Vocação Para o Mal

Vocação Para o Mal Robert Galbraith

Resenhas - Vocação Para o Mal

Maria4343 19/10/2023

Quase favorito
Esse 3° livro quase é meu favorito, como eu assisti a série antes de ler foi interessante de perceber as mudanças, o livro é mil vezes melhor, mais detalhes e como os personagens chegaram naquela conclusão, embora eu não curta esse negócio "fulano viu um gato lembrou da casa do suspeito" acho que força muito a barra.
Adoro os personagens, Strike, Robin, Londres, o interior do país. Enfim, gosto de muita coisa aqui,ele quase foi favorito porque assisti a 4 temporada de C B Strike e vi que aquele sim vai ser o meu favorito. Quero logo comprar toda a coleção, em capa dura hehehe
Laura 20/10/2023minha estante
É o meu favorito. Se bem que ainda não li o ultimo...

Simone de Cássia 08/09/2021

"Eu entendi que minha simpatia pela série não vem da trama, do mistério ou do desvendar mirabolante da história, vem da empatia pelo casal Strike/Robin. Sim, tem a parte investigativa que desperta atenção, tem a aventura que aumenta o ritmo, mas a pegada que me faz ser condescendente com alguma enrolação, com o vai e volta das reflexões e com a novela do casa/não casa é, com certeza, a química de goiabada com queijo dos personagens centrais. Não tem romance açucarado( que eu odeio!) mas tem um entendimento perfeito. Adoro!"
Riva 08/09/2021minha estante
Goiabada com Queijo!!!!!!
Tá xonada, muito xonada!

Simone de Cássia 09/09/2021minha estante
Larga do meu pé, chulé!! kkkkkk

Riva 09/09/2021minha estante
Largo não, frieira!!!! Kkkkkkkkk

Simone de Cássia 09/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk Besta!!!

Riva 09/09/2021minha estante
Bocó - kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Roberto.Vasconcelos 08/09/2023

Com quem será que a Robin vai casar ?
Diferente dos outros livros este é totalmente focado no strike e na Robin.
Vamos conhecer mais do passado do strike enquanto policial militar e das razões que levaram a Robin a largar a faculdade.

O tema principal aqui se torna o abuso contra mulheres, explorando assuntos mais polêmicos como pedofilia, estupro e agressão.
Obviamente a autora quis tornar a obra mais impactante e aprofundar os personagens principais.

Acredito que a investigação aqui se tornou arrastada demais , pela primeira vez achei tedioso , foi preciso mais de 200 páginas para o assassino lembrar que tinha um plano e se mexer. A resolução do crime também achei que deixou a desejar , strike ter uma epifania do nada e reconhecer algo que quando estava literalmente na cara dele não reconheceu não me convenceu.

Robin cresceu absurdamente como personagem mas essas indicações de um romance com strike foram demais, a autora quer construir uma situação para explorar essa atração dos dois.
Enfim, foi bom mas senti mais drama de novela da globo do que mistério na história.

Cris.Aguiar 30/07/2023

Nessa história teve mais esmero na construção dos vilões, tivemos mais possibilidades, mais quebra-cabeças e isso deu um tempero especial para a narração, mais tensão e mais drama.
Em alguns momentos fiquei com a sensação dele ter meio que tirado coelho-da-cartola, mas como me envolvi bem com a narrativa, ficou só na sensação.
O plot é muito bom, mas ainda assim temos que prestar atenção porque ficou um pouco... não corrido, mas ... me fugiu a definição... ENFIM... muito bom o livro.

Nesse gostei mais da parte dramática envolvendo os personagens do que a parte policial/investigativa ( o Cuco foi melhor nesse sentido). Mas recomendo muito a leitura.

Giulia Ficarelli 09/06/2020

Final da Trilogia!
Gostei de alguns desenvolvimentos da trama, mas não foi a obra que mais me fisgou na trilogia. Mesmo assim, achei a narrativa interessante e cheia de reviravoltas.

Jéssica 03/04/2022

Bom, mas...
O terceiro livro da série do detetive Cormoram Strike traz ele e sua parceira perseguindo um serial killer e correndo contra o tempo para descobrirem quem é o verdadeiro culpado antes que mais pessoas acabem mortas. O livro foi bom, mas achei bastante enrolado e quando chegou nos momentos finais foi muito corrido, embora a resolução do culpado tenha sido bem amarrada.

Jessica Alves 21/07/2020

Deixa a desejar
O terceiro livro da série, deixou a desejar pra mim. Achei maçante muitas partes, como se enrolasse demais. A Robin que era tão madura nos outros livros me pareceu infantil demais nesse. A tensão entre os dois ao decorrer do livro também vai irritando. O desenrolar da história do crime, da investigação foi boa, mas no final foi tudo muito jogado sem muita explicação, com pontas soltas.

Juliana 20/10/2020

Sem dúvida, meu favorito da série (até agora)!
J.K poderia colocar em todos os livros da série o ponto de vista do assassino, a história ficaria bem mais intensa, pois enquanto lia Vocação para o Mal tive até sonhos com o personagem!! Deu medinho haha.

Sousa 27/03/2022

Bom,podia ser melhor
Como o terceiro livro da série comoram strike ,o livro vocação para o mal foi menos surpreendente do que eu imaginava,acho que a narrativa foi bem arrastada e teve muita demora para saber quem era o assassino,mas sem aquela emoção que uma pessoa espera de um livro de investigação. Teve partes boas sim ,como o relacionamento deles. É isso,vou dar 4 estrela pois poderia ter sido melhor.

@bibliotecadadi 14/06/2020

Foi uma boa leitura, mas algumas partes foram cansativas. Não é meu preferido da série mas foi legal.

Aretta.Brand 17/03/2021

Não prendeu minha atenção
O livro tem um bom enredo e a construção dos personagens é boa, mas não me prendeu tanto assim. Achei que tinha muitos detalhes e explicações que não contribuíam para a solução do caso, estava mais para encher linguiça mesmo, o que tornou a leitura muito cansativo e no final queria terminar o livro de vez.
Para quem gosta de suspense/thriller que te prende desde o início não vai curtir esse livro.

Bertil.Kenjiro 04/04/2020

Antes de Ler, Esqueça Que foi J.K. Rowling que Escreveu
Primeiramente Vamos a história:
Livro 1 : O chamado do cuco
Um assassinato de uma Modelo acontece e segundo a polícia nada mais foi que uma tragédia simples. Com os negócios indo de mal a pior, o detetive particular Cormoran Strike com sua nova assistente temporária acaba sendo convencido a reabrir e investigar o caso desenterrando grandes sujeiras nesse meio e um assassinato sem escrúpulos.

Livro 2: O Bicho da Seda
Devido a acontecimentos do livro anterior, Cormoran pega mais um caso e desta vez um muito bem elaborado, premeditado e com os podres escondidos bem na cara de todos. Sua até então assistente Robin começa a demonstrar boa aptidão para investigações e ajuda no caso.

Livro 3: Vocação Para o Mal
Quanto mais alto se sobe, mais notória sua presença começa a ser. E, devido ao seu passado, Strike acumulou bons inimigos durante a vida. Inimigos esses que voltam a assombrá-lo quando tudo parecia ir bem.
Robin, recebe uma perna decepada endereçada a ela no escritório. Devido às circunstâncias, Strike logo percebe que o alvo é ele, porém a lista de criminosos que se encaixam no perfil pode ser maior do que se imaginava a princípio. Desta vez, o culpado ou culpados, pode ser um serial killer que quer acabar com a vida do detetive particular usando aquilo que ele mais gosta: sua profissão.
Em meio a tudo isso vemos o desenrolar particular da história de vida de ambos, Robin com problemas no relacionamento e Strike com as complicações de sua vida.

Pra ser sincero e usando um pouco a opinião pessoal, para ler os livros da J.K. Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith precisamos esquecer que eles são de fato da J.K. O sucesso de Harry Potter se deu devido a gama de personagens fantasiosos impostos no mesmo mundo em uma época em que era tabu falar dessas coisas. Já na série de O Chamado do Cuco, temos um romance policial que por característica deve sim conter muitos elementos porém , não deve deixar o fluir da história ser comprometido.

No segundo livro da Saga, O Bicho da Seda, A confusão de COntinuidade era tanta que por várias vezes você sente vontade de desistir. Aqui não foi diferente. A Narrativa neste terceiro livro gira mais em torno do relacionamento de Strike e De Robin e das consequências que o trabalho pode ter na vida pessoal de ambos. Sempre foi gostoso ver a Robin descobrindo e aprendendo sobre o mundo Da investigação criminal, mas isso não se repete aqui e abre espaço para questionamentos em relação da Escrita da J.k.
Em termos de história o livro é bem escrito. Existe sim uma boa “enrolação” para que não saibamos já no início da história quem seria o culpado, mas não tão ruim quanto foi O Bicho da Seda. Além de um bom desenvolvimento de personagens secundários o que trás um pouco mais de firmeza para a história. E como um detalhe a mais, nesse livro temos o ponto de vista do bandido. Algo bem legal para ser sincero.
Apesar das críticas, eu aconselho sim a leitura para que vocês tirem as próprias conclusões.

Mas um conselho de coração: tenham BASTANTE PACIÊNCIA para ler.

Arthur Peixoto 04/07/2020

Muito bom...
O livro é muito bom, terminou de um jeito que te faz querer o próximo... O ponto chave da história é o modus operandi do assassino desta história... E eu acabei descobrindo um ponto chave da história antes do final, apesar de não fazer a ligação completa com o assassino... Os pontos fracos são a insegurança da Robin nesse livro, que me irritou um pouco e as vezes a história não me prendia... Mas o final valeu a pena o livro todo...

Elisangela 15/04/2020

Como assim?!
Eu amo os livros do Cormoran, quando comecei a ler esse não sabia que tinha um quarto livro é quando terminei fiquei: " como assim?!?!?!" Aí que fui descobrir que foi lançado maia um e corri pra comprar. Na verdade dentro os 3 livros que li até esse foi sem dúvida o melhor e cada vez fico mais apaixonada pela história do detetive e sua assistente e dos seus casos interessantes

Ricardo Tavares 23/02/2021

VOCAÇÃO PARA O MAL
Quando um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, ela fica horrorizada ao descobrir que contém a perna decepada de uma mulher. Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, fica menos surpreso, mas não menos alarmado. Há quatro pessoas de seu passado que ele acredita que poderiam ser responsáveis por tal crime ? e Strike sabe que qualquer uma delas seria capaz de tamanha brutalidade. Com a polícia focada no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin põem as mãos à obra e mergulham no mundo sombrio e distorcido dos outros três homens. Entretanto, quanto mais acontecimentos horrendos acontecem, mais o tempo se esgota para ambos?
(Resenha da editora)

MINHA OPINIÃO
Esse é o terceiro livro de Cormoran Strike. Aqui, a relação entre C.B. Strike e Robin se estreita. Robin tem uma participação mais dinâmica e não fica restrita ao escritório. Seu papel vai além do de uma simples secretária, ela de fato está se esforçando para ser uma investigadora e sócia do detetive.
Dessa vez a narrativa se concentra em quatro suspeitos que estão relacionados ao passado de Strike. Vamos conhecer um pouco mais da vida pregressa do investigador, assim como veremos a tensão entre Robin e seu noivo Mathew, enciumado com Cormoran Strike.
É um dos melhores livros de Robert Galbraith, o alter ego masculino de J. K. ROWLING. Vemos aqui a evolução da escrita da escritora inglesa que realmente nos presenteou com um incrível detetive. Uma coisa interessante que não aparece muito nítido na série da HBO é o sofrimento de Strike com sua perna postiça. No livro esse sofrimento é bem patente e influencia demais as ações do detetive. As angústias de Robin em ser valorizada como investigadora e parceira também são mais explícitas no livro. Concluindo, achei o livro ótimo e sou fã incondicional de C.B. Strike. Com a leitura de VOCAÇÃO PARA O MAL encerrei a leitura dos 4 primeiros livros do detetive inglês. Resta-me esperar pela 5ª aventura de Cormoran Strike a ser lançada em 2021 pela Rocco.