Uma Vida Pequena

Uma Vida Pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

Marcelo1428 02/05/2024

Primeira resenha, alguém vai ler?
Que choque por esse final e a sensibilidade da Hanya em descrever os personagens é muito tocante. Esperava gostar menos do que gostei, aconselho a quem for iniciar a leitura que esteja com o psicológico preparado para os acontecimentos traumáticos (que não são poucos) O final é um pouco previsível se vc for atencioso no personagem, esperava q ele fosse fazer aquilo no final mas ainda assim me deixou surpreso. Um ótimo livro no geral. É a minha primeira resenha, pretendo melhorar os detalhes futuramente. Alguém vai ler?

Cristina.Amaral 01/05/2024

Meu maior e melhor trauma literário
Nem mesmo os livros de tristeza encapsuladas dos best sellers conseguiriam me deixar tão devastada quanto este livro. A forma como a autora nos aproxima dos 4 amigos, mudando o narrador, as perspectivas e experiências, nos torna parte daquele grupo de amigos, impotentes vendo a vida se mostrar imperiosa. Não adianta ficar triste, chorar, não aceitar. O que tem de acontecer, acontecerá. E vamos nos entristecendo a cada ?dia? que passa. Iludidos pela esperança, mas logo tragados pela realidade da história. Fiquei sem ler por semanas, iniciei outros dois livros, mas não pude deixar de ler, pois precisava saber como estavam meus amigos? queria que eles estivessem bem, torcia muito para que isso acontecesse. Era pura alegria quando podia me deliciar com muitas páginas em que as coisas davam certo e sonhava que pudesse ser assim até o final, mas não. Enfim, é uma leitura extremamente difícil (não pela escrita), há inúmeros gatilhos, nos deixa perplexos, mas é estranhamente incrível. Não há sentimentalismos sensacionalistas que tentam te fazer chorar, mas é, ainda assim, impossível não terminar com os olhos ardendo de tantas lágrimas que derramamos no decorrer da leitura. Vale a pena ler, mas entre sabendo que não será fácil.

Avner 30/04/2024

Tristeza sem fim
?Uma Vida Pequena? é um livro triste. Muito triste. Mesmo. Difícil de ler em diversos momentos, principalmente da metade até o final.

O modo como a autora Hanya Yanagihara escreve te deixa muito próximo e conectado com tudo que está acontecendo com os personagens e suas questões ao existir no mundo. Principalmente ao protagonista, Jude, que é um personagem com um arco dominado por muita dor (física e emocional).

Como ponto negativo, em alguns momentos senti o livro desnecessariamente tão longo, pois muitas vezes aparecem nomes e enredos curtos de personagens que não são necessariamente relevantes na história. Porém isso não atrapalhou minha experiência.

Confesso que acabei de ler agora e ainda estou digerindo tudo, fica até difícil escrever aqui. É um livro grande (quase 800 páginas) e com alerta de muitos temas sensíveis e possíveis gatilhos: sugiro inclusive procurar os assuntos abordados antes de ler. Dito isso, para mim valeu muito a leitura, principalmente pela habilidade da autora de nos fazer sentir tudo o que está ali escrito!
Natacha com CH 01/05/2024minha estante
Quanto mais eu leio, mais vontade eu tenho de ignorar os traumas do Jude e ficar muito tempo abraçada a ele ?

Viviane 30/04/2024

A vida como ela é. Começo triste, meio triste, final triste
O livro conta a história de 4 jovens que se conhecem no período da faculdade. Ao longo da história vamos acompanhando o desenrolar de suas vidas até a velhice.

Eu particularmente gostei muito do livro mas é preciso ser lido com cautela para aqueles que possuem sensibilidade com determinados assuntos pois o livro tem muitos gatilhos.

Em alguns momentos achei a leitura parada e um tanto quanto repetitiva. Achei que poderia ter sido explorado mais a história de JB e Malcolm. Ainda assim é uma boa leitura, livro denso porém de fácil compreensão.

As vezes você se pega querendo proteger o protagonista, as vezes você não entende porque ele tá sendo tão autodestrutivo, as vezes você quer desistir dele. Fiquei com sentimentos conflitantes com Jude. O final é triste mas é esperado.

Vale a leitura - com cautela

TDAG 29/04/2024

Preciso de terapia
Esse livro bugou a minha cabeça. Preciso de muita terapia para entender a necessidade de Autora em trazer todo esse sofrimento.
Os personagens são maravilhosos, bem escritos. A história é bem contada, sofisticada.
Mas é muito sofrido.

Elizabeth.Marinho 29/04/2024

Muito conteudo sensivel, mas mostra a importância dos laços que criamos ao longo da vida, o valor de um amigo verdadeiro

Jessica1248 29/04/2024

Destrutivo
Em todos os 23 anos que eu tenho como leitora, jamais um livro me deixou tão atônita quanto este.
Este não é um livro de momentos tristes. É um livro triste por inteiro. As páginas foram feitas de celulose e depressão. Foi uma leitura densa e angustiante. Senti no âmago o sofrimento de Jude e também a impotência que as pessoas que o amavam sentiam. E eu estou fisicamente esgotada e acho que vou demorar pra conseguir digerir a história e começar outro livro.

Brnprado 28/04/2024

Horrível
Desde o começo do livro eu ja estava achando bem chato e parado, porém estava gostando da escrita dela, mesmo ela usando muuuuitas metáforas toda hora (me incomodou do início ao fim).

A princípio temos 4 amigos de longa data, onde nessa primeira parte nós somos apresentados a eles, e são personagens interessantes.
Ja na segunda parte percebi que o foco seria no Jude e Willem, e o restante dos milhares de personagens que foram apresentados ficam de lado.

Tudo na vida do Jude, desde a infância, é só tragédia, tanta tragédia que deixou de me impactar porque eu ja sabia que ele ia sofrer, porque o livro é isso, um desespero para ter uma história triste que mal te da um respiro.

Com uma lista tão grande de gatilhos, me surpreende toda essa recomendação das pessoas falando que merece ser lido (?????)

Esse não é um livro de amor, de amizade, de superação, de nada. São 1000 páginas da mesma coisa. Os personagens não evoluem, de repente todo mundo fica rico, e ainda não entendi como eles eram tão amigos por tantos anos.

Por favorzinho, vamos nos atentar ao fato de como a autora é um chorume, com falas misóginas e bem problemáticas.
E que ela é uma pessoa, aparentemente, saudável e hétero, que escreveu sobre um homem gay com deficiência, e fez isso de uma maneira tão irresponsabilidade...
E como ela mesma disse, esse livro é com homens, porque se fossem mulheres a história não seria tão interessante (uma querida né)

Vou ressaltar a importância de pesquisar sobre que nós consumimos, porque essa autora não teve o mínimo de respeito em pesquisar, em entender sobre oque estava colocando no papel, e as entrevistas são uma piores do que a outra.

Essa história não transmite a realidade, os personagens foram criados apenas para o plot e fazer o leitor sofrer, por puro sadismo da chorume.
mpettrus 28/04/2024minha estante
Impactado com a sua RC. Apesar da sua sinceridade em dizer como se sentiu ao ler esse (chorume), você foi super objetiva e pontual no seu texto, sobretudo, no âmbito narrativo.

Os personagens literalmente não evoluem. A história não avança. E quando as coisas acontecem, eu ficava com a impressão de que tinha ?perdido? algum parágrafo da narrativa porque, como você bem colocou, do nada todo mundo estava rico.

E que amizades são essas que fazem ?vista grossa? para os problemas horrendos do amigo? Uma vida toda nessa história e ninguém ?nem aí?.

E quanto a autora, ela me passou um total de zero credibilidade sobre os temas que ela abordou no romance. E, muito bem lembrado por você, com falas problemáticas aos montões e sem justificativa alguma até para a própria história.

É realmente leviana, irresponsável e a epítome do sadismo.

Razô na RC ???????

Expedicionário Literário 28/04/2024

Um soco no estômago dói menos do que ler esse livro.
"Uma Vida Pequena" é como um vasto oceano, repleto de uma variedade de sentimentos, uma leitura intensa que me comoveu do início ao fim. Não se trata apenas de uma narrativa sobre Jude St. Francis, mas de uma exploração profunda de sua alma dilacerada, onde suas dores mais íntimas são expostas sem piedade.

A escrita da autora é brutal, inclemente, como um golpe direto no coração de quem se aventura a navegar nessas águas profundas, onde residem tanto os sentimentos nobres quanto os mais sombrios. Não há espaço para artifícios ou trivialidades; somos confrontados de maneira direta com as atrocidades que Jude enfrenta, sem filtro para suavizar a dor.

É angustiante acompanhar a lentidão com que os traumas de Jude são revelados, como se estivéssemos em uma corrida interminável ao seu lado, rumo a um precipício inevitável. Cada página é um soco no estômago, um grito abafado de desespero diante de tamanha injustiça.

E, no meio dessa tormenta, surgem os anjos que tentam resgatar Jude do inferno em que vive. Willen, JB, Malcom, Harold, Julia, Richard e Andy são como a personificação da bondade, lutando bravamente para trazer um pouco de luz à vida sombria de Jude. No entanto, apesar de todo o seu empenho, eles não conseguem apagar completamente as cicatrizes que os demônios deixaram em sua alma.

Ao fechar o livro, senti como se estivesse envolvendo Jude em um abraço. Esta é uma história que penetra fundo no coração, que nos faz questionar nossa própria capacidade de resistência diante das circunstâncias adversas que podem atingir qualquer um neste mundo caótico. Jude se tornou mais do que um mero personagem para mim; ele é um símbolo de luta, de esperança, representando tudo aquilo que nos mantém de pé, mesmo diante do colapso ao nosso redor.

Prometi fazer uma análise de cada personagem, mas devo parar por aqui. A jornada de Jude é tão intensa, tão cheia de tragédias, que é difícil entender o peso de seu sofrimento. Recordo-me de amigos perdidos na infância por alguns desses motivos e, mesmo chorando por eles na época, não compreendia a extensão da crueldade que assola nossa existência, como um buraco negro no espaço que consome tudo em sua sombra sem retorno.

DanielNeves 27/04/2024

Faz jus ao pior livro já escrito na história
Até a metade do livro, a leitura é extensa, mas gostosa. Com poucos momentos duvidosos. Mas a partir do meio se torna um show de absurdos.

Não consegui sentir empatia de forma alguma por nenhum personagem pela falta de verossimilhança.

O livro passa por diversas décadas e parece que não existe nada do mundo externo que influenciem os personagens, as mulheres são completamente irrelevantes. Não há uma personagem mulher sequer praticamente.

A autora é uma sádica e os ocorridos do livro são todos absurdos e como todos os personagens lidam com tudo também. Em determinado momento deixa de ser mal escrito pra virar realmente um porno de desgraça virando uma fanfic de romance sem sentido.

Esse livro é podre.

Vanessa.Cerqueira 26/04/2024

É o livro mais triste q eu já li em toda minha vida.
Não consigo nem digerir direito tudo o que eu acabei de ler.
O livro é incrível, incrível de todas as formas possíveis.
Acho q fiquei mais abalada pq me identifiquei do início ao fim com o Jude e entendi como ele tava cansado, entendi do início ao fim o peso da vida e como muitas vezes a gente não vê sentido algum na própria existência.

Anele 26/04/2024

Um dos livros mais sensíveis e intensos que já li, senão o maior. em diversos momentos somos levados a extremos de sofrimento, tristeza, punição, amor e compaixão. não é um livro fácil de ser digerido, talvez por descrever sentimentos e situações de forma vívida e crua. somos realmente imersos no mundo dos personagens e, por vezes, nos sentimos como um quinto elemento no quarteto de amigos. não há como não ser tocada pela história de Jude, Willem, Malcom e JB. a cada revelação da história da infância de Jude, eu ficava despedaçada. a cada vitória, vibrava. nos vemos tão envolvidos, mesmo conseguindo imaginar qual será o seu desfecho, que, ainda assim, quando ele ocorre, é devastador. será um livro difícil de ser superado e já percebo que entrarei numa baita ressaca literária.

Ann' 26/04/2024

O livro mais triste que eu já li, a autora pegou todo o sofrimento existente no mundo e colocou no personagem principal.
Pior é quando você acha que finalmente ele vai ter paz e aí começa uma nova onda de horrores. Terminei faz uns 2 meses e vez ou outra me pego pensando nos personagens e como eu queria abraçar o Jude e pedir perdão por toda crueldade que cometeram com ele.