O Zoológico de Varsóvia

O Zoológico de Varsóvia Diane Ackerman

Resenhas - O Zoológico de Varsóvia

1 | 2 | 3 | 4

San... 10/07/2010

O livro narra a ocupação nazista de Varsóvia, baseando-se no diário da esposa do diretor do Zoológico de Varsóvia. Embora o casal tenha abrigado muitos judeus e tenham se engajado na Resistência, o livro tem uma certa leveza. Muitos dos acontecimentos narrados levam às lágrimas, para logo em seguida sermos enlevados quer por descrições pormenorizadas e cheias de beleza, quer por fatos engraçados. A dor, o medo, as injustiças, o horror, são na verdade o pano de fundo do livro, tendo, entretanto, a Autora, um cuidado louvável de arrefecer tais elementos com generosas e bem elaboradas descrições de situações corriqueiras ou engraçadas. O leitor inteligente percebe tais cuidados nas entrelinhas. Mormente o impacto dos horrores nazistas estar bastante diluido, o livro registra a época sob um prisma mais ameno, porém, não menos verdadeiro. Um belo livro!
Juninho 15/05/2011minha estante
Não havia ouvido falar deste livro até agora, pela sua resenha para ser um livro emocionante, novamente me deu agua na boca...kkkkk
Vou le-lo assim que tiver tempo

Luciane 24/09/2011minha estante
San, concordo com que você falou. É um belo livro e vale a pena ser lido.

cacs 07/04/2020minha estante
Apesar da interessante temática da obra, a narrativa se perde em meio a um amontoado de informações alheias ao tem principal: ?ocupação nazista na Polônia?. Há um tentativa de explicar em minúcias todos os detalhes surgidos em histórias subjacentes à narrativa principal. Na minha opinião, isso tornou a leitura extremamente cansativa e chata.

Felipe 26/12/2019

Que livro!
Já li alguns livros (ficcionais e não) sobre a 2a GM, que é um assunto do qual gosto. Sinceramente essa foi umas das leituras "mais gostosas". O assunto sempre será pesado mas a autora conseguiu trazer tudo de uma forma mais leve, mostrando mesmo a vida das pessoas. Muitas foram salvas pelo Zoológico de Varsóvia em um trabalho fantástico de resistência e amor. Amor ao próximo, de verdade.
daiana.freitas.52 07/11/2021minha estante
Adoro essa temática da segunda guerra tb...já vi vários documentários e filmes! Vc já viu o filme lista de Schindler?!

Felipe 08/11/2021minha estante
Siiiim!! Adoro esse filme! Comprei o livro e não vejo a hora de ler! Nossa, não sou nenhum conhecedor mas já li vários livros e vi vários filmes pq também gosto do tema! Recomenda algum?

Victória Silva 23/01/2023

Narrativa fraca
Apesar de contar uma história importante de ser lembrada, a narrativa do livro não faz jus a essa grandiosidade. O livro é lento e confuso.

Para ilustrar, há momentos nos quais claramente estamos lendo uma reportagem e outros nos quais se torna um romance histórico. O que faz com que não seja nem um nem outro. Além disso, a autora inseriu muitos detalhes que não fazem parte da narrativa principal e senti que se perdeu na hora de voltar à história. Em alguns capítulos, são páginas e páginas de detalhes sem citar a história em si de algum modo e quando a história volta está em outro momento (o que faz partes ficarem faltando).

Tudo isso somado torna a leitura muuuuuito lenta. Em resumo, existem livros infinitamente melhores sobre a 2ª Guerra.
Izabelle 13/03/2023minha estante
Estou lendo e a sensação que eu tenho é que deveria ter visto só o filme
A história é boa mas a narrativa é lenta, o que torna cansativo

Jéssica | @jehbreda 24/07/2020

Poético e cheio de conhecimento histórico e biológico
História bem interessante e que explica muita coisa que aconteceu em Varsóvia enquanto os fatos históricos iam acontecendo.

Antonina e Jan são seres de alma além desse mundo. Impossível acreditar como existem pessoas que pensam em pessoas como eles! É um belo livro para entender um pouco sobre a fauna da Polônia e é muito bonito como há um ar poético em um momento tão triste da humanidade.
Léo 24/07/2020minha estante
Eu assisti o filme. Achei muito bom!

Silvia AC/DC 25/06/2019

Detestei!
Livro absolutamente confuso e entediante.
A autora exagera na descrição de plantas e insetos - algo que não interessa quando o assunto é Segunda Guerra. Achei que ela se perde em coisinhas que não tem significância.
Na minha opinião foi um livro forçado, ela espremeu um pouquinho de informação daqui e dali e fez este arranjo desastroso.
Este é o primeiro livro de Segunda Guerra que vou doar, já que nunca lerei novamente.
Mas ouvi dizer que o filme é legal, então pretendo assistir. Será bom para entender melhor essa história tão mal contada.
Daniele.Brummer 03/05/2020minha estante
Tbm detestei, não consegui concluir a leitura

Stella.Oliveira 11/07/2017

Ambíguo
O estilo da autora me causou um certo estranhamento ao misturar relatos históricos (inclusive com desfechos recentes e do pós guerra) com diálogos recriados como num romance histórico. Acredito que a opção por um único estilo teria resultado numa obra mais coesa. Vale atentar também que o aspecto humanitário (que me atraiu para ler o livro) não é tão focado, especialmente na primeira metade da história, que foca principalmente nas atividades do zoológico com descrições que deixam a leitura um pouco maçante.
Michely 27/03/2018minha estante
Leio muitos livros que tratam do holocausto e também tive essa impressão: achei o livro um tanto maçante e cansativo e esperava ter mais relatos dos sobreviventes que passaram pelo zoo. Uma das poucas vezes em que considero o filme melhor que o livro.

Ana Quintela 23/06/2009

Sensível e esclarecedor!
Fiquei emocionada. É um relato ao mesmo tempo forte, trágico, poético e revelador. O casal Jan e Antonina, diretores do Jardim Zoológico de Varsóvia (na Polônia), ajudaram a esconder e salvar mais de 300 judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Com coragem e muita determinação conseguiram fazer do zoológico um porto seguro para os perseguidos pelos nazistas. Repleto de fatos históricos e uma linguagem quase poética, o livro nos mostra como foi difícil a situação dos judeus e poloneses durante a ocupação alemã. Vale a pena.

Nanda 11/10/2009

"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana." Kafka
O que leva um ser humano a correr risco por outro ser humano?
O que a guerra e a perseguição despertam no homem?
Como alimentar esperança e determinação diante da destruição?
Como resgatar alegria, solidariedade e ternura no convívio com a morte, o massacre e a perseguição?
Estas perguntas brotam em nossas mentes durante a leitura deste livro que conta a história real vivida pelo casal Zabinski e seu pequeno filho Ry´s. Jan Zabinski, diretor do Jardim Zoológico de Varsóvia, um dos mais imponentes e Antonina, uma amante da natureza e dos animais que vêm suas vidas mudarem radicalmente em decorrência da invasão alemã à capital da Polônia.
A história pode ser contada, dentre outros motivos, pela consulta do diário de Antonina, que o utilizava como uma forma de conversar consigo mesma sobre seus os medos, angústias e horrores da 2ª Guerra Mundial.
Assim, mesmo com o perigo à espreita, o casal passa a abrigar no casarão e no jardim do zoológico um grande número de judeus e perseguidos pelos nazistas.
Jan, participante da Resistência Polonesa, devido seus contatos, consegue libertar do Gueto de Varsóvia um grande número de judeus (dentre eles ilustres cientistas e estudiosos) trabalho este que era feito em rede, de forma organizada e sistemática.

A vida destas pessoas não ficou facilitada com a chegada do Exército Vermelho, ao contrário, estes, passivamente, viram um grande número de poloneses serem mortos, não dando apoio que os participantes do Levante (dentre eles Jan) esperavam. Nestas idas e vindas, Jan ferido, foi enviado a um campo de trabalhos forçados, enquanto Antonina e agora seus dois filhos, buscavam abrigo nos arredores de Varsóvia.
Em momento algum, durante toda a narrativa, percebe-se egoísmo no modo de agir dos Zabinski, ao contrário, se expuseram aos perigos e assumiram o risco em nome do próximo.
Algo positivo é a forma da narrativa. Apesar do peso da história, a autora consegue dar leveza à forma de escrever, mesclando momentos de tensão e outros de simples alegrias.
O grande pulo do gato que fica com este livro é que de certo somente temos o momento que vivemos....amanhã....é poeira e esperança.

Naiara 05/04/2010

Inacreditável!!!
Toda vez que me deparo que livros e filmes sobre a 2ª Guerra Mundial, fico horrorizada com o que Hitler foi capaz de fazer para alcançar o seu ideal de purificar a raça ariana.
O livro conta a história de bravura de uma família que burlou todas as leis hitleristas para prover ações de resistência e proteção dos judeus.

Recomendo!!!

Marct 10/11/2010

Começa bem mas...
... abandonei porque a partir de um determinado trecho o livro fica chato demais. Repetitivo, insuportável.

Luciane 24/09/2011

O Zoológico de Varsóvia retrata a Polônia, especiamente, Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. É um livro verídico que traz muitos conhecimentos históricos.
Relata a bondade do casal dono do Zoológico em acolher, mesmo com todos os riscos, judeus nas dependências do Zoo. Relata as experiências dos aliados de Hitler em tentar recriar animais extintos.
Conta o dia-dia em uma cidade atingida pela guerra.
Vale a pena ler.
Este livro faz parte do Círculo do Livro Viajante sobre a Segunda Guerra Mundial: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Léo 23/05/2024

Antes de um romance, este livro é um documentário sobre o que aconteceu em Varsóvia desde os primeiros indícios da 2GM, à tomada do território e batalhas internas, até a rendição e retorno do povo aos escombros que a cidade se tornou.
A família Zabinski mostra o quanto estavam ligados à comunidade, e o tanto que fizeram por todos e pela cidade só demonstra seu desejo em ficarem juntos e em paz.
Definitivamente um livro excelente para se ler devagar, aproveite as notas históricas e curta os momentos de pausa para pesquisar o que estava acontecendo ao redor da Europa.

Ana 04/09/2013

Heróis
Resenha disponível em nosso blog Meu Livro Na Bolsa!

site: http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/2013/09/o-zoologico-de-varsovia_3.html

Sarah 18/12/2013

Zoológico de Varsóvia
Jan e Antonina eram os encarregados do Jardim Zoológico de Varsóvia quando, no início da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu a Polônia. Os bombardeios destruíram a cidade, mataram milhares de pessoas e também os animais do zoo. O casal passou, então, a esconder judeus nas celas vazias e ajudaram centenas de pessoas a sobreviver.

Livros na temática guerra sempre me chamam a atenção. Neste, há um ponto de vista diferente: os autores não retratam apenas os horrores da guerra pela perspectiva dos cidadãos poloneses, mas também pelo que aconteceu ao cotidiano das pessoas e dos animais. Além do gueto e dos esconderijos em residências, o livro relata fugas para fazendas, a dificuldade para falsificar documentos e conseguir sobreviver, e os túneis e jaulas do zoológico que abrigaram refugiados.

A base do livro são os textos do diário de Antonina Zabinksi, que a autora mesclou a narrativas de outras pessoas. Ou seja, relatos reais de sobrevivência a um dos fatos mais marcantes da história mundial.

Em alguns trechos achei um pouco descritivo demais (principalmente nas descrições de paisagens, tipos de insetos...), mas a história em geral é muito interessante.

1 | 2 | 3 | 4