Outro Conto Sombrio Dos Grimm

Outro Conto Sombrio Dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Outro Conto Sombrio Dos Grimm

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 02/02/2021

Divertidissimo!
Pra quem gosta dos contos de fadas classicos, esse (e o livro anterior também) é uma otima leitura! Super divertido, inesperado e descontraído, o autor traz historias super classicas com uma visão totalmente diferente do esperado. Uma leitura leve, rapida e divertida!

Princesa.Leia 21/12/2022

Outro conto q não é só dos Irmãos Grimm
Eu amo as releituras do Adam, devo dizer que "Um conto sombrio dos Irmãos Grimm" ainda é o verdadeiro dono do meu coração. Mas definitivamente esse livro tbm encontrou um espacinho quente e confortável nele.

De meninas frustadas com mommy issues, garotos buscando aprovação de meninos idiotas à reflexão da futilidade dos nossos desejos de nos encaixarmos. Amo tudo nesse livro, a evolução dos personagens e como eles conseguem no final o que querem: a amizade dos garotos, o amor dos pais e obviamente a aceitação (porém sem precisar se comprimir).

Eu sei é clichê, mas é lindo.

Borboletário 17/01/2023

(re)contos de fadas
Eu amo essas duas versões que o escritor fez, é muito engraçada mas n tira a beleza da versão original dos contos que sempre sabemos na infância na versão infantil para não ter pesadelos msm, amei!!!!

ssam 04/03/2023

"Dara engunfrar osche fuscas, ouba dara zi"
Basicamente um conto de fadas moderno.

O autor faz uma releitura de muitos contos (não só dos irmãos Grimm), mas dessa vez de maneira muito mais original que o primeiro. Ele já não é tão fiel as fontes, e cria boa parte da história com o mesmo humor e sangue do primeiro livro.

AlineFDutra 18/09/2023

A continuação perfeita para um livro perfeito
Adaptando novos histórias dos contos clássicos, o Adam Gidwitz novamente nos transporta para uma versão ?atualizada? e divertida da versão original dos contos de fadas.
O narrador é a dose de comédia necessária para aliviar a tensão da história,
Só queria mesmo saber quando vão traduzir o terceiro livro da trilogia!!

Elida 08/05/2022

Bom ?
Assim não sei bem explicar, eu li "outro conto sombrio dos Grimm" achando que ia ser tão sargento quanto "um conto sombrio dos Grimm" (e já tava toda amiga) então se vc acha os dois vão ser parecidos, não leia. Agora se vc quer ler um livro com uma lição de moral que dá pra levar pra vida esse é o livro certo.
Elida 08/05/2022minha estante
*animada

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 01/06/2016

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade (acesse pelo link aí no final para ver fotos de detalhes da edição)
Era uma vez um sapo falante e de três pernas que morava num poço com salamandras, ele se chamava Sapo e gostava de olhar para o céu. Um dia ele encontrou uma princesa chamada Jill, ela estava indo ao encontro do primo, após fugir do castelo depois de ser humilhada. Jill tinha a mãe mais linda do mundo, mas todo o seu ser se resumia em ser bela, não sobrava espaço algum para que fosse mãe, ainda assim, a garota a admirava. O Sapo decidiu acompanhar Jill até a casa de João, mas as coisas para o menino também não estavam muito boas. João era um garoto sonhador, sonhador demais, inocente, até bobo. Tudo o que ele desejava era ser aceito pelo grupo de Maria, o valentão do povoado em que vivia (sim, Maria é o nome de um garoto) e, influenciado por Maria, achou que trocar a vaca, um dos poucos bens da família, por um feijão supostamente mágico seria um bom negócio.

"Eu faço aniversário?, se perguntou a pequena Jill. Ela achava que apenas a rainha fazia aniversário. Ela sabia que nem sempre tinha estado viva, obviamente, mas jamais tinha passado por sua cabeça que ela - ou qualquer um além de sua mãe, na verdade - tinha nascido num dia específico. Era quase uma ideia tola pensar que pessoas além de sua mãe fizessem aniversário." (página 48)

Quando Jill, João e o Sapo estavam juntos, apareceu uma velha que lhes fez uma proposta: ela realizaria os desejos da garota e de seu primo se eles recuperassem um objeto mágico. Sentindo que não tinham nada a perder e desejando ter uma vida diferente, os dois aceitaram a proposta da velha, e o feijão que João tinha se mostrou realmente mágico após um encantamento da velha, sendo capaz de levá-lo com Jill e o Sapo para um castelo no céu, e assim começaria a busca pelo objeto mágico que poderia mudar suas vidas, ou acabar com elas, caso não encontrassem o que procuravam.

Em "Outro conto sombrio dos Grimm", o escritor Adam Gidwitz faz uma releitura de clássicos dos contos de fadas, como "João e o pé de feijão", com o intuito de provar que os contos de fadas podem não ser fofinhos como conhecemos quando crianças. E ele se sai muito bem nessa empreitada! João, Jill e o Sapo precisam de coragem e inteligência para vencer gigantes, sereias, duendes e outros perigos que enfrentarão na busca de uma vida mais feliz, e precisam permanecer juntos. Ao final da jornada, a relação do trio se torna ainda mais forte, uma amizade para a vida toda, e eles descobrem que, talvez, a paz e a felicidade que procuravam estava muito mais próxima do que imaginavam.

"Outro conto sombrio dos Grimm" não é um livro que recomendo para crianças muito pequenas; minha sobrinha que tem cinco anos, já estava meio horrorizada quando, bem no começo da obra, descobriu como o sapo perdeu uma perna, mas acho que a partir dos dez anos já é uma leitura interessante de ser feita, especialmente por falar sobre crianças/adolescentes que procuravam o seu lugar no mundo, que queriam encontrar a sua identidade. Essa lição de não viver em busca da aprovação dos outros, mas de descobrir suas potencialidades e viver em paz consigo mesmo, é algo que precisamos recordar, seja em qualquer época da vida.

Eu esperava um livro bem mais levinho do que encontrei, em algumas cenas fiquei extremamente tensa, com o coração acelerado e os olhos grudados nas próximas palavras, achando que não haveria saída para os protagonistas (ou que eles não sairiam inteiros de algumas situações), mérito da narração do autor, que alterna esses momentos com outros onde ele parece conversar com o leitor. Onde já se viu, em plena página 84, ele aconselhar que se largue o livro? Se bem que pode ser um bom conselho, pois o que os protagonistas encontram no capítulo 11 é assustador, muito assustador!

"Na verdade, se vocês são o tipo de pessoa que não gosta de ler sobre sofrimento, derramamento de sangue e lágrimas, por que não fingem que o dia acabou ali e fecham o livro agora mesmo?
Por outro lado, se vocês são o tipo de pessoa que gosta de ler sobre sofrimento, derramamento de sangue e lágrimas... bem, posso perguntar educadamente:
- O que há de errado com vocês?" (página 84)

Apesar de me irritar um pouco com a inocência extrema do João, eu gostei bastante dos protagonistas, especialmente da Jill, que parecia tão inteligente, mas tinha seu ponto fraco na vontade de agradar a mãe e ser como ela. O Sapo é uma figura divertidíssima, um dos personagens que mais gostei na trama. E queria mencionar que achei ótima a forma como o autor fez com que as histórias dos protagonistas se entrelaçasse, todos tinham um passado concreto e crível, eles vieram de algum lugar antes do "Era uma vez". Só no final que o desfecho de alguns coadjuvantes não me satisfez, acho que a mãe da Jill precisava de um espaço maior para se redimir, mas compreendo que o livro não era sobre os adultos, e sim sobre João e Jill.

"-Viu? - falou ela para o sapo. - Eu disse que ele ia gostar de você.
- Nesse caso - disse o sapo -, João, sinto muito por ter feito xixi em você. Nós, sapos, não temos muitas defesas, sabe.
O menino riu e ofereceu um sorriso meio amarelo.
- Está tudo bem - respondeu ele. - Meninos também não têm." (página 84)

Sobre a parte visual: a capa é linda e condizente com a obra, tem verniz localizado e confesso que foi o que inicialmente chamou minha atenção. As páginas são amareladas e porosas. No início de cada capítulo, há uma ilustração. A diagramação tem letras de bom tamanho, espaçamento entre as linhas e margens grandes. É uma edição bem bonita e cheia de detalhes, com poucos erros de revisão.

Enfim, "Outro conto sombrio dos Grimm" é um livro de leitura fluida, que recomendo para quem gosta de fantasia e contos de fadas, ou para quem gosta de terror (se não gosta, também pode ler que não é tão assustador assim, afinal, é uma ficção juvenil, mas que certamente passará uma boa lição e será uma fonte de inspiração para leitores de todas as idades). Há, essa não é a primeira obra de Adam Gidwitz, ele também é autor de "Um Conto Sombrio dos Grimm", que traz a "verdadeira história de João e Maria".

"Seu lar é onde você pode ser você mesmo." (página 317)

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/06/resenha-livro-outro-conto-sombrio-dos.html

thaís 15/09/2021

Outro Conto Sombrio...
Mais um conto infantil com um pouquinho de horror para adultos, eu gosto muito dessa narrativa porque o autor conversa com o leitor ao longo do livro com um senso de humor que descreve justamente o que o leitor ta pensando e acaba prendendo a atenção de quem está lendo, uma leitura bem rápida e bem interessante.

Lucas 17/06/2016

Outro Conto Sombrio Dos Grimm (claqueteliteraria.blogspot.com.br)
Quem acompanha o blog sabe: eu amo contos de fadas. Originais, releituras, adaptações... Tudo o que tem relação aos contos famosos que quase todos conhecemos, eu me sinto na obrigação de conferir. Outro Conto Sombrio dos Grimm é uma história que mistura alguns contos que conhecemos, gerando uma aventura muito legal.

Adam Gidwitz, nas páginas do livro, nos leva a uma aventura muito legal misturando alguns contos como João e o Pé de Feijão, A Roupa Nova do Imperador, O Príncipe Sapo e alguns outros. Vocês podem dizer que existem várias releituras e adaptações dos contos por aí, porém, Adam nos leva por um caminho diferente. O autor pegou praticamente apenas a base desses contos, adicionou personagens, conflitos, lugares, misturou tudo e criou algo super original e interessante. É algo que te faz esquecer as histórias originais e te diverte como se fosse a primeira vez que você lê - o que é verdade, tecnicamente.

Por ter sido publicado pela Galera Júnior, selo destinado a um público infantojuvenil, eu esperava encontrar uma história bem rasa e até um pouco infantil, mas não foi muito por aí. A palavra "sombrio" no título não é equivocada, pois há partes em que a história realmente é bastante sombria, tanto que até duvidei se aquilo deveria ou não ser lido por uma criança (apenas as um pouco mais velhas). Esse fato, além tornar a história ainda mais legal e interessante, faz com que a idade de leitura não seja tão importante assim, podendo ser destinado tanto a uma criança, a um adolescente quanto a um adulto. Eu me encantei bastante com a história.

Um dos pontos fortíssimos, se não for o mais forte, é a narrativa de Adam Gidwitz. Além de ser narrado como um verdadeiro conto de fadas, com direito a "era uma vez" e etc, há uma conversa direta com o leitor de vez em quando no meio dos capítulos, dando uma opinião, avisando sobre tais fatos que virão a acontecer ou até mesmo perguntas para que o leitor responda. Esse efeito me pareceu bastante com a narativa de Desventuras em Série, que também é muito boa.

A diagramação pela Galera Júnior também é um ponto a se destacar. A editora nos traz uma edição belíssima, começando pela capa, que é muito bonita, seguido por ilustrações ainda mais lindas, primeiramente no sumário e depois no início de cada capítulo, tendo relação com o que irá acontecer. O tamanho da letra é ótimo, possibilitando uma leitura muito agradável e rápida.

Outro Conto Sombrio dos Grimm, apesar de ser o volume dois, não depende da leitura do primeiro. É um livro interessante, original, divertido, muito rápido de se ler, para todas as idades e com uma escrita maravilhosa. Infelizmente ainda não li o primeiro volume, mas pretendo mudar isso logo, pois realmente me encantei com esse - ainda mais porque dizem que é ainda melhor.

site: http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/2016/06/resenha-outro-conto-sombrio-dos-grimm.html

Ingrid Micthell 18/06/2016

Não e segredo para ninguém que o “famoso conto fadas” original não é exatamente como imaginávamos. Adam Gidwit nos proporciona uma leitura leve ao mesmo tempo sombria, sabe aquela velha estória entre a princesa e o sapo? Então... Infelizmente dessa vez não ocorreu como planejado, o sapo além de não ter se transformado em príncipe e ferido e desprezado pela princesa de maneira mais cruel e agora lhe resta apenas três pernas.

"Agora a essa altura, talvez vocês estejam achando que conhecem essa história. E tenho certeza de que já ouviram alguma versão dela desfigurada, estrangulada e quase transformada em algo doce, depois de anos e anos sendo contada a crianças pequenas."

No segundo conto “a mãe maravilhosa” conhecemos a princesa Jill, durante a comemoração do aniversário da rainha, um mercador aventureiro decidi presenteá-la como uma seda e promete faze-lhe um vestido, pode parece loucura mas a seda e invisível e apenas algumas pessoas podem vela, depois de pronto o vestido foi entregue a Jill que estava mais linda do que nunca! Mas... Contudo, porem, todavia e circunstâncias frente a todo o reino ela estava nua.

Preciso confessa que me senti em Once Upon a Time lendo esse livro, quem já assistiu sabe que final feliz naquela serie e terminantemente proibido *risos* depois toda confusão repleta de insultos e piadas maldosas, Jill foge para casa de seu primo João, sim o João pé feijão e quem não se lembra da Maria? Nesta estória Maria e um homem líder de uma gangue que acredita ser o rei da cocada preta.

Depois de trocar sua vaca por um único feijão, João, Jill e o sapo recebem a visita de uma velinha *um pouco suspeita se me permitem dizer* que oferece solução para o seus problemas em troca eles precisam encontrar um espelho magico e jura por suas vidas. O primeiro passo e procurar no céu, e ai que entra o pé de feijão.

Conseguiram entender a jogada do autor? O interessante e como ele cria situações para que os mesmos personagens possam viajar através de outras histórias, no decorrer da leitura Adam conversa com leitor de forma leve e divertida, algumas vezes nos faz perguntas, oferece explicações como o por que de Maria se um homem o autor alerta que talvez seja melhor você para por ali e não prosseguir com a leitura.

"Mas vocês tem razão. No que diz respeito a conto de fadas, isso não foi muito horrível. Não se preocupem.
As coisas pioram."

O outro conto sombrio dos Grimm e divertido e cumpri o que promete, o interesse surgiu por que sou uma grande fã de conto de fadas, acredito que assim como a maioria de vocês conheço apenas o lado doce da estória, por isso solicitei o livro. Minha curiosidade estava relacionada a parte mais sombria que mais uma vez Adam não deixou a deseja! Confesso que demorei um pouco para me identificar e me apegar a estória, no decorrer das paginas você percebe o quanto a escrita do autor e envolvente e criativa, os personagens são incríveis e muito bem construídos, acreditei que João seria meu personagem favorito mas preciso admitir que Jill e o verdadeiro destaque! O leitor não espera que o final seja tão bonito e cheio reflexões, talvez o livro não conquiste todo tipo de publico mas recomendo que dê uma chance afinal você pode se surpreender.

OBS: Outo conto sombrio dos Grimm e continuação de um conto sombrio dos Grimm.

site: http://resenhaatual.blogspot.com.br/2016/06/resenha-outro-conto-sombrio-dos-grim.html#comment-form

Batata 24/06/2016

Talvez eu esteja desejando as coisas erradas.
Outro conto sombrio dos Grimm é irreverente, divertido e horripilante ao mesmo tempo. Adam conseguiu colocar tudo isso nas 352 páginas que compõem este livro. A cada página uma aventura que surpreende ao leitor, ficamos vidrados nos acontecimentos. Pulamos no mundo de João e Jill com tanta facilidade que esquecemos do mundo ao nosso redor.

Aqui, João é uma menino solitário que desejava fazer parte da turma de Maria, outro garoto, porém valentão. Mas pera ai, outro garoto? Sim, nesta história, Maria é nada mais que um menino. Um menino que gostava de gozar com a cara de João, e por mais que João fizesse tudo para ser aceito, nunca conseguia.

Também temos Jill, prima de João, uma bela princesa que queria ser aceita pela sua mãe. Por mais que Jill tentasse parecer bela diante da majestade sua mãe, ela apenas recebia risos de escárnio da alteza, e isso a magoava muito.

Eis que depois de acontecimentos muito estranhos, é dada a missão a João e Jill de procurar um espelho mágico, em recompensa, poderiam ter tudo o que quisessem, caso contrário, perderiam suas vidas. Poderiam ter aquilo que sempre desejavam. Jill mais do que tudo desejava ser bela, João mais do que tudo desejava ter amigos. Tanto João quanto Jill queriam ser aceitos, e fariam qualquer coisa por isso.

O que mais me chamou a atenção é a facilidade com que a história flui, enquanto lia, eu não fiquei me perguntando como tais coisas eram possíveis, não fiquei questionando a veracidade da história. Eu apenas me deixei levar pelas agruras, e pude rir com isso.

Claro que, as coisas horripilantes eram horríveis, e em muitas partes este livro foi bem realista e nojento. Mas calma, nada que atrapalhe a leitura. A medida de doçura e amargura foram bem equilibradas.

E mais, olhem essa diagramação! Que fofura essas ilustrações! Os parágrafos tem um bom espaçamento da margem, deixando uma leitura fluida e rápida. E as páginas são levemente amareladas, de uma qualidade á nível do Grupo Editorial Record.

Se você deixou que sua criança interior se perdesse, esse é um livro para você se encontrar. Se o mundo lá fora acabou com suas esperanças, esse é o livro que vai te revitalizar. Esse livro irá te fazer pensar, mesmo que o mínimo possível pelos olhos de uma criança. Como as coisas simples são puras e verdadeiras, e como o mundo conseguiu corromper a felicidade infantil. Leia esse livro, seja ingênuo por algumas horas.

Veja a resenha completa no blog O Casulo das Letras, com imagens e citações da obra.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2016/06/resenha-outro-conto-sombrio-dos-grimm.html

helmalu 27/06/2016

Divertido e muito bem narrado
Em Outro conto sombrio dos Grimm, o escritor/narrador Adam Gidwitz nos conduz ao lado de João (aquele do pé de feijão!) e Jill, sua prima (você estava pensando que seria a Maria? Aqui nessa estória Maria é um menino!).
Tudo começa quando Jill é forçada a usar pela sua mãe, a rainha, um vestido de seda. A questão é que essa seda, tão especial que ninguém podia vê-la, na verdade não existia, e a princesa Jill foi humilhada na frente de todo o reino. Já João, que prometeu vender a vaca Leitosa por cinco moedas de ouro, na verdade acabou a trocando por uma semente de feijão mágico, o que deixou seu pai furioso.
Os primos, depois de decepcionarem seus respectivos pais, decidem fugir subindo no pé de feijão que foi plantado por uma senhora misteriosa, que pediu em troca, que buscassem um espelho mágico para ela. Lá em cima, encontram gigantes, depois sereias, a seguir, duendes e por aí vai. Perpassando pelas estórias de vários outros contos de fadas, os dois, João e Jill, em companhia do sapo Sapo (o nome do sapo é Sapo, gente, e ele fala, obviamente) passam por diversas ameaças e embarcam numa viagem de autoconhecimento.

“Seu lar é onde você pode ser você mesmo.”

Seguindo a tradição dos contos de fadas originais, Gidwitz teceu uma narrativa recheada de referências a outros contos de fadas, como os da Mamãe Gansa, A roupa nova do Imperador, A princesa e o Sapo e muitos outros, em que a cada capítulo, iniciados com “Era uma vez” ou uma frase do tipo, o leitor se depara com uma referência diferente. O interessante é que, ao final do livro, o autor detalha de onde se inspirou em cada passagem do livro e quais capítulos são originais, ou seja, escritos sem nenhuma interferência de estórias já escritas. Além disso, ele manteve a essência sinistra e apavorante dos contos de fadas, porém, deu um toque de humor muito oportuno e que deixou a leitura divertida e demais.

“João levou uma vaca à feira do mercadinho,
“Encontrou um trapaceiro no meio do caminho!
O garoto mais burro de toda a região,
Trocou sua vaca por um feijão!”

Não posso deixar de citar as interrupções do narrador – que nessa estória usa a voz do próprio autor – que são muito, muito, muito engraçadas. Eu ria demais, como uma criança, com as passagens do narrador tentando explicar alguns absurdos ou pedindo desculpas por alguma parte nojenta ou cruel da narrativa:

“Vocês querem dizer essa palavra, não querem? [...]
É assim:
AI-DEC-CÊ VON FÓI-ER, DER MEN-CHEN FLAICH-FRÉS-ENDE.
Viram? Não foi tão ruim.
Agora, espero que vocês a pronunciem toda vez que eu a escrever, porque levo um minuto e meio para digitá-la e, se vou ter todo esse trabalho, é melhor que vocês também o tenham.”

Além da estória, que eu não tinha como dar menos que cinco estrelas no Skoob, a edição também merece um comentário à parte: é cheia de ilustrações que remetem à passagens da narrativa, com páginas amareladas e letras agradáveis para a leitura, a edição da Galera Junior está de parabéns. Ponto positivo também para a revisão, impecável.

***
Ao ler Outro conto sombrio dos Grimm, e também relacionando essa leitura a alguns teóricos que li no curso de Letras, como a Regina Zilberman e Teresa Colomer, fiquei pensando como foi que contos de fadas como os de Grimm e Hans Christian Andersen foram cair nas graças do público infantil. Pois, pensando aqui com meus botões, os contos de fadas originais remetem a muitos séculos atrás, já a literatura infantil é um advento recente, então, como um gênero que não foi escrito para crianças, hoje, é considerado literatura infantil? Quem foi que teve a ideia de transformar contos com temáticas como estupro, violência, crueldade, trapaças e maldade em estórias para crianças? É interessante pensar como estórias que eram da tradição oral, contadas entre adultos, depois escritas em forma de narrativa e consagradas nos nomes de Andersen, irmãos Grimm, Perrault etc., hoje, são associadas à crianças. Como diriam alguns professores meus: “Isso dá um TCC!”

site: http://leiturasegatices.blogspot.com.br/2016/06/outro-conto-sombrio-dos-grimm-adam.html

karen.cavalcanti. 23/06/2021

leitura interessante!
eu achei esse livro PERFEITO ?? me prendeu do início ao fim. adorei o desenvolvimento dos personagens e de como a história foi acontecendo bem naturalmente

ViagensdePapel 30/03/2017

Um dos meus livros preferidos que eu li ano passado foi “Um conto Ssmbrio dos Grimm”, que conta a história dos personagens João e Maria, escrita originalmente pelos Irmãos Grimm. Nele, o autor Adam Gidwitz traz de volta detalhes do conto que foram sendo deixados de lado ao longo dos anos. Agora em seu novo livro, Outro conto sombrio dos Grimm, ele fala sobre “João e o Pé de Feijão”. Em ambas as obras, o autor escreve em uma linguagem bastante atual e traz comentários pessoais, que ajudam a complementar a trama.

O autor mistura neste segundo livro alguns outros contos, como “O poço dos desejos”, “O vale cinzento”, entre outros. A história traz como personagens principais Jill, uma princesa ainda criança, seu primo João, que também é criança, e um sapo de três pernas. Depois de João vender uma vaca em troca de um feijão mágico e brigar feio com o pai, ele encontra a prima que foge de casa com um sapo que conheceu na floresta. Juntos eles embarcam em uma jornada em busca de um espelho mágico, para pagar uma promessa com uma bruxa.

Engana-se quem pensa que o livro é voltado para crianças. Como lembra o autor, os “contos de fadas” nasceram originalmente como histórias bastante macabras e sem fofura alguma. Aqui temos um pouco de tudo: nudez, assassinatos, sangue, violência etc. O tempo passou e elas foram sendo adaptadas e, pouco a pouco, se tornaram bastante acessíveis a qualquer tipo de público.

Outro dia participei de uma discussão via redes sociais sobre o conteúdo dos contos de fadas, que mesmo em versões mais “softs” ainda trazem elementos bastante questionáveis, principalmente sobre o papel da mulher. As críticas são válidas e acredito que as mais recentes versões dessas histórias para o cinema buscam essa atualização de conceitos (vide os últimos filmes da Cinderela, Malévola, Alice No País das Maravilhas etc). Porém, acredito também ser necessário termos acesso as versões originais, sem cortes.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2016/06/06/sombrio-dos-grimm-um-conto-sombrio-dos-grimm-2-de-adam-gidwitz/

Karini.Couto 31/05/2016

"Vemos agora um pobre reflexo.
Mas então veremos face a face."

Olá leitores, tudo bem?

Hoje venho falar um pouco do livro Outro Conto Sombrio Dos Grimm; uma reunião de contos sombrios com suas versões baseadas nas originais e que pode ser lido mesmo por aqueles que não leram o livro um dessa série!

As histórias são de leitura rápida e fácil; mesclando ironia com um toque meio infantil já que se trata de contos de fadas, porém com uma pegada mais macabra que pode assustar pessoas mais sensíveis. Acho que muitos sabem que os famosos contos de fadas possuem outras versões que não são as conhecidas pelas crianças e que viraram filmes da Disney e afins. Os irmãos Grimm são uns dos que possui uma coletânea dos contos.. Adam Gidwitz nos traz essa releitura dos contos de fadas trazendo as versões originais "para a cama". Ou seja, contos de fada com versões mais sombrias e sangrentas! rsrs Quem ainda não se aventurou por essa modalidade especifica e adora contos como eu, não perca!

"... aqueles contos de fadas que você escuta infinitamente nem mesmo são os verdadeiros contos de fadas. Alguma vez seus professores disseram a vocês: 'Hoje, crianças, vamos ler uma história de Cinderela em que as meias-irmãs arrancaram os dedos do pé e os calcanhares com uma faca de açougueiro! Então pássaros furam seus olhos com bicadas! Prontos? Todo mundo está sentado de pernas cruzadas como índios?"

Esse volume traz vários contos, tais como: O poço dos desejos, A mãe maravilhosa, João e Jill e o pé de feijão, O vale cinzento, entre outros. Alguns mais curtinhos com pouco mais de vinte páginas e outros um pouco mais longos e são narrados em primeira pessoa por uma voz bastante irônica que busca quebrar um pouco a mesmice de se ler um conto ou uma releitura e mais nada.. Sempre que tem fatos que batem com as histórias que já conhecemos esse narrador entra na história e nos explica como era no conto de fulano e como é esse conto que estamos lendo. Muitas vezes "desdenhando" que a forma anterior era sem graça e que essa é bem mais sombria ou divertida! É como se estivéssemos literalmente "ouvindo" a história ser contada naquele momento. por uma pessoa que está falando diretamente conosco!

Entre todos os contos, eu amei a do Sapo - O Poço dos desejos - pois se percebe uma carência no pobre sapo que se "apaixonou pela beleza da jovem princesa", mas que logo descobriu que de bela, ela não tinha nada. Já que o machucou não apenas com palavras, mas também com agressão física e que o deixou sem uma das patas. O sapo era apenas um sapo e não um príncipe, como nos contos que todos estão acostumados. Mas em O Poço dos desejos o nosso doce e gentil sapo percebeu que o lugar que ele morava e a companhia das salamandras era muito melhor que ser humilhado e escorraçado por uma princesa arrogante e malvada. Beleza não é tudo!

No conto do João e Jill e o pé de feijão (o famoso João e o pé de feijão), o sapo que me encantei tanto no primeiro conto, retorna depois de perder sua pata e ter seu coração esmigalhado pela princesa malvada. Jill é uma princesa que sentia vontade de estar cada vez mais linda e arrumou uma seda para um novo vestido. Porém as pessoas a sua volta não viam vestido nenhum, mas uma jovem princesa nua. Com muita vergonha fugiu e se encontrou com "meu querido sapo" e João para viverem novas aventuras!

Não pensem - "Há.. Tem um sapo fofo e uma princesa bonita; então não deve ser nada sinistro". Aparências enganam meus caros leitores. Nada é fofinho! Nada é bonitinho! Me apaixonei pelo SAPO sim!; mas por ele ser educado, gentil e principalmente por ter seu coração partido e uma pata a menos! ahaha Sou dessas!

Todos os contos são de fato sombrios, engraçados e muito bem escritos. Li, em menos de 24h, pois como eu disse, os contos são curtinhos entre um e outro e são releituras de vários clássicos aonde um personagem vai passeando por aqui e por ali, interligando-se e transformando a obra em algo incrível!