Max

Max Sarah Cohen-Scali

Resenhas - Max

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 21/04/2020

Vai ficar no meu coração
Assombroso e fascinante, escrita perfeita, personagens espetaculares. História que fica na sua mente e no seu coração. E pensar que realmente existiu uma escola onde fariam das crianças verdadeiros arianos. É de arrepiar.
Black Flower 15/01/2023minha estante
Vou iniciar, mas pelo enredo parece ser uma leitura estilo O Menino do Pijama Listrado, de Jonh Bonne. Logo, imagino ser uma leitura deliciosa de se fazer. Eu me amarro em livros históricos!!

Silmara | Momentum da Leitura 14/07/2021

Assustadoramente real
O contexto histórico é bem explorado, narrado em primeira pessoa por uma criança nazista deixa tudo mais visceral e sensível. Trabalho incrível e perturbador.

camille_lbto 20/05/2021

gostei
acabei de escrever uma resenha enorme e parece que o Skoob não salvou e agora tô com preguiça de escrever tudo de novo então fica aqui o registro de que eu achei algo sobre esse livro

Lorrane Fortunato 12/05/2016

Resenha - Max / Dreams & Books
"Nasci no dia do aniversário do nosso Führer para ser o modelo da raça superior.
E mesmo sabendo que era um predestinado, não levou muito tempo para que minhas crenças começassem, lentamente, a desmoronar..."

O que dizer sobre esse livro?
É o que eu me pergunto há exatos 45 minutos.

Só consigo encarar, sem ver, a tela em branco do notebook, enquanto minha mente viaja e passam por meus olhos as imagens e situações descritas nesse livro.

E eu, logo eu, não chorei. Em nenhuma das passagens, mesmo as mais tristes. Quando ele acabou, eu não surtei, não berrei e nem fiquei abraçada com o livro curtindo minha tristeza. Eu apenas disse: "Que livro é esse?" e fiquei encarando o vazio por vários minutos, estática, sem nenhuma reação.

E até agora, eu estou assim. Sem reação, anestesiada. Não sinto nada e só consigo deixar minha mente dar voltas e voltas e imaginar mil e uma maneiras de as coisas terem sido diferentes.

Como superar esse livro? Como parar de pensar nesse livro e em seus acontecimentos? Como lidar com não ter mais Max e Lukas? Eu prometo que aviso se chegar a achar as respostas.

"As meninas, após se tornarem mulheres, são submetidas a lei dos três K: Kinder, Kuche, Kirche - filhos, cozinha, igreja."

Eu não costumo ler livros sobre guerra. Apesar de, quando estudava, meu tema favorito de história era guerras, eu não tenho costume de ler/assistir sobre guerras, por não ter muito estômago mesmo.

Foto por Dreams & Books.
Instagram @dreamsebooks
Mas, Max tem algo de diferente que acabou me encantando e me deixando curiosa pela leitura. Então, eu resolvi arriscar e que bom que fiz isso!

Max é um livro como poucos, e o Konrad/Max é um protagonista ímpar. Você vai gostar dele, vai odiá-lo, vai sentir pena, vai odiar novamente, depois amar e vai chegar uma hora que você nem sabe mais o que sentir.

Será que você pode odiá-lo? Será que é mesmo válido ter raiva de uma criança por seus atos, quando ela foi imposta a pensar/agir daquela forma?

Novamente eu me pergunto: o que dizer sobre esse livro?

"O estupro, imagino, é a guerra das mulheres. É só nesse momento que elas estão no fronte."

A escrita da Sarah é uma das mais incríveis que eu já tive a oportunidade de conhecer. E com certeza, é um dos pontos fortes desse livro, que é narrado por Max. Esse menino apesar de nazista, apesar de suas atitudes e pensamentos nazistas é uma das crianças literárias mais incríveis que eu já "conheci".

Max é encantador, inteligente, perspicaz, engraçado, irônico e, as vezes, mordaz. Ele mistura características boas e ruins e, mesmo que, num momento você sinta muito ódio dele, sempre consegue amá-lo, mesmo que seja só um pouco.

O livro é viciante, é algo como uma droga, após iniciar a leitura, você sente necessidade de pausar sua vida e só voltar a rotina após ler a última palavra.

Eu li página após página sem nem ao menos me dar conta. O livro chegou, eu fui dar uma olhada nele e, quando percebi, estava na página 200. Fui obrigada a parar por causa do horário, no dia seguinte, li as outras quase 200 que restavam e pronto. Ele terminou e eu me encontro assim agora.

"Concebido sem amor. Sem Deus. Sem lei. Sem nada além da força e da raiva. Morderei em vez de sugar. Berrarei em vez de balbuciar. Odiarei em vez de amar.
Heil Hitler!"

Max está lindo! É fácil ver o cuidado da editora com esse livro. As páginas são amareladas, as letras têm um tamanho perfeito e ele é dividido em quatro partes.

A capa que é a original é maravilhosa! Ela te atrai e te faz refletir sobre o conteúdo. A suástica no braço do bebê e a na lombada do livro são elementos que te dizem o que esperar, sem precisar de nenhuma palavra.

www.dreamsandbooks.com
Foto por Dreams & Books.
Instagram @dreamsebooks
Ah, falando sobre as suásticas, você pode se preparar para olhares tortos e curiosos caso leia esse livro na rua. Eu tenho o costume de carregar meus livros pra todos os lugares e levei muitas olhadas feias por causa da capa.

Uma pergunta que acabou sendo feita dezenas de vezes sem ser, de fato, foi: esse livro incentiva ou apoia o nazismo?

A resposta é não. Só olhar a inscrição na capa pra ter certeza que não apoia. Não se preocupe, Max não te faz mudar ou rever seus conceitos sobre determinado assunto. Ele fala abertamente sobre o nazismo, mas, expõe o quanto ele foi absurdo e irracional.

Algo muito interessante também, que precisa ser dito é a forma da autora descrever determinadas situações. Ela fala sobre acontecimentos tristes, mas, faz de uma forma que não te choca, não te deixa mal ou deprimido. Não é algo forte ou detalhado. Ela joga uma realidade na sua cara, mas, de uma maneira que acaba por não te ferir.

Concluo essa resenha recomendando Max! Não pense em razões para não ler Max, até por que, não há. Não pense que é ruim refletir sobre o passado ou relembrar barbaridades, não pense que livros sobre guerra nem são tão legais. Não pense em nada disso. Jogue toda e qualquer desculpa pra não ler esse livro fora.

Apenas leia Max! Você deve lê-lo!

É necessário conhecer mais a fundo os erros do passado, para que eles não se repitam no futuro. Não é o que dizem?

"Minha mãe é a Alemanha.
O meu pai, o Führer!"

site: www.dreamsandbooks.com
Lê Golz 24/05/2016minha estante
Terminei esse livro a pouco e sua opinião traduz tudo que senti. Que livro incrível!! Estou boba!

Alice.Oliveira 23/03/2022

O filho de Hitler.
Este livro, apesar de ficção, revela com muita crueza a realidade vivida na Alemanha nazista.

A narração em primeira pessoa deixou a leitura ainda mais perturbadora. De maneira simples, o jovem Max ainda no ventre de sua mãe nos envolve com a sua determinação em ser o melhor servidor de sua mãe pátria, a Alemanha comandada pelo fuhrer.

Desde o nascimento, as novas crianças da raça ariana são ensinadas a serem extremamente racistas, patriotas, xenofóbicos e antissemitas. Chega a dar nojo.

Eu gostei da crueza do livro e como a escrita da autora deixou o livros simples e tragável. Apesar de muitos gatilhos por ser uma história realmente perturbadora, super recomendo a leitura. Os personagens são envolventes, a trama é boa e o plot me deixou chocada em primeiro nível, e depois fiquei extremamente revoltada....

Enfim, recomento a leitura e 5 estrelas para este livrão.

Carolina.Viegas 03/08/2020

Fantástico!
Que história incrível! Achei muito boa a narrativa pela visão do feto/bebê/menino. Chorei e me emocionei durante a leitura! Entrou para a lista dos meus livros preferidos.
Se paramos para pensar que o contexto histórico e concepção do projeto "Lebensborn" é baseada em fatos reais... chega a ser assustador! Recomendo muito!

silvia 30/09/2023

Já ouviu falar sobre o projeto ?Lebensborn??
Max é uma fábula sobre um garoto nascido através do projeto nazista Lebensborn, que resumindo a grosso modo era um projeto para criar crianças da raça ariana perfeitas. Nós vemos tudo pela perspectiva de Konrad (Max), o que as vezes torna o livro repugnante e nojento, por conta da criança ter uma visão nazista sobre tudo, já que foi assim que foi criada desde bebê. O livro é muito pesado e conta com cenas muito fortes e tristes. A história não passa apenas em torno do projeto Lebensborn, mas também em torno da vida e crescimento de Max, suas aventuras, amizades e medos. Acompanhamos sua vida desde o seu nascimento até o fim da guerra e do partido nazista.

O livro tem gatilho de assassinat0, estupr0, racism0 e cenas muito fortes sobre a guerra que apesar de serem fictícias realmente acontecerem

Fabíola Lins 15/05/2023

Conteúdo bem diferente do que eu esperava.
Me surpreendi com o livro, inicialmente pensava que tanto a narrativa quanto o protagonista fossem infantis. Imaginei que era um livro que contava sobre o projeto lebensborn aos olhos de uma criança inocente, e Max não tem nada de inocente.
Konrad ou Max, é esperto e audacioso. Até o final do livro achei ele condenável e nas primeiras páginas, terrivelmente cruel.
Me chocou ler sua opinião em 1ª pessoa, tão abertamente falando sobre seu amor pelo n@z1sm0, repugnante.
O livro em sí é bom e conta muito bem sobre  tudo envolto do projeto Lebensborn e mais alguns bônus em relação a outros projetos nazistas e a derrota do Reich.
Me apeguei ao Lukas e quando terminei senti ressaca literária e vontade de ler mais uma continuação da vida do Max.

Emília 09/12/2020

Brutal
É cheio de brutalidade e violência. Maldade humana e crueldades. Quem tiver estômago, recomendo a leitura.

Fe_Alencar 17/10/2022

Excelente livro, mas...
É um excelente livro com um tema que não é tão comum, (lebensborn), mas duas coisas me incomodaram durante a leitura.
O primeiro é que talvez não tenha sido adequado o uso de uma criança como narradora da história, que está mais para fabula ou crônica, é difícil conciliar o pensamento com a idade do personagem. Eu entendi a proposta, mas acredito que esse ponto ainda seja relevante.
O segundo é que até a metade a história foi muito bem construída e detalhada, mas chega um momento que a autora não consegue sustentar a narrativa com a qualidade do começo. Quando o livro vai chegando ao final você vai percebendo isso melhor.

Rosiene5 21/04/2022

Max o garoto que teve o nascimento programado por Hitler
Há tantas coisas para dizer sobre Max, há tantas obras que explica o que foi o nazismo, a segunda guerra mundial, como sofreram os povos, os indivíduos...
Max é uma dessas ficções em que a personagem principal é uma ficção, mas o cenário de Max ou Konrad foi baseado em fatos reais.
Hitler tinha como uma das suas aspirações dominar o mundo com a raça ariana, com padrões físicos que ele considerava perfeito e fazer destes fortes e devotos à pátria, com essa idealização criou um centro de acasalamento para nascimento dos bebês "perfeitos" para dominar o mundo e foi nesse contexto histórico que Max nasceu e cresceu alienado em um mundinho sem família e de completa manipulação hitlerista. Durante a guerra e com uma vida bastante agitada Max conhece várias pessoas e se coloca em questionamentos, sua dúvida se intensifica a partir da amizade com um garoto judeu que era muito semelhante fisicamente a ele. A história se desenrola com os pensamentos confusos de Max sobre tudo o que ele acreditava como verdade absoluta e da amizade que surge entre ele e o garoto judeu durante vários anos de guerra.

Ludmila 03/01/2021

Favoritadíssimo!
Esse livro é maravilhoso! Cruel, ingênuo, revoltante e apaixonante. Devia ser mais comentado, mais gente deveria ler.

Tatianees 19/07/2023

Excelente
Demorei bastante pra terminar esse livro, mas foi de propósito. A leitura é bem fluída e a curiosidade de saber o que vai acontece com Max nos dá vontade de ler tudo em um dia.
Eu resisti. Fui lendo aos poucos, pois pra mim essa história criou uma montanha russa de emoções: raiva, piedade, ódio, amor, raiva de novo, pena, tristeza, esperança e mais raiva.
O livro é narrado em primeira pessoa, no começo é estranho, pois Max narra o próprio nascimento. Também é um pouco chato, já que ele é apenas um bebê.
Depois a história deslancha, quando aos 4 anos Max passa a ser usado para atraí e sequestrar outras crianças.
O livro mistura acontecimentos reais com fictícios. O projeto Lebensborn existiu. Nazistas tentavam criar uma raça ariana perfeita.
A mãe de Max engravidou com a única intenção de entregar o bebê para o projeto. Então ele é criado em um ambiente controlado e treinado desde o nascimento, para ser um nazista perfeito.
Em alguns momentos eu queria bater nesse menino, em outros, entendia que ele apenas fazia o que foi ensinado. Ele só queria ser reconhecido. O tempo todo torcia para que ele, de alguma forma, encontrasse o caminho certo.

Carol.Mazza 13/12/2020

Bom, primeiramente, o livro trata de assuntos muito pesados e difíceis de ler, mesmo sendo contados do ponto de vista de uma criança. Inclusive kkkk, uma criança muito estranha, que desde recém nascida pensa de uma forma super inteligente e com um raciocínio sensacional, além de conhecer carros (com detalhes), escolher o dia que ia nascer, enfim.. Bem estranha.
Não tenho muito o que dizer do livro, apenas que a forma como o Max pensava foi, pra mim, a pior característica do livro. Entretanto, a leitura é bem fácil, pois a escrita é fluida.
Tem partes muito pesadas e tristes, principalmente por sabermos que muitas dessas coisas efetivamente aconteceram, e que o ser humano é realmente cruel a esse ponto (o que é fácil de acreditar, mas MUITO difícil de aceitar).
Tem mortes muito tristes e que, vendo como Max reage, você fica se sentindo mais mal ainda. A forma como ele foi manipulado a pensar machuca muito. Um livro bem triste mesmo, e com uma temática pesarosa.

1 | 2 | 3 | 4