Azeitona

Azeitona Bruno Miranda

Resenhas - Azeitona

la.almeiida_ 31/08/2023

Meu Deus que livro bommmm. adorei a ideia do livro, mesmo que no começo estranhei. dei muita risada no decorrer da leitura e foi muito legal ter lido um livro de um youtuber que eu assisto aos vídeos. passei raiva com o Gael, com a Catarina e por aí vai. e mesmo demorando bastaaante pra ler eu finamente terminei e simplesmente amei a história.

Helder :) 07/05/2016

Meu Favorito
Este é um daqueles livros que te prende, e é impossível larga-lo antes no ultimo capitulo. O menino Breno conseguiu fazer uma história fantástica, mas ao mesmo tempo com um enredo tão simples e apaixonante, que eu não esperava. Não vou resenhar a historia do livro pois é tão fantástica que só lendo pra descobrir o quão boa ela é.
Como a Bel mesma disse “Se não soubesse que este livro era do menino Breno, eu leria e pensaria que era mais um best-seller de algum autor famoso”. Acho meio que impossível dizer que esse foi o primeiro livro de um autor, a escrita do Bruno foi tão bem feita e planejada que me atrevo á dizer que ficou próximo da perfeição.
Não tenho sombras de duvidas que este livro já entrou para minha lista de livros favoritos da vida. O Bruno é uma pessoa que acompanho desde 2013/2014 não sei direito, pelo pouco que sabia e o pouco que ainda sei, esperava muito dele, mas não tanto a ponto de LACRAR assim, já com o primeiro livro! Bruno espero que muitos outros livros venham a ser lançados e que a cada dia tenha mais sucesso e consiga realizar todos os seus sonhos.kkk (pareço uma vó falando co o neto)kkk
Ps: Quero um seriado dessa historia pleasee...

Maria Fernanda 06/07/2016

Onisciência = Bagunça
A premissa é no mínimo inusitada: um adolescente (Ian) vê em um reality show para jovens futuros pais a oportunidade perfeita para melhorar sua condição financeira. Mas ele precisa de uma "mãe" para o seu "filho", né? É aí que Ian decide arrastar uma colega (Emília) de classe, com quem mal troca uma palavra, para essa loucura.

Já fica bem claro que o Ian é doido, pirado, sem noção. (Risos.) E a Emília não fica muito atrás, não! Só o fato de que eles decidiram ir em frente com a mentira evidencia a falta de juízo dos personagens. Somando isso à escrita descontraída, temos uma leitura divertida que provoca boas risadas. E, também, que traz à tona, ainda que de forma deveras tímida, temas pertinentes como gravidez na adolescência, estupro e aborto.

Porém, depois da metade, o livro começou a ficar sem atrativo para mim. O narrador onisciente foi a desgraça do autor: ele deu voz de consciência a TODOS os personagens, deixando os acontecimentos 99,9% previsíveis. Sem brincadeira, gente, me deu agonia! Ele foi muitíssimo infeliz nessa escolha.

Outras coisas que me desagradaram foram: a ridícula sequência de coisas ruins lá para o final, uma atrás da outra (seria cômico se não fosse trágico); personagens caídos de paraquedas na história; reações vazias frente a revelações que deviam causar conflitos; dinâmica fraca no núcleo do reality show, etc.

Além do mais, eu não senti a menor proximidade com nenhum dos personagens. Achei-os todos excessivamente caricatos, para não dizer forçados.

Contudo, apesar dos pesares, na minha opinião, Azeitona é um bom livro de estreia e os defeitos, que dependem do referencial adotado, são apenas problemas que poderão ser corrigidos em trabalhos futuros do Bruno. Porque potencial ele tem.

Camila Pugliesi 11/07/2016

Meio bagunçado mas, gostei
Quando comprei o livro não prestei atenção em quem era o autor, só depois de já estar quase na metade do livro que fui descobrir. Não sei se tivesse comprado sabendo que o Bruno havia escrito minha avaliação teria sido outra. Comprei porque achei o título inusitado e a proposta da sinopse muito original. Gostei do livro porque ele acaba abordando diversos assuntos um pouco de gravidez na adolescência, relacionamento abusivo, estupro, problemas familiares e por ai vai. Mas, acabou sendo um problema também, pois com tantos temas, não houve um aprofundamento em nenhum. Até a gravidez e o romance que eu achei que seriam os assuntos principais do livro foram passados muito superficialmente. Não gostei muito da forma como o livro foi narrado. Talvez, se fosse dividido em primeira pessoa (um capítulo Ian outro Emília) o livro teria sido menos previsível. Achei muito forçado o final com uma avalanche de acontecimentos ruins que foram facilmente resolvidos pra todos (não posso dizer nada além disso para evitar spoilers). Fora isso, gostei do livro. A proposta é muito interessante, algumas partes poderiam ter sido melhor exploradas/aproveitadas mas, for isso é um bom livro.
Lane @juntodoslivros 02/10/2016minha estante
Estou aqui tentando continuar essa leitura. Ian e Emília tentam contar tanto com a sorte e sem planejamento nenhum que me parece forçado ninguém ter descoberto algo rápido.

Camila Pugliesi 02/10/2016minha estante
Exatamente. me senti assim o livro todo.

Lane @juntodoslivros 02/10/2016minha estante
Esrou na parte em que Ian e Emília gravam um depoimento sobre Rosa e os gémeos. Quanta bobagem sai das boca dos dois!!!!!
Uma coisa que me deixou confusa. Emília vai fazer 18, mas Ian só tem 16 e já está no terceiro ano? Que garoto precoce!

Camila Pugliesi 09/10/2016minha estante
É assim msm kkkkk. Ela é um ano mais velha só. Todo mundo entra no terceiro com 16/17 e sái com 17 ou 18.

Lane @juntodoslivros 09/10/2016minha estante
Ele fala no livro que faltam 2 anos para fazer 18 anos. Então ele só vai fazer 17 quando não estiver mais no colégio.

Iris Figueiredo 26/09/2016

A ideia parece bizarra, mas deu muito certo!
Ian sente que deve algo a Iris, sua irmã que o criou da melhor forma que pode, apesar de todas as dificuldades. Ele enxerga a chance perfeita quando uma produtora de TV o convida para participar de um reality show de grande audiência e com um cachê generoso, o Novos Pais. O grande problema é que o programa de televisão de gosto duvidoso acompanha a vida de adolescentes que estão prestes a ter filhos, mas Ian não tem um bebê a caminho e muito menos uma namorada!

Mas a proposta é muito tentadora para recusar. Por isso convida Emília, uma colega de sala com quem trocou poucas palavras durante o ano letivo, para embarcar nessa loucura e enganarem a produção do programa. Emília tem seus próprios motivos para aceitar a proposta de Ian – quer sair de casa o mais rápido possível, já que sua relação com a mãe não é das melhores, e o dinheiro do cachê seria o empurrão que precisava.

Com esse enredo peculiar, mas divertido, Bruno Miranda, do canal Bubarim, estreia na ficção. Azeitona também foi o livro escolhido pela Editora Planeta para ser o primeiro publicado pelo selo Outro Planeta, voltado para o público jovem-adulto.

Narrado em terceira pessoa, nós acompanhamos vários núcleos da trama, mas o foco da narrativa é sempre o que está acontecendo com Ian ou Emília. Apesar de ser o romance de estreia do autor, o livro é muito bem escrito e todas as pontas são bem amarradas. Mistura humor e um pouquinho de drama na dose certa.

Um dos maiores méritos, para mim, foi a construção dos personagens. Eles tem várias facetas e é fácil entender a decisão que cada um toma ao longo da história. Além disso, o foco do livro é falar sobre relações familiares, não romance, e o autor consegue fazer isso de um jeito bem bacana.

A editora mandou muito bem no projeto gráfico e o texto está bem editado.

Como não sou muito fã de narrativas em terceira pessoa em romances contemporâneos, às vezes sentia que a história perdia um pouco ritmo, mas recuperava o fôlego logo em seguida. Acho que essa parte é mais pessoal mesmo, especialmente por que o autor conseguiu inserir bem os pensamentos e dúvidas dos personagens através do narrador-observador.

É um livro bem original e divertido, fácil de ler. A escrita é bem madura, chega a ser difícil acreditar que foi escrito por um autor iniciante. Gostei muito e espero por outros livros do Bruno Miranda, que me surpreendeu positivamente com a história!

site: https://irisfigueiredo.com.br/2016/06/15/azeitona

Gabrieli 23/09/2022

Outro presente da Vic. Azeitona é uma leitura muito divertida na qual você consegue se identificar com os personagens, além de dar boas risadas em várias partes. Um ótimo livro, parabéns Bruno!

Felipe Miranda 14/10/2016

Azeitona - Bruno Miranda por @ohmydogestolcombigods
Os canais que o Bruno mantém no Youtube foram, por muito tempo, uns dos poucos que eu sempre fiz questão de acompanhar. Hoje já não vejo como antes, mas ainda assim passo por eles sempre que posso. Quando soube que ele lançaria um livro fiquei ansioso. Admito. E receoso também. Nem preciso problematizar biografias de jovens que nem completaram 20 anos, preciso? Fiquei aliviado quando vi que seria uma ficção. A criatividade que o Bruno exibe em seus vídeos me tranquilizou. Pois bem.

Azeitona poderia ser mil vezes melhor do que é. Eu gargalhei? Em várias partes. Mas me vi entediado em algumas também. Na verdade o que realmente me incomodou foi o grande tema central da história não trazer uma reflexão profunda ou rasa a respeito. A gravidez na adolescência é a grande problemática do enrendo e ainda assim não senti que o jovem leitor poderia ser tocado com tudo que leu. Eu não fui. Não achei que o peso de se carregar uma criança sendo outra foi dito e passado de alguma forma. Os personagens são inconsequentes. Os adultos são inconsequentes. É como se eu estivesse lendo uma comédia adulta, daqueles bem clichês, e no final o grande momento "razão" não existisse.

Na história Ian vive com a irmã mais velha e enfrenta dificuldades financeiras. Não que eles passem fome, mas em breve ele será tio e, lá no fundo, ele sente que chegou a sua hora de fazer algo pela família. É aí que ele descobre que o programa Novos Pais, uma espécie de reality show em que casais de jovens esperam o primeiro bebê e televisionam todo o período da gestação, está com inscrições abertas. Ele não tem uma namorada e muito menos uma grávida, mas resolve tentar a sorte mesmo assim. Ian coloca uma colega de classe nessa loucura mesmo sem ter trocado com ela mais que duas palavras em toda a sua vida.

Só esse resuminho me dá crises de agonia. E quando eu li mais de 150 páginas até que algo de verdadeiramente ruim acontecesse tive a certeza de que algo estava errado. As coisas simplesmente vão indo. Ian consegue convencer Emília, a colega de classe, mente para todos ao seu redor, e engana uma equipe de TV inteira para participar do reality. Como isso é possível, levando em consideração toda a rotina de uma mulher grávida você só vai descobrir lendo. O incômodo de toda a situação está na forma lenta em que tudo acontece. Nunca torci tanto para que os problemas aparecessem numa história. E quando eles aparecem, bem, Bruno levou a sério e presenteia o leitor com algo tão trágico que não encaixa em tudo que foi construído até ali.

Azeitona não é um livro voltado para o público adulto. Comigo não funcionou, tanto que passei quase dois meses para terminá-lo. Os mais jovem devem se identificar, sem dúvidas. Há um ritmo gostoso nas partes legais da obra, coisa que o Bruno deve aperfeiçoar nas próximas histórias. Espero que elas venham. Ele tem futuro, qualquer vídeo dele prova isso. Colocar tudo no papel é o desafio, mas para um livro de estreia eu me sinto satisfeito. Minha sede indo ao pote me travou. O leiam com menos expectativas. É divertido.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2016/10/resenha-azeitona-bruno-miranda.html

Viih 23/11/2018

Eu sei que existe muita controvérsia cercando os livro de youtubers, e eu entendo de onde vem as críticas. Mas, quando me perguntarem o que eu acho desses livros, eu já tenho um exemplo positivo pra citar! Azeitona foi uma surpresa super agradável. Um livro muito divertido, com momentos emocionantes e diálogos bem-humorados e bem escritos. Tenho certeza que os próximos livros do Bruno vão ser ainda melhores do que esse, e eu já quero ler todos.

Ju 16/12/2018

Um livro bom e agradável, mas...
Ao mesmo tempo que eu achei a premissa do livro interessante, também achei fantasioso demais. Afinal um casal de adolescentes, que nem são um casal de verdade, participando de um reality show que mostra o cotidiano de pais adolescentes de primeira viagem, sem estarem esperando um filho, é algo que parece mirabolante demais.
Mas o livro foi uma boa surpresa, o único problema foi que lá pro final muitas coisas aconteceram quase que ao mesmo tempo, e algumas situações ficaram sem um desfecho apropriado e as que foram concluídas acabaram ficando com um final meio Disney, como se tudo tivesse se resolvido em um passe de mágica.

Sara 09/01/2019

Azeitona
Realmente é um livro voltado para leitores iniciantes e adolecentes "em minha opinião" de 11 aos 13 anos de idade.
O porque disso é que este livro narra um drama adolecente que compo? amor e dramas familiares.
Não é um livro ruim de se ler,mas para leitores mais avançados e com seus gostos literários mais agussados não o recomendo????(e meia).

Yasmin Cruz 22/04/2019

O livro do menino Bruno
Admito que sou suspeita pois comprei o livro motivada pelo fato de ser fã do Bruno Miranda, que tem um talento para a comédia, de um jeito aparentemente tão bobo, mas que no fundo exige muita inteligência para sua criação.
E no livro ele mostra esse seu grande tato para comédia, dessa vez não de um jeito "bobinho" como em seus vídeos, e sim de forma bem estruturada num enredo simples, porém muito criativo.
A escrita é agradável e fluida, com personagens carismáticos e situações cômicas que ao mesmo tempo que são possíveis, são inusitadas demais para se acreditar que aconteceriam na vida de alguém.

Vitória Cholanda 23/04/2019

Engraçado e Surpreendete
A escrita do Bruno é fluída e os personagens são muito cativantes. A história passa rápido de um jeito bom, quando você percebe já acabou o livro.