Feios

Feios Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Luana 07/02/2020

— Essa é a diferença entre nós e eles — disse Maddy. — Depois que eu e Az descobrimos o significado real da operação, percebemos que éramos parte de algo terrível. Pessoas tinham suas mentes modificadas sem saberem. Como médicos, fizemos um antigo juramento, pelo qual nos comprometíamos a nunca fazer algo desse tipo.

— Nós ajudamos o pessoal da Fumaça, e eles nos ajudam — explicou Tonk. — Se quiser saber minha opinião, acho que eles são loucos, com essa história de viverem na natureza e continuarem feios. Mas entendem mais da vida selvagem do que a maioria dos perfeitos da cidade. É incrível.

"— Queria saber por que não nos contam isso nas aulas. Geralmente eles adoram histórias que fazem os Enferrujados parecerem patéticos.
— Talvez não quisessem que vocês percebessem que toda civilização tem sua fraqueza — disse David, em tom baixo. — Sempre dependemos de alguma coisa. E, se alguém toma isso de nós, tudo que resta são histórias contadas na sala de aula."

Lina 15/12/2011

Gente, que livro mais chato. É uma lerdeza total para acontecerem as coisas mais minúsculas, as personagens são malas, a história não se sustenta.
Enquanto perdia o meu precioso tempo com isso, a única coisa que conseguia pensar era: "Se eu tivesse a chance de refazer o meu corpo todo exatamente do jeito que gostaria, e viver uma vida de sexo, drogas e rock'n roll 24/7, É CLARO QUE EU FARIA!!!" Por isso ficava torcendo para a Shay cair da prancha voadora dela ou sei lá, e ter uma morte rápida e indolor PRA NUNCA MAIS VOLTAR. A Tally, então, é pior que a Bella Swan. Só falta babar. Ela é totalmente manipulável e influenciada.

Esse é o comentário que escrevi quando ainda tinha esperanças para o livro, quase um ano atrás. Agora eu já esqueci de metade do que acontece nele, então acredito que esse histórico explicite com mais precisão o que eu penso do livro:

"Empaquei totalmente. Que livro mais lerdo! Você lê, lê, lê e não acontece nada! A Tally é muito tonta e a Shay é uma babaca rebeldinha! ODEIO BABACAS REBELDINHAS!!! Estou pensando seriamente em abandonar isso. É o desperdício de uma boa ideia e de tempo que eu poderia estar usando para ler romances sobrenaturais com caras sem camisa e protagonistas que gostam de quebrar partes do corpo de outras pessoas."

reni 20/04/2020

Gostei muito
O livro é muito bom, no início senti uma dificuldade com a escrita do autor, mas depois fluiu muito bem. No começo, pensei que a história não iria me prender, depois me peguei querendo ler o tempo todo, foi bem diferente de tudo que eu já tinha lido, recomendo bastante

Amandha 10/01/2022

Distopia que merecia mais reconhecimento
Alguém no tiktok recomendou esse livro, mas ele não estava nos "queridinhos", nem vi muita gente falar, por isso tive a impressão de que poderia ser ruim, mas não foi.

Feios é uma distopia mais para um público adolescente/jovem adulto, com uma protagonista um tanto quanto intrigante. Digo isso porque geralmente nesse gênero de livro o/a protagonista costuma ser uma pessoa que de cara se demonstra contra o sistema apresentado, daí acaba se rebelando. Mas Tally Youngblood, a protagonista desse livro, de primeira é apenas mais uma pessoa que vive e tem suas crenças de acordo com o sistema.

Essa sociedade distópica é dividida entre feios e perfeitos. Aos 16 anos os adolescentes ganham uma transformação cirúrgica para se tornarem perfeitos, a qual muda todas as suas características consideradas feias (fora do padrão). Além disso, ela é uma comunidade super sustentável, seus habitantes não matam animais para ver ou desmatam florestas, isso porque no passado havia os enferrujados, o que seria o equivalente a nossa sociedade do mundo real atual. Vista como uma sociedade consumista, desigual e egoísta, a qual definhou num desastre ambiental.

A história então gira em torno de Tally, uma garota que está prestes a fazer 16 anos e ansiosa para se tornar uma perfeita. Seu amigo, Perus, por ser mais velho já passou pela transformação antes dela, e tudo o que ela quer é se juntar a ele. Até que em um imprevisto ela conhece Shay, outra feia de 15 anos, que acaba se tornando uma amiga. Mas aí que fica interessante, pois quem tem aquela característica rebelde típica de protagonista é ela. Shay abomina a transformação e não consegue se ver como perfeita, ela quer ser ela mesma, não quer fazer parte da massa.

Logo Shay introduz no conhecimento de Tally uma comunidade chamada Fumaça, para a qual pretende fugir. Tally resiste de primeira, mas os acasos acabam fazendo com que el seja obrigada - pelos perfeitos - a ajudar a rastrear a Fumaça, em troca de sua transformação.

Alguns pontos que preciso ressaltar: a jornada da Tally em relação a aparência física é interessante. Partes do livro em que ela entra em contato com coisas diferentes da linha de pensamento dela são cruciais para o sucesso da história. Por exemplo, quando ela conhece os pais de David (uma figura importante também) e ela percebe que o rapaz e seu pai são parecidos. O choque dela acontece devido o pensamento dela estar enraizada na cultura dos perfeitos, em que todo mundo é muito igual. Então as características "feias" de David e seu pai, sendo parecidas, a surpreendem.

Pra ser sincera, não curti muito a parte do romance e passei bastante raiva com a protagonista durante todo o livro kkkkkkkkkkkk mas tentei ao máximo compreender que ela acabou de completar 16 anos, que é só uma adolescente. Creio que o livro tenha esse misto de emoções mesmo, ela é só uma menina

Feios deveria ter mais reconhecimento, poucas pessoas falam dessa trilogia de livros. Particularmente, estou muito ansiosa pelo segundo livro!

Let 26/05/2020

Uma leitura incrível! Nos apresenta um mundo com uma tecnologia avançadissima e junto a ela, uma crítica social muito importante. O livro nos trás alguns ensinamentos nas entrelinhas. Achei a história sensacional, te prende do início ao fim.

Milodgia_ 27/04/2022

Sem muito o que comentar
O livro tem uma premissa muito boa, e fui bastante empolgada pra ler até porque é distopia né, rs
Contudo acho que no quesito desenvolvimento da história achei bem fraco e muito parado. Apenas no final que as coisas ficavam emocionantes e bem mais rápidas. O livro é bom pra quem começar a ler livros de distopia e acredito que essa nota dele é a melhor possível.

anaaroch 23/05/2022

Eu já tinha lido uma outra edição desse livro e foi muito bom reler. Tão incrível e hipnotizante quanto a primeira vez!! ???

juju 15/12/2021

Feios é perfeito!
Primeira vez que releio um livro.
Lido há mais de dez anos, resolvi reler essa história de ficção científica. Eu nem gosto do gênero, mas a história toda é muito boa e a tradução nesse livro é tudo pra mim.
Tem um pouco de tudo: amizade, amor, tretas e traição, perseguição, lutas, fuga... E uma história que tem um ponto, não é só entretenimento.

francis31 10/08/2018

pega fogo no parquinho, pois gostei das tretas tudo, não nego e quero mais.
A primeira regra é: não julgue o livro pela capa (porque, bom, ela faz total jus ao título, mas não a história).

(série 1/5).

Scott Westerfeld vem com uma distopia muito boa (!) sobre uma sociedade que é - basicamente - é divida em duas. O lado dos Feios e o dos Perfeitos e os prós e contras dessa sociedade na cabeça na nossa querida (e por vezes meio burra) Tally Youngblood, que desde que se conhece como feia tem o sonho de sentir a sensação da aparência física divina.

No início no livro, um letreiro enorme já apareceu na minha cabeça com a seguinte equação: Distopia + ficção científica futurística = muito Black Mirror (!). Então, é uma ótima dica pra quem gostou da série e quer arriscar em livros que façam pensar muito nesse assunto. O que, particularmente, aconteceu comigo.

A escrita do Westerfeld (ao contrário do que muita gente fala) foi bem leve, na minha opinião. Em terceira pessoa, pegando a ideia geral da Tally e dos outros personagens também (em sua maioria, jovens e com uma grande decisão no caminho), e isso foi incrível.

Também tem um pouco de romance na história, o que é muito legal, mas, ainda sim, fazendo permanecer o lado "distopia CSI".

Caso você queira se envolver nessa história, e caso tenha gostado de outras distopias como Divergente e Jogos Vorazes, acho que a série Feios também é ótima, apesar dos eventuais estresses com a mente da Tally, mas com certeza faz parte também.

Afinal, ela só quer ser perfeita, mas ser fisicamente perfeita supera o risco de ser mentalmente desestabilizada?

Skyllary 05/11/2021

Melhor do que esperava
De início eu achei uma história bem interessante quando eu li resenha sobre o livro me atraiu bastante a temática, só que à medida que o comecei ler me pareceu bem chatinho eu quase desisti de ler várias e várias vezes, mas eu não desisti. E à medida que eu fui lendo eu fui gostando, a narrativa foi melhorando a gente vê um desenvolvimento e um crescimento, ou melhor, um amadurecimento da personagem isso é muito legal e o final daquele gostinho de quero mais. Então digo vocês vão gostar leiam.

hel. 09/10/2015

Feios - Scott Westerfeld
''Shay é uma personagem forte. No começo, eu torcia por ela. Ela era a independente. Ela não queria ser controlada pelo governo. Mas, ao longo do livro, fui percebendo que ela era a que menos sabia do assunto. Tally virou minha personagem favorita. Ela, mesmo não querendo desde sempre ser uma feia para sempre, sabia muito mais do que qualquer personagem ali. Tally era a real revolucionária. E é para ela que temos que bater palmas.''

site: http://literaturament.blogspot.com.br/2015/09/feios-scott-weasterfeld.html

nina 30/12/2021

ok
comecou chatinho, ai melhorou, ai ficou chato bagarai de novo, ai no final melhorou. basicamente a ideia é mt boa e mt inteligente, mas a escrita é meio boba e bleh mt provavelmente por causa da tradução. seila gostei, mas me irritei KKKKKKKK mas o final me deu vontade de ler a continuação entao isso é um plus

Koralin. 09/01/2022

É um bom livro
Amei a ideia do livro, mas infelizmente assim como em Sombra e Ossos a protagonista me irrita muito, teve muitos elementos bons do livro, a escrita é boa e fluida, a descrição dos locais é maravilhosa, conseguia visualizar tudo perfeitamente, porém os personagens... Bem... Não gostei muito, em alguns pontos até tinha empatia, mas na maioria só passava raiva

Carlos Wilker 22/09/2011

Mais um que entra pra minha lista de "boas histórias, escritores ruins". Deviam ter contratado um ghost writer pra escrever o livro, achei um desperdício. Apesar de tudo, o "mundo" criado pela escritora é bastante interessante. Tanto que me fez querer ler os outros livros da série.