Felicidade ou Morte

Resenhas - FELICIDADE OU MORTE

1 | 2 | 3 | 4

Thaís 14/03/2021

Profundas reflexões
O diálogo entre esses dois grandes mestres nos leva a reflexões profundas e até mesmo perturbadoras.

Mari 24/08/2020

Interessante
É um livro bem interessante mas o formato de bate papo é pra aqueles que gostam, como eu prefiro histórias que transcorrem, não consegui me prender tanto. Mas, é um bom livro, com professores incríveis.

Roscely.Scheffer 01/07/2020

Felicidade ou morte
É um dilema sempre presente no ser humano a questão da felicidade... Como, onde, com quem ou com o que encontro a felicidade?
A teoria defendida pelos grandes mestres nessa obra me parece óbvia e, ao mesmo tempo, foda pra caramba: nossa felicidade está limitada à nossa liberdade de escolha. Nossa vida precisa das nossas escolhas, escolher é preciso. O problema é que escolher nos causa sofrimento, ora pela grande variedade de opções, ora pelo medo de fazer a escolha errada e aí nos arrependermos. E o pior é que após a escolha feita, o sentimento não desaparece porque, curiosamente, sentimos as tristezas das vidas que preterimos.

Filipe 26/04/2022

Bom livro
Um dos primeiros livros que li... esse curto diálogo entre os dois professores pelos quais tenho grande admiração, traz um apanhado de considerações com várias referências sobre felicidade, liberdade, angustia e assuntos adjacentes. Li esse livro quando recém me interessei por questões filosóficas como o que seria felicidade em si, e considero um bom livro apesar de curto, por que é muito direto e repleto de citações que vão desde a mitologia grega, passando por vários pensadores até a própria bíblia, o que torna muito rica e interessante a conversa entre os professores.

Filha de Júpiter 07/05/2023

Como isso virou um livro?
Não gosto desse tipo debate, sobre o que é felicidade e o que nos deixa felizes, sinceramente não me importo.
Felicidade é algo tão subjetivo que não acho que valha a pena ser debatido. Só façam coisas que te deixem felizes e não se metam na felicidade dos outros, não é tão difícil.
E sério que isso precisava virar um livro?
Eu poderia ter tido uma conversa sobre esse assunto com minha mãe, que teria sido muito mais produtivo e eu não teria perdido meu tempo lendo um livro tão chato quanto esse.
E que por** de frase é essa: "Sofre o escravo, que não é livre, e sofre o livre, que não é escravo." ???
Absurdo, chato e desnecessário.
GiSB 07/05/2023minha estante
Bom dia. Seria interessante ver um debate entre 2 correntes filosóficas diametralmente opostas tais como o hedonismo/epicurismo versus estoicismo. Mas talvez não seja interessante para os autores pois invariavelmente tomam partido de um ou outro viés.

Laertche 06/10/2021

Para reflexão
Como outros da série, não traz respostas feitas, apenas o diálogo entre os autores que nos deixam com preposições à refletir.

José 16/09/2017

Uma hora e meia de boas ideias
Felicidade ou morte, de Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho. O diálogo de dois pensadores claros, acessíveis, posto no papel. Vale como entretenimento, vale como cultura. Filosofia não é mau humor, necessariamente.

Fernanda.Ribeiro 12/07/2017

Primeiro livro primeiro contato
Este foi meu primeiro livro estritamente de conteúdo filosófico. Incrivelmente foi meu despertar para questões tão importantes e que antes viviam adormecidas em mim.

J Bruno 27/02/2017

Felicidade ou Morte
O sucesso conquistado por Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho é um fenômeno no mínimo interessante. Best sellers, eles conseguiram transpor as paredes da torre de marfim e atingir um público além dos universitários das respectivas áreas que lecionam, história e filosofia.

O fenômeno é curioso porque em um país de poucos leitores e parco interesse pela dita alta cultura, eles se tornaram verdadeiros gurus, de quem se espera um posicionamento ou uma resposta para as inúmeras crises pelas quais o país passa.

Não é um disparate dizer que o sucesso dentre o público não universitário de humanas se deve ao trânsito fácil pela linguagem simples, ainda que não coloquial, que torna reflexões complexas acessíveis a todos os públicos, mas também ao notável domínio da retórica e da comunicação nas redes sociais.

Em "Felicidade ou Morte", livro constituído na forma de um diálogo entre os dois intelectuais sobre o tema proposto, ambos tecem reflexões acerca da ideia de felicidade, da resignação como forma de driblar a angústia existencial, da construção social e histórica do que se tem como padrões de vida bem sucedida e da inevitabilidade da dor, que torna a própria noção de felicidade efêmera.

Sem precisar recorrer a academicismos, os autores transitam pela história e pela filosofia em busca ora de respostas, ora de algum eco para aquilo que defendem. A escrita flui fácil e, em alguns pontos, o texto chega a parecer uma transcrição de um diálogo tal como ele se deu, sem cortes e sem qual outro tipo de edição.

Tal noção vem justamente do fato de que tanto o Barros Filho quanto o Karnal se fizeram conhecidos do grande público antes pelos vídeos e só depois pela escrita, o que ajuda explicar o fenômeno que citei no início desta rápida resenha.

A manutenção do mesmo tipo de linguagem presente nos vídeos, inclusive com passagens já contadas ou citadas em outras oportunidades, criam uma espécie de aproximação (por meio da auto-referência), que conta muito no processo de trazer os seguidos das redes para o consumo da obra escrita.

Em um tempo em que ainda há certo repúdio pelo conhecimento e pela complexidade da leitura de um mundo pautado pela velocidade e pelo imediatismo, vejo com bons olhos o hipe e popularização do pensamento e do ato filosófico.

Leandro.Augusto 10/10/2016

Pra quem acompanha os autores, nada de muito diferente do que se vê nas mídias, mas vale a leitura

Joao.Magalhaes 07/02/2020

Resumo da felicidade
Em um livro que é uma transcrição de uma (ou mais) conversa (s) entre os dois autores, com 90 páginas e cinco capítulos, não se pode esperar mais que uma introdução ao pensamento e linha de estudo dos dois autores. E é isso que o livro entrega em ótima forma.

Fique avisado: é um bate-papo entre dois filósofos, não um livro de filosofia.

Ricardo Rocha 29/08/2016

quando intelectuais se encontram... vaidade de vaidades....

Cláudio Jr. 06/08/2016

Um bom livro mas...
Gostei dessa obra de forma geral, pois mostra as várias formas do que é felicidade, além de mais parecer um bate papo entre amigos, apesar de que as vezes gostaria que houvesse menos concordância e mais discussões entre eles. Segundo os autores, hoje em dia, devido as diversas possibilidades de escolhas disponíveis as pessoas, isto provocaria um tipo de infelicidade, por exemplo, citando Karnal, as pessoas passam muito tempo para escolher dentre os vários tipos de pizza existentes nos cardápios, mas no final, tudo termina em pedir metade portuguesa e metade calabresa. Concordo que o excesso de possibilidades cause muitos desconfortos as vezes, mas tudo é resultado da capacidade evolutiva no qual passamos, citando Darwin. O problema que vi no livro é que muitas vezes os autores entravam em muitos devaneios e isso é muito chato, mas sendo um pouco partidário deles, o tema não é nada fácil e sim complexo, afinal em busca da felicidade é o que todos dizem estar atrás, mas parece que ainda não perceberam que a felicidade está nas pequenas coisas, como falaram os autores em várias passagens e hei de concordar. Hoje, por exemplo, tive um belo almoço feito pela minha noiva, um manjar dos deuses e, durante aquele instante nos deixou muito felizes e saciados rs. Enfim recomendo o livro para obter outras visões sobre a tal felicidade.

Maria Fernanda 26/04/2024

Felicidade ou Morte?!
"Seja feliz! Ou morra tentando... Que este texto possa ajudar a criar uma voz na sua busca."

Um livro bom, com uma reflexão muito boa. Esse assunto mexe muito comigo, principalmente agora, depois de perder alguém importante. Escolher ser feliz no caminho enquanto perde pessoas importantes é muito difícil e doloroso. Uma parte de mim se sente errada por continuar tentando.

gilson.r.santos 22/04/2021

Interessante leitura
Gostei muito do formato de conversa entre os autores, várias reflexões interessantes

1 | 2 | 3 | 4