Escuridão, Seja Minha Amiga

Escuridão, Seja Minha Amiga John Marsden

Resenhas - Escuridão, Seja Minha Amiga

MWeirich 09/09/2022

Sensacional
Eu li algumas resenhas deste livro, por pura curiosidade, e constatei que o pessoal achava este livro mais parado do que os três primeiros e que por este motivo, era uma livro um pouco "pior".

Eu sinceramente discordo desta opinião e acredito que este livro foi tão bom quanto os outros livros, quem sabe melhor!

De fato o livro não nos trás uma ação grandiosa do grupo de jovens guerrilheiros, mas trás o fracasso de suas ações, as consequências de fazerem frente aos seus inimigos e como estão lidando com a pressão de estarem em guerra.

O autor acertou neste livro em todos os aspectos, pois mostrou que em uma guerra se perdem pessoas que amamos, nem tudo sai como se planeja e que a vida se encontra sempre em risco.

É fantástico em todos os aspectos este livros. Realmente amei.

Adriana 19/12/2011

Esse é o quarto volume da série Amanhã e finalmente John Marsden nos deu uma folga para respirar. Já explico: em Quando a Guerra Começou, O Silêncio da Noite e No Terceiro Dia, a Geada, temos ação, ação e mais ação do começo ao fim. Já em Escuridão, Seja Minha Amiga, temos mais reflexão e narração dos personagens.

Este foi um dos fatores que deixou o livro mais lento, afinal o autor trabalha muito o lado psicológico dos sobreviventes. Eles já passaram por muitas coisas, viram muitas mortes e isso agora está cobrando seu preço. Depois de causarem inúmeros estragos no exército inimigo, eles agora têm uma folga para refletir e tentarem, mesmo que em vão, esquecer um pouco todo horror de uma guerra.

Achei os questionamentos, medos e divagações deles fantásticos, o autor soube retratar bem como eu imagino que seja a mente de alguém que já passou por tanta coisa como Ellie, Homer, Lee, Fi e Kevin.

Eles perderam amigos, estão longe de seus pais e sem grandes notícias do seu país. Não parece haver um futuro promissor no fim do túnel e a invasão não dá nenhum sinal de estar se encaminhando para um desfecho.

Porém, apesar de imaginarem que não iriam voltar tão cedo à Austrália, eles acabam descobrindo que os Neozelandeses (ou kiwis, como são chamados pelos jovens) que os resgataram tempos antes, agora estão mandando-os de volta para ajudarem na guerra.

Agora tudo será diferente, claro, irão com um grupo de elite treinado, fortemente armado e apenas ajudarão na localização e abrigo, lhes mostrando, literalmente, o caminho para o Inferno.

Logicamente as coisas não saem exatamente como combinado e logo nossos heróis estão novamente em perigo, lutando contra este mal que quer dominar seu país. E agora, com tantos traumas e cicatrizes do passado é ainda mais difícil se imaginar correndo riscos.

Neste livro aprendemos algumas lições importantes, sendo a maior delas: num dia se ganha, no outro se perde. Nem sempre é possível ter boa sorte e fazer tudo dar certo. Muitas vezes na vida não conseguimos concretizar alguns planos, e assim também acontece com este grupo de adolescentes guerreiros. Porém o mais importante é que eles continuam de pé, lutando e sonhando.

Outra coisa legal do livro foi o relacionamento entre Lee e Ellie, que se reaproximam e me deixaram curiosa para saber o que vem por aí! Já estou com Vingança em Chamas aqui em casa para ler, e ele promete retomar com tudo o ritmo de ação alucinante eu me surpreendeu e agradou tanto desde o início da série.

Desta vez não darei a nota máxima apenas por que o livro realmente foi mais lento do que os outros, o que tirou uma estrela dele. Mas continuo recomendando demais Amanhã, é uma das sagas mais interessantes e bem escritas que já tive o prazer de ler!!!
Kuiike 20/07/2012minha estante
Gostei do seu ponto de vista, certamente o 4° livro foi mais lendo e nos deu um tempo para respirar e refletir dps de tanta ação nos livros anteriores. Mal posso esperar pra começar vingança em chamas.(:

Jacqueline.Atae 08/12/2015minha estante
Com certeza amanhã é uma ótima série de livros apesar de ser longa!

JP Schneider 19/01/2024

Nem tudo são flores para nossos jovens guerrilheiros.
Esse foi o mais fraco pra mim, não que tenha sido ruim, só achei ele parado, não acontece nada de muito relevante. Mas entendo que ele serviu pra mostrar que nem tudo são flores, pois antes tudo dava certo para os jovens guerrilheiros, mas esse mostrou que podem dar errado, e muito.

Esse livro serviu mais como uma ligação, mostrando as perdas que todos tiveram, em relação a parentes e amigos. Ver sua cidade novamente habitada, só que por invasores, isso tudo pesa bastante. E mostrou que dessa vez, seus atentados foram falhos, e penaram pra conseguirem escapar. Os invasores estão mais organizados, não sei nem oq esperar para o próximo livro.

Isabela.Finotti 08/06/2021

Pronta para o próximo
Nesse quarto livro da série parece que tudo dá errado, pura Lei de Murphy. Além disso, o autor explorou bem como os acontecimentos dos livros anteriores afetaram os personagens. Ainda tem mais por vir, vou começar logo o quinto livro.

Ju 24/02/2022

Tiro, porrada e bomba, literalmente.
O quarto livro da série tem a mesma pegada que os anteriores. Me incomoda o fato da trama não se desenrolar direito, parecem que os acontecimentos são sempre os mesmos. Tenho plena certeza que daria pra essa série ser mais curta. Apesar de tudo isso, não é cansativo e envolve o leitor.

eloise25 14/02/2023

A leitura foi ótima, e muito prazerosa, viajei nesse mundo, e os detalhes descritos no livro fez com q eu imaginasse até os mínimos detalhes.
Ellie e seus amigos foram muito fortes nesse livro, a maturidade que eles tiveram foi surpreendente, e são adolescentes que não desistem, nem que a consequência for a morte, eles não vão deixar que o mal vença.

Cassia Carina 26/04/2021

Eles precisam retornar ao pesadelo. Recebem apoio militar e mesmo assim eles precisam se virar sozinhos. Curiosa para descobrir o final desta série.

Jean Silva 17/05/2022

Esse 4° livro me incomodou bastante, parece que a história não se desenrolou direito, os acontecimentos foram "jogados" ao longo da trama e muitas coisas não foram explicadas. O único fator interessante foi que deu para notar o quanto essa situação caótica do país em guerra está afetando os protagonistas, todos estão esgotados mentalmente, e nada, NADA do que eles tentaram deu certo nesse livro.
E foi isso, o resto da história foi um saco, esperava bem mais!
Espero que o próximo livro seja bem melhor que esse.

Bia 09/12/2020

tudo errado
Essas crianças não tem um minuto de paz na vida! E sabe a Lei de Murphy? Se existe a mínima chance de algo dar errado, com certeza vai dar errado. Pois é, nesse livro que é o quarto volume, tudo dá errado. Esqueçam as aventuras e golpes bem sucedidos, porque em Escuridão Seja Minha Amiga é só ladeira a baixo. Essa turma só arruma confusão da qual não consegue dar conta.

Psychobooks 18/07/2011

Comecei o livro na maior espectativa, afinal tanta coisa aconteceu no terceiro livro, que fiquei imaginando o que o autor tinha preparado para o próximo livro. Mas o que encontrei, não me agradou muito.

Depois de um tempo de 'férias' Ellie e seus amigos estão mais uma vez em Mirrawee, enfrentando o caos que tomou conta da cidade em que nasceram. Com a ajuda dos soldados kiwis, os recursos são melhores do que quando estavam sozinhos, mas estão muito confiantes e já não são tão cautelosos quanto no começo da guerra e isso gera alguns inconvenientes.

O foco do livro está mais na parte psicológica dos personagens, em como tudo o que fizeram afetou seu modo de agir e pensar, o período de adolescência e inconsequências ficou para trás, eles precisam enfrentar a vida de modo frio e calculista para sobreviver a guerra. O romance acontece em pequenas doses, Ellie me deixou muito frustrada com suas atitudes.

O amadurecimento da Fi é visível, ela deixou de ser a integrante mais 'fraca' do grupo, para se tornar uma garota forte, inteligente e que sabe como agir sob pressão. A Ellie está tão estressada, que dá a impressão que vai explodir a qualquer momento.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/06/resenha-amanha-escuridao-seja-minha.html

Eliza 06/06/2012

"As pessoas nunca olham acima do campo de visão delas. Se o pedreiro fez um trabalho malfeito, dá para perceber olhando para cima, pois a parte que fica na altura dos olhos ele teria a esperteza de fazer bem-feita."

"Quando a gente não sabe o significado das coisas, é problema na certa."

"Comecei a perceber que, no fundo, o amor podia superar todos aqueles mal-entendidos idiotas; se a pessoa amasse você de verdade, ela veria além das palavras e leria o que havia dentro do seu coração. Se gostasse do que visse lá dentro, se reconhecesse que era bondade, ela te perdoaria de qualquer coisa."

"Continuávamos abraçados e tentávamos juntos afastar as forças do medo, da solidão e da tristeza. O que levou um tempo. Acho que esse é aquele tipo de batalha que a gente nunca vence. Precisamos contiuar lutando sempre. Talvez o melhor que possamos esperar seja não perder terreno demais; e, enquanto continuamos lutando, que consigamos manter o próprio terreno na maior parte do tempo. Talvez, nesse caso, isso seja uma vitória."

"Não interessa quanto custa, vale a pena pagar o preço. A gente não pode viver uma vida insignificante nem uma vida sem objetivo. Temos de pagar o preço e ter orgulho de tê-lo pagado."

Luiza 02/09/2016

Sensacional
Muito bom!!!!

Mycaelle 13/03/2024

Lei de Murphy em forma de livro!
Marsden sinceramente se superou nesta obra. Todos os pensamentos, habilidades e (re)ações dos personagens foram muito coerentes até aqui.
Depois de uns bons meses longe de casa e de todo o caos da guerra, foi natural eles perderem seu lado guerrilheiro, e tudo desandar absurdamente, sobretudo porque agora os inimigos estão mais alertas e preparados. O tanto de coisas que deram errado conferiu mais uma camada de realismo à coleção, isso somado às mortes de protagonistas e ao fato de o grupo ter aproveitado uma trégua após o resgate. Sério: como eles suportariam mais uma rodada de desgraças sem terem recebido tratamento médico e algum nível de lazer, né?
Embora não tenha havido um ataque grandioso, como nos livros anteriores, achei este ainda mais frenético. Os personagens enfrentaram tantos perigos, ficaram tão vulneráveis que, se não soubesse que a coleção tem 7 livros, com certeza pensaria que era o fim da linha, todos iriam morrer do nada.
Senti falta de mais reflexões éticas, mas a obra manteve sua profundidade, por exemplo, com um trecho enorme sobre a relação da Ellie com a Corrie.
Agora é acompanhar como vão lidar de novo com morar no Inferno e planejar mais ataques, possivelmente sem qualquer ajuda dos Kiwis. Será que sobreviveram? Vamos descobrir!