Outro Conto Sombrio Dos Grimm

Outro Conto Sombrio Dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Outro Conto Sombrio Dos Grimm

Ingrid Micthell 18/06/2016

Não e segredo para ninguém que o “famoso conto fadas” original não é exatamente como imaginávamos. Adam Gidwit nos proporciona uma leitura leve ao mesmo tempo sombria, sabe aquela velha estória entre a princesa e o sapo? Então... Infelizmente dessa vez não ocorreu como planejado, o sapo além de não ter se transformado em príncipe e ferido e desprezado pela princesa de maneira mais cruel e agora lhe resta apenas três pernas.

"Agora a essa altura, talvez vocês estejam achando que conhecem essa história. E tenho certeza de que já ouviram alguma versão dela desfigurada, estrangulada e quase transformada em algo doce, depois de anos e anos sendo contada a crianças pequenas."

No segundo conto “a mãe maravilhosa” conhecemos a princesa Jill, durante a comemoração do aniversário da rainha, um mercador aventureiro decidi presenteá-la como uma seda e promete faze-lhe um vestido, pode parece loucura mas a seda e invisível e apenas algumas pessoas podem vela, depois de pronto o vestido foi entregue a Jill que estava mais linda do que nunca! Mas... Contudo, porem, todavia e circunstâncias frente a todo o reino ela estava nua.

Preciso confessa que me senti em Once Upon a Time lendo esse livro, quem já assistiu sabe que final feliz naquela serie e terminantemente proibido *risos* depois toda confusão repleta de insultos e piadas maldosas, Jill foge para casa de seu primo João, sim o João pé feijão e quem não se lembra da Maria? Nesta estória Maria e um homem líder de uma gangue que acredita ser o rei da cocada preta.

Depois de trocar sua vaca por um único feijão, João, Jill e o sapo recebem a visita de uma velinha *um pouco suspeita se me permitem dizer* que oferece solução para o seus problemas em troca eles precisam encontrar um espelho magico e jura por suas vidas. O primeiro passo e procurar no céu, e ai que entra o pé de feijão.

Conseguiram entender a jogada do autor? O interessante e como ele cria situações para que os mesmos personagens possam viajar através de outras histórias, no decorrer da leitura Adam conversa com leitor de forma leve e divertida, algumas vezes nos faz perguntas, oferece explicações como o por que de Maria se um homem o autor alerta que talvez seja melhor você para por ali e não prosseguir com a leitura.

"Mas vocês tem razão. No que diz respeito a conto de fadas, isso não foi muito horrível. Não se preocupem.
As coisas pioram."

O outro conto sombrio dos Grimm e divertido e cumpri o que promete, o interesse surgiu por que sou uma grande fã de conto de fadas, acredito que assim como a maioria de vocês conheço apenas o lado doce da estória, por isso solicitei o livro. Minha curiosidade estava relacionada a parte mais sombria que mais uma vez Adam não deixou a deseja! Confesso que demorei um pouco para me identificar e me apegar a estória, no decorrer das paginas você percebe o quanto a escrita do autor e envolvente e criativa, os personagens são incríveis e muito bem construídos, acreditei que João seria meu personagem favorito mas preciso admitir que Jill e o verdadeiro destaque! O leitor não espera que o final seja tão bonito e cheio reflexões, talvez o livro não conquiste todo tipo de publico mas recomendo que dê uma chance afinal você pode se surpreender.

OBS: Outo conto sombrio dos Grimm e continuação de um conto sombrio dos Grimm.

site: http://resenhaatual.blogspot.com.br/2016/06/resenha-outro-conto-sombrio-dos-grim.html#comment-form

Lê Golz 17/06/2016

Adorei!
"Outro conto sombrio dos Grimm", publicado pela Galera Junior é uma obra de Adam Gidwitz, depois do livro "Conto sombrio dos Grimm", em que ele faz uma releitura das histórias tão famosas dos Irmãos Grimm e de outros autores. Não li o primeiro livro, mas isso não atrapalhou em nada, já que cada um descreve uma história diferente, sem deixar de levar os contos para o lado mais sombrio.

Como o subtítulo descreve, conheceremos a história de João, o pé de feijão e um Sapo de três pernas, e também teremos outra personagem para os acompanhar, a princesa Jill. O livro é dividido em contos, mas que se entrelaçam, pois cada um segue o ritmo do anterior. Conheceremos primeiro a história de um sapo que vive solitário nas profundezas de um lago, exceto pela companhia de inúmeras salamandras. João e o pé de feijão é apresentado com semelhanças e diferenças quanto a história original, e Jill, uma princesa que foge do reino após um episódio constrangedor, também é retirada de um conto e apresentada a nós. Em suma, cada personagem, cenário e acontecimento foi inspirado em algum conto famoso que já existia, portanto, a obra é uma releitura única e criativa de Gidwitz.

Em se tratando de um infantojuvenil, o autor trabalhou uma escrita ágil, simples e completamente envolvente, com uma narrativa em terceira pessoa. Adorei a forma singela com que ele "conversa" com o leitor, interrompendo por vezes sua narração para explicar algum acontecimento e fazer alguma ironia ou "brincadeira". Para um leitor mais jovem, sem dúvidas é uma leitura bastante prazerosa e fácil de acompanhar.

A medida que a leitura avança vamos reconhecendo em cada um dos contos uma história que nos parece familiar, mas com um toque de alteração aqui e ali, teceu-se um novo conto. Se não conseguir identificar algum dos contos, ao final do livro o autor esclarece de onde muito deles foram tirados.

Se o enredo e a criatividade do autor me agradou, o trabalho gráfico não fica atrás. Com folhas amareladas, espaçamento e fonte em tamanho ideal, a obra ainda conta com ilustrações em cada início dos contos, que renderam um ar ainda mais confortante para a leitura.

"Então veio um rugido. Um rugido que nunca foi descrito de forma precisa em todas as vezes que essa história foi contada. Um rugido que estremeceu as paredes e o teto, que criou ondas no mar de lava..." (p. 238)

Simplesmente adorei "Outro conto sombrio dos Grimm", pela sua simplicidade e bom humor. O que mais gostei no livro, sem dúvidas foi a reflexão que o autor ainda trouxe no desfecho. Apesar de ser classificado como um infantojuvenil, ele pode ser lido e agradar facilmente qualquer público. A linguagem nem é infantil demais, e tampouco adulto demais. Esse livro foi uma grata surpresa, e recomendo para quem gosta de leituras leves e descontraídas.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/06/resenha-outro-conto-sombrio-dos-grimm.html

Lucas 17/06/2016

Outro Conto Sombrio Dos Grimm (claqueteliteraria.blogspot.com.br)
Quem acompanha o blog sabe: eu amo contos de fadas. Originais, releituras, adaptações... Tudo o que tem relação aos contos famosos que quase todos conhecemos, eu me sinto na obrigação de conferir. Outro Conto Sombrio dos Grimm é uma história que mistura alguns contos que conhecemos, gerando uma aventura muito legal.

Adam Gidwitz, nas páginas do livro, nos leva a uma aventura muito legal misturando alguns contos como João e o Pé de Feijão, A Roupa Nova do Imperador, O Príncipe Sapo e alguns outros. Vocês podem dizer que existem várias releituras e adaptações dos contos por aí, porém, Adam nos leva por um caminho diferente. O autor pegou praticamente apenas a base desses contos, adicionou personagens, conflitos, lugares, misturou tudo e criou algo super original e interessante. É algo que te faz esquecer as histórias originais e te diverte como se fosse a primeira vez que você lê - o que é verdade, tecnicamente.

Por ter sido publicado pela Galera Júnior, selo destinado a um público infantojuvenil, eu esperava encontrar uma história bem rasa e até um pouco infantil, mas não foi muito por aí. A palavra "sombrio" no título não é equivocada, pois há partes em que a história realmente é bastante sombria, tanto que até duvidei se aquilo deveria ou não ser lido por uma criança (apenas as um pouco mais velhas). Esse fato, além tornar a história ainda mais legal e interessante, faz com que a idade de leitura não seja tão importante assim, podendo ser destinado tanto a uma criança, a um adolescente quanto a um adulto. Eu me encantei bastante com a história.

Um dos pontos fortíssimos, se não for o mais forte, é a narrativa de Adam Gidwitz. Além de ser narrado como um verdadeiro conto de fadas, com direito a "era uma vez" e etc, há uma conversa direta com o leitor de vez em quando no meio dos capítulos, dando uma opinião, avisando sobre tais fatos que virão a acontecer ou até mesmo perguntas para que o leitor responda. Esse efeito me pareceu bastante com a narativa de Desventuras em Série, que também é muito boa.

A diagramação pela Galera Júnior também é um ponto a se destacar. A editora nos traz uma edição belíssima, começando pela capa, que é muito bonita, seguido por ilustrações ainda mais lindas, primeiramente no sumário e depois no início de cada capítulo, tendo relação com o que irá acontecer. O tamanho da letra é ótimo, possibilitando uma leitura muito agradável e rápida.

Outro Conto Sombrio dos Grimm, apesar de ser o volume dois, não depende da leitura do primeiro. É um livro interessante, original, divertido, muito rápido de se ler, para todas as idades e com uma escrita maravilhosa. Infelizmente ainda não li o primeiro volume, mas pretendo mudar isso logo, pois realmente me encantei com esse - ainda mais porque dizem que é ainda melhor.

site: http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/2016/06/resenha-outro-conto-sombrio-dos-grimm.html

vinicius.fagundes.93 16/06/2016

Pra começo de conversa, preciso falar que não é preciso ler o primeiro volume dessa coleção antes de ler esse segundo. Então, não deixe isso te impedir de ler esse livro, porque você vai se arrepender. Eu, que já estava meio enjoado de releituras de contos de fadas, achei que não ia impressionar com esse livro. Olha, vou te contar, eu estava redondamente enganado.

Pra quem, assim como eu, não leu o primeiro livro, vou explicar um pouco sobre a forma que Adam Gidwitz conta essas histórias que já são tão conhecidas: além de apresentar uma versão mais fiel aos contos originais (que na grande maioria das vezes, são bem mais sinistras do que as versões atuais), ele oferece comentários bastante engraçados e conversa diretamente com o leitor. Isso torna a leitura bem mais divertida.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-outro-conto-sombrio-grimm

Debyh 05/06/2016

Desafiando os Irmãos Grimm
Neste livro temos toda uma mistura de vários contos de fadas, e mais uma boa parte da VERDADEIRA história (assim o autor nos diz) sobre o que aconteceu, o que tenho que dizer me causou risos, afinal é muita audácia desafiar os Irmãos Grimm hahaha.
Prepare-se pra pegar referencias o tempo todo e rir com personagens de contos de fadas que na verdade não são como imaginamos… aqui eles são bem piores e eu adorei isso.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/outro-conto-sombrio-dos-grimm-adam-gidwitz/

Kétrin 05/06/2016

Em Outro Conto Sombrio dos Grimm, o autor irá reunir alguns contos populares e criar sua própria versão ao estilo irmãos Grimm. É uma história nada fofinha, e sim com muito sangue e morte. Tudo isso envolvendo três personagens principais.

Jill é uma princesa que sempre quis ser linda igual sua mãe, e ela viu uma oportunidade quando apareceu um mercador de sedas no castelo e lhe ofereceu um vestido feito com a seda mais linda e refinada do mundo. Mas era uma seda que nem todos podiam enxergar, apenas os olhos mais refinados podiam ver. Jill não viu, mas quis o vestido mesmo assim quando todos começaram a dizer que a seda era linda. Na procissão, Jill estava com seu vestido novo, mas ela começou a ouvir muitas risadas e murmúrios, até que percebeu que estava nua e fugiu da humilhação. Ela correu na direção da floresta e encontrou um Sapo de três pernas que pediu pra ir embora com ela, pois ele já sofreu demais e não queria mais ficar no poço.

Então, Jill e o Sapo foram em direção a aldeia e encontraram João, primo de Jill. O pai do João é irmão da Rainha e resolveu largar sua vida no luxo e viver humildemente como um camponês. Ele ofereceu a tarefa de vender a vaca na cidade para João, e o mesmo foi com a vaca e voltou com um feijão. O pai ficou com tanta raiva dele, e João ficou muito triste, até que apareceu Jill e o Sapo, e logo em seguida uma velha senhora que fez uma proposta para eles. Eles deveriam ir em busca do espelho mágico e em troca, a velha realizaria seus maiores desejos. E é aí que os três amigos partem em uma aventura louca.

Outro Conto Sombrio dos Grimm é um livro infantojuvenil, com uma pegada mais sangrenta. Desde o início o autor já informa que esse não é aqueles contos de fadas em que todos estão acostumados, aqui tem muito sangue, mortes, e muitas vezes o leitor se sentirá enjoado. E é exatamente isso que ele trás, mas tudo com um toque de humor. Acredito que a melhor parte é os comentários dele, em que ele está contando a história e para do nada para explicar alguma coisa, como se estivesse falando diretamente com o leitor.

Em cada capítulo, o autor mostra um conto de fadas diferente, ele reúne todos e cria o seu próprio de um modo bem criativo. O que o leitor não espera nesse livro, é tirar uma mensagem para refletir. O autor nos surpreende quando no final mostra que apesar de toda essa aventura louca e sangrenta, ele colocou uma mensagem bonita e simples, para todos refletirem. O mais bacana é que ele tem a escrita muito fluída e é possível ler o livro rapidamente.

Acredito que esse é um livro que irá agradar uma grande parte do público, por ser um infantojuvenil irá agradar esse público, mas nada impede que as pessoas que gostam de um livro mais intenso, gostem também. Eu gostei pois adoro um bom conto de fadas, e com esse toque sangrento ficou ainda melhor.

site: http://www.oteoremadaleitura.com/2016/05/outro-conto-sombrio-dos-gimm-de-adam.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 01/06/2016

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade (acesse pelo link aí no final para ver fotos de detalhes da edição)
Era uma vez um sapo falante e de três pernas que morava num poço com salamandras, ele se chamava Sapo e gostava de olhar para o céu. Um dia ele encontrou uma princesa chamada Jill, ela estava indo ao encontro do primo, após fugir do castelo depois de ser humilhada. Jill tinha a mãe mais linda do mundo, mas todo o seu ser se resumia em ser bela, não sobrava espaço algum para que fosse mãe, ainda assim, a garota a admirava. O Sapo decidiu acompanhar Jill até a casa de João, mas as coisas para o menino também não estavam muito boas. João era um garoto sonhador, sonhador demais, inocente, até bobo. Tudo o que ele desejava era ser aceito pelo grupo de Maria, o valentão do povoado em que vivia (sim, Maria é o nome de um garoto) e, influenciado por Maria, achou que trocar a vaca, um dos poucos bens da família, por um feijão supostamente mágico seria um bom negócio.

"Eu faço aniversário?, se perguntou a pequena Jill. Ela achava que apenas a rainha fazia aniversário. Ela sabia que nem sempre tinha estado viva, obviamente, mas jamais tinha passado por sua cabeça que ela - ou qualquer um além de sua mãe, na verdade - tinha nascido num dia específico. Era quase uma ideia tola pensar que pessoas além de sua mãe fizessem aniversário." (página 48)

Quando Jill, João e o Sapo estavam juntos, apareceu uma velha que lhes fez uma proposta: ela realizaria os desejos da garota e de seu primo se eles recuperassem um objeto mágico. Sentindo que não tinham nada a perder e desejando ter uma vida diferente, os dois aceitaram a proposta da velha, e o feijão que João tinha se mostrou realmente mágico após um encantamento da velha, sendo capaz de levá-lo com Jill e o Sapo para um castelo no céu, e assim começaria a busca pelo objeto mágico que poderia mudar suas vidas, ou acabar com elas, caso não encontrassem o que procuravam.

Em "Outro conto sombrio dos Grimm", o escritor Adam Gidwitz faz uma releitura de clássicos dos contos de fadas, como "João e o pé de feijão", com o intuito de provar que os contos de fadas podem não ser fofinhos como conhecemos quando crianças. E ele se sai muito bem nessa empreitada! João, Jill e o Sapo precisam de coragem e inteligência para vencer gigantes, sereias, duendes e outros perigos que enfrentarão na busca de uma vida mais feliz, e precisam permanecer juntos. Ao final da jornada, a relação do trio se torna ainda mais forte, uma amizade para a vida toda, e eles descobrem que, talvez, a paz e a felicidade que procuravam estava muito mais próxima do que imaginavam.

"Outro conto sombrio dos Grimm" não é um livro que recomendo para crianças muito pequenas; minha sobrinha que tem cinco anos, já estava meio horrorizada quando, bem no começo da obra, descobriu como o sapo perdeu uma perna, mas acho que a partir dos dez anos já é uma leitura interessante de ser feita, especialmente por falar sobre crianças/adolescentes que procuravam o seu lugar no mundo, que queriam encontrar a sua identidade. Essa lição de não viver em busca da aprovação dos outros, mas de descobrir suas potencialidades e viver em paz consigo mesmo, é algo que precisamos recordar, seja em qualquer época da vida.

Eu esperava um livro bem mais levinho do que encontrei, em algumas cenas fiquei extremamente tensa, com o coração acelerado e os olhos grudados nas próximas palavras, achando que não haveria saída para os protagonistas (ou que eles não sairiam inteiros de algumas situações), mérito da narração do autor, que alterna esses momentos com outros onde ele parece conversar com o leitor. Onde já se viu, em plena página 84, ele aconselhar que se largue o livro? Se bem que pode ser um bom conselho, pois o que os protagonistas encontram no capítulo 11 é assustador, muito assustador!

"Na verdade, se vocês são o tipo de pessoa que não gosta de ler sobre sofrimento, derramamento de sangue e lágrimas, por que não fingem que o dia acabou ali e fecham o livro agora mesmo?
Por outro lado, se vocês são o tipo de pessoa que gosta de ler sobre sofrimento, derramamento de sangue e lágrimas... bem, posso perguntar educadamente:
- O que há de errado com vocês?" (página 84)

Apesar de me irritar um pouco com a inocência extrema do João, eu gostei bastante dos protagonistas, especialmente da Jill, que parecia tão inteligente, mas tinha seu ponto fraco na vontade de agradar a mãe e ser como ela. O Sapo é uma figura divertidíssima, um dos personagens que mais gostei na trama. E queria mencionar que achei ótima a forma como o autor fez com que as histórias dos protagonistas se entrelaçasse, todos tinham um passado concreto e crível, eles vieram de algum lugar antes do "Era uma vez". Só no final que o desfecho de alguns coadjuvantes não me satisfez, acho que a mãe da Jill precisava de um espaço maior para se redimir, mas compreendo que o livro não era sobre os adultos, e sim sobre João e Jill.

"-Viu? - falou ela para o sapo. - Eu disse que ele ia gostar de você.
- Nesse caso - disse o sapo -, João, sinto muito por ter feito xixi em você. Nós, sapos, não temos muitas defesas, sabe.
O menino riu e ofereceu um sorriso meio amarelo.
- Está tudo bem - respondeu ele. - Meninos também não têm." (página 84)

Sobre a parte visual: a capa é linda e condizente com a obra, tem verniz localizado e confesso que foi o que inicialmente chamou minha atenção. As páginas são amareladas e porosas. No início de cada capítulo, há uma ilustração. A diagramação tem letras de bom tamanho, espaçamento entre as linhas e margens grandes. É uma edição bem bonita e cheia de detalhes, com poucos erros de revisão.

Enfim, "Outro conto sombrio dos Grimm" é um livro de leitura fluida, que recomendo para quem gosta de fantasia e contos de fadas, ou para quem gosta de terror (se não gosta, também pode ler que não é tão assustador assim, afinal, é uma ficção juvenil, mas que certamente passará uma boa lição e será uma fonte de inspiração para leitores de todas as idades). Há, essa não é a primeira obra de Adam Gidwitz, ele também é autor de "Um Conto Sombrio dos Grimm", que traz a "verdadeira história de João e Maria".

"Seu lar é onde você pode ser você mesmo." (página 317)

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/06/resenha-livro-outro-conto-sombrio-dos.html

Karini.Couto 31/05/2016

"Vemos agora um pobre reflexo.
Mas então veremos face a face."

Olá leitores, tudo bem?

Hoje venho falar um pouco do livro Outro Conto Sombrio Dos Grimm; uma reunião de contos sombrios com suas versões baseadas nas originais e que pode ser lido mesmo por aqueles que não leram o livro um dessa série!

As histórias são de leitura rápida e fácil; mesclando ironia com um toque meio infantil já que se trata de contos de fadas, porém com uma pegada mais macabra que pode assustar pessoas mais sensíveis. Acho que muitos sabem que os famosos contos de fadas possuem outras versões que não são as conhecidas pelas crianças e que viraram filmes da Disney e afins. Os irmãos Grimm são uns dos que possui uma coletânea dos contos.. Adam Gidwitz nos traz essa releitura dos contos de fadas trazendo as versões originais "para a cama". Ou seja, contos de fada com versões mais sombrias e sangrentas! rsrs Quem ainda não se aventurou por essa modalidade especifica e adora contos como eu, não perca!

"... aqueles contos de fadas que você escuta infinitamente nem mesmo são os verdadeiros contos de fadas. Alguma vez seus professores disseram a vocês: 'Hoje, crianças, vamos ler uma história de Cinderela em que as meias-irmãs arrancaram os dedos do pé e os calcanhares com uma faca de açougueiro! Então pássaros furam seus olhos com bicadas! Prontos? Todo mundo está sentado de pernas cruzadas como índios?"

Esse volume traz vários contos, tais como: O poço dos desejos, A mãe maravilhosa, João e Jill e o pé de feijão, O vale cinzento, entre outros. Alguns mais curtinhos com pouco mais de vinte páginas e outros um pouco mais longos e são narrados em primeira pessoa por uma voz bastante irônica que busca quebrar um pouco a mesmice de se ler um conto ou uma releitura e mais nada.. Sempre que tem fatos que batem com as histórias que já conhecemos esse narrador entra na história e nos explica como era no conto de fulano e como é esse conto que estamos lendo. Muitas vezes "desdenhando" que a forma anterior era sem graça e que essa é bem mais sombria ou divertida! É como se estivéssemos literalmente "ouvindo" a história ser contada naquele momento. por uma pessoa que está falando diretamente conosco!

Entre todos os contos, eu amei a do Sapo - O Poço dos desejos - pois se percebe uma carência no pobre sapo que se "apaixonou pela beleza da jovem princesa", mas que logo descobriu que de bela, ela não tinha nada. Já que o machucou não apenas com palavras, mas também com agressão física e que o deixou sem uma das patas. O sapo era apenas um sapo e não um príncipe, como nos contos que todos estão acostumados. Mas em O Poço dos desejos o nosso doce e gentil sapo percebeu que o lugar que ele morava e a companhia das salamandras era muito melhor que ser humilhado e escorraçado por uma princesa arrogante e malvada. Beleza não é tudo!

No conto do João e Jill e o pé de feijão (o famoso João e o pé de feijão), o sapo que me encantei tanto no primeiro conto, retorna depois de perder sua pata e ter seu coração esmigalhado pela princesa malvada. Jill é uma princesa que sentia vontade de estar cada vez mais linda e arrumou uma seda para um novo vestido. Porém as pessoas a sua volta não viam vestido nenhum, mas uma jovem princesa nua. Com muita vergonha fugiu e se encontrou com "meu querido sapo" e João para viverem novas aventuras!

Não pensem - "Há.. Tem um sapo fofo e uma princesa bonita; então não deve ser nada sinistro". Aparências enganam meus caros leitores. Nada é fofinho! Nada é bonitinho! Me apaixonei pelo SAPO sim!; mas por ele ser educado, gentil e principalmente por ter seu coração partido e uma pata a menos! ahaha Sou dessas!

Todos os contos são de fato sombrios, engraçados e muito bem escritos. Li, em menos de 24h, pois como eu disse, os contos são curtinhos entre um e outro e são releituras de vários clássicos aonde um personagem vai passeando por aqui e por ali, interligando-se e transformando a obra em algo incrível!

Daisy @nuvemdeletras 30/05/2016

Um livro divertidinho que também é pra gente grande
Comecei a leitura de “Outro Conto Sombrio dos Grimm” sem grandes expectativas. Eu sabia que o livro poderia pender mais para o infanto-juvenil, já que ele foi publicado pelo selo Galera Junior do Grupo Editorial Record. Só não imaginava que esse livrinho pudesse me encantar tanto! Até agora estou cheia de amores por ele.

Assim como o outro livro do autor, “Um Conto Sombrio dos Grimm” (cujo livro AINDA não li, mas certamente lerei num futuro próximo), em “Outro Conto Sombrio dos Grimm” Adam Gidwitz faz uma releitura de histórias infantis, como “João e o Pé de Feijão”, “A Roupa Nova do Imperador”, “O Príncipe Sapo”, entre outras.

Aí você pode estar se perguntando: mas é releitura, então deve ser meio chato. Rá! É aí que você se engana. Esse livro se baseia nessas histórias que falei, mas é só. O desenvolvimento é super original, interessante e divertido! É aquele tipo de livro que não importa se você já conhece as histórias originais (ou não), é criança ou adulto, ou nem se interessa tanto assim pelos famosos “contos de fadas”. Você vai se divertir. Sério. Eu já conhecia algumas delas e mesmo assim o autor conseguiu me surpreender. Arrisco dizer que esse livro ficou entre um dos mais divertidos que li do começo do ano até agora. Amei, amei.

Grande parte do mérito do meu contentamento (além da história que se desenvolve da maneira mais doida – e divertida – possível) foi por conta do narrador. A história que é narrada em terceira pessoa, conta ainda com um narrador que faz intervenções cômicas em várias partes da história com sua opinião, alertas sobre quando algo terrível (ou nojento) está prestes a acontecer, e, principalmente, conversando com o leitor. Acho que isso fez toda a diferença e trouxe muita graça a leitura! É o tipo de livro que pode ser contado a uma criança e até mesmo um adulto, e divertir todo mundo.

Adorei a forma original que o autor conduziu vários acontecimentos da história e as modificações dos clássicos infantis, como o fato de o livro acompanhar João e sua prima Jill, e ainda ter um personagem chamado Maria que, nessa história, é um menino que importuna João hahha Eu sei que isso pode estar soando repetitivo, mas... gente LEIAM ESSE LIVRO! Ele é muito cômico e tão incrível! Sem contar que traz uma enorme nostalgia durante a leitura dos clássicos infantis. Mas, é claro, sem deixar de lado o tom ~~macabro~~ que o autor promete desde o início da história. Vale totalmente a leitura!

A diagramação desse livro é outra coisa que não dá pra simplesmente ignorar. A editora teve todo um capricho em deixar ilustrações super fofas antes do início de cada capítulo que remetam a acontecimentos daquela parte. Ficou uma graça! E com certeza vou mostrar um pouquinho mais lá no instagram do blog (se quiser conferir é: @nuvemdeletras).

Esse é o tipo de livro que, independente de quando ou com que idade eu vou parar pra reler, continuarei amando! Devorei cada página ansiosa por mais! O autor conseguiu me prender na leitura que além de viciante, é encantadora (e para todas as idades). E agora fiquei doida querendo ler o primeiro livro, que ouvi por aí que consegue ser melhor do que o primeiro **quero pra ontem***. Sem dúvidas Adam Gidwitz me encantou – e muito – com sua escrita. Mais que indicado!

INFORMAÇÕES:
LIVRO: Outro Conto Sombrio dos Grimm
TÍTULO ORIGINAL: In a Glass Grimmly
AUTOR: Adam Gidwitz
EDITORA: Galera Junior
PÁGINAS: 340
AVALIAÇÃO: 5 de 5 estrelas

"MAS FIQUEM ATENTOS, CAROS LEITORES. POIS NÓS SAÍMOS NO ENORME MUNDO SELVAGEM À PROCURA DE MUDANÇA, ESPERANDO CRESCER, ATRÁS DE SABEDORIA. MAS SABEDORIA É ALGO DIFÍCIL DE ENCONTRAR E, QUANDO É ALCANÇADA, PODE SE PERDER MUITO FACILMENTE. ESPECIALMENTE QUANDO AS PESSOAS ESTÃO ABANDONANDO O ENORME MUNDO SELVAGEM PARA VOLTAR AO LUGAR DE ONDE UM DIA FUGIRAM."

CONFIRA MAIS RESENHAS NO BLOG NUVEMDELETRAS.COM

site: http://nuvemdeletras.com

Ingrid Medeiros 22/05/2016

Sombrio?!
Pense nos contos de fadas que você esteja habituado a ver/escutar... Agora imagine ele na versão verdadeira, cheia de sangue, vômito e tudo o que é de direito. Pois é, "Outro conto sombrio dos Grimm" narra um desses "contos de fadas", de uma forma que aposto que você nunca viu antes.
Com uma abordagem um pouco mais infantil, mas não menos sombria, esse livro tem uma narrativa leve e bem divertida intercalada entre a continuação da história e pitadas de outros contos antes já conhecidos.
Em alguns capítulos, sendo em sua maioria, o narrador personagem da a sua opinião e nos explica alguma parte da história tornando tudo mais leve e engraçado.
Devo dizer que me surpreendi com esse livro, esperava sim algo assustador, contudo, foi um livro gostoso de ler e diferente de tudo que ja ouvi sobre João e o Pé de feijão. Claro, algumas partes foram nojentas e estranhas, mas nada que me deixou apreensiva.
Se você gosta de livros juvenis e contos de fada narrados em sua forma mais "original", esse livro sem duvidas foi feito para você!
Recomendo com toda certeza, além de ter uma edição maravilhosa, a leitura vale muito a pena!

Aione 20/05/2016

Que os contos de fadas originais não têm nada de leves e fofos não é novidade alguma – basta ir até a fonte e ler os Irmãos Grimm ou Andersen, por exemplo. E baseado nessa ideia, Adam Gidwitz retorna a eles e cria sua própria história em Outro Conto Sombrio Dos Grimm, segundo volume da série Um Conto Sombrio dos Grimm, mas que pode ser lido independentemente do primeiro, já que as histórias não são interligadas.

Os heróis a quem Gidwitz dá vida são João, o do pé de feijão; sua prima Jilly, a qual vestiu certas vestes invisíveis; e um sapo falante, que não virou príncipe. Juntos, os três partem numa jornada em busca de um espelho mágico, capaz de realizar todos os seus problemas. E, ao fazerem isso, não imaginam que a jornada irá muito além do que eles esperam.

É interessante ver como há uma mescla de elementos por todo o enredo: ao mesmo tempo em que os contos trazem certa carga de horror, fiel aos originais, são também escritos com comicidade e leveza, permitindo uma leitura bastante fluída e divertida. Há diversas intervenções do narrador durante a narrativa por meio de uma voz em primeira pessoa que podemos assumir como sendo a do próprio autor, e essas manifestações são sempre recheadas de muito bom humor. Ainda, há toda uma mensagem de fundo moral e motivacional sendo trabalhada de fundo na trama, como de costume nas obras do gênero, o que tornou a leitura ainda mais cativante.

Também, achei incrível como o autor teceu toda a trama. Ao se basear em diversos contos, de autores diferentes, Gidwitz conseguiu interligá-los e, assim, contar uma história original, mesmo que suas partes sejam advindas de outras já tão tradicionais. Cada capítulo de Outro Conto Sombrio Dos Grimm é um diferente conto, e a ligação entre eles gera a história maior narrada no livro. Vale dizer, ainda, que alguns dos contos são releituras mais fieis dos originais, ao passo que outros recebem apenas pequenos toques deles. Há, também, aqueles inéditos, nascidos da criatividade do autor.

De modo geral, Outro Conto Sombrio Dos Grimm me proporcionou uma leitura rápida, divertida e interessante, que me conquistou não apenas pela maneira com que foi construída, mas, principalmente, pela mensagem por ela transmitida. Tanto João quanto Jilly e o Sapo precisam, acima de tudo, conhecerem a si próprios, e é sempre positivo nos vermos face a face com esse lembrete, para que não nos esqueçamos, também, de nossas buscas individuais por nossa própria essência.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/05/20/resenha-outro-conto-sombrio-dos-grimm-adam-gidwitz/