O Ano em que Te Conheci

O Ano em que Te Conheci Cecelia Ahern

Resenhas - O Ano em que Te Conheci

Ju Martinez 13/12/2021

Um livro que pude tirar várias lições para mim, em como nossa vida pode mudar tanto em apenas meses, nossa readaptação, aceitação de situações. Só de olhar para capa eu pensava em um típico romance clichê, mas se tratou mais de crescimento da personagem.

Jamylle 30/11/2021

Me senti entediada no começo da leitura. Nas 60 primeiras páginas lemos Jasmine se lamentando por estar desempregada. Achei alguns diálogos confusos, já que a narradora sempre se referia ao vizinho (Matt) por você. O livro é narrado apenas do ponto de vista de Jasmine e, por isso, só conseguimos ver a história a partir da personagem e como estamos sempre na cabeça dela, acabamos presos em seus monólogos intermináveis sobre sua família, seu emprego, seu jardim.
O que salvou a minha leitura foram os outros personagens e a maneira como cada um conseguiu evoluir durante a narrativa.

Valeria Cruz 18/11/2021

Sobre o livro.
Esse foi o livro que me tirou da ressaca que eu estava a meses, foi uma leitura rápida e divertida. No início pensei que fosse um livro de romance entre ?os protagonistas? mas é um livro sobre amizade, redescoberta, compaixão e perdão, amei.

Fernanda 07/10/2021

Esse livro é um chuchuzinho. Quando comecei a ler esperava um romance, porém foi muito melhor do que imaginei. O livro é sobre amizades( bem improváveis), recomeços, transformações, sobre estar perdido e se encontrar. Não tenho nem palavras pra descrever, só sei que essa amizade é tudo pra mim.

(Pág.330)
" A maior parte das pessoas na vida não precisa fazer nada ativamento para nos transformar, ela só precisa ser."

" eu sei que a gente nunca para mesmo, nossa jornada nunca está completa, porque nós nós continuaremos florescendo..."

flavinhaa.domingos 23/09/2021

humm... esse livro no começo me irritou demais, confesso que não gostei muito da escrita da autora... me dava muito uma certa agonia da personagem pensar 24 horas do dia em seu vizinho e referir á ele em seus pensamentos como você. A leitura até o meio do livro é muito arrastada e cheguei até á ter ressaca literária por causa desse livro. Mas ao final dele vc vai se acostumando com a rotina dos personagens e até que acaba gostando.

Pauline 22/09/2021

Livro sobre transformação pessoal
Eu amo os livros da Cecelia Ahern, eles sempre me surpreendem e a narrativa nunca vai para onde eu espero que vá / o que acho que vai ser explorado, sempre me apresenta novas nuances, novas reflexões. Geralmente o início dos livros dela são meio lentos e me arrasto um pouco na leitura, mas como sempre gosto do livro no fim, eu insisto e não me arrependo. No final da leitura sempre penso que ela poderia ter usado o mesmo tema para escrever uns 4 livros diferentes e mil outras possibilidades e sempre acho que tem personagem que daria uma história a parte.

Nesse livro não é diferente. O livro todo é narrado pela Jasmine e a maior parte do livro é ela, os pensamentos dela e o jardim e o relacionamento de ódio e amizade com o vizinho Matt. O livro fala sobre a jornada de transformação da personagem. Mas não espere milagres e grandes mudanças de vida, apenas amadurecimento e entender suas próprias dores.

Tantas coisas a mais poderiam ser exploradas e tantas coisas da vida de outros personagens me deixaram curiosa, mas a história espelha a vida, quando vemos as coisas pela nossa ótica nem sempre sabemos o que acontece com outras pessoas, seus motivos e seus fins e, nos preocupamos com a nossa transformação, e nem tanto com a dos outros. Como a vida pontas ficam soltas ou não tão bem resolvidas, a transformação é lenta e nem sempre provoca uma mudança drástica e sim apenas um entendimento melhor sobre quem se é, porque a vida continua e a transformação também e isso a autora tentou representar e para mim deixou o livro bem real.

Decididamente não é um livro que todo mundo vai gostar e acho que depende muito do momento de vida de cada um, em outro momento talvez eu não gostasse. Os livros dessa autora sempre me fazem refletir muito sobre a vida, as pessoas e esse não é diferente. Se quiser ler, leia por sua conta e risco (hehehe) e vá sabendo que estar na cabeça de outra pessoa as vezes é maçante.

Daniele.Melo 14/09/2021

Amei.
Empatia é a palavra que define o que sentir ao ler esse livro.. Achei bonito a forma como Matt e Jasmine se ajudam.
A vida tem muito a ensinar. Quando tudo parece perdido, algo pode acontecer e desfazer seus planos, para então viver algo novo.

Eduarda2004 14/09/2021

Estilo quarentena
A personagem principal é forçada a passar 1 ano de licença do trabalho, sem poder trabalhar em outro lugar, e eu me senti igual a ela no início da pandemia haha
Livro intrigante pois é difícil de saber o fechamento, e cheio de personagens reais, que não são perfeitos mas são muito interessantes.

maisa_citty 13/09/2021

Bem gostosinho de ler
Jasmine me comprou logo de início. Diálogos e pensamentos que me fizeram rir muito :)
Todos os pontos do livro me despertaram muita curiosidade. Leveza é a palavra que mais descreve a história, gostei!!

Vanderlete 12/09/2021

Que história linda !!
[...]
"Eu sei que a gente nunca para mesmo, nossa
jornada nunca está completa, porque nós continuaremos florescendo assim como a lagarta que pensou que o mundo tinha acabado, e então se tornou uma borboleta."

Aaah, gente que história linda, e que belo plot no fim !
Pensei que ia desenrolar um romance onde na verdade era uma amizade. Mas que amizade linda é cheia de valor. Nos ensina sobre o perdão, segundas chances e amadurecimento. Eu gostei tanto!!
Chorei no final !!

Flavia 12/09/2021

"Muitas vezes o ritmo lento da transformação pode ser doloroso, solitário solitário confuso, mas mesmo sem que a gente perceba, acontece". Cecília Ahern nunca decepciona. Linda história sobre uma amizade improvável e inesperada num momento de transformação e reconhecimento de duas pessoas completamente diferentes.

Tati 04/09/2021

Uma história de amizades improváveis, cheia de reviravoltas. Mostrando que as vezes temos que parar e olhar ao nosso redor, prestar atenção aos pequenos detalhes do cotidiano.