Outro Conto Sombrio Dos Grimm

Outro Conto Sombrio Dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Outro Conto Sombrio Dos Grimm

AlineFDutra 18/09/2023

A continuação perfeita para um livro perfeito
Adaptando novos histórias dos contos clássicos, o Adam Gidwitz novamente nos transporta para uma versão ?atualizada? e divertida da versão original dos contos de fadas.
O narrador é a dose de comédia necessária para aliviar a tensão da história,
Só queria mesmo saber quando vão traduzir o terceiro livro da trilogia!!

Daniela354 04/03/2023

Outro conto sombrio dos grimm ?
Finalmente finalizado.

Foi uma leitura meio arrastada mas ok. Na expectativa da segunda temporada da série.

ssam 04/03/2023

"Dara engunfrar osche fuscas, ouba dara zi"
Basicamente um conto de fadas moderno.

O autor faz uma releitura de muitos contos (não só dos irmãos Grimm), mas dessa vez de maneira muito mais original que o primeiro. Ele já não é tão fiel as fontes, e cria boa parte da história com o mesmo humor e sangue do primeiro livro.

Borboletário 17/01/2023

(re)contos de fadas
Eu amo essas duas versões que o escritor fez, é muito engraçada mas n tira a beleza da versão original dos contos que sempre sabemos na infância na versão infantil para não ter pesadelos msm, amei!!!!

Princesa.Leia 21/12/2022

Outro conto q não é só dos Irmãos Grimm
Eu amo as releituras do Adam, devo dizer que "Um conto sombrio dos Irmãos Grimm" ainda é o verdadeiro dono do meu coração. Mas definitivamente esse livro tbm encontrou um espacinho quente e confortável nele.

De meninas frustadas com mommy issues, garotos buscando aprovação de meninos idiotas à reflexão da futilidade dos nossos desejos de nos encaixarmos. Amo tudo nesse livro, a evolução dos personagens e como eles conseguem no final o que querem: a amizade dos garotos, o amor dos pais e obviamente a aceitação (porém sem precisar se comprimir).

Eu sei é clichê, mas é lindo.

Elida 08/05/2022

Bom ?
Assim não sei bem explicar, eu li "outro conto sombrio dos Grimm" achando que ia ser tão sargento quanto "um conto sombrio dos Grimm" (e já tava toda amiga) então se vc acha os dois vão ser parecidos, não leia. Agora se vc quer ler um livro com uma lição de moral que dá pra levar pra vida esse é o livro certo.
Elida 08/05/2022minha estante
*animada

LuluHina 28/04/2022

Melhor narrador!!
O tanto que eu ri com esse livro não tá escrito!!Uma história envolvente desde a primeira página.Te traz aquela lembrança de escutar os contos de fadas pela primeira vez(claro,um pouco mais macabros)
A melhor parte,depois da própria história, são as falas do narrador,você sente como se ele estivesse na sua frente contando o enredo,com falas sarcásticas e divertidas.
Além,o desenvolvimento das personagens é maravilhoso,e a lição de se aceitar como é e não pelo que os outros querem de você é bastante tocante.
Recomendo muito (sério,le em apenas em dois dias)

thaís 15/09/2021

Outro Conto Sombrio...
Mais um conto infantil com um pouquinho de horror para adultos, eu gosto muito dessa narrativa porque o autor conversa com o leitor ao longo do livro com um senso de humor que descreve justamente o que o leitor ta pensando e acaba prendendo a atenção de quem está lendo, uma leitura bem rápida e bem interessante.

karen.cavalcanti. 23/06/2021

leitura interessante!
eu achei esse livro PERFEITO ?? me prendeu do início ao fim. adorei o desenvolvimento dos personagens e de como a história foi acontecendo bem naturalmente

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 02/02/2021

Divertidissimo!
Pra quem gosta dos contos de fadas classicos, esse (e o livro anterior também) é uma otima leitura! Super divertido, inesperado e descontraído, o autor traz historias super classicas com uma visão totalmente diferente do esperado. Uma leitura leve, rapida e divertida!

ViagensdePapel 30/03/2017

Um dos meus livros preferidos que eu li ano passado foi “Um conto Ssmbrio dos Grimm”, que conta a história dos personagens João e Maria, escrita originalmente pelos Irmãos Grimm. Nele, o autor Adam Gidwitz traz de volta detalhes do conto que foram sendo deixados de lado ao longo dos anos. Agora em seu novo livro, Outro conto sombrio dos Grimm, ele fala sobre “João e o Pé de Feijão”. Em ambas as obras, o autor escreve em uma linguagem bastante atual e traz comentários pessoais, que ajudam a complementar a trama.

O autor mistura neste segundo livro alguns outros contos, como “O poço dos desejos”, “O vale cinzento”, entre outros. A história traz como personagens principais Jill, uma princesa ainda criança, seu primo João, que também é criança, e um sapo de três pernas. Depois de João vender uma vaca em troca de um feijão mágico e brigar feio com o pai, ele encontra a prima que foge de casa com um sapo que conheceu na floresta. Juntos eles embarcam em uma jornada em busca de um espelho mágico, para pagar uma promessa com uma bruxa.

Engana-se quem pensa que o livro é voltado para crianças. Como lembra o autor, os “contos de fadas” nasceram originalmente como histórias bastante macabras e sem fofura alguma. Aqui temos um pouco de tudo: nudez, assassinatos, sangue, violência etc. O tempo passou e elas foram sendo adaptadas e, pouco a pouco, se tornaram bastante acessíveis a qualquer tipo de público.

Outro dia participei de uma discussão via redes sociais sobre o conteúdo dos contos de fadas, que mesmo em versões mais “softs” ainda trazem elementos bastante questionáveis, principalmente sobre o papel da mulher. As críticas são válidas e acredito que as mais recentes versões dessas histórias para o cinema buscam essa atualização de conceitos (vide os últimos filmes da Cinderela, Malévola, Alice No País das Maravilhas etc). Porém, acredito também ser necessário termos acesso as versões originais, sem cortes.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2016/06/06/sombrio-dos-grimm-um-conto-sombrio-dos-grimm-2-de-adam-gidwitz/

ricardo_22 01/07/2016

Resenha para o blog Over Shock
Outro conto sombrio dos Grimm, Adam Gidwitz, tradução de Rodrigo Abreu, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Galera Júnior, 2016, 352 páginas.

Aqui muitas coisas são diferentes do que você está imaginando, então não pense que já conhece essa história. Talvez você conheça João, porém não deve imaginar que a sua prima Jill é uma princesa, tampouco o que de fato acontece quando os dois juntos sobem em um pé de feijão para encontrarem com gigantes e procurar por um artefato mágico. E ao refletir sobre essas histórias você tem apenas duas opções: acreditar que tudo acaba por aí ou que muitas coisas sangrentas e horrorosas podem aparecer no caminho de João e Jill.

Acertou quem escolheu a segunda opção.

“Lá no alto, as primeiras estrelas tinham acabado de começar a aparecer no céu. As lágrimas que caíram no poço agitaram a superfície da água e, com isso, o reflexo das estrelas. Agora, talvez você saiba e talvez não, mas essa é a única forma de acordar as estrelas. E foi o que aconteceu” (pág. 26).
A primeira coisa que é preciso deixar claro que é que Outro conto sombrio dos Grimm é o segundo livro de uma série independente escrita por Adam Gidwitz. Começo dessa forma porque fui pego de surpresa ao descobrir tal informação, pouco antes de iniciar a leitura, e isso certamente influenciaria a minha opção por este livro, embora aparentemente a única ligação entre os dois seja a influência do autor na criação de suas personagens e enredos.

Dito isso, posso afirmar que a ideia foi o que mais atraiu a minha atenção. A febre de releituras dos contos de fadas foi uma das que mais me conquistaram. Enquanto muitos estavam preocupados com livros de bruxos, vampiros e lobisomens, e em gêneros como as distopias, os young adults e os sick-lits, eu queria apenas conhecer mais e mais releituras. Confesso que foram poucas, mas quase todas reservaram ótimas experiências.

Neste caso, Gidwitz faz uma releitura da história de “João e o Pé de Feijão”. O autor, que se baseou especialmente nas obras dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, tinha como intenção mostrar como eram as histórias originais, antes de se tornarem fofinhas e repletas de infantilidades. E a ideia de mostrar a verdadeira história acaba surtindo efeito também no estilo literário do autor, que desde o início narra a história abrindo espaço para uma conversa com o seu leitor.

Não é por menos que em diversas oportunidades, alternando entre a narrativa comum e essa conversa descontraída, o autor dá a sua opinião e até mesmo tenta alertar o seu leitor sobre o que está prestes a acontecer — é bem verdade que sempre exagerando um pouquinho. Mas claro que ele faz isso com uma única e clara intenção: incentivar o leitor a não abandonar o livro sem antes ter a certeza do que acontecerá nas páginas seguintes.

O grande problema é que apesar desse estilo narrativo geralmente aproximar e envolver o leitor, dessa vez isso não aconteceu e em nenhum momento. A curiosidade até era despertada em algumas situações, porém bastava iniciar a leitura que os meus pensamentos se voltavam a qualquer outra coisa que não o enredo. E confesso que até agora não compreendo como isso pôde acontecer, visto que não há nada de monótono na história de João e Jill.

Essas personagens estão longe de serem as melhores da literatura infanto-juvenil, e seria loucura exigir algo do tipo, mas não deixa de ser interessante acompanhá-las em seus objetivos. Durante todo o percurso dessa dupla, que tem a companhia de um sapo simpático e muito falante, eles enfrentam gigantes, conhecem sereias, encontram duendes e entram dentro de uma salamandra, tudo para alcançar um único objetivo. Objetivo esse que vai se construindo através do que de mais horroroso pode existir em um livro que serve de incentivo ao hábito da leitura.

site: http://www.overshockblog.com.br/2016/06/resenha-394-outro-conto-sombrio-dos.html

helmalu 27/06/2016

Divertido e muito bem narrado
Em Outro conto sombrio dos Grimm, o escritor/narrador Adam Gidwitz nos conduz ao lado de João (aquele do pé de feijão!) e Jill, sua prima (você estava pensando que seria a Maria? Aqui nessa estória Maria é um menino!).
Tudo começa quando Jill é forçada a usar pela sua mãe, a rainha, um vestido de seda. A questão é que essa seda, tão especial que ninguém podia vê-la, na verdade não existia, e a princesa Jill foi humilhada na frente de todo o reino. Já João, que prometeu vender a vaca Leitosa por cinco moedas de ouro, na verdade acabou a trocando por uma semente de feijão mágico, o que deixou seu pai furioso.
Os primos, depois de decepcionarem seus respectivos pais, decidem fugir subindo no pé de feijão que foi plantado por uma senhora misteriosa, que pediu em troca, que buscassem um espelho mágico para ela. Lá em cima, encontram gigantes, depois sereias, a seguir, duendes e por aí vai. Perpassando pelas estórias de vários outros contos de fadas, os dois, João e Jill, em companhia do sapo Sapo (o nome do sapo é Sapo, gente, e ele fala, obviamente) passam por diversas ameaças e embarcam numa viagem de autoconhecimento.

“Seu lar é onde você pode ser você mesmo.”

Seguindo a tradição dos contos de fadas originais, Gidwitz teceu uma narrativa recheada de referências a outros contos de fadas, como os da Mamãe Gansa, A roupa nova do Imperador, A princesa e o Sapo e muitos outros, em que a cada capítulo, iniciados com “Era uma vez” ou uma frase do tipo, o leitor se depara com uma referência diferente. O interessante é que, ao final do livro, o autor detalha de onde se inspirou em cada passagem do livro e quais capítulos são originais, ou seja, escritos sem nenhuma interferência de estórias já escritas. Além disso, ele manteve a essência sinistra e apavorante dos contos de fadas, porém, deu um toque de humor muito oportuno e que deixou a leitura divertida e demais.

“João levou uma vaca à feira do mercadinho,
“Encontrou um trapaceiro no meio do caminho!
O garoto mais burro de toda a região,
Trocou sua vaca por um feijão!”

Não posso deixar de citar as interrupções do narrador – que nessa estória usa a voz do próprio autor – que são muito, muito, muito engraçadas. Eu ria demais, como uma criança, com as passagens do narrador tentando explicar alguns absurdos ou pedindo desculpas por alguma parte nojenta ou cruel da narrativa:

“Vocês querem dizer essa palavra, não querem? [...]
É assim:
AI-DEC-CÊ VON FÓI-ER, DER MEN-CHEN FLAICH-FRÉS-ENDE.
Viram? Não foi tão ruim.
Agora, espero que vocês a pronunciem toda vez que eu a escrever, porque levo um minuto e meio para digitá-la e, se vou ter todo esse trabalho, é melhor que vocês também o tenham.”

Além da estória, que eu não tinha como dar menos que cinco estrelas no Skoob, a edição também merece um comentário à parte: é cheia de ilustrações que remetem à passagens da narrativa, com páginas amareladas e letras agradáveis para a leitura, a edição da Galera Junior está de parabéns. Ponto positivo também para a revisão, impecável.

***
Ao ler Outro conto sombrio dos Grimm, e também relacionando essa leitura a alguns teóricos que li no curso de Letras, como a Regina Zilberman e Teresa Colomer, fiquei pensando como foi que contos de fadas como os de Grimm e Hans Christian Andersen foram cair nas graças do público infantil. Pois, pensando aqui com meus botões, os contos de fadas originais remetem a muitos séculos atrás, já a literatura infantil é um advento recente, então, como um gênero que não foi escrito para crianças, hoje, é considerado literatura infantil? Quem foi que teve a ideia de transformar contos com temáticas como estupro, violência, crueldade, trapaças e maldade em estórias para crianças? É interessante pensar como estórias que eram da tradição oral, contadas entre adultos, depois escritas em forma de narrativa e consagradas nos nomes de Andersen, irmãos Grimm, Perrault etc., hoje, são associadas à crianças. Como diriam alguns professores meus: “Isso dá um TCC!”

site: http://leiturasegatices.blogspot.com.br/2016/06/outro-conto-sombrio-dos-grimm-adam.html

Batata 24/06/2016

Talvez eu esteja desejando as coisas erradas.
Outro conto sombrio dos Grimm é irreverente, divertido e horripilante ao mesmo tempo. Adam conseguiu colocar tudo isso nas 352 páginas que compõem este livro. A cada página uma aventura que surpreende ao leitor, ficamos vidrados nos acontecimentos. Pulamos no mundo de João e Jill com tanta facilidade que esquecemos do mundo ao nosso redor.

Aqui, João é uma menino solitário que desejava fazer parte da turma de Maria, outro garoto, porém valentão. Mas pera ai, outro garoto? Sim, nesta história, Maria é nada mais que um menino. Um menino que gostava de gozar com a cara de João, e por mais que João fizesse tudo para ser aceito, nunca conseguia.

Também temos Jill, prima de João, uma bela princesa que queria ser aceita pela sua mãe. Por mais que Jill tentasse parecer bela diante da majestade sua mãe, ela apenas recebia risos de escárnio da alteza, e isso a magoava muito.

Eis que depois de acontecimentos muito estranhos, é dada a missão a João e Jill de procurar um espelho mágico, em recompensa, poderiam ter tudo o que quisessem, caso contrário, perderiam suas vidas. Poderiam ter aquilo que sempre desejavam. Jill mais do que tudo desejava ser bela, João mais do que tudo desejava ter amigos. Tanto João quanto Jill queriam ser aceitos, e fariam qualquer coisa por isso.

O que mais me chamou a atenção é a facilidade com que a história flui, enquanto lia, eu não fiquei me perguntando como tais coisas eram possíveis, não fiquei questionando a veracidade da história. Eu apenas me deixei levar pelas agruras, e pude rir com isso.

Claro que, as coisas horripilantes eram horríveis, e em muitas partes este livro foi bem realista e nojento. Mas calma, nada que atrapalhe a leitura. A medida de doçura e amargura foram bem equilibradas.

E mais, olhem essa diagramação! Que fofura essas ilustrações! Os parágrafos tem um bom espaçamento da margem, deixando uma leitura fluida e rápida. E as páginas são levemente amareladas, de uma qualidade á nível do Grupo Editorial Record.

Se você deixou que sua criança interior se perdesse, esse é um livro para você se encontrar. Se o mundo lá fora acabou com suas esperanças, esse é o livro que vai te revitalizar. Esse livro irá te fazer pensar, mesmo que o mínimo possível pelos olhos de uma criança. Como as coisas simples são puras e verdadeiras, e como o mundo conseguiu corromper a felicidade infantil. Leia esse livro, seja ingênuo por algumas horas.

Veja a resenha completa no blog O Casulo das Letras, com imagens e citações da obra.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2016/06/resenha-outro-conto-sombrio-dos-grimm.html