Uma Vida Pequena

Uma Vida Pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

zzzeeeh 11/05/2024

Pior melhor livro da vida
Fiquei dias devastado ao fim da leitura, esse livro realmente nos deixa no fundo do poço. Você se questiona ao ler se merece passar por isso. Se você quer dor, tristeza, angústia e depressão, esse livro tem de sobra. Pensei em desistir inúmeras vezes, não foram uma, duas ou três. Foi a leitura mais triste e difícil de TODA minha vida. Como recomendar um livro desses pra alguém? Não sei, de verdade. Mas eu nunca vou me esquecer de Jude e Willen.

Hanya é magnífica ao escrever, diria visceral. A dor física e emocional de forma palpável, nua e crua. E sabe qual a pior parte? Quantos Jude?s temos nesse mundo??

X=X

Anaaaa6 11/05/2024

Jude St. Francis
Não gostei tanto quanto achei que ia gostar. E isso me decepcionou.
O livro não é ruim, pelo contrário, está muito longe de ser ruim, ou não teria dado quatro estrelas. Mas talvez meu problema foi a expectativa que eu criei com esse livro e o que ele realmente foi. E por expectativa eu digo: achei que seria muito mais leve do que foi. Não me considero uma pessoa que se afeta por qualquer tipo de gatilho, mas esse livro é RECHEADO de gatilhos então assim, se você for sensível a qualquer assunto mais sensível não leia.

A história do jude é triste, é sofrida, é traumática, e em muitas partes do livro eu tinha que lembrar disso e ?justificar? algumas atitudes que ele tinha e isso em partes me incomodou um pouco. Uma vida pequena é um livro que eu vou precisar de tempo para digerir e sentir e aí sim definir o que eu achei dessa loucura de livro.

É um livro denso, a escrita da autora é incrível mas eu demorei exatos um mês pra acabar o livro pq as vezes simplesmente não conseguia continuar a leitura. A escrita dela é extremamente visual então em muitos momentos eu não estava lendo um livro, estava assistindo um filme (perturbador) dentro da minha cabeça.
O que eu gostei muito foi como os personagens são extremamente humanos, não existe personagem perfeito aqui, inclusive quem mais me causou raiva nesse livro foi o JB. A inveja dentro dele, a cegueira em busca do sucesso foi uma coisa que me deixou louca lendo e senti que a qualquer momento da história eu entraria dentro do livro e bateria nele.

Enfim, eu gostei bastante e ainda preciso de tempo para digerir toda a vida de Jude St. Francis e tudo que ela representa

Aruana 10/05/2024minha estante
Que interessante que vc gostou da escrita da autora! Concordo com muitos pontos que vc abordou. Realmente não é um livro fácil, mas fico feliz que vc leu e gostou!

Natacha com CH 10/05/2024minha estante
Gostei muito. Você não gostou tanto pq? Achou pesado ou não se envolveu tanto?

Aruana 10/05/2024minha estante
Não me envolvi mesmo. Achei a escrita muito repetitiva em alguns momentos. Toda a estória do Jude e da amizade deles foi muito envolvente, porém como eu já li coisas mais pesadas, não me abalei tanto assim. E chegou uma hora pra mim que eu meio que "cansei" do Jude, coitado.

Natacha com CH 11/05/2024minha estante
(SPOILER) Nisso eu concordo contigo, Aruana. Além de já ter trabalhado com vários desses gatilhos do livro, já tinha lido coisas piores. O que realmente me pegou foi a descrição da amizade deles. E sabe onde me debulhei em lágrimas? (!!SPOILER!!) Na morte do Willem, que foi um acidente de carro. E depois com o Harold falando sobre os últimos dias do Jude. Isso foi muito triste.

Aruana 11/05/2024minha estante
Ia comentar isso. Cara, a morte deles me pegou de jeito, achei muito triste. Harold foi o personagem que eu mais gostei e me envolvi. Te juro que durante toda a leitura, o único momento em que me emocionei para chorar é quando Harold abraça Jude e o chama de "meu bebê". Ali senti todo o amor que ele tinha pelo Jude.

Byanca28 09/05/2024

?Uma vida pequena?: genial e devastador.
"Uma Vida Pequena" é uma obra que transita entre o genial e o devastador. A autora conduz o leitor por uma montanha-russa emocional ao retratar a vida de um personagem que parece carregar o peso de todas as adversidades possíveis. Apesar de sua natureza perturbadora, o livro é inegavelmente belo e provoca uma profunda reflexão.
Embora o romance explore temas intensamente sombrios, o que pode tornar sua leitura desafiadora, ele é indiscutivelmente recompensador.
A narrativa transparece muito o ceticismo que a autora possui na efetividade de tratamentos psicológicos. Esta perspectiva é especialmente intrigante ao considerarmos o potencial de diferentes trajetórias para o protagonista, caso tivesse recebido apoio profissional adequado desde jovem.
Apesar das controvérsias que cercam a autora e o enredo, o livro permanece uma obra impactante que não só cativa como também desafia o leitor a enfrentar a complexidade dos traumas humanos e a capacidade de resiliência diante de adversidades extremas, e a importância da amizade em nossas vidas.

Lara 09/05/2024

Vale o hype
?Você pode não entender agora, mas um dia entenderá: o único segredo da amizade, acredito eu, é encontrar pessoas melhores que você, não mais inteligentes, não mais bacanas, mas sim mais bondosas, mais generosas e mais piedosas, e tentar dar ouvidos a elas quando dizem algo sobre você, não importa o quanto seja ruim, ou bom, e confiar nelas, o que é a coisa mais difícil. Mas também a melhor."

Decidi ler o livro após a indicação de uma amiga minha e, como bem ouvi falar, é de fato muito triste.
No início o que me prendeu mais foi a curiosidade por tudo o que sempre ouvi falar, mas não fiquei tão envolvida. Ao longo da história fui ficando cada vez mais sem fôlego com tudo o que estava chegando e da página 400 em diante eu comecei a ficar extremante irritada porque as coisas nunca melhoravam e realmente permaneceu assim, até as partes boas fazem a gente sofrer de alguma forma.

Senti muito no livro, mas para mim não chegou a ser gatilho, o que poderia acontecer facilmente com outras pessoas.

Recomendo a leitura para os estudantes de psi que gostam de leituras dramáticas e que envolvem trauma, família e amizade.
Sensacional, mas não ficou favoritado.

Rhaiany 08/05/2024

Gostei?
Esse foi um dos livros, se não for o livro que mais fiquei em dúvida se gostei?. Terminei ele depois de meses lendo (leitura pesadona) e eu ainda não sei sinceramente se dei a quantidade de estrelas que merece
Teve muitooooooos momentos que eu fiquei mega entediada querendo que acabasse logo esta merda kkk mas teve momentos que pesou no meu coração que eu parava de lê e sentia uma sensação ruim , melancólica que é exatamente o que o livro queria passar
Jude nao foi meu personagem preferido muitas vezes achei ele um grande chato (ai gente desculpa ) porém o willian foi o maioral !!!! Além dos personagens secundários serem bem presentes e interessantes no enredo
Dei 2,5 estrelas e sinceramente não sei se foi um bom número pra retratar ?. Leria de nv? NÃO ;recomendaria pra alguém ? NÃO ; me arrependo de ter lido ? NÃO
Enfim ajudei 0 pessoas mas é isso
Anaaaa6 11/05/2024minha estante
pois eu senti a mesma coisa, tinha momentos do livro que eu ficava super tensa e focada na história e outras que eu ficava tipo: tá bom tá galera gente chata. Sei que o Jude é complexo mas ele é chato

tyarsricochet 07/05/2024

Uma vida nada pequena?
Uma leitura triste e extremamente pesada. Vemos o quanto as cresças que temos sobre nós, por mais que pareçam verdadeiras nem sempre são.

Acho que a autora se prolongou demais em certos momentos, o que tornou a leitura ?lenta?. Também sinto que a autora colocou muita coisa que é difícil acreditar ter acontecido com uma só pessoa.

Mas no geral é uma leitura dolorosa, que também mostra que a família não precisa ter o mesmo sangue.

Nahima.Bogado 07/05/2024

De fato, "o pior melhor livro"
Difícil, triste, pesado, cheio de sofrimento, bem indigesto, mas muito, muito, muito bom. Ainda assim, tem defeitos e excessos, a falta de verossimilhança em alguns aspectos da estória me incomodou um pouco, a forma com que alguns personagens são explorados e delineados em alguns pontos também, a inclusão de personagens secundários em demasia de forma confusa também é um ponto negativo, mas, ainda assim é um baita livro!
Me impactou como poucos, tanto que tive alguns sonhos e me peguei pensando nele em vários momentos aleatórios durante os dias em que seguia com a leitura.
Ao final, senti como se conhecesse pessoalmente cada personagem, como se existissem de verdade.
Devido aos inúmeros temas difíceis de lidar, não é um livro que eu daria de presente ou recomendaria para qualquer pessoa, mas se tiver inteligência emocional o suficiente, vale de verdade cada minuto investido.
Vai com certeza para a minha lista de melhores livros lidos.

“Por isso tento ser amável com tudo o que vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele.”

Maria12405 07/05/2024

Lindo.
Eu não sei nem o que dizer com esse final, me sinto despedaçada, quebrada e fascinada com esse livro? Os sentimentos que ele me trouxe são impossíveis de serem reproduzidos por qualquer outra obra, simplesmente em estado de choque do quão magnífica foi a experiência de se ler isso e quanta dor é possível de ser transmitida.

Simplesmente maravilhoso.

Hanya Yanagihara escreveu maravilhosamente bem, capaz de te imergir em cada cena e te fazer sentir cada sentimento, e a complexidade desse livro só me faz admirar ainda mais ela como autora e como cada elogio a esse livro não seja o suficiente.

Eu tenho certeza que uma parte de cada personagem e cada vida desse livro vai me acompanhar pro resto da vida.
Incrível.

Hevelyn 06/05/2024

Uma vida pequena
Começo falando que esse livro deveria ser julgado pela experiência não pela história, que obviamente é sobre traumas, mas também é uma história sobre amizade, arte e a vida.

A cada página que eu passava eu me sentia uma pessoa pequena, porque tem tanta gente com um sofrimento enorme, com traumas, pensamentos que ninguém entender, e eu ficava pensando, "como pode?".

Sobre o fato do sexo no relacionamento que ele teve com o Willem, acho que é muita questão de maturidade, pq um relacionamento não se resume só nisso.E sim no amor que eles sentiram um pelo outro, no que eles fizeram neste relacionamento, e isso é tão bonito.

Sinto que o livro poderia ser resumido em 200 páginas, mas aí que tá, essas 700, a cada página, você ia vendo a vida dos personagens, como se você fosse uma pessoa íntima, se apegasse, como se realmente conhece ela, e isso faz com que a morte dos personagens dêem uma certa angustia, um sentimento maior de tristeza, o que aconteceu comigo. Aliás, que final, você começa achando que tal pessoa ia morrer (e morreu) mas antes disso, tá lá, a surpresa que fez todos chorarem. O pior plot do livro.

Achei tudo muito bom, todo o desenvolvimento, a escrita, não acho que seja um exagero o que o Jude passou, e não achei a morte broxante, achei broxante o fato da autora meio que afirmar que a única opção pra alguém que "não tem saída" é o suicidio.

dentre outros tópicos pra mim esses foram os mais importantes. Não recomendo pra ninguém, mas se quiserem chorar e se sentirem mal por uma vida que você não vai conseguir ajudar a melhorar (que era o que eu mais queria), e queiram passar pela experiência por curiosidade, desejo uma boa leitura!!

ichmariel 06/05/2024

é uma experiência. sem palavras. me marcou pra sempre. só uma coisa que me deixou meio incomodada foi a falta de personagem mulher? não sei explicar, mas eu tava me sentindo muito sufocada de energia masculina dos personagens KKSSKS

Mônicat 05/05/2024

A vida deles foi tudo, menos pequena
Primeiro acho que precisamos sempre reforçar que este livro tem muitos gatilhos, e vale a pena dar um Google antes de começar.

Mas uma vida pequena conta a história de 4 amigos que se conhecem na faculdade e que a partir daí nunca mais saem das vidas um do outro.

Um advogado, um pintor, um arquiteto, um ator.

O livro se desenrola mostrando como eles sobrevivem a vida adulta, como, mesmo com cada uma de suas particularidades e problemas de vida, conseguem aos poucos descobrir o que é sucesso.

Só que, apesar de suas realizações, tem o Judy (o advogado) que tem um passado extremamente doloroso e que não o consegue superar mesmo que depois de sua vida adulta tenha sido tão amado e até mesmo respeitado.

Ele acredita fielmente em tudo o que disseram sobre ele, e ele não consegue enxergar que tudo aquilo não passavam de abusos e mais abusos.

Não quero dar spoiler e no geral eu achei a escrita extremamente envolvente. Mas não gostei do tanto que demorou para que Judy pudesse de fato revelar a sua história.

Acredito que todos os personagens são de extrema importância para a história apesar de alguns nomes acabarem se perdendo em meio a tantos amigos.

É um livro sobre amizade, superação, amor e também muita dor, tristeza, traumas?

Recomendo para os fortes. É longo, é denso, mas é lindo e mostra a vida como ela é. Cheia de nuances, de altos e baixos, de sonhos e fracassos.

mardou 04/05/2024

Uma vida pequena.
Eu estava quase que inerentemente presa em uma rotina onde se tornava cada vez mais difícil dedicar minhas horas para ler. dentro desse tipo de desafio, eu acabei tendo a ideia de começar a ler ?uma vida pequena?, demorei mais do que eu imaginava porque além de ser - agora - o maior livro que já li, contendo cerca de 784 páginas, este também é um livro brutal, ele pode te consumir de uma maneira quase inimaginável. a autoria Hanya Yanagihara possui um repertório insigne, ela trás o ser humano da maneira mais humana que conhecemos. Seus personagens são cruéis, são cruelmente miseráveis, sensíveis, sozinhos, cansados. não me recordo da última vez em que me apeguei tanto a um personagem. este livro guarda uma história que não esperamos, quando iniciamos em base na sinopse, onde resumidamente diz que o livro trará a história de quatro amigos de faculdade, o leitor não compreende a magnitude, inclusive chegamos a rir de curiosidade devido a desproporção do tamanho do livro para o suposto conteúdo.
JB é um artista plástico que trabalha na recepção de uma revista de artes que almeja um dia aparecer. Malcolm é um arquiteto perdido que ainda mora com os pais. Willem é o filho mais velho de um casal de imigrantes e trabalha como garçom enquanto tenta alcançar mais visibilidade como ator. Jude é formado em advocacia, e o menos ambicioso entre os demais, ele é orfão, fechado e muito bom em matemática. Quando iniciamos a leitura podemos imaginar que a trama será um romance sobre a vida dos quatro universitários, mas conforme as páginas vão passando, tudo vai se voltando pra Jude, não de maneira narcisista ou estrelista, mas temos a perspectiva dos personagens sobre suas vidas e no final de qualquer questionamento o próprio personagem cai na real e percebe que nunca notou Jude fazer o mesmo, como ter um par romântico ou falar sobre a infância.
O passado do mesmo vai se desvendando ao decorrer do livro, o leitor sabe mais que os próprios personagens, pois Jude St Francis é extremamente retraído, principalmente quando se trata dele mesmo. Acredito que esse é o máximo de descrição que tenho a oferecer, qualquer coisa além disso pode acabar revelando alguma supresa do livro, e acredite, são quase 800 páginas de muitas surpresas, algumas mais ruins do que você pode imaginar. Sentirei falta de me sentir tão ligada à personagens como Willem e Jude, são personagens muito bem concretizados, a autora faz com que o leitor se apaixone a ponto de querer ao máximo fazer de tudo para que esse personagens se de bem. Este livro entrou para a lista dos meus livros favoritos, por toda a vulnerabilidades, por toda a ideia central de trazer de maneira clara a vida de alguém depois de um trauma, sobre como as vezes algo pode sim tornar tudo mais difícil, mas além disso, sobre amor, amizade, sobre amar alguém que você não tem a obrigação de amar, sobre família e rede de apoio, porque mesmo uma vida de tamanha pequenez merece ser amada. Por fim, termino com minhas citações favoritas: ?mas o que era a felicidade se não uma extravagância, um estado impossível de se manter, em parte por ser tão difícil de ser articulada?; ?por isso tento ser amável com tudo o que vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele?.