Donnie Darko

Donnie Darko Richard Kelly

Resenhas - Donnie Darko

Oliveira 17/04/2020

Hum...
Bom como acho que todos sabem Donnie Darko conta sobre o filme.
E... Sinceramente eu gostei do livro só recomendo que vejam o filme primeiro, eu acho que se tivesse visto o filme antes teria tirado mais proveito da leitura.
E também pra quem ainda não viu o filme a parte da entrevista é meio cansativa, até por que muita das vezes você não entende algumas coisas. Porém eu gostei muito do final e pretendo ver o filme em breve.
Marcelo Martins 17/04/2020minha estante
Acredito que nesse caso em especial, o livro é complementar ao filme. Realmente, a experiência de ver o filme antes faz com que a leitura seja complementar.

Li recentemente também. Já assisti ao filme umas 3x creio eu. Um filme que compensa ser revisto.

Oliveira 17/04/2020minha estante
Quero muito ver o filme

Marcelo Martins 17/04/2020minha estante
Assista, é muito bom. Eu particularmente gosto muito. Acho que ainda tem no Netflix, pelo menos teve um tempo... :)

Aliffer.Pereira 18/12/2022

Espetacular..
Nunca vi o filme, nunca li nada sobre o livro, tenho a uns 2 anos e nunca nem olhei, vergonhoso da minha parte! Demorei muito, se não fosse a entrevista com o autor, acho que teria amado ainda mais o livro em si, mas a história do Donnie Darko é fantástica do início ao fim, não sei como é possível não amar, eu tô escrevendo, com minha cabeça borbulhando, uma pena só ter colocado o roteiro, porque se fosse realmente um conto ou algo assim, seria um dos meus livros favoritos! Enfim.. amei!

Vicente 06/05/2020

Não compre a menos que
Ótimo enfeite de estante mas não vale a pena a não ser q tu seja extremamente fanático pelo filme

Yago Grassini Prevot 22/05/2020

Toda criatura viva neste planeta morre sozinha. 28:06:42:12

Biel572 17/01/2024

Adoro essas paradas de viagem no tempo e toda essa coisa de ficção científica show quem não assistiu ao filme Donnie Darko, assista e bem daora, mas só o primeiro ??

ira_rafael 26/07/2020

O livro é maior que o filme
O livro é dividido em três partes maiores, além da apresentação e introdução.
Na primeira parte, há uma extensa entrevista com Richard Kelly, roteirista e diretor da obra. Já na segunda parte, nos é apresentado o roteiro original do filme, seguido do livro “A filosofia da viagem no tempo”.
Apesar da própria introdução alegar que “o livro é o filme”; o livro, na verdade expande os conceitos apresentados no filme, com diversos detalhes que nos ajudam a compreender melhor todas as influências e referências do roteirista-diretor para a construção do enredo do filme.
A leitura é muito satisfatória e pode ser realizada em um dia, pois flui bem e nos deixa curiosos para compreender melhor o universo de Donnie Darko.

ps: A edição possui alguns erros de digitação, nada que atrapalhe a leitura, mas pelo valor cobrado pela editora, isso não deveria ocorrer.

#dezmaisumlit

@thereader2408 20/11/2021

"28 dias, 6 horas, 42 minutos, 12 segundos. É quando o mundo vai acabar!" Isso foi um aviso do coelho Frank para um adolescente perturbado, diagnosticado com esquizofrenia e sonambulismo que escapou da morte quando a turbina de um avião, que ninguém sabe de onde veio, caiu em seu quarto. Donnie precisa salvar o mundo, se tratar do seu transtorno e, além disso, enfrentar conflitos que todos nós um dia já enfrentamos: professores autoritários, problemas familiares, primeiro amor, hormônios à flor da pele e a luta para "vencer o medo".

Donnie Darko foi dirigido pelo cineasta Richard Kelly em 2001 que mistura de elementos bizarros, como teorias malucas de viagem no tempo. Com relação ao livro, tenha em mente que NÃO é um romance, e sim o roteiro na íntegra do filme. A obra pode ser divida em 3 partes: 1 Entrevista completa com o diretor, contando como foi a criação, concepção, execução do filme; 2 O roteiro do filme e; 3 O livro da Roberta Sparrow "A filosofia da viagem no tempo", da vovó morte que nos da a definição de Universo Tangente, Receptor Viventes, Viventes Manipulados, Mortos Manipulados e Artefato, o que nos permite obter mais ferramentas para interpretar o filme.

O prefácio do livro foi escrito por Jake Gyllenhaal, o ator que interpretou o próprio Donnie Darko. No livro, Richard Kelly conta para gente como foi sua infância, formação, início de carreira e as aventuras de gravar esse filmaço. Uma coisa interessante é ver todas as dificuldades e obstáculos que ele teve que superar para realizar seu projeto, além disso conhecemos as influências e referências do diretor, o que ajuda a gente a entender melhor a concepção do filme.

Não tem como não mencionar que o projeto gráfico da obra é lindo, desde a capa até a seleção de fotos do filme, instruções e uma lista de músicas dos anos 80 que embala a trama. E por mais que não tenha sido planejado, a leitura do livro veio em um bom timing, já que no filme a trama se passa na véspera do Halloween. Eu recomendo esse livro para quem é fã do filme, quem ainda não assistiu, por favor, assista e só depois leia o livro!! É um dos meus filmes favoritos da vida.

@thereader2408

Joaele 09/05/2024

Um raro caso em que o filme é bom tanto quanto o livro
Brincadeiras à parte rs, gostei bastante do livro. Ele não é somente o roteiro do filme.

A primeira parte é uma longa entrevista em que o diretor responde diversas perguntas sobre a sua vida pessoal e o filme. Nessa entrevista podemos entender mais sobre a criação do filme e as incontáveis dificuldades que o diretor enfrentou antes, durante e depois do seu lançamento. Sem medo de falar, ele expõe a podridão que é Hollywood.

Acompanhar a jornada criativa do filme pela perspectiva do diretor traz um novo olhar sobre o filme. Fazendo eu respeitar ainda mais a obra.

Esse foi o primeiro roteiro que eu li na vida, precisei pesquisar algumas coisas para conseguir absorver o máximo possível. Para os amantes, entusiastas e estudantes de cinema. Imagino que está obra irá agradar bastante, assim como agradou a mim.

Mai Brito 26/07/2021

"Toda criatura viva na terra morre sozinha."
Essa obra é surpreendente de tão criativa e complexa, Donnie Darko realmente foi um mistério, mas esse livro me fez entender muita coisa, porém ainda se tem muitas questões em aberto e eu amo isso pq me faz pensar.
Não tenho palavras pra explicar o tanto que eu amei, simplesmente perfeito.

?"Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?"

"Acho que algumas pessoas já nascem com a tragédia no sangue?.

alexiaramalho 16/08/2020

"por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?"
Li por indicação e curiosidade, gostei. O livro é composto por uma entrevista com Richard Kelly -escritor e diretor do filme de mesmo nome- e o roteiro na íntegra. Eu diria que é um artigo importante para fãs, do contrário, o filme é suficiente.

Wagner Coelho 16/08/2020

Que loucura é essa?
Primeiramente, esse livro, definitivamente, é pra quem já assistiu ao filme. Se você ainda não assistiu... Pare o que estiver fazendo e vá assistir! Eu disse agora! Brincadeiras à parte, se você assistiu ao filme com certeza ficou ao menos algumas horas (com horas quero dizer dias) encucado tentando entender que loucura foi essa. O livro ajuda bastante na tarefa de entender (duvido que alguém consiga) o universo criado para o filme. Apesar de ser exatamente o roteiro do filme, ler com calma, ter os registros das datas e tempo pra entender os acontecimentos, ajuda muito a criar teorias (por que é só isso que eu consegui) sobre essa louca viagem.
Além do roteiro o livro contém também o livro escrito por Vovó Morte, que dá umas dicas sobre como ocorre a viagem no tempo e mundos paralelos.
Super recomendo pra quem não consegue tirar as teorias do filme da cabeça.

thiffany 01/09/2020

Um filme no livro.
Comecei este livro criando expectativas demais, confesso que fiquei desanimada com a parte inicial (entrevista com o Richard Kelly) e decidi largar na página 41... depois disso pulei logo para o roteiro, gostei bastante contando que nunca havia assistido o filme antes.
Gostei de como as coisas fluíram a partir daí portanto consegui ler ele em 4 dias.

Jenny 14/09/2020

Roteiro
O livro para quem não conhece é o roteiro do filme com algumas curiosidades e é incluído o livro da vovó morte, que eu achei que fosse maior kkkk, é bem simples na verdade (o livro da vovó morte).
A edição da darkside é espetacular e vale a pena para quem é fã. Algumas imagens são inclusas no livro e um marcador personalizado. Sou fã do filme.

Cris 18/09/2020

Só para os fãs do filme mesmo...
"O livro não é melhor que o filme. O livro é o filme! " Pág. 18

Este livro é dividido em três partes. A primeira é uma entrevista com o autor do livro, que também é o roteirista e diretor do filme.

A segunda parte é o roteiro original do filme, que contém pouquíssimas diferenças em relação ao que foi gravado por fim.

E a última parte é um livro que é citado na história, e que possui explicações muito importantes para entendimento do filme.

Eu recebi este livro há um tempo em uma dessas caixas literárias que já nem existem mais...
Tive dúvidas entre ler o livro ou assistir ao filme primeiro, porque eu ainda não tinha assistido. Acabei lendo a parte da entrevista e parti pra assistir o filme.

Acho que faz todo sentido neste caso assistir o filme primeiro, porque, como diz na introdução, "O livro não é melhor que o filme. O livro é o filme! " (Pág. 18).

Eu não sou o público alvo deste livro, porque nem conhecia o filme antes, portanto, não foi um livro que me cativou tanto. Mas ele é bem curtinho e eu sei que ele vai agradar muito a quem curtiu o filme.

E falando sobre o filme… nem sei o que falar! Ele nos conta a história de Donnie, um jovem meio problemático que de uma hora pra outra, começa a ter visões com um certo coelhinho assustador aí...

Não é um filme que tenha me agradado também, porque ele não tem muita explicação e você tem que prestar muita atenção nos detalhes, mas ele possui diálogos muito interessantes.

Acabei gostando muito da primeira parte, mas me perdi mais pro final da história.
A edição da Darkside está lindíssima como sempre e é um belo presente para os fãs do filme.

"Nem tudo pode ser embolado em duas categorias. É muito simplista. (...) A vida não é tão simples assim." Pág. 133

site: http://instagram.com/li_numlivro