Os Treze Problemas

Os Treze Problemas Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Treze Problemas

Lu 16/12/2020

Agatha Christie sempre foi uma das minhas autoras favoritas e uma das autoras para quem eu geralmente 1- Não sei o que quero ler; 2 - Quero acabar com alguma ressaca literária persistente. No caso atual, eu escolhi esse livro porque estava aborrecida com a leitura de "A espada do destino" e angustiada demais para acompanhar a jornada de Maia ao lado negro da Força em 'Unravel the Dusk".

E funcionou, em parte, mas com menos sucesso do que o livro anterior que eu li dela, "Os últimos casos de Miss Marple". Eu senti que demorei bem mais para ler esse e, confesso, já estava ficando um pouco cansada no final.

Parte da razão, acredito, deve-se a uma certa falta de planejamento por parte da Agatha. Como eu disse no histórico, eu fiquei com a impressão de que a Agatha escreveu os contos em momentos diferentes. e depois juntou tudo. Embora, em geral, os contos sejam bons e com tramas engenhosas, ainda que simplificadas, a linha temporal deles é meio maluca. Miss Marple, Sir Henry e outros personagens responsáveis pelas narrativas entram, saem, são reapresentados várias vezes, e de maneira até cansativa. Pessoalmente, gostei bem mais do segundo grupo de contadores de histórias e faria bem mais sentido se o tal clube ocorresse na casa dos Bantry, que são personagens recorrentes nas tramas protagonizadas pela Miss Marple.

Isso não significa dizer que o livro seja totalmente ruim. Eu gostei muito de Sir Henry e achei algumas tiradas da Srª Bantry são bem divertidas, além, é claro, do brilhantismo da Miss Marple. Achei algumas das histórias muito boas, especialmente aquelas que dão o efeito "barata tonta", que eu geralmente espero das histórias da Agatha. A narrativa, mesmo simplificada é suficiente para o leitor imaginar cada cenário e os personagens.

No todo, eu acho que é um bom livro de contos, ainda que a narrativa seja, em seu conjunto, um tanto irregular. Talvez porque a autora tenha falhado em ver o livro em seu conjunto. Mas, o livro diverte e há histórias realmente boas.

Recomendo.
Cynthia 16/01/2023minha estante
Como é o "efeito barata tonta"? Adorei tua resenha!!

Lu 16/01/2023minha estante
Obrigada, Cynthia! "Efeito barata tonta" é o que acontece com aquelas tramas da Agatha em que todo mundo parece suspeito e o leitor fica tentando adivinhar o assassino.

Xandy 06/06/2022

A cada livro que eu leio com Miss Marple, mais eu passo a gostar dessa senhorazinha excêntrica. Esse livro em particular eu li pois uma amiga me indicou e também porque deve ser o livro que deu origem a uma outra história com idosos resolvendo crimes. Cada um dos contos presentes no livro daria um ótimo filme policial, ou um episódio em uma série.
Carlos 16/06/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Xandy 16/06/2022minha estante
Eu diria que 14 anos

Carlos 16/06/2022minha estante
Valeu

Carol 31/12/2020

Um grande arrependimento: ter E não sobrou nenhum como a primeira leitura que fiz de Agatha Christie
Esse é o terceiro livro da Agatha Christie em que mergulho. Depois do glorioso E não sobrou nenhum, o primeiro que li da autora (e o que me parece ser uma das suas obras-primas), criei um padrão bem alto para as leituras que carregam seu nome. Por isso, tudo que leio depois já não soa tão bom assim.

Diferentemente de E não sobrou nenhum e Um brinde de cianureto, em Os 13 problemas não nos é dado um único mistério. Em uma pequena reunião na casa da Miss Marple, uma senhorinha investigadora, ela e seus cinco convidados decidem criar o Clube das Terças-Feiras, que consistia em encontros nos quais cada pessoa traria um mistério para ser desvendado. Narrado em dois encontros, temos doze pequenos enigmas, todos brilhantemente resolvidos pela Miss Marple. O 13º problema, por fim, é uma pequena surpresa que não estragarei para os leitores interessados.

Claro, os mini mistérios não têm o cacife de outras grandes histórias já escritas por Christie, e o interessante é que isso me deu a impressão de ser uma leitura ainda mais leve. Inclusive, mesmo em momentos emocionalmente turbulentos em que eu tenho dificuldades para me concentrar, Os 13 problemas conseguiu prender a minha atenção. E, ao contrário do que poderíamos pensar, a história não tem uma drástica ruptura em cada capítulo, ainda que ali seja um momento de ruptura para um novo enigma. Por isso, foi uma leitura bem fluida.

Entretanto, apesar desses pontos positivos, nenhum dos mistérios é instigante. Eu não consegui sentir aquela vontade incomensurável de abocanhar de uma só vez o livro, de devorar todas as suas páginas para descobrir a solução do problema. Acredito que não temos o tempo de nos envolver com a história e os personagens de cada pequeno enigma contado, e é um ponto que foi negativo pra mim. Foi pouco envolvente, sabe?

Além disso, algo ainda me incomodou bastante: as personagens. A gente sabe que a Agatha Christie foi uma mulher de seu tempo e por isso merece um certo crédito, mas nem sempre a gente consegue superar esse fato. À exceção de Miss Marple, temos três personagens femininas, sendo que duas delas são Sra. Bantry e Jane Helier. A primeira, é uma dona de casa que não tem outros interesses na vida além do seu jardim e das fofocas sobre as pessoas da cidade em que vive. No mais, é uma personagem que me parece estar o tempo todo se apoiando sobre o marido, esperando sua permissão, desejando sua aprovação. A segunda das mulheres, por outro lado, é uma linda atriz, mas burra que nem uma porta. Fútil, superficial e estúpida. Ora, dois típicos estereótipos femininos extremamente machistas. Outro ponto negativo, e esse é realmente difícil de esquecer.

De forma geral, foi um livro legal para passar o tempo, mas eu não o leria novamente. Na verdade, um grande arrependimento que me surge foi de ter E não sobrou nenhum como a primeira leitura que fiz da autora, pois, agora, sempre espero o desenrolar de um grande mistério que, em realidade, não sei se verei novamente nas palavras de Agatha Christie.

gabi 12/02/2021

A impressionante mente de Miss Marple
Em cada capítulo nos é apresentado uma história diferente e a Agatha não nos deixa perdidos mesmo com tantos nomes envolvidos. Cada história é mais envolvente que a outra, com mistérios de variados estilos. O último capítulo me decepcionou um pouco pela falta de desenvolvimento mas o restante é perfeito. O livro é ótimo para se ler intercalando com de outros gêneros.

Noemy 20/08/2021

Chato
O livro é como se fosse uma coletânea de contos, porém os personagens divagam tanto mais tanto que muitas vezes eu me perdia no meio dos mistérios.
Achei o livro chato, maçante e tedioso, o mistério do último capítulo descobri assim que foram apresentados os personagens.

Thaisa 29/11/2021

Mais um livro lido para o projeto Lendo Christie e que experiência de leitura deliciosa!
A Dama do Crime já escreveu muitos livros de contos, geralmente focados em um detetive que tenta encontrar os verdadeiros culpados em cada caso; aqui não é diferente: em duas ocasiões diferentes, Miss Jane Marple está presente em jantares onde um grupo de pessoas resolve dividir casos extraordinários enquanto cada convidado tenta chegar ao fundo destes crimes. E é lógico que essa senhorinha fofoqueira e observadora irá mostrar sua melhor faceta de detetive amadora afim de resolver cada história, sempre traçando paralelos com tudo que ela já viu em sua pequena cidade, St. Mary Mead.
Esta obra reúne o total de 13 contos misteriosos, onde cada caso é apresentado com muita clareza, assim como os suspeitos e as consequências de seus atos, e o leitor, junto dos personagens, tenta desvendar estas histórias, buscando encontrar o responsável por cada crime... Mas será difícil amarrar todas as pontas como apenas Miss Marple consegue fazer!
Como toda coletânea, alguns contos se destacam mais do que outros; particularmente, eu adorei "The Idol House of Astarte" ("A Casa do Ídolo de Astarte"), "The Blood-Stained Pavement" ("A Calçada Manchada de Sangue") e "A Christmas Tragedy" ("Uma Tragédia de Natal"). E, mesmo tendo uns três contos que não me chamaram tanto a atenção, como foi com "The Thumb Mark of St. Peter" ("A Marca do Polegar de São Pedro"), é inegável que este é um livro bem interessante da Dama do Crime: Agatha apresenta histórias muito distintas, algumas até mesmo com um viés mais macabro e quase sobrenatural, que serão examinadas por Miss Marple, trazendo reviravoltas inesperadas e soluções satisfatórias em cada caso.
De forma geral, este é um bom livro de contos de Christie, fluido como é típico das obras da autora, com diversas tramas instigantes e plurais, e que reforçam toda a perspicácia e a sabedoria de Marple, que demonstra incessantemente, com maestria, todos os seus conhecimentos sobre a natureza humana.

Laura 30/04/2022

?Estes treze problemas contêm, acredito eu, a verdadeira essência de Miss Marple para aqueles que a apreciam.? (Agatha Christie)

Não sou tão fã dos contos da Agatha quanto dos livros, mas essa coletânea reúne alguns dos melhores que já li.

A miss Marple tem métodos totalmente diferentes dos do Poirot, mas igualmente únicos! Não tem como não amar essa velhinha mexeriqueira.

OBS: mais uma capa sem defeitos da Harper Collins!

Isabel.Primo 01/05/2020

Final surpreendente.
Se você está procurando por um livro que facilite a vida de quem gosta de ler, mas não dispõe de muito tempo, encontrou o livro certo.
São trezes contos curtos, de forma que o leitor possa ler um ou dois por dia sem atrapalhar o envolvimento da história, pois embora a trama total do livro se trate de um grupo de pessoas que se reúnem para debater sobre casos de crimes mistérios e chegar a uma conclusão se possível, um sua totalidade os capítulos são individuais, um mistério não depende do outro para ser solucionado.
Em minha opinião mesmo com a presença de Miss Marple, nem todos os casos são fabuloso. Alguns são bem difíceis de aceita a solução do caso, eu aceitei o desfecho de pelo menos dois casos, e um ou dois são tediosos. Porem Miss Marple, soluciona todos eles utilizado apenas de seus conhecimentos sobre a natureza humana.

Rosana.Montenegro 19/10/2023

Os Treze Problemas
Eu ADORO os livros em que Miss Marple aparece. O Clube das terças-feiras, um jantar na casa de Mrs. Bantry e um crime onde um inocente pode ser enforcado
Estes são os cenários onde Miss Marple, que nunca saiu de St. Mary Mead pode brilhar e mostrar todo o seu poder de dedução, apenas porque conhece a natureza humana.
Fantástico!!!

Taci_ 02/04/2023

Por ser composta por contos, é possível dar pausas na leitura sem se desvincular totalmente da "grande história". Achei algumas das histórias superficiais e com a justificativa e/ou o modo de ocorrência dos crimes sem uma fundamentação concisa que justificasse de forma verídica o crime. Porém, muitos dos outros casos são sólidos e apresentam a perspicácia tão característica de Miss Marple, o que torna a leitura fluida. É um livro que apresenta brevemente o enredo de tantos outros livros da autora.
Por fim, acredito ser importante ressaltar que é triste perceber o viés um tanto preconceituoso na escrita da Agatha Christie (que admito: não percebia isso quando era mais nova) em muitos trechos do livro. Mas, de forma geral, é uma boa leitura.

Thiago 17/08/2022

Miss Marple quase mágica
Esta é uma coletânea de contos de Miss Marple, os primeiros em que a famosa velhinha detetive aparece.
Na introdução, a autora afirma acreditar que Miss Marple funciona bem em histórias curtas, não necessitando, como Poirot, de todo um romance para mostrar seu talento e cativar o leitor. Contudo, neste livro, vemos que, nesta obra, a premissa - um "clube" reunido para contar casos misteriosos e ver se alguém é capaz de adivinhar a solução - não se sustenta bem. Os personagens das histórias acabam não sendo desenvolvidos a contento, não há o surgimento de pistas e teorias e, o que é pior, todos os casos são resolvidos muito rapidamente por Miss Marple, não havendo tempo para vivenciarmos a trama...
Os fãs da autora vão gostar, mas este está muito longe de ser um dos melhores...

may. 30/01/2023

Repetitivo
Terminei "Os Treze Problemas", e tenho que dizer, achei bastante repetitivo. O livro inteiro tenta nos mostrar o quão sábia é Miss Marple, mas acho que o próprio acaba se perdendo nisso. Todos os capítulos tem a mesma moral de que a bida de vilarejo nos ensina tudo sobre a natureza humana, e que sempre Miss Marple está certa e seu sobrinho, Henry, equivocado...

Eu entendo que Christie escreveu este livro inspirado na pessoa incrivelque deve ter sido sua avó, mas definitivamente não me prendeu. As intervenções dos personagems durante a narração me encomodadam bastante e deixaram os capítulos vom um aspecto de ser muito mais longo.

Por fim, os nomes dos personagens de cada "problema" me deixaram extremamente confuso. Ao final do livro, tinha entendido quem eram os personagem principais por fora das narrativas, mas sempre me perdia nos problemas por não saber quem é quem.

Então, prefiro os livros de Mr. Hercule Poirot, mas com certeza é um livro muito divertido para os fãs da adorável Jane Marple.
may. 30/01/2023minha estante
Cometi alguns erros, perdaooo

Bruna3285 27/01/2022

Mss Marple > todos
Eu sempre estranho o formato de contos da Agatha, sempre começo bem devagar, até me acostumar com o formato. Uma vez que me acostumo, já engato e engulo o livro rs. Amo a Mss Marple, e nesses contos vemos como uma simples senhora tem tanta experiência na solução de crimes sem nem precisar sair de seu quintal.
Amei.
Israel 27/07/2022minha estante
Vai ler outros autores?.

alicia 18/08/2022

Se existe um problema, ela tem a solução
Essa coletânea de contos veio para confirmar algo pra mim, que a Miss Marple é minha detetive favorita de Agatha. Os contos foram muito bons, gostei mais do que o livro anterior que li (Três ratos cegos e outros contos). Todas as histórias são muito boas, e fica a impressão que se ela quisesse fazer um romance com cada conto ela conseguiria. Miss Marple é soberana e acertiva, como Agatha diz no prefácio, é uma grande exibição dos talentos e instintos da Miss Marple! Meus contos favoritos foram:
- A casa do ídolo de Astarte
- Motivo X Oportunidade
- O hadoque
- O gerânio azul
- Uma tragédia de Natal
- O caso no bangalô

@vaisetratarleitora 16/09/2022

Melhor do que o anterior da Miss Marple
Estou em um projeto pessoal de leitura da Agatha Christie e esse é o seu 18º livro, escrito em 1933 e o 2º onde aparece a fofa Miss Marple (o primeiro é Assassinato na Casa do Pastor).

Comparado ao primeiro esse é muito melhor, porque no outro ela mal aparece, investiga sempre por trás dos panos e quem fica em primeiro plano quase a história toda é o pastor, ela só aparece efetivamente no final para dar a solução do caso. Já esse livro agora é um conjunto de contos e nem todos são interligados. Os primeiros 6 são partes de uma história só (em que ela está na própria casa, com o sobrinho e amigos dele e dela e eles começam a contar histórias de mistérios que só eles conhecem a resposta e os outros devem tentar adivinhar e Miss Marple arrasa todos), os 6 seguintes seguem o mesmo padrão, mas dessa vez é na casa de um amigo de um amigo da Miss Marple e por esse amigo em comum ela é convidada, eles contam histórias e ela desvenda todas) e o conto é uma história curta de um caso em que a Miss Marple se envolve, mas novamente ela apenas aponta o culpado por um assassinato e é outra pessoa quem investiga e tem que de fato provar a culpa da pessoa que aparentemente tem um álibi perfeito.

Confesso que curti mais ela ouvindo a história e dando o veredito do que ela simplesmente aparecendo e dando a resposta. Sei lá, sei que as duas situações são improváveis e sei que é uma história de ficção, mas sinto mais veracidade na primeira situação do que na segunda. Fora que ela descobre tudo apenas porque aquilo faz ela lembrar um caso que aconteceu na vila dela e e pá! ela tem a resposta correta pro mistério que nem a polícia conseguiu desvendar ou que a polícia levou semanas pra descobrir a verdade. Tudo bem, Poirot também é capaz de fazer isso, mas os casos que ele resolve assim são a minoria, a grande maioria ele vai atrás das pistas, fala com as pessoas e põe a cabeça pra funcionar, sinto falta de ver a Miss Marple fazendo isso. Eu gosto dela, mas não gosto dessa resolução fácil dos casos dela. Não sei se todas as histórias dela são assim, mas espero que não, quero ver ela investigar de verdade.

Apesar de tudo isso, o livro não é ruim, os contos são muito bem feitos e se comparar com os outros livros de contos da Agatha, esse sem dúvida é um dos melhores, vale muito a pena ler.

Alguns (muitos) livros da Agatha foram adaptados para a Tv em séries e filmes e os da Miss Marple foram adaptados em duas séries, porém os contos desse livro não foram adaptados em nenhuma delas. Uma pena.