Botchan

Botchan Natsume Soseki

Resenhas - Botchan

1 | 2 | 3 | 4

ElesonQ 19/04/2023

Adorei o livro. A história me prendeu completamente e conseguiu ler em poucos dias. O final me deixou sensível.

Adriana Pereira Silva 26/09/2019

Amadurecimento
Apesar de ter ficado menos de dois meses dando aulas nesse local, sua permanência é agitada. Seus modos ríspidos, sua paciência limitada com o próximo sua impetuosidade e sua falta de traquejo social lhe causam problemas, tornando-se a chacota dos colegas professores e alunos da escola, que agem o tempo todo com maldade. Os estudantes e professores retaliam excessivamente sua vida, rastreando todos os seus movimentos na pequena cidade.
?Até aquele momento, eu sempre acreditei que esse era o jeito certo de agir, basicamente, era sobre fazer o meu dever. Mas, se você pensar um pouco, descobrirá que a maioria das pessoas, de uma forma ou de outra, quer que você cometa um erro, que você não cumpre a sua obrigação. É como se eles pensassem que, se você não fizer isso, você não terá sucesso na vida. E quando de repente eles se deparam com alguém bom e inocente, eles decidem tratá-lo como uma criança mimada, e eles se dedicam a desprezá-lo e brincar com ele.?
?...quão estranho é o mundo: alguém que não simpatiza com você, o trata com bondade, enquanto que alguém que parece ser o seu amigo acaba te julgando. Eu não entendia nada!?
?A verdade é que não há nada tão enganoso quanto a natureza humana.?
Assim, vê-se envolvido numa trama de disputas dentro e fora da escola que o colocam num jogo que o leva a ter que entender cada passo dado, cada pessoa com a qual convive para se manter vivo e sair da teia em que o colocam o tempo todo.
?Eu sempre fui uma pessoa afável, e até então nada tinha me preocupado demasiado, mas tinha passado apenas um mês naquela cidade para me fazer compreender que o mundo não era tão pacífico como eu pensava... Nada de terrível aconteceu comigo, mas senti como se tivesse envelhecido cinco ou seis anos.? Considera essa temporada como tendo sido passada no purgatório.
Com essa leitura, pude refletir como a vida nos apresenta situações que nos obrigam a amadurecer e ter bom-senso a fim de passarmos por situações complicadas e que, no dia-a-dia, vão surgindo e exigindo de todos nós soluções imediatas e outras a médio e longo prazo.
Começamos nossa vida inocentes e crendo na justiça humana, mas ao nos depararmos com a vida adulta percebemos que não é bem assim, e a partir daí, devemos ir nos modelando para cada situação e vamos, com isso, perdendo a inocência, e precisamos amadurecer e ter atitudes refletidas para não perdermos nosso senso de justiça e não nos degradarmos e nos tornarmos aquilo que não queremos, mas que se não nos atermos às situações, tornamo-nos cúmplices daquilo que não éramos: ?Se eu ficasse mais tempo naquele buraco, eu me degradaria completamente.?

Bia 31/08/2023

Um livro que te transporta para um Japão antigo e mostra como a vida no interior pode ser difícil. Uma leitura leve e divertida.

Camila 15/02/2022

Diferente
A narrativa é bem diferente de outros livros, pois o autor satiriza a vida do interior (provinciana), ao contrário de outras obras que enfatizam o estranhamento vivenciado por pessoas que saíram de pequenas cidades e vão viver em grandes metrópoles. A leitura é cômica em alguns momentos, mas não me conquistou tanto. Esperava mais do desfecho.

1 | 2 | 3 | 4