Vocação Para o Mal

Vocação Para o Mal Robert Galbraith

Resenhas - Vocação Para o Mal

Nanda 14/11/2022

Droga, gostei demais
Tenho esse livro há vários anos? devido todas as polêmicas envolvendo a autora, sentia uma certa repulsa em continuar a série. Porém quando finalmente tive o impulso de iniciar, fiquei rapidamente obcecada. Essa criatura escreve bem, droga! Esse, inclusive, foi o melhor dos três primeiros volumes, na minha opinião. Difícil lidar com a obra de um autor que você não aprova a conduta?

Lypee 05/11/2022

A brilhante Robin
Esse é o terceiro livro da série e gostei muito com o escritor desenvolveu a companheira de investigação do Strike, Robin.

Percebo que ela tem até mais protagonismo que ele em muitas partes.

Seguro ainda a mesma crítica do outro livro, a história é lenta e o suspense demora mais pra acontecer.

Thiago Toscano Ferrari 12/10/2022

Romance policial mais pesado!
Neste terceiro romance policial, da série, o autor aprofunda ainda mais nas narrativas de uma perna entregue à assistente Robin e do famoso detetive particular Cormoran Strike que desenvolve a trama investigativa de um serial killer que segue um padrão de vítimas e de causa mortis! A lista de suspeitos é grande e a narrativa em alguns momentos é bem pesada. Situações pessoais de Strike são reveladas e mostra ao leitor a riqueza de delalhes que o autor trabalha muito bem. A narrativa nos envolve do início ao fim, nos reservando um final inesperado! Recomendo a leitura!

Christie.V 30/09/2022

Gosteii!!
É um livro que vc vai se envolver na relação de trabalho do detetive particular (Strike) com sua parceira (Robin).

Tem a trama de descobrir um inimigo do passado do Strike (que é bem louco e gosta de matar mulheres). Apesar do risco iminente que a Robin passa, acredito que o foco do livro não é a tensão constante... até pq a grande parte dele gira em torno em mostrar a rotina de investigação feita pelos dois parceiros. Ou seja, é algo que vai sendo investigado aos poucos... o que leva justamente para você dar mais atenção a relação entre Strike e Robin, Robin e o marido...etc.

De certa forma o assassino fica secundário como um escroto nojento, e certas vezes nós mesmos abaixamos a guarda perto do risco iminente.

Henrique.Hansen 18/09/2022

Não sei se quero ver uma relação amorosa entre Strike e Robin, já que a relação profissional deles é excelente. Eles se complementam de uma forma tão gostosa de ler, que dá vontade de ser amigo pessoal dos dois.

Certas partes do livro me pareceram opiniões mascaradas da J.K. com relação a algumas polêmicas dela, usando outros temas pra mascarar tais opiniões controversas que ela gosta de reafirmar que tem. E isso fica evidente quando esses assuntos abordados no livro não agregam em absolutamente nada para o desenrolar da trama, nem para nada. Simplesmente está ali. Não sei o que ela quis dizer abordando o tema "transdeficiente" quando sabemos que na vida real ela tem opiniões transfóbicas. Mas me pareceu desnecessário levando em conta o que estava acontecendo no desenrolar da trama.

No mais, o livro é ótimo, Cormoran é um excelente personagem, que mesmo sendo carrancudo e rabugento do jeito que é, dá vontade de ter por perto.

AnaPaulaSaoli 31/07/2022

Vocação para o mal
Terceiro livro do Detetive Cormoran Strike e sua parceira Robin Ellacott que recebe uma perna amputada de uma jovem, esse é o pontapé inicial para a história.

Cormoran acredita que a perna é uma mensagem para ele e começa a suspeitar de alguns homens que ele conheceu no passado, o problema é que ele não sabe o paradeiro de nenhum deles e parte em busca da localização deles para descobrir quem é o autor de tal fato.

O livro é bem mais pesado que os dois anteriores, as histórias dos personagens são sempre repletas de muita violência e dor, é até agora o melhor dos livros da série.

Alexsandro Rosa 20/06/2022

Mais um livro muito bom de Robert Galbraith.
Nota: ????? 4/5

Vocação para o Mal é o terceiro livro de Robert Galbraith (J.K. Rowling), e o terceiro da série de livros com Cormoran Strike.

Apesar de não ser uma continuação direta, é muito bacana ver o desdobramento do prólogo de o Bicho da Seda, logo no início de Vocação para o Mal. Que pode instigar os leitores que ainda não leram os outros dois títulos a conhecer as histórias anteriores.

Nessa história Robin recebe uma encomenda no escritório de Strike, e ao abrir o pacote, dentro dele existe uma perna humana que foi cortada de alguém. Cormoran avisa as autoridades, e vendo que a polícia não quer sua ajuda e que não está disposta a investigar os possíveis suspeitos. Acaba fazendo uma investigação paralela, escondido da polícia, afim de descobrir quem enviou a encomenda a seu escritório.

Aqui vemos uma ótima evolução da história e escrita. Um ponto positivo, pelo menos para mim, é que os capítulos estão menores nesse livro. O que torna a leitura mais dinâmica e menos cansativa.

Aqui também vemos capítulos sob a visão do assassino. E acabamos entendendo um pouco do porque, do seu ódio para Strike.

Nesse livro, como vem se tornando de praxe, descobrimos uma interessante citação a uma doença, onde pessoas sentem vontade de amputar membros do corpo e tornar-se deficientes físicos.

Nesse livro, Robin tem um papel muito mais importante e ativo na agência. Ajudando Cormoran em muitos casos de vigia. E também continua com muitos problemas em seu relacionamento com seu noivo.

O ponto que não gostei muito, foi que o final pareceu ser muito corrido. Mas não deixou de ser surpreendente.

Concluindo, é um ótimo suspense. E para mim, foi o melhor livro dos três já lançados.
Merece quatro estrelas de cinco.
Nota: ????? 4/5

Lorenna 08/06/2022

Essa leitura foi um baita refresco para mim. Eu diria que a série inteira é de um policial bem "raíz" e tem todos os elementos que eu gosto; investigação paralela a vida pessoal das pessoas envolvidas, um bom drama e a faísca de um romance.

Quando a narrativa chega ali para o meio e não tem para onde correr o que acaba deixando tudo um pouco parado, como se estivesse somente dando um tempo para chegar a grande revelação.

E o fato de enfim sabermos o que aconteceu no passado da Robin não me agradou nem um pouco, achei pedante demais, mas preferi ignorar essa parte.

O romance está sendo construído aos poucos e eu adoro de termos um personagem para odiar no meio disso: Mathew! Robin e Strike são perfeitos como detetives e eu adoro os diálogos dos dois, é um relacionamento que tenta se restringir a trabalho mas sempre tem algo levando os dois para outros caminhos.

Pessoalmente acho que a série deveria ter maior reconhecimento e indico a leitura para quem ama policial.

jessberaldo 04/04/2022

Em meio ameaças e investigações, os conflitos pessoais de Cormoram e Robin trazem mais desenvolvimento para a dupla, tanto individuais quanto na parceria entre eles.
Tive pouco de dificuldade pois achei algumas partes arrastadas mas a descrição minuciosa faz parecer que você está andando pelas ruas de Londres.

Jéssica 03/04/2022

Bom, mas...
O terceiro livro da série do detetive Cormoram Strike traz ele e sua parceira perseguindo um serial killer e correndo contra o tempo para descobrirem quem é o verdadeiro culpado antes que mais pessoas acabem mortas. O livro foi bom, mas achei bastante enrolado e quando chegou nos momentos finais foi muito corrido, embora a resolução do culpado tenha sido bem amarrada.

Ana_belotto 03/04/2022

3 é o número da sorte
Eu diria que este foi o melhor dos 3 até agora, nos dando 3 opções de assassinos no qual é impossível saber quem realmente cometeu os crimes, mesmo a gente tendo algumas partes da história sendo contada de seu ponto de vista. Livro genial.

evelyn 28/03/2022

Definitivamente o melhor entre os 3 livros da sequência! A escrita é muito cativante e toda a história é impecável. Robin e Strike formam uma dupla muito interessante e são incrivelmente inteligentes juntos. Eu adorei que a minha querida Ellacott teve uma participação maior na investigação desse caso e pôde mostrar o que é capaz de fazer quando se dá uma verdadeira oportunidade. Me impressionei bastante com os finais dos outros dois livros e a tamanha inteligência de Strike em resolver todos os casos, mas sem sombra de dúvidas essa terceira sequência se tornou uma referência quando o assunto for livros de investigação. Estou muito ansiosa para ler os próximos livros!