Temporada dos Ossos

Resenhas - Temporada dos Ossos

1 | 2 | 3 | 4

Malu 11/02/2024

Bom, mas falta algo
Gostei bastante da leitura. É uma fantasia com um estilo bem diferente, em que os personagens lidam com espíritos e tem poderes para interagir com eles e controlá-los.
No início foi extremamente difícil entender tudo o que estava acontecendo pois são mtos nomes e mtos termos, então vc fica bem perdido, mas depois cria uma proximidade maior com a história. Os mistérios da trama e da cidade fazem com que o leitor fique super interessado no desenvolvimento dos fatos, mas acho que falta alguma coisa que traga uma emoção maior e desperte ainda mais o interesse do leitor e também o interesse pela leitura do próximo livro, o que não rolou pra mim?

Hianca1 25/01/2024

Temporada dos Ossos??
No primeiro livro de Samantha Shannon somos apresentados a uma sociedade que marginaliza os clarividentes. Considerada uma habilidade hostil aos demais. Acompanhamos os acontecimentos da vida de Page Mahoney, desde a sua vida ?normal? na cidadela de Scion London, sua segunda vida no sindicato, e os desdobramentos da Temporada dos Ossos XX.
Eu acho que esse livro tinha tudo para ser um dos meus favoritos em questão de fantasia, e não me leve a mal, o livro é realmente bom e intrigante, porém senti falta de muitas coisas que teriam feito o livro muito mais emocionantes, como exemplo: o foco nos ?poderes? da principal, ja tinha um foco ali mas eu me senti perdida e achei fraco. A relação deles (do ?Mestre? e a principal) também não foi uma das melhores (embora eu tenha amada as migalhas do casal). Eu odiei com todas as forças o final e espero mesmo que futuramente tenha um segundo livro. ??

Andressa 28/12/2023

Sobrevivência é a chave
Eu simplesmente adorei essa história, essa distopia fantástica que mistura um mundo em caos com poderes mágicos. Eu nunca havia lido uma história com esse tipo de universo que trabalha com poderes que não se vê em outros livros, tipo uma mediunidade que é usada para auxiliar seres de outros mundos a alcançarem seus objetivo obscuros. Paige teve a sua liberdade totalmente tirada depois de ser pega por pessoas poderosas que temem o seu poder, no decorrer da história ela luta para desvendar os mistério que podem mudar o seu mundo completamente, a cada página ela descobre o que realmente é além de fazer grandes aliados no caminho. Os humanos são tratados como gados, mas nem por isso serão submissos aos que querem exterminá-los.

Lunardi 30/09/2023

Chato
Boa parte dos elementos da mitologia desse livro não tem influência alguma nos personagens ou no enredo e isso me incomodou bastante. Existem diversas formas de vidência e afins mas pela maior parte do livro achei que as distinções vinham bem mais daquilo que os personagens falavam do que era efetivamente mostrado nas cenas.
A história em si é um pouco truncada e a previsibilidade da trama não ajudou a melhorar a coisa. Sem um enredo envolvente e com a mitologia enfadonha eu não vejo motivos para continuar a ler esta série.
Ah, e quanto ao romance, eu não achei ele inesperado mas achei bem mal desenvolvido e bobo.

Bruh 16/03/2023

Paige foi uma surpresa atrás de outra, livro super envolvente, com uma narrativa fácil e dinâmica... Adoreiiii

Gabriella 26/12/2022

Outro nível
Para mim esse livro não tem a notoriedade que deveria ter. Até hoje não achei o terceiro livro traduzido e forcei meu inglês para conseguir terminar o bendito livro 3. Mas falando da temporada dos ossos, é uma distopia muito boa, toda a politicagem e a estrutura hierárquica dos personagens, a busca e a necessidade de poder e mudança para a sobrevivência dos clarividentes é simplesmente muito bem trabalhada. Sério é tudo muito bem encaixado e os fios soltos vão sendo amarrados nos livros seguintes. Tem romance, traições e muita política envolvida. Sério muito bom!!?n

Flavia 09/10/2022

Não sei o porquê, mas vou continuar lendo
Eu, particularmente, sou fã de high fantasy. Então imaginei que ia gostar muito desse livro, certo? Errado. Achei que a construção de mundo foi simplesmente jogada na cara do leitor, uma infodump de informações tão importantes que se você não entedesse NAQUELE MOMENTO, a leitura não ia avançar. Eu gostei bem médio de como o mundo funciona (talvez.por não ter entedido direito) e achei que muitas coisas a autora simplesmente inventou na hora e resolveu jogar ali no meio pra ver se alguém comprava a narrativa.

Sobre os personagens, achei eles meio burros meio mal construídos. Não consegui me apegar a nenhum deles de verdade, então as coisas iam acontecendo e eu só ficava "ok próx página".

Isso também impactou na forma como eu me senti com o suposto "romance". Gente PELO AMOR DE DEUS. Do nada, DO NADA, um romance???? Sinceramente, desnecessário. Se a autor queria colocar um romance pra fazer o leitor se envolver, ela devia ter desenvolvido melhor os peesonagens. Mas tudo bem, porque acabou que o romance me fez ficar motivada pra acabar.o livro.

Vou ler o segundo da série? Sim, maa só porque quero ver aonde a autora vai levar essa história doida. Eu não ODIEI, mas tem fantasias bem melhores.
Analuz 09/10/2022minha estante
Nossa, meu sentimento foi bem semelhante. Eu precisei reler o início pra entender esse universo doido. Aí vi que não fez diferença reler porque a escrita é estranha mesmo, então só segui o fluxo.
Mas lá pela metade já tava aceitando a história haha

Flavia 10/10/2022minha estante
EXATAMENTE! o leitor não entende, ele simplesmente aceita kk

Taynara 11/09/2022

Temporada dos ossos
Então não foi uma leitura facil parei muitas vezes, mas a escrita ñ é ruim, acho q foi mais o estilo de livro por ser um distopia( algo q ñ gosto muito) por isso demorei muito pra terminar. Ñ sei se vou ler o próximo, é um livro q precisa de um final ainda mas ñ sei quando eu terei coragem de ler o segundo talvez ano q vem.
Pretendo dar mais uma chance a autora com O priorado da larangeira.

Gilda.Mayumi 04/09/2022

Super recomendo a série!
Caraca, como estou amando a escrita dessa autora! Adoro como ela desenvolve essa estória, como a narradora se expressa e como esse universo vai sendo construído

Voltei aqui pra comentar sobre esse livro depois te ter lido os outros três publicados até agora

Posso dizer que vale a pena acompanhar a série. Esse primeiro livro deixa vários ganchos para serem desenvolvidos no livros posteriores. Eu fiquei com medo da autora simplesmente se esquecer de explicar algumas coisas mas ela vai, aos poucos, esclarecendo nos próximos livros

O único problema é ter que esperar pelas continuações, o que provavelmente vai demorar vários anos ainda. Mas se vc não se importa em esperar, temos aqui um universo cheio de bons personagens, diálogos e aventuras que vale a pena ser lido e que entrega muita diversão

Joyce Adrielle 05/08/2022

Confuso
Começou confuso, no meio parecia que estava no começo e no fim parecia o meio.

A história é bacana, o universo idealizado pela autora é incrível... porém, é confuso, gente. Só comecei a entender em quase 60% do livro, nisso quando entendia. É uma mistura de imortalidade, com vampirismo, zumbis que não são zumbis, poderes especiais.

O desenvolvimento "amoroso" dos personagens principais foi péssimo, tem um romancizinho que não é romance. É como se a autora pensasse "vish, tem que colocar um amor impossível aqui" e jogasse.

Sinceramente? Quero muito ler os outros livros só para entender como termina tudo isso, porém vou deixar para depois.
Flavia 09/10/2022minha estante
Exatamente como me senti

Angélica Patriano 23/06/2022

O sindicato.
Hoje a resenha é curta: Paige, não se permitir viver, conhecer outros locais e pessoas, se agarrando àquela ilusão de amor pelo acolhimento recebido e tratamento humano, esses que podem te limitar, te prender e causar o falso sentimento de segurança e pertencimento.
Tenho, para mim, que o Agregador sabia muito bem que era você. Agora, o que ele pretende?

Foquei em algo específico no livro*.

Um bom livro: segregação, violência, abusos e controle. Uma sociedade à parte dentro de outra sociedade com os seres que adentraram nesse mundo através da ruptura no Éter.
Rephaim, Emim, Clarividência, fantasmas...

Boa leitura!

Lígia 31/12/2021

Viciante
Eu não sei porque demorei tanto pra ler esse livro. Me prendeu do início ao fim, me apaixonei pelos personagens e suas complexidades. A história, o universo, tudo, é muito bem estruturado. Um dos melhores de fantasia desse ano. E não vejo a hora da continuação.

Rebeca.Pontes 05/11/2021

Demorei meses pra eu terminar, e ainda por cima abandonei a leitura, mas dps de séculos eu voltei a ler de novo, e foi perfeito, na época que eu comecei a ler eu gostei muito do livro, mas por algum motivo que eu não lembro eu não tava muito afim de lê-lo, mas aí esse mês bateu a louca em mim e decidi voltar a leitura, e não me arrependo mesmo, o livro é realmente bom, a única crítica é
Que tem certas palavras que vc vai quebrar a cabeça pra conseguir entender.
OBS: uma dica que eu só vim descobrir dps que já tava terminando o livro, no final do livro tem um glossário com todas as palavras que vc provavelmente não vai entender, indico que vc procure a palavra que vc não entendeu, vai tornar a leitura mais fácil.

Analuz 23/09/2021

"Temporada dos Ossos" é um livro de sucesso considerável lá fora, embora o mesmo não tenha acontecido no Brasil. Publicado em 2016 pela Rocco, o título caiu no esquecimento nas terras tupiniquins. Claro que o pouco investimento em marketing contribuiu para o fracasso comercial (até porque a editora só se importa com Harry Potter), mas devo dizer que a história por si só não ajuda em nada, nem que fosse pra contribuir na divulgação boca-a-boca!

Com um misto de fantasia e distopia, Samantha Shannon apresenta o seu universo da maneira mais confusa possível, confiando que seu leitor será esperto o suficiente para preencher as lacunas inseridas, as quais ela sequer se esforça para completar ao nos introduzir à obra. Tudo gira em torno do conceito de éter, uma espécie de plano que separa o mundo dos vivos e o dos mortos. Porém, em algum do momento, teria havido uma ruptura neste, trazendo criaturas para nosso mundo, as quais se tornaram responsáveis por cuidar da fenda para evitar a passagem de outros indivíduos.

Contudo, apesar do que pode parecer, estes seres estranhos (e, novamente, mal explicados) não são bonzinhos e exigem, como pagamento do governo por seus serviços, o fornecimento de clarividentes, com a finalidade de escravizá-los. Assim, estas criaturas formam a opressora sociedade de Sheol, no lugar que um dia teria correspondido à cidade de Oxford. E é aqui que o título do livro se explica, pois, para suprir a demanda deste exótico grupo, é realizado um evento decenal denominado "Temporada dos Ossos", no qual são capturadas e enviadas para Sheol pessoas com diversos tipos de habilidades paranormais.

Neste contexto, somos apresentados a Paige, uma clarividente irlandesa (aliás, o próprio conceito de clarividência é confuso no livro). Nascida em 2040, ela tenta se misturar na sociedade inglesa futurista, buscando passar despercebida, tal qual uma pessoa "normal". A explicação para o disfarce se dá na perseguição, realizada há séculos, de qualquer um que demonstre algum tipo de habilidade extraordinária (a linha temporal exposta na história demonstra que o livro aborda uma espécie de realidade paralela à nossa, apresentando nosso próprio universo, mas com uma linha acontecimentos diferentes). E, da feita que estas pessoas com dons foram descobertas, precisaram se disfarçar para sobreviver, tal qual Paige aprendeu a fazer desde cedo.

Porém, a garota vive uma vida dupla: apesar de manter distância e de esconder do pai sua paranormalidade, encontra no submundo do crime (que também é bastante confuso) uma grande possibilidade de aplicar seus dons e ganhar recompensas por isso. Assim, a garota vive na ilegalidade e se associa a uma gangue, sendo uma bem-sucedida concubina e protegida por um mime-lorde, dado o seu grande poder para invadir mentes.

Passada a apresentação bastante econômica que a autora fornece, o enredo começa a ganhar ritmo quando Paige é capturada e levada para Sheol para ser escravizada pelas estranhas criaturas que lá habitam. Assim, a garota é designada para ficar sob o comando e treinamento do consorte de sangue da maior comandante do local, um rapaz (ou seja lá o que esse indivíduo é) que nunca teria pego um clarividente para si em qualquer Temporada dos Ossos anterior.

E é óbvio que, como qualquer mocinha de fantasia, Paige se opõe a este sistema e busca diversas formas de escapar. E é justamente aí que a história se desenrola...

Em minha opinião, este livro tem um universo com bastante potencial, tanto que, depois da metade, a história flui com mais naturalidade. A explicação para isso pode ser porque a gente simplesmente se acostuma com a escrita ou porque é a partir daí que as coisas vão se conectando melhor... mas o fato é que, mesmo com os seus MUITOS defeitos, o enredo chega a entreter.

Ainda assim, fica aqui a reclamação pela economia de explicações com que Samantha Shannon expõe o próprio universo que criou. Um mapa e uma quantidade desnecessária de fluxogramas para citar os tipos de paranormalidade não ajudam em nada se mal se conectam com a história, e foi justamente esta introdução mal desenvolvida que me fez abandonar o livro em uma primeira leitura. Contudo, fico feliz que dei uma segunda chance e conheci melhor o mundo concebido pela autora. Mas, ainda assim, não pretendo ler a continuação. Pelo menos não tão cedo...

site: https://youtube.com/c/AnaluzMarinho

1 | 2 | 3 | 4