Uma Vida Pequena

Uma Vida Pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

@Caroline 20/05/2024minha estante
Amei sua resenha, parabéns ???

Diana Garcia 20/05/2024

DOR
Esse livro com toda a certeza foi o mais pesado, todos os aspectos, que eu já li. Não é para qualquer pessoa, você tem sim que ter um estômago forte, tem que estar ciente de todos os gatilhos que esse livro tem antes de ler.
As descrições são bem explícitas, em vários momentos tive que parar de ler, respirar fundo e depois continuar. Ouvi dizer que a autora é contra terapia, se for verdade, é muita sacanagem, por que eu tenho certeza que muitos problemas do Jude seriam "resolvidos", se ele tivesse desde o começo feito terapia. Enfim, leiam, mas cientes que vão chorar e sofrer muito.

blackcrstars 19/05/2024

Vai se fuderrrrrr. sinceramente esse livro me dividiu em duas eu to maluca
eu achei que o livro iria focar bastante na amizade e no desenvolvimento dos personagens (o que todo mundo fala que o livro se trata) mas sinceramente não é isso. eu achei a amizade bem rasa pelo tamanho do livro e não teve desenvolvimento nenhum dos personagens kkkkkk. apenas o avanço do tempo mas os personagens do fim do livro são os mesmo de quando eles tinham 20 anos.
o livro em si é apenas relatando o trauma do jude e um monte de cenas repetidas
eu não odiei mas estou muito brava pq poderia ser algo muito melhorrrrr que desperdício não falem cmg

rayning 19/05/2024

Tristeza é diferente de terror.
Ao visualizar tantas resenhas positivas desse livro, cheguei a uma conclusão: existe uma confusão entre "estar perturbado ou chocado" e "estar triste", e esse equívoco impacta diretamente em sua percepção sobre a história. Visualizar cenas de diversos tipos de violência torna a história perturbadora, não triste. Colocar-se em posição empática sobre o vivido pelo personagem é causador de tristeza, mas ler descrições desnecessariamente gráficas de sua vida causa choque. E nada mais do que isso.

Sou a maior defensora de arte realizada para impacto de quem a vê; acredito com firmeza que mídias podem ter um papel positivo ao causar sentimentos intensos nos consumidores. Porém, a responsabilidade ao utilizar esse movimento é necessária.

Após poucas pesquisas sobre a autora, é possível encontrar inúmeros relatos de sua visão contrária a tratamentos psicológicos, e mais importante, sua opinião favorável sobre morte para algumas pessoas ? além de todos os seus livros seguirem o mesmo padrão de discurso. Também expressa sua falta de pesquisa antes de escrever sobre assuntos fora de sua vivência, como a automutilação e abuso.

Sei utilizar o método de separar a arte do artista, porém, acredito que tudo tenha limite. Diversas vezes expressa "como é difícil manter vivo alguém que não quer continuar vivo" e praticamente banaliza a existência de tratamentos psicológicos e médicos. Essas características da autora que estão intrínsecas ao livro não são fatores que podemos ignorar.

Existem pontos positivos: A escrita é ótima. Todos os cenários são vivos e até personagens de participação mínima possuem histórias de vida e relacionamentos desenvolvidos. Além disso, a descrição de sentimentos é densa e palpável, provando que, para criar um livro tocante, a autora não precisaria utilizar de tortura explícita. Suas habilidades possibilitavam um trabalho de boa conscientização sobre todos os assuntos abordados, mas sua opinião pessoal não é ideal para o assunto.

Não é um livro triste, é um livro chocante.
Não recomendo a leitura, nem por curiosidade.
Não lerei novamente.
helnes 19/05/2024minha estante
SABE MUITO !

Carolina2600 19/05/2024

Não sei como descrever a experiência de ler esse livro. Posso dizer que é um dos melhores livros que li, mas também um dos piores. Que sofrimento, mas impossível parar até ler a última página.
Sofri junto

Nane 19/05/2024

Desgraceira do início ao fim
Li com um grupo de amigas. Gostei da história, do desenvolvimento dos personagens. Não chorei, mas muitos relatos me tiraram do conforto da leitura. Quando a gente acha que coisas boas irão acontecer lá vem desgraceira de novo... Ô autora que gosta de fazer esse povo sofrer.

Eusouguz 17/05/2024

Dor.
?Você pode não entender agora, mas um dia entenderá: o único segredo da amizade, acredito eu, é encontrar pessoas melhores que você, não mais inteligentes, não mais bacanas, mas sim mais bondosas, mais generosas e mais piedosas, e tentar dar ouvidos a elas quando dizem algo sobre você, não importa o quanto seja ruim, ou bom, e confiar nelas, o que é a coisa mais difícil. Mas também a melhor.?

Como eu poderia/posso descrever a imensidão de sentimentos que eu pude sentir com essa leitura? Eu passaria horas escrevendo e só quem se disponibilizar pra fazer essa leitura entenderá, e o meu amigo Igor Jazz que já leu e sentiu tudo que eu sentir.

Posso tentar explicar um pouco.
Teve vários momentos que eu chorei como se o mundo fosse acabar, teve momentos que eu sentir bastante raiva (Esse foi meu sentimento dominante.) mas eu fiquei pensando, admirando e valorizando o sentimento de amizade e proteção que as pessoas tinham com o Jude.

O Jude é o maior exemplo de força e eu queria que ele se visse da forma que eu o vi, bem parecido como Willem via ele, uma homem corajoso, esforçado, sensível, e varias outras emoções.
Eu fiquei tão triste e queria tanto poder abraçar ele, estar com ele, mostrar apoio e muito mais?

Esse livro me deixou tão agoniado, abalado e sensível que alguns momentos eu parava a leitura e queria simplesmente respirar porque até o fôlego eu estava perdendo. foi uma leitura difícil. Mas me mostrou o valor da amizade e o quanto é bom você ter pessoas que te apoiem mesmo que você seja uma pessoa difícil de lidar, o qual não julgo por tudo que ele passou, pois nem sei se eu aguentaria.

Carol.Caetano 17/05/2024

Viver sem amor, é possível?
O quanto uma criança que desconhece amor consegue suportar da vida adulta?

Entrei no hype do tiktok bem relutante mas bem curiosa com a leitura do ?livro mais triste da minha vida?.
Durante a leitura obviamente senti os momentos de tristeza, revolta, náusea e mais tristeza mas acho que o que me pegou realmente foi o final do livro.
O desfecho de tudo, como foi relatado e vivido, doeu na alma.

Esse livro me fez pensar no tanto que precisamos cuidar da nossa saúde mental mesmo que ela nos aprisione por algum motivo. Por fora podemos aparentar tanta coisa quando por dentro nos odiamos/sentimos um vazio imenso que nunca será preenchido por dinheiro, emprego, viagens. Principalmente quanto tudo o que mais queríamos, todos nós, é ser amado. Não só romanticamente, mas em todos os possíveis sentidos da palavra amor.

No fim das contas pra mim, esse livro foi sobre o quanto a falta de amor e a negligência na infância pode afetar o resto da sua vida. E sobre como o amor e o cuidado podem alterar tanto o destino de uma pessoa.

??????????

Bia 17/05/2024

Precisei de um mês pra terminar esse livro, durante toda a leitura eu precisei fazer pausas pra respirar ou pra chorar, não sei o que eu to sentindo depois dessa leitura preciso de um tempo pra assimilar tudo.

Linda106 17/05/2024

Assim como na vida, nem toda história tem um final feliz
?[?]
E ele chora e chora, chora por tudo que foi, por tudo que podia ter sido, por cada velha ferida, por cada velha alegria, chora pela vergonha e pela felicidade de finalmente poder ser criança, com todos os caprichos, as vontades e as inseguranças de uma criança, pelo privilégio de se comportar mal e ser perdoado, pelo esplendor do afeto, dos carinhos, de servirem-lhe uma refeição e forçarem-no a comê-la, pela capacidade, finalmente, finalmente, de acreditar nas garantias de um pai, de acreditar que ele é especial para alguém, apesar de todos os seus erros e de seu ódio, por causa de todos os seus erros e de seu ódio.?

Brutal. Cheio de gatilhos e de nuances que nos deixam desconfortáveis, angustiados, com ânsia e o mais que for possível.

Ao mesmo tempo, é de uma genialidade sem fim. Nos mostra que às vezes, de fato, a vida não nos reserva um final feliz. É muito mais do que uma história sobre amigos ou sobre como a vida pode ser cruel para com algumas pessoas.

Não sabia o que esperar quando comecei. Agora sinto um vazio enorme, não só pela história, mas pela constatação de que nunca vou poder ler esse livro pela primeira vez novamente.

No fim das contas, eu indico, sim, e muito. No entanto, apenas se 1-o leitor tiver estômago forte e 2-se estiver disposto a, talvez, ver a vida com outros olhos.
Dani Teodoro 17/05/2024minha estante
???

Ewerton Oliveira 16/05/2024

Aceite ser ajudado
Triste e não aconselhável! Um livro que vc não consegue tirar muito proveito, com capítulos mega extensos e um desfecho muito ruim.

Além dos exageros.