Uma Vida Pequena

Uma Vida Pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

Anele 26/04/2024

Um dos livros mais sensíveis e intensos que já li, senão o maior. em diversos momentos somos levados a extremos de sofrimento, tristeza, punição, amor e compaixão. não é um livro fácil de ser digerido, talvez por descrever sentimentos e situações de forma vívida e crua. somos realmente imersos no mundo dos personagens e, por vezes, nos sentimos como um quinto elemento no quarteto de amigos. não há como não ser tocada pela história de Jude, Willem, Malcom e JB. a cada revelação da história da infância de Jude, eu ficava despedaçada. a cada vitória, vibrava. nos vemos tão envolvidos, mesmo conseguindo imaginar qual será o seu desfecho, que, ainda assim, quando ele ocorre, é devastador. será um livro difícil de ser superado e já percebo que entrarei numa baita ressaca literária.

Ann' 26/04/2024

O livro mais triste que eu já li, a autora pegou todo o sofrimento existente no mundo e colocou no personagem principal.
Pior é quando você acha que finalmente ele vai ter paz e aí começa uma nova onda de horrores. Terminei faz uns 2 meses e vez ou outra me pego pensando nos personagens e como eu queria abraçar o Jude e pedir perdão por toda crueldade que cometeram com ele.

Stee Bruno 26/04/2024

Esse livro não é de história, é de sentir. Eu gosto muito quando não tem um objetivo específico o livro, a gente só tá acompanhando a vida e é exatamente assim que esse livro funciona.
Discordo da sinopse que fala que é sobre os 4 amigos, esse livro é sobre o JUDE e só. É acompanhar ele de um ponto da vida a outro e permeamos por aquilo que faz parte da vida dele naqueles momentos.
Outro detalhe é que eu ouvia que esse livro tinha tanta desgraça que acho q fui meio blindada pra essas coisas e sempre pensava "nao provavelmente dps vai vir coisa pior" e sla são sim terríveis parece q pegaram os 5 piores casos de Criminal Minds e tudo acontece nesse livro, mas os tantos avisos me fizeram não me abalar por esses momentos. Fiquei genuinamente triste nas partes mais "comuns" da vida.
Mas de longe, DISPARADO, a melhor coisa desse livro é a escrita, essa mulher escreve maravilhosamente bem eu adorava quando ela começava a levar as coisas pro futuro e dps voltava pro presente af queria mais livros assim.
Não é um favoritado mas definitivamente um 5 estrelas me prendeu eu senti com o livro a escrita era mara gostei muito mesmo.

Laiza 25/04/2024

Hey Jude - The Beatles
Fiquei meses nesse aqui e pra falar verdade foi ótimo ler ele em diversos cenários da minha própria vida, não estava acostumada com a escrita da autora mas confesso que gostei bastante, se você se identificar em alguma medida com o personagem principal fica ainda mais fácil de ler. No entanto, não é uma leitura leve até por que a autora faz uso (nesse caso, não penso como uma crítica mas uma pontuação) do fato de que o personagem principal carrega uma bagagem de traumas gigantesca.
Além do mais, o livro me pegou muito quando descrevia a relação deles ainda na faculdade e a forma como cada um foi atuando em áreas diferentes da própria vida, mas depois de assistir umas outras resenhas confesso que ela pecou na sutileza entre a transição da vida dos demais personagens... sei que eles eram secundários só que senti falta disso.
Enfim, gostei muito mesmo e me senti muito tentada a terminar, buscando pela solução ou por conhecer o restante da vida dos personagens.

absolutamentemediano 25/04/2024

Ah Jude!
Sinto que cada pedaço de mim foi partido enquanto lia esse livro.
Tudo o que eu acreditava e todo o sentido da vida foi obliterado permanentemente.
De verdade, existe um eu antes e um eu depois de ler esse livro.
Cada página conseguiu quebrar um pouquinho mais do meu coração e eu to acabado.
Sinto que essa história nunca vai me deixar, que eu sempre vou querer um pouquinho mais desses 4 amigos e que todas as páginas que li não foram o suficiente.
Eu queria por o Jude em um potinho e cuidar dele pra sempre, proteger ele de tudo e nunca mais deixar ele só.
Queria ter a oportunidade de ver o Willem sorrir e me perder por completo, nem que fosse apenas por um instante.
Queria poder me irritar com o JB e jogar um pote de tinta nele, depois abraçar e dizer:? eu te entendo?.
E por fim queria ver uma das maquetes do Malcon de pertinho, olhar cada detalhe e agradecer por ele ter criado aquilo.
O que to sentindo agora não é nem vazio, estou em um estado de espírito onde tudo deixou de existir, até eu.
Obrigado Hanya, você pode me quebrar em cada página e mesmo assim no final, eu só poderia agradecer.
anymillezinha 26/04/2024minha estante
espetáculo

toriviane 28/04/2024minha estante
lindo demais

Laisson 25/04/2024

A Little Life
"Primoroso. Não é exagero chamar esse livro de obra prima - e talvez substantivo ainda seja muito pequeno para ele"
-San Francisco Chronicle
Tem quase um ano que li esse livro e de uma coisa eu tenho certeza, o livro se tornou pequeno comparado a marca que ele deixou na minha vida. Nunca me senti tão envolvido numa história quanto estive com esse livro. Ele é absurdamente lindo, envolvente e triste. Acho que nunca vou conseguir por em palavras o quanto esse livro é especial para mim.

FÃBIO 25/04/2024minha estante
Oi Erika. O que estás achando? Este está na minha lista também!

Ramon.Campbell 24/04/2024

X=X, X=X
Nesse livro, acompanhamos a jornada de quatro amigos vivendo os obstáculos da vida adulta até o fim dos seus dias. E, após terminar o livro, vemos que a vida é realmente pequena.

A história vai se desenrolando até termos Jude como o protagonista dessa narrativa, sendo o alvo de todo sofrimento humano que pode existir. Um personagem sendo consumido por suas próprias batalhas internas.

Mesmo numeroso, é um livro de leitura fluída ? apesar das pausas para recuperar o fôlego em certas passagens. A construção do trauma é muito bem desenvolvida, seguindo todos os momentos dos protagonistas. É o motivo dos seus "porquês".

Em questão de representatividade, o livro se saiu muito bem. Foi engrandecedor ver um homem adulto lidando com sua saúde mental, sexualidade, relacionamentos e traumas. Algo pouco discutido.

Houveram situações que achei exageradas e que não precisavam estar no livro. Algumas coisas foram deixadas de lado, por ter um foco narrativo depois de algumas páginas. Não gostei do que foi "necessário" para que Jude e William mantivessem um vínculo.

Não é um livro com um final feliz. Então, se deseja um final feliz: pare enquanto todos estão se divertindo em uma festa. Aquele é o final feliz.

Michael147 24/04/2024

Destruidor
Isso aqui não um livro comum, é um livro destruidor. Não temos finais felizes aqui, apenas a realidade de alguém que já sofreu mais do que qualquer um. Perdi as contas de quantas vezes precisei fechar o livro pra me preparar para os próximos capítulos

yaszzeni 23/04/2024

É tudo e um pouco mais
Meus amores, eu não acreditei que seria realmente triste. E Spoiler: foi muito mais do que imaginei. A tristeza começou na metade do livro e depois disso foi só água abaixo

Caroline.Vasconcellos 23/04/2024

A vida e seu tamanho
Esse não é um livro fácil. Muito difícil até, eu diria. Mas ele é ESSENCIAL para quem quer entender a essência da vida aqui nesse mundo. Ele faz com que a nossa empatia se desloque de lugar, tantas e tantas vezes, não por pena, mas por amor ao outro.
É um livro denso, mas que vale a pena.

fernandaugusta 23/04/2024

Uma vida pequena - @sabe.aquele.livro
Antes de mais nada, é preciso dizer que se você está em um momento de fragilidade psicológica, emocional ou mesmo física, não leia este livro. A obra de Hanya Yanagihara é toda composta de gatilhos, entre eles violência sexual, suicídio, automutilação.

"Uma vida pequena" começa delineando o perfil de quatro amigos. JB é artista, pintor, descendente de haitianos, gay, de uma personalidade exuberante e um tanto narcisista. Criado pela mãe, avó e tias, sempre esteve acostumado a ser mimado e ter todas as suas vontades feitas. Malcolm vem de uma família rica, mas se ressente de ainda morar com o pai e a mãe. É arquiteto, e está trabalhando em uma firma famosa, na qual não precisa de inspiração nenhuma. Willem tem ascendência nórdica, seus pais vieram para os EUA para trabalhar em uma fazenda, e sempre foram frios e distantes. Sua juventude foi marcada pela perda de um irmão que tinha paralisia cerebral, e quando saiu de casa, decidiu que seria ator, mas ainda não conseguiu se destacar.

E por fim, temos Jude St. Francis. Jude não revelou nunca nada de seu passado para ninguém. Tem um problema nas pernas que o faz mancar, mas também nunca se abriu sobre o assunto. É inteligentíssimo, e está na faculdade de Direito. Sua reserva e seu jeito esquisito o fazem talvez o que menos chame a atenção entre os quatro amigos, mas a autora aos poucos transfere o protagonismo de "uma Vida Pequena" para Jude, e o livro vai revelando sua personalidade, desde uma infância de abondono vivida em um mosteiro, até sua fuga e tudo o que aconteceu depois.

Não é revelar muito do enredo dizer que Jude passou por situações horríveis desde muito pequeno e que isto se traduziu em uma personalidade perturbada pelo passado, que só desejava ser normal, mas que se via como uma criatura suja e não merecedora de afeto e amor.

Ao longo de suas muitas páginas (eu li em e-book, mas o livro físico é enorme) vemos vários narradores versando sobre os mais diversos acontecimentos, sendo que o próprio Jude e Willem vão assumindo a dianteira como narradores principais. A narração de Jude é extremamente perturbadora, pois o leitor encara em primeira pessoa todo o seu sofrimento físico com dores excruciantes, e também sua dor emocional, o trauma que nunca foi capaz de revelar, e acaba lhe corroendo por dentro, levando-o cada vez mais para a autodestruição.

Não bastasse isto, também somos colocados no lugar daqueles que amam Jude: seus amigos, o médico Andy, Harold e Julia e que sofrem por vê-lo em situações cada vez mais perigosas, mas também por não conseguir fazê-lo acreditar que é uma pessoa digna de felicidade.

"Uma vida pequena" é longo em suas reflexões, mas tem uma escrita extremamente agradável. Não se iluda, não há final feliz nesta história, mas as voltas que a vida dá, saindo e finalmente voltando a um pequeno apartamento na Lispenard Street, em Nova York são suficientes para deixar o leitor com raiva, frustrado, em sofrimento pela tremenda injustiça da vida, emocionado pela dor vivida e pelos momentos de refresco em que é iludido, achando que tudo vai ficar bem.

É uma leitura que desperta a curiosidade no que vai acontecer, mas que precisa de inúmeras pausas para fôlego. Apesar de ter gostado, não sei se o releria. A certeza que tive é que não é uma leitura que deve ser panfletada. A pessoa que se arriscar neste livro tem que estar ciente de que se trata de algo marcante, perturbador e muito, muito triste.

Flá 23/04/2024

Uma pequena vida ou uma grande vida?.
Ainda processando tudo que senti durante toda a leitura desse livro. Ele é um equilíbrio perfeito entre beleza e tristeza. Profundo, delicado, cheio de pesar, angústia. A história em si me gerou muitas reflexões, ainda estou refletindo sobre ele, acredito que talvez esse seja o propósito dele.
Mas não indico a leitura para qualquer pessoa, tem MUITOS gatilhos.