Quem sabe ainda vão aparecer e construir algo.

A escrita do autor é muito boa , o que torna a leitura muito rápida.

O Corvo Negro é um livro muito bom, que entrega uma história boa. Confesso que não esperava pelo final. E, claro, que quero ler a continuação.

becauad 07/05/2021

Não há mocinhos ou vilões
?As estações têm um tempo exato para começar e terminar, diferente da vida e da morte, que estão fadadas à dúvida.?

?? Contém violência, linguagem impropria e conteúdo sexual

?? Se você espera um belo mundo de fantasia com feéricos e heróis aqui vai um spoiler: você não vai encontrar!
Lucas criou uma realidade caótica, onde a sobrevivência é tudo, não importando os meios pra obtê-la!

?? Ukel me deixou maluca! Ainda quero entender o que eu sinto porque o cara é louco demais, só sei que gostei de ver ele sendo o centro do enredo e os surtos dele foram a ?cereja do bolo? para o meu emocional ser destruído. ?
Os outros eram meros contribuidores, já que as ações deles só ?davam mais força? para brotar a insanidade encubada dentro do protagonista.

?? Bem, eu já solicitei que o autor pague meu tratamento porque não tem como eu viver normalmente depois de ter lido esse livro, simples assim!
O desespero e a busca pela sobrevivência mostram até onde se pode chegar, o nível de loucura que se pode atingir e - pausa dramática - tudo isso vai te envolvendo de uma forma que eu não sei explicar. Sem falar que os plots me deixaram tipo: ?
Resumindo: The Surto is Real!

?? Eu senti falta de mais detalhes sobre o universo, espero que nos próximos livros isso mude. Com relação ao enredo, achei que ele foi corrido e eu não vou negar que meu cérebro dava um ?fatal error?. Então, veio o final e MEU DEUS!!! O que foi aquele final??? Eu tô tendo um ataque!! Eu preciso de respostas, tipo, pra ontem!!

? A leitura foi feita em parceria com a @editoraflyve !!

Iewa Pupo 23/04/2021

É.
Estou hesitante com o quanto a minha opinião poderia impactar o autor e a sua carreira, portanto vou resumir com um simples, "esperava muito mais".
Posso dizer que a ideia da Editora Flyve de promover e incentivar novos escritores nacionais a seguirem o seu o sonho, é o que torna O Corvo Negro atrativo.

Alessa.Dioro 03/06/2021

Ponto positivo: Acho interessante o protagonista não ser do tipo "herói perfeito", admiro essa proposta, onde explora um lado mais sombrio e diferente do que costumamos esperar do protagonista.- Os capítulos são curtos e bem agitados, a escrita é fluida e agradável.- O nome dos capítulos atiça nossa curiosidade e nos convida a ler "só mais um capitulo".
Ponto negativo: O inicio é tudo muito rápido, os personagens se conhecem e interagem de forma superficial, a jovem que não aceita ajuda por estar assustada muda rapidamente de ideia de um parágrafo para o outro.

Uma pequena revisão deixaria o livro impecável.
Eu amei essa experiência de leitura.

site: https://crush-literario8.cms.webnode.com/

1 | 2 | 3 | 4