Escuridão, Seja Minha Amiga

Escuridão, Seja Minha Amiga John Marsden

Resenhas - Escuridão, Seja Minha Amiga

Adriana 19/12/2011

Esse é o quarto volume da série Amanhã e finalmente John Marsden nos deu uma folga para respirar. Já explico: em Quando a Guerra Começou, O Silêncio da Noite e No Terceiro Dia, a Geada, temos ação, ação e mais ação do começo ao fim. Já em Escuridão, Seja Minha Amiga, temos mais reflexão e narração dos personagens.

Este foi um dos fatores que deixou o livro mais lento, afinal o autor trabalha muito o lado psicológico dos sobreviventes. Eles já passaram por muitas coisas, viram muitas mortes e isso agora está cobrando seu preço. Depois de causarem inúmeros estragos no exército inimigo, eles agora têm uma folga para refletir e tentarem, mesmo que em vão, esquecer um pouco todo horror de uma guerra.

Achei os questionamentos, medos e divagações deles fantásticos, o autor soube retratar bem como eu imagino que seja a mente de alguém que já passou por tanta coisa como Ellie, Homer, Lee, Fi e Kevin.

Eles perderam amigos, estão longe de seus pais e sem grandes notícias do seu país. Não parece haver um futuro promissor no fim do túnel e a invasão não dá nenhum sinal de estar se encaminhando para um desfecho.

Porém, apesar de imaginarem que não iriam voltar tão cedo à Austrália, eles acabam descobrindo que os Neozelandeses (ou kiwis, como são chamados pelos jovens) que os resgataram tempos antes, agora estão mandando-os de volta para ajudarem na guerra.

Agora tudo será diferente, claro, irão com um grupo de elite treinado, fortemente armado e apenas ajudarão na localização e abrigo, lhes mostrando, literalmente, o caminho para o Inferno.

Logicamente as coisas não saem exatamente como combinado e logo nossos heróis estão novamente em perigo, lutando contra este mal que quer dominar seu país. E agora, com tantos traumas e cicatrizes do passado é ainda mais difícil se imaginar correndo riscos.

Neste livro aprendemos algumas lições importantes, sendo a maior delas: num dia se ganha, no outro se perde. Nem sempre é possível ter boa sorte e fazer tudo dar certo. Muitas vezes na vida não conseguimos concretizar alguns planos, e assim também acontece com este grupo de adolescentes guerreiros. Porém o mais importante é que eles continuam de pé, lutando e sonhando.

Outra coisa legal do livro foi o relacionamento entre Lee e Ellie, que se reaproximam e me deixaram curiosa para saber o que vem por aí! Já estou com Vingança em Chamas aqui em casa para ler, e ele promete retomar com tudo o ritmo de ação alucinante eu me surpreendeu e agradou tanto desde o início da série.

Desta vez não darei a nota máxima apenas por que o livro realmente foi mais lento do que os outros, o que tirou uma estrela dele. Mas continuo recomendando demais Amanhã, é uma das sagas mais interessantes e bem escritas que já tive o prazer de ler!!!
Kuiike 20/07/2012minha estante
Gostei do seu ponto de vista, certamente o 4° livro foi mais lendo e nos deu um tempo para respirar e refletir dps de tanta ação nos livros anteriores. Mal posso esperar pra começar vingança em chamas.(:

Jacqueline.Atae 08/12/2015minha estante
Com certeza amanhã é uma ótima série de livros apesar de ser longa!

Biah @garotapaidegua 27/12/2010

Eu não quis acreditar quando me disseram que esse livro era chato pra caramba. Eu jurava que era impossível, já que o assunto do livro não daria margem pra chatice, mas me enganei completamente. O livro é realmente bem chato. O começo é até empolgante como todos os outros.
Depois de terem sido ajudados e passarem por um período de conforto, eles voltam pra Wirrawee a fim de ajudar um grupo de aliados a sabotar mais uma importante construção dos invasores. Logo eu pensei : "Uhuull, mais um plano super engenhoso". Pura decepção. O plano não deu certo e foi uma enrolação só até eles resolverem agir sozinhos e uma enrolação ainda maior pra terminar o livro. Realmente uma chatice. Mas apesar de toda a enrolação alguns acontecimentos deixaram o livro um pouco mais interessante. Por exemplo a morte de mais algumas pessoas queridas.
Eu já sabia que essas pessoas iam morrer porque há algum tempo atrás eu não tinha nada de bom pra fazer e resolvi abrir os livros ainda não lidos em partes aleatórias, então não foi uma grande surpresa. Mas não deixou de ser triste, principalmente porque tantas coisas já aconteceram a esses jovens que eles deveriam ser poupados de mais sofrimento. Mas se na vida real não é assim, e como o livro retrata algo que poderia muito bem ocorrer na vida real, o autor não poupou ninguém. E é claro que as reflexões de Ellie são sempre muito interessantes, me fazem pensar bastante na vida e em como reclamamos demais.
Resumindo: não gostei muito do livro. Tinha tudo pra dar certo : o alvo da sabotagem era super difícil e exigiria um plano perfeito e engenhoso, que nos renderia páginas e páginas de aflição e expectativa. Mas parece que o autor ainda não tinha imaginado que plano seria esse e resolveu passar o livro todo enrolando o leitor. Mas eu não desisti da série, nunca! Já me adiantaram que o livro 5 é o melhor de todos porque finalmente haverá um plano, e este será posto em execução! E que plano! Yay!!!O quinto livro promete!!!

Mais resenhas em http://garotapaidegua.blogspot.com

Psychobooks 18/07/2011

Comecei o livro na maior espectativa, afinal tanta coisa aconteceu no terceiro livro, que fiquei imaginando o que o autor tinha preparado para o próximo livro. Mas o que encontrei, não me agradou muito.

Depois de um tempo de 'férias' Ellie e seus amigos estão mais uma vez em Mirrawee, enfrentando o caos que tomou conta da cidade em que nasceram. Com a ajuda dos soldados kiwis, os recursos são melhores do que quando estavam sozinhos, mas estão muito confiantes e já não são tão cautelosos quanto no começo da guerra e isso gera alguns inconvenientes.

O foco do livro está mais na parte psicológica dos personagens, em como tudo o que fizeram afetou seu modo de agir e pensar, o período de adolescência e inconsequências ficou para trás, eles precisam enfrentar a vida de modo frio e calculista para sobreviver a guerra. O romance acontece em pequenas doses, Ellie me deixou muito frustrada com suas atitudes.

O amadurecimento da Fi é visível, ela deixou de ser a integrante mais 'fraca' do grupo, para se tornar uma garota forte, inteligente e que sabe como agir sob pressão. A Ellie está tão estressada, que dá a impressão que vai explodir a qualquer momento.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/06/resenha-amanha-escuridao-seja-minha.html

MENINALY 13/07/2012

Porre!!!
Achei a estória muito chata..Praticamente um monólogo da personagem principal. A Ellie esta tão sem graça e chata...que quase abandonei o livro (algumas partes eu pulava e mesmo assim continuava a choração dela). Pra mim o autor piso na bola (teve duas coisas que o autor comeu bola - se contradiz, uma hora diz uma coisa e mais pra frente dizia outra, esquecendo o que já tinha colocado lá traz).
Praticamente encheu linguiça ( é isso que dá querer escrever uma série tão grande), praticamente este livro é desnecessário. Foi mais do mesmo....sempre correndo, querendo explodir algo...ah deu uma senhora desanimada para o próximo volume (apesar de que vi muitos comentários que o volume 5 é o mais legal da série e este o pior). Então vou continuar por que acho o enredo desta série sensacional (e claro quero ver o desfecho final desta estória).

Eliza 06/06/2012

"As pessoas nunca olham acima do campo de visão delas. Se o pedreiro fez um trabalho malfeito, dá para perceber olhando para cima, pois a parte que fica na altura dos olhos ele teria a esperteza de fazer bem-feita."

"Quando a gente não sabe o significado das coisas, é problema na certa."

"Comecei a perceber que, no fundo, o amor podia superar todos aqueles mal-entendidos idiotas; se a pessoa amasse você de verdade, ela veria além das palavras e leria o que havia dentro do seu coração. Se gostasse do que visse lá dentro, se reconhecesse que era bondade, ela te perdoaria de qualquer coisa."

"Continuávamos abraçados e tentávamos juntos afastar as forças do medo, da solidão e da tristeza. O que levou um tempo. Acho que esse é aquele tipo de batalha que a gente nunca vence. Precisamos contiuar lutando sempre. Talvez o melhor que possamos esperar seja não perder terreno demais; e, enquanto continuamos lutando, que consigamos manter o próprio terreno na maior parte do tempo. Talvez, nesse caso, isso seja uma vitória."

"Não interessa quanto custa, vale a pena pagar o preço. A gente não pode viver uma vida insignificante nem uma vida sem objetivo. Temos de pagar o preço e ter orgulho de tê-lo pagado."

Moonlight Books 14/03/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Este livro foi o que trouxe menos surpresas, na verdade foi uma parte da série feita para mostrar mais como a guerra afetou todos e pela primeira vez pudemos saber como estão suas famílias, eu senti falta disso nos livros anteriores e gostei de saber como estavam as coisas do outro lado da guerra e como estava ficando a situação da pequena Wirrawee com seus novos moradores.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/03/resenha-escuridao-seja-minha-amiga.html

Luiza 02/09/2016

Sensacional
Muito bom!!!!

Inlectus 13/12/2016

Bom.
Guerra apocalíptica tean.

Debora.Gramkow 08/07/2020

Novidades na trama
Nesse livro vemos como o grupo está realmente fragilizado pelos acontecimentos passados e finalmente eles têm cuidados médicos e psicológicos. Eles se vêem sem opção quando são obrigados a voltar com soldados cujos objetivos eles não sabem quais são, para o Inferno. A partir daí o livro é frenético, desesperançoso e cheio de acontecimentos. Eu gostei muito e se quiserem ver a resenha inteira, olhem o vídeo que eu fiz! Achei que foi diferente do script dos outros livros e gostei de ver essa outra dimensão do grupo.
Até mais!

site: https://www.youtube.com/watch?v=RGAiZdRY5Os

Bia 09/12/2020

tudo errado
Essas crianças não tem um minuto de paz na vida! E sabe a Lei de Murphy? Se existe a mínima chance de algo dar errado, com certeza vai dar errado. Pois é, nesse livro que é o quarto volume, tudo dá errado. Esqueçam as aventuras e golpes bem sucedidos, porque em Escuridão Seja Minha Amiga é só ladeira a baixo. Essa turma só arruma confusão da qual não consegue dar conta.

Cassia Carina 26/04/2021

Eles precisam retornar ao pesadelo. Recebem apoio militar e mesmo assim eles precisam se virar sozinhos. Curiosa para descobrir o final desta série.

Isabela.Finotti 08/06/2021

Pronta para o próximo
Nesse quarto livro da série parece que tudo dá errado, pura Lei de Murphy. Além disso, o autor explorou bem como os acontecimentos dos livros anteriores afetaram os personagens. Ainda tem mais por vir, vou começar logo o quinto livro.