Uma Vida Pequena

Uma Vida Pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

Thata 23/04/2024

Essa autora é uma sádica
Nunca mais vou ler nada dessa mulher, meu deus to devastada. Nada que eu possa escrever vai demonstrar o que senti e estou sentindo com essa leitura, é horrível, pesado, cruel e EXTREMAMENTE triste. Tem praticamente todos os gatilhos possíveis, e mesmo nenhum me afetando diretamente, me senti extremamente vulnerável e abalada.
Não vou conseguir colocar em palavras a forma que estou me sentindo e nem o quanto a história me tocou e me fez pensar e refletir muito sobre muitas coisas. Infelizmente é muito bom. 4,5 e favoritado. Mas não recomendo, não sei se sabendo o que sei agora, pegaria pra ler. (Provavelmente não).

Francielly Oliveira 23/04/2024

Uma obra de arte literária
Hoje, 23 de abril, mais de um mês após a leitura de Uma Vida Pequena, escrevo esta resenha. A demora em colocar meus pensamentos sobre essa leitura em palavras é algo que ainda não compreendo completamente. Talvez tenha sido porque uma parte egoísta minha relutava em abandonar o livro de vez (não sei se serei capaz de relê-lo tão cedo, talvez nunca mais, não porque a história não tenha me agradado ou me ferido de alguma forma, muito pelo contrário).

Ou pode ser que eu não tenha me sentido pronta ou madura o suficiente para escrever um comentário sobre este livro. Como se eu não fosse merecedora de formar opiniões sobre as páginas que li. Quem sou eu para dizer algo? (tampouco me sinto mais madura um mês após a leitura).

Seja qual for o motivo que finalmente me deu coragem para escrever minha experiência com esse livro, neste momento estou revisitando em minha memória como que em uma despedida da carga emocional e mental que foi acompanhar 998 páginas de Jude. E não só de Jude, mas também de Willem, JB, Malcolm e todos os outros personagens que, de secundários não possuem nada.

Com uma escrita lenta, mas gradual e de impacto, Hanya escreve com audácia. Há tanto sobre o que eu gostaria de entrar em detalhes, mas antes de tudo, quero me ater ao geral. Uma Vida Pequena é um livro grande, com tantas narrativas dentro de uma só, que é impossível resumi-lo em poucas linhas. Gosto de como, mesmo com tantos personagens, a autora conseguiu dividi-los em partes bem construídas, mesmo com a mudança temporal entre passado e presente, que não confundem o leitor, mas o mantêm ali, empático pela dor, pela amizade, pela fraternidade, pela solidão ou mesmo pela solidariedade a Jude, mas também aos outros personagens. Que são cativantes na mesma proporção em que são desagradáveis. E eu digo desagradáveis porque Hanya constrói uma relação ardilosa entre o leitor e os personagens. Você se torna vigilante por eles, sente raiva por seus erros, comemora seus sucessos, você torce por sua melhora e felicidade, como um amigo.

?Você pode não entender agora, mas um dia entenderá: o único segredo da amizade, acredito eu, é encontrar pessoas melhores que você, não mais inteligentes, não mais bacanas, mas sim mais bondosas, mais generosas e mais piedosas, e tentar dar ouvidos a elas quando dizem algo sobre você, não importa o quanto seja ruim, ou bom, e confiar nelas, o que é a coisa mais difícil. Mas também a melhor? (p. 248).

E você acompanha a evolução emocional, financeira e profissional dessas pessoas, se comove e se enfurece por elas.

Talvez seja por isso que tantas pessoas se emocionam ao final do livro, no meio dele ou durante toda a leitura.

Em alguns momentos me senti meio anestesiada pelo horror do passado de Jude, não porque tenha sido banalizado, mas por ser algo traumático demais. A autora optou por oferecer não migalhas, mas pedaços da história ao leitor, o que de certa forma, também acompanha o gradual mental de Jude. Ela não entrega de uma vez o passado horrível do personagem, mas o mastiga para você, pois assim como Jude, você também não está ou talvez nunca esteja, pronto para o que vem a seguir. A estabilidade mental de Jude não é algo que possa sequer ser considerado estável, então nada mais justo que sua história não seja derramada de uma vez. Mas isso também te amortece para o que vai sendo entregue, você (leitor) cria suposições e mais ideias sobre o mistério que cerca o passado de Jude.

Ao longo da leitura, refleti sobre a complexidade das relações humanas, dos sentimentos e, por exemplo, das ações de JB. Em alguns desses cenários, eu pensava ?o homem quando não possui sofrimentos, busca?. Mas me peguei ao decorrer da leitura pensando que também não é tão simples assim. Por mais que alguns problemas pareçam "menores" em comparação com outros, eles também são importantes e merecem ser valorizados e acolhidos.

PORÉM isso não me impediu de ficar ressentida com o JB, mas como disse anteriormente, faz parte, já que também somos amigos.

?Amizade era testemunhar o lento gotejo de tristezas, as longas crises de tédio e os triunfos ocasionais do outro. Estou com raiva de JB, mas ao mesmo tempo com pena. O que também é confuso? (p. 677).

Uma Vida Pequena é um livro triste, trágico, comovente, desafiador e inegavelmente uma obra de arte literária. É preciso paciência e talvez um pouco de estabilidade emocional para embarcar nessa leitura. Por isso, indico apenas para aqueles que estão prontos para testarem enxergar o mundo com lentes mais cruéis do que o normal.

Talita 21/04/2024

Trágico, mas fantástico
Quando terminei o livro, fiquei com a sensação de que amei e odiei na mesma proporção. Mas isso é mentira. Uma pequena vida foi, na verdade, uma das melhores leituras que já fiz e entrou para a lista dos meus livros preferidos da vida - mas isso não me impede de ter algumas boas críticas.

E as críticas estão voltadas especialmente para a absurda carga de sofrimento. Sofrimento de todo tipo: físico, mental, emocional. Hanya atacou todos eles e fez todos eles serem extremamente pesados, a ponto de tornar a leitura difícil de ser seguida em alguns momentos. Sinceramente, acho que foi exagero, não precisava de tudo aquilo, sinto que rolou uma banalizada mesmo. Mas o livro não é só isso.

É por não ser só isso que o livro se torna maravilhoso. As 800 páginas de escrita fazem com que a gente tenha tantos aspectos para falar, que o sofrimento é só um deles. A Hanya construiu personagens profundos (com exceção do Malcom, esse aqui eu senti), que fizeram com que eu sentisse amor, ódio, compaixão e felicidade por cada um eles, em momentos distintos. Criou uma narrativa na qual nós realmente entramos naquele universo, que as personagens viram mais que personagens.

Foi uma leitura de 2 meses, que só tive coragem de fazer porque fiz com amigas. Não me arrependo, mas também não sei se recomendo. É forte e acredito que possa trazer gatilhos. É o famoso: aprecie com moderação (mas aprecie!).

carol2502 21/04/2024

Não quero saber nada sobre esse livro
Não me falem sobre esse livro, espero que NUNCA adaptem esse livro e se adaptar não pretendo assistir de maneira nenhuma

muito sofrimento desnecessário feito propositalmente pra chocar o leitor, um tanto de desgraça acumulada que acaba tornando a leitura exaustiva e impossível de assimilar, não aproveitei um capitulo sequer lendo esse livro, extremamente sadico

Felipe Ogawa 20/04/2024

Ruim demais da conta
Bomba atômica
uma lista de gatilhos sem fim
vazio
oco
péssimo demais
ruim pra k7
misericórdia
Monick.Markic 20/04/2024minha estante
Kkkkkk eu já não tinha vontade de ler só pela capa, mas agora com a sua resenha, jamais lerei! Hahaha

Carolina.Ames 20/04/2024minha estante
Choquei

Jayane S 20/04/2024minha estante
Nossa haha haha

ThAmis.Pinheiro 20/04/2024minha estante
Essa capa tb tira minha vontade de ler. Horrível ?

moony ;) 20/04/2024minha estante
acho que esse virou seu livro fav amg ???

DanielNeves 27/04/2024minha estante
Vc ainda foi caridoso nos adjetivos.

lauravpalermo 20/04/2024

O melhor livro que já li na vida
Não chorei ao longo do livro em nenhum momento, por mais que tenha sentido vontade de vomitar às vezes, mas as últimas 3 páginas me dilaceraram. queria ter lido antes, queria ter lido aos 15 anos, mas li no momento certo: cedo o suficiente. não acho que eu vá pensar nas personagens ao longo da minha vida, mas termino esse livro sabendo que ele me mudou para sempre. cada dialogo, cada situação, tudo nele. todos deveriam ler essa obra, mais do que perfeita; serei eternamente grata por ela.
lauravpalermo 20/04/2024minha estante
o livro já existia quando eu tinha 15 anos, troquei as datas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk to ficando maluca

thod 20/04/2024

Cru e cruel
Explicitamente cru e cruel a autora escreveu este livro diletante, frio, ousado e sofrido. você começa achando que será violência gratuita mas percebe que na verdade é uma vida melancólica de Jude e seus amigos. nunca em toda as minhas leituras eu cheguei a ter vontade de chorar ou sofrer por um personagem tão querido quanto foi Jude St Francis e Willem Ragnarsson.

há aquela popular frase "meu império romano" que muitos usam e eu usarei com este livro e com estes personagens.

kathcontardi 19/04/2024

Dilacerante.
Confesso que não sei a nota a dar para esse livro. Uma dor e um sofrimento sem tamanho. Posso te garantir, esse foi o livro (de ficção) mais doloroso que já li. Uma drama tão brutal, intenso, sem perdão. Um ato que não tem preparo para o encerramento, só uma parada brusca e ruidosa.

Esse livro vai começar contando a história de 4 amigos, Willem, JB, Malcolm e Jude. A vida desses amigos está se iniciando, estão se encontrando profissionalmente, sem grana e totalmente a mercê do destino.

Aos poucos, durante a narrativa, a autora vai brincando com os narradores, então temos mais de um narrador nessa história. Em dado momento, você descobre quem é quem, com seu coração sendo quebrado pela descoberta.

É importante verificar os gatilhos dessa história!

Se tem uma mensagem que esse livro quer passar (ao meu ver) é sobre a complexidade da vida. Sobre quanta carga o viver pode contar e sobre como as pessoas podem ser marcadas de forma permanente.

Estou lutando para encontrar palavras que descrevam essa leitura. Mas acho que é impossível. Lutas intensas pelo viver, pelo morrer, tão reais e dilacerantes, personagens com falhas, imperfeitos. Pessoas boas, pessoas más. É um livro que retrata o duro, o doloroso, o difícil, mas também o amor, as amizades, os encontros.

Não é uma história feliz e não tem um final feliz. Mas tem resquícios de felicidade dentro dela.

Certamente, é um livro que nunca lerei novamente.

Corrêa 19/04/2024

ESSA NÃO É UMA HISTÓRIA FELIZ.
Se você está procurando um livro com um final feliz, não encontrará aqui.
Esse livro tem começo, meio e fim completamente triste e cheio de desgraça. A gente acompanha a vida do protagonista até sua morte, e ele se fode a vida toda, só acontece trauma e desgraça. E quando ele encontra pessoas boas que realmente querem ajudar ele, ele não consegue se permitir ser ajudado, pq acha que não é digno. E quando você finalmente acha que vai dar tudo certo, que vai encontrar um momento feliz, novamente acontece outra tragédia.

Graziela 18/04/2024

É tudo aquilo que falam mesmo
É dilacerante, é polêmico, é pesado, é triste, é, por vezes, acalentador.

Discordo das críticas que atribuem o livro a um sofrimento exagerado e irrealista. A autora nada mais retrata a verdade nua e crua que muitas pessoas ainda enfrentam, sem a gente nem se dar conta no dia a dia.

Recomendo muito a leitura, mas com um super alerta de gatilhos.

E se, em algum momento, você se identificar com o que Jude relata ou enfrenta, por favor, procure ajuda de um profissional.

E, embora o posicionamento problemático da autora de não acreditar em psicoterapia, na minha opinião, o livro mostra o contrário. Um processo de psicoterapia e psiquiátrico não teria salvado Jude de todo sofrimento, mas, teria, sim, ajudado ele a lidar com tudo com o passar dos anos.

No final das contas, o livro reforça a importância de nos atentarmos uns aos outros, de estender a mão e de cuidar da nossa saúde mental, e de buscar a ajuda e o acompanhamento de profissionais.
Camili Vitória 18/04/2024minha estante
Que resenha perfeita!

SMariaa 18/04/2024

Uma vida pequena ou uma depressão misteriosa?
Esse livro é um ACONTECIMENTO, o motivo do meu colapso, porém é maravilhoso kkkk, eu simplesmente não tenho palavras pra ele.
*Antes de ler é importante dar uma olhada nos gatilhos mesmo que tenham spoiler pois é um livro bem pesado e os gatilhos são muito fortes.

Não é um livro romântico, muito menos feliz ou leve. É bem escrito e fácil de se envolver com a história (isso não significa que seja um livro fácil de ler, até pq os capítulos são longos, o que geralmente dá a impressão de ser uma leitura mais cansativa). Também não acho que seja um livro pra pessoas muito jovens (entre 18 e 25 anos; embora eu tenha 18 kkkk) pq ele trata justamente pensamentos e perspectivas de pessoas mais velhas e situações bem pesadas; acredito que compreendi bem o livro e inclusive refleti bastante, porém não sei explicar isso kkkk, talvez mais velha, com mais bagagem e ?experiência? saiba tirar algo a mais do livro que eu não consegui, inclusive mais velha espero relê-lo.

O personagem principal (Jude) tem um passado terrível e um futuro tão ruim quanto (embora não seja tudo quanto o que ele passou ao longo da vida) parece que ele sempre tá atraindo coisas ruins, e pensamentos piores ainda, para si). O livro é principalmente narrado sob a perspectiva e história de vida do Jude, porém as vezes muda, no total acho que 4 pessoas ?participam da narração?, (embora as outras pessoas narrem muito pouco) e é possível ver os fatos sob outra óptica e sentimentos.

O livro trata sobre questões como: diversos tipos de agressão física e psicológica, estresse pós traumático, a importância de terapia na vida, luto, depressão, automutilação, entre outros (leiam a lista de gatilhos), mas também de amizade, paternidade e amor. Você sente determinados sentimentos junto com o personagem, e é isso que eu mais gosto nesse livro, faz você sentir e refletir sobre; como as vezes não damos valor a algumas coisas que pra nós podem ser até simples, mas pra algumas pessoas é muito complicado.

Não tenho nem coragem de ler minhas marcações agora pra colocar algumas aqui (até pq eu fiz MUITAS). Mas também pq você tem que tá mentalmente bem p ler esse livro, e depois que eu li não estou muito bem não kkkk.
Eu não choro com livro nenhum, mas se fosse pra chorar, com certeza seria com esse. Em vários momentos precisei parar e continuar no outro dia pra ter como assimilar algumas coisas (como eu disse, é bem pesado).

Enfim, é um livro incrível que eu recomendo ler em algum momento da vida.

Maddy G. 17/04/2024

Não gostei, a narrativa é insuportável
Só queria que acabasse logo, é uma encheção de linguiça que ave maria. O Jude é super injustiçado e afins, mas não achei nada ao ponto de derramar lágrimas e tal, enfim?
EU não gostei, mas deve ser pq não faz o meu estilo de leitura