Os Treze Problemas

Agatha Christie

Resenhas - Os Treze Problemas

Leandra9 19/04/2023

Então?
Não é segredo que sou muito fã da Agatha, mas nesse livro em questão senti que a leitura não fluiu para mim. Pode ser o momento que estou passando, por isso irei reler em algum outro momento.

Antonio.Alvaro 20/08/2021

De modo geral, o livro se divide em 3 partes, a primeira é uma reunião na casa de Miss Marple; a segunda é outra reunião em casa dos Bantry e a por último é somente um conto, onde Miss Marple desconfia que uma pessoa de seu povoado cometeu um crime e pede a ajuda de Sir Henry. Em uma reunião na casa de Miss Marple em Saint Mary Mead, os convidados decidem cada um contar um mistério sem solução para os outros tentarem resolver, mesmo Miss Marple sendo inicialmente deixada de lado e subestimada, ela acaba levando a melhor em todos os mistérios contados.
AnnaUD 06/03/2022minha estante
REAL S e x > https://cutt.ly/MAnk9dR

Irving Thaygo 26/02/2023

A estreia de Miss Marple
É um bom livro com contos, principalmente por ser estreia da Miss Marple. Todavia, achei os contos repetitivos (alguém conta um mistério e todos tentam descobrir o que aconteceu até a verdadeira conclusão ser revelada).
O mais bacana do livro é o Clube das Terças-feiras e os seis integrantes debatendo sobre mistérios. Fora isso, nada novo ou muito intrigante.

lau 16/05/2021

Para todos os problemas que tentei decifrar
Essa obra de Agatha foge um pouco mais da narrativa de investigação que estamos acostumados. Geralmente, conta-se uma grande história com um grande mistério que uma personagem tenta decifrar.
Nesse caso, Agatha escolheu juntar muitas personalidades diferentes, incluindo a incrível Miss Marple, para contar diferentes casos misteriosos com soluções extraordinárias.
Além de ser uma leitura leve, instigante, todo capítulo conta um novo caso e Agatha nos faz ter vontade de decifrar todos. Toda a construção de cada caso é surpreendente e desafiadora para o leitor. Alguns são impossíveis, outros parecem ser óbvios mas são completamente diferentes, e ate mesmo os mais fáceis contém algum detalhe que você irá deixar escapar (eu acertei 3 casos, desconfiei em parte de outros 2, o resto fui totalmente tapeada). Meu preferido foi o caso do Bangalô e o da erva da morte.
Enfim, recomendo demais, principalmente se você gosta de enigmas e quer se sentir desafiado para desvendar os casos apresentados pela maravilhosa Agatha.

Viviane 18/02/2021

#desafiolitararioskoob2021
Categoria: Um livro de um autor britânico
Mês Fevereiro
Livro: Os Treze Problemas
Autora: Aghata Christie
Avaliação 4?

Neste livro foi fundado o clube das terças feiras , onde um grupo de pessoas de mentes brilhantes incluído Miss Marple, onde cada participante contaria um determinado problema e os demais tentariam solucionar, mas como sempre Miss Marple ja matava de cara e solucionava de primeira quase todos os problemas. Muitos dos participantes se perguntavam como uma senhorinha que nunca saia de casa ate mesmo da cidade onde vivia conseguia resolver todos os problemas.
Porem o que eles não atinaram que ela e uma grande conhecedora dos seres humanos. Mais um livro da grande Aghata Christie recheado de mistério e reviravoltas.

Luiz Pereira Júnior 07/02/2023

A rainha do crime vezes treze
Primeiro, devo especificar que li “Os treze problemas”, daquela que é considerada a Rainha do Crime, na edição em capa dura da editora Altaya, que demorei anos para conseguir todos os volumes. Mas, pelo que percebi, todas as edições dessa obra apresentam os mesmos contos (O clube das terças-feiras; A casa do ídolo de Astartéia; As barras de ouro; A calçada tinta de sangue; O móvel do crime; A marca do polegar de São Pedro; O gerânio azul; A dama de companhia; Os quatro suspeitos; Tragédia de Natal; A erva da morte; O caso de bangalô; Morte por afogamento).

Não espere grandes voos linguísticos, nem tampouco um texto acéfalo, tolo, pueril. A velha máxima de que o assassino é sempre o mordomo nos livros de suspense não encontra guarida em nenhum dos contos do livro, mas é verdade que os personagens são parecidos e os enredos dos contos não diferem muito uns dos outros (alguns podem achar que é uma falha da autora, mas isso também pode ser visto como uma marca de estilo ou simplesmente como um estilo próprio da grande escritora).

“Os treze problemas” é uma ótima sugestão para entrar no mundo de Agatha Christie, pois os romances (os livros com maior número de páginas) dessa autora podem confundir os leitores com seus personagens assemelhados uns com os outros e com as constantes reviravoltas e pistas falsas. A bem da verdade, isso deve valer para qualquer escritor: em caso de dúvida, é melhor começar pelos contos e, se gostar, partir para os calhamaços.

Vale a pena? Com certeza. No mínimo, algumas horas de boa e honesta diversão tentando descobrir o assassino e o que o levou a isso. E, se você for um simples mortal como eu, com certeza errará a maior parte das vezes...

Lidiany.Mendes 07/08/2022

Agatha Christie contista
Neste livro são apresentados 13 contos com mistérios que trazem a querida Miss Marple como protagonista.
São os contos em que a nossa querida detetive "amadora" é apresentada aos leitores com toda sua genialidade e seus lugares comuns de uma moradora do Interior da Inglaterra. Miss Marple é uma profunda conhecedora da "alma" humana.
Foi a minha primeira experiência com o lado contista de Agatha Christie e gostei bastante. Já quero ler outros contos da autora.

Fernanda309 30/03/2023

A gata me deixou triste
O livro tem uma premissa muito bacana e eu, finalmente, tive um contato legal com a Miss Marple. Conheci a vasta experiência da veinha.
É uma leitura fluida e divertida, já que são várias histórias com mistérios sendo resolvidos uma atrás da outra.
Porém, as falas misóginas, xenófobicas e racistas estragaram a leitura pra mim. Não consegui mais desfrutar como deveria depois de certos trechos, só ficava pensando "que bomba foi essa?".
Eu sei que os livros e a própria Agatha são de outra época mas achei intragável.
Já li vários livros dela e tô ciente de toda a polêmica antissemita, mas nunca li nada tão explícito quanto nesse livro.

Mikael_13 27/02/2023

Foi muito interessante conhecer essa coletânea de contos onde a protagonista é a Miss Marple, já havia lido um livro de contos da Agatha, mas com o protagonismo do Poirot.

@vaisetratarleitora 16/09/2022

Melhor do que o anterior da Miss Marple
Estou em um projeto pessoal de leitura da Agatha Christie e esse é o seu 18º livro, escrito em 1933 e o 2º onde aparece a fofa Miss Marple (o primeiro é Assassinato na Casa do Pastor).

Comparado ao primeiro esse é muito melhor, porque no outro ela mal aparece, investiga sempre por trás dos panos e quem fica em primeiro plano quase a história toda é o pastor, ela só aparece efetivamente no final para dar a solução do caso. Já esse livro agora é um conjunto de contos e nem todos são interligados. Os primeiros 6 são partes de uma história só (em que ela está na própria casa, com o sobrinho e amigos dele e dela e eles começam a contar histórias de mistérios que só eles conhecem a resposta e os outros devem tentar adivinhar e Miss Marple arrasa todos), os 6 seguintes seguem o mesmo padrão, mas dessa vez é na casa de um amigo de um amigo da Miss Marple e por esse amigo em comum ela é convidada, eles contam histórias e ela desvenda todas) e o conto é uma história curta de um caso em que a Miss Marple se envolve, mas novamente ela apenas aponta o culpado por um assassinato e é outra pessoa quem investiga e tem que de fato provar a culpa da pessoa que aparentemente tem um álibi perfeito.

Confesso que curti mais ela ouvindo a história e dando o veredito do que ela simplesmente aparecendo e dando a resposta. Sei lá, sei que as duas situações são improváveis e sei que é uma história de ficção, mas sinto mais veracidade na primeira situação do que na segunda. Fora que ela descobre tudo apenas porque aquilo faz ela lembrar um caso que aconteceu na vila dela e e pá! ela tem a resposta correta pro mistério que nem a polícia conseguiu desvendar ou que a polícia levou semanas pra descobrir a verdade. Tudo bem, Poirot também é capaz de fazer isso, mas os casos que ele resolve assim são a minoria, a grande maioria ele vai atrás das pistas, fala com as pessoas e põe a cabeça pra funcionar, sinto falta de ver a Miss Marple fazendo isso. Eu gosto dela, mas não gosto dessa resolução fácil dos casos dela. Não sei se todas as histórias dela são assim, mas espero que não, quero ver ela investigar de verdade.

Apesar de tudo isso, o livro não é ruim, os contos são muito bem feitos e se comparar com os outros livros de contos da Agatha, esse sem dúvida é um dos melhores, vale muito a pena ler.

Alguns (muitos) livros da Agatha foram adaptados para a Tv em séries e filmes e os da Miss Marple foram adaptados em duas séries, porém os contos desse livro não foram adaptados em nenhuma delas. Uma pena.

Cris Paiva 26/01/2018

Que delicia ler as histórias da Miss Marple! São treze contos curtinhos, mas deliciosos.

A boa velhinha é convidada para participar de um jantar na casa de conhecidos e lá ela conhece um investigador da Scotland Yard, e por conta do convidado ilustre, os demais participantes do jantar resolver contar histórias de mistérios, para que os demais tentem achar a solução. E a Miss Marple com seu pretenso jeito de distraida vai matando as charadas; uma a uma. A atuação da velhinha impressiona muito o investigador, que um tempo depois pede a ajuda da Miss Marple para resolver um caso cabeluda da Scotland Yard.

Os contos vão desde ótimos e complicados mistérios, até coisas mais simples e bobas, sempre dependendo de quem conta a história. Um dos preferidos foi o caso “A calçada tinta de sangue”, achei genial a maneira como o crime foi cometido e também o ultimo caso, onde a velhinha ajuda a Scotland Yard, ali Miss Marple brilhou como boa conhecedora da alma humana.
Jaque - Achei o Livro 27/01/2018minha estante
Adoro!

Andrea 30/01/2018minha estante
Quem não gosta de Miss Marple, né? :D

lua 12/10/2022

gostosinho e intrigante
Um dos melhores dela, por mais que não ache interessante esse formato de vários casos em um livro só tenho que admitir que esse parece ser uma excessão.

E como sempre, a miss Marple brilha como uma das maiores detetives de Londres (e do mundo).

Fabio Pedreira 02/10/2016

A natureza humana não muda
Mais um livro de contos da Agatha Christie que tenho o prazer de ler. E com isso já se foram contos dos 3 principais personagens da escritora, um de Poirot, um de Tommy e Tuppence e agora Miss Marple.

O livro consistem em 13 contos, onde a maioria se baseia em um grupo de personagens contando historias misteriosas que tenham presenciado mas saibam a resposta para que os outros tentem adivinhar. E como sempre a velhinha não deixa barato descobrindo todas e mostrando que uma cidadezinha pequena pode apresentar muitas oportunidades de para observar a natureza humana.

Esse livro é bom, leve e divertido, os contos apesar de serem curtos, são muito bem bolados. Um ponto forte é a variação entre os contos, que não são apenas voltados para se descobrir o assassino, mas as vezes descobrir porque ele o fez ou como e todos eles atiçam sua curiosidade.
AnnaUD 06/03/2022minha estante
REAL S e x > https://cutt.ly/MAnk9dR

alicia 18/08/2022

Se existe um problema, ela tem a solução
Essa coletânea de contos veio para confirmar algo pra mim, que a Miss Marple é minha detetive favorita de Agatha. Os contos foram muito bons, gostei mais do que o livro anterior que li (Três ratos cegos e outros contos). Todas as histórias são muito boas, e fica a impressão que se ela quisesse fazer um romance com cada conto ela conseguiria. Miss Marple é soberana e acertiva, como Agatha diz no prefácio, é uma grande exibição dos talentos e instintos da Miss Marple! Meus contos favoritos foram:
- A casa do ídolo de Astarte
- Motivo X Oportunidade
- O hadoque
- O gerânio azul
- Uma tragédia de Natal
- O caso no bangalô

Renan 22/04/2023

Contos da Miss Marple
É um bom livro da conhecer a personagem Miss Marple, ele tem uma seria e contos interligados pelo mesmo grupo de personagens. Pra quem gosta de contos é uma ótima opção pois repara o resumo de vários casos onde a gente pode tentar adivinhar o final junto com os personagens.