Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Slyntherinn0t 25/07/2020

SEM PALAVRAS
Sabe aquele autor que você para e pensa que seria capaz de ler tudo o que ele escrever, até mesmo a lista de compras dele? Então esse é o Eduardo Cilto, ele escreve de uma forma tão fluída que quando você percebe já leu 4 capítulos de uma vez e ainda não cansou, só quer chegar no final para saber o que irá acontecer e eu me sentir totalmente prendida na narrativa dele e quanto mais lia mas curiosa eu ficava, a forma como ele trabalhou o relacionamento de cada personagem, a visão de mundo de cada personagem foi o que mais me chamou atenção, já estou pronta para ler o outro livro dele e espero que em breve ele escreva mais livros.

Arthuru 24/03/2021

Traços -
Li esse livro em dois dias, a história é muito dinâmica e ótima para ler quando se está no tédio.

Porém, achei o final muito previsível, mais ou menos na página 100 adivinhei a reviravolta no final.

Não sei o porque, mas senti mais empatia por quase todos os personagens secundários do que pelo Matheus e Beatriz.

ferrarezi.l 04/10/2016

#NJL - Traços - Eduardo Cilto
Matheus e Beatriz são amigos inseparáveis desde a época do colégio, ele é um rapaz tímido, de poucos amigos e que adora história em quadrinhos. Já ela é uma típica garota bonita e popular, cercada de amigos. Mas ao se mudar para o interior Matheus se torna amigo de Beatriz e secretamente vive um amor platônico pelo qual ela nem desconfia.

A escola onde eles estudam vai dar uma festa e Beatriz convence Matheus a ir, apesar dele não gostar de nenhum pouco desse tipo de passeio. Eles acabam conhecendo a Fernanda, namorada do seu amigo, e juntos descobrem que Fernanda pratica rituais mágicos e os convida a participar, curiosos eles acabam aceitando o convite e vão até a casa dela. No meio do ritual algo dá errado e Fernanda começa a passar mal e no meio do ataque diz uma frase que mudará tudo na vida de Beatriz.

Após ouvir o que foi dito por Fernanda, Beatriz resolve sair em busca dos seus objetivos, ela decide fugir para São Paulo e encontrar o youtuber, que ela vem acompanhado seus vídeos de autoajuda, do qual ela está incrivelmente ligada e acredita que ele possa ser a única pessoa que poderá entendê-la. E ela pergunta se o Matheus não quer acompanha-la nessa “aventura”, apesar da relutância ele resolve ir para São Paulo em busca da tal resposta… Será que eles vão encontrar o que procuram?
Primeiro queria dizer que acompanho o Perdido nos Livros há muito tempo, gosto dos mesmos livros que o Eduardo e sempre me divirto vendo os vídeos deles, pois são criativos e irreverentes, ao descobrir que ele lançaria um livro, fiquei MUITO feliz e ansioso para ler a história…Mas assim que comecei a ler vi que o enredo não era o que eu imaginava e esperava.

O livro nos apresenta alguns personagens durante a trama, porém os principais e mais importantes são Matheus e Beatriz, e muitas coisas neles me incomodaram. Beatriz, cada vez mais vai se tornando uma personagem egoísta, imatura, obcecada por um youtuber que ela nem conhece. Já Matheus é muito influenciável e acaba aceitando tudo que sua amiga diz, isso faz com que ele se torne um personagem terrivelmente chato.
Outra coisa que não senti nenhuma conexão com a história foi envolver rituais mágicos no enredo. Qual a necessidade disso? E quem tem um caldeirão de bruxa dentro de casa? Mas o que mais me deixou inconformado foi que nem Beatriz e nem Matheus acreditavam nesses rituais e quando a Fernanda que se diz bruxa diz uma frase Beatriz a leva a sério! Como assim?

Acredito que não só eu, outras pessoas acham chato, ficamos repetindo a mesma palavra várias e várias e várias (e várias) vezes, não é? Isso me deixou maluco a ponto de não me conformar, o uso da palavra “ironizei”, “irônico”, “ironia” e todos os seus derivados para descrever principalmente o Matheus me deixou muito nervoso e irritado, acredito que ele poderia abordar isso com alguns sinônimos ou não falar mais a respeito, pois já sabíamos que ele era uma pessoa sarcástica.

Sei como é difícil escrever um livro, elaborar uma história e desenvolver personagens, mas acredito que este livro deixou a desejar, não sei se estava com a expectativa muito alta e isso acabou me decepcionando. Mas nada impede que você leia e conte sua opinião. ^^

site: https://www.facebook.com/naojulgueolivro/
Dani_LJI 10/10/2016minha estante
Ainda estou digerindo esse livro.

BuBs Literario 28/03/2017

Sobre Traços
A historia começa em um ritimo bem lento fazendo com que as reviravoltas iniciais causem nenhum efeito. Li este livro duas vezes, na primeira vez que eu li achei este livro incrivel na segunda vez que eu li encontrei erros gritantes que fizeram desencantar pelo livro. O plot principal do ponto de vista da minha segunda leitura foi totalmente mau aproveitado ele poderia ter brincando e ter feito os leitores se prenderem cada vez mais na aquilo, o fato do personagen principal gosta da melhor amiga foi algo bem Clichê ele poderia na construção de historia trazer uma coisa nova o que seria genial. A coisa mais legal deste livro é a personalidade de Beatriz e como ela lida com as coisas, a personalidade dela fez o livro se torna bem gostoso de se ler, pois cada vez mais ela ia aprontando e aprontando segurando cada vez mais minha atenção nas cenas que a envolviam. Os personagens secundarios eram uma outra coisa que ele poderia ter explorado mais porem ele deixou eles bem cena de fundo.. O plot da relação dele e do pai poderia ter sido algo mais pesado apesar de que eu entendo que o publico alvo do livro poderia achar pesado demais.
Sinceramente no meu canal do youtube eu recomendei pois como avia dito eu estava no empolgado mais li com olha mais tenicno então vou alerta para que comprem porem já fiquei cientes que o final pode ser bem sessão tarde se não se importarem

Mario Vinicius Silva Cardoso 21/10/2020

Divertido
Amei este livro, não conseguia parar de ler um segundo, excelente para quarentena. Personagens bem construídos e apaixonantes. Por fim, excelente leitura.

Letícia Vítor 17/09/2020

Trama surpreendente
Comecei esse livro achando que seria uma leitura leve é bobinha e me surpreendi.
Os temas que essa história trás são profunda e acabei o livro destruída.
Melhor livro que li esse ano.

zoni 28/10/2018

Não é um bom livro, mas poderia ter sido bem pior.
Para evitar estresses desnecessários com autores futuramente, vou deixar uma coisa bem clara: eu particularmente não gostei, e a minha opinião não é nenhuma verdade absoluta, é apenas o meu gosto pessoal. Não gostei desse livro e ponto. Não vi propósito na história, e achei bem chata e previsível.

Matheus é um protagonista sem voz, apesar do livro ser narrado em primeira pessoa, a personagem não tem voz nenhuma ali dentro, mais parece um mascote da melhor amiga que qualquer outra coisa. Outro problema na personagem é a sua personalidade, eu percebo esse problema faz um tempo, muitas vezes autores LGBT escrevem personagens masculinos héteros, mas colocam muito de sua própria personalidade na personagem e ele não soa como hétero, não dá pra acreditar nem por um momento. Cilto tinha bastante potencial pra criar essa história, mas usou todas as suas referências de uma vez, e transformou a história em algo desconexo, chato. Os problemas que levam a história a acontecer são caricatos, só aparecem quando o autor julga necessário para ser gatilho para sua personagem sem voz e personalidade, tomar alguma decisão, as reviravoltas da história são previsíveis, eu já tinha certeza sobre os youtubers, e acredito que alguns de vocês também.

Não existem personagens marcantes, ou que nos façam simpatizar de verdade, a Samantha apareceu toda feliz, toda boazinha, toda forçada só para nos dar uma carga dramática depois. A Beatriz é a escória do livro, que personagem insuportável e não preciso nem comentar mais. Os amigos são pouco abordados, as tramas são mal desenvolvidas e inacabadas, não tem explicação de nada, fica tudo na entrelinhas, e se você não se esforçar de verdade pra entender o que o autor quis passar você não vai entender nada do que significou aquelas palavras.

Acabei lendo o livro em pouco menos de 6 horas com um intervalo para um banho e assistir um pouco de tv, e não, eu não estava grudado no livro, ele só era muito bobo pra levar tempo demais lendo. É isso, fiquei com vontade de ler o outro livro do autor pra ver se sua narrativa cresceu, porque essa não rolou pra mim e eu me sinto muito triste em dar nota ruim para autores nacionais. Espero compensar no próximo.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Marcelo.Antonio 28/10/2018minha estante
Pela sinopse do livro não me chamou e agora muito menos pela sua resenha. Um livro chato a menos pra eu ler.
O único livro nacional que gostei foi Águas Turvas. Adorei.

Ótima resenha ?

Vinicius609 28/10/2018minha estante
Tive a mesma sensação lendo o livro, li o 2° do autor e entrou na minha lista de preferidos, possa ser que vc tenha a mesma sensação ou até uma melhor em relação a 'traços'.

zoni 09/11/2018minha estante
Marcelo, eu realmente não indico se você já não tem vontade. O enrende é muito mal desenvolvido, o autor começa com uma ideia, páginas depois ele cria uma outra ideia e começa a desenvolver, mas vê que não vai dar certo e convencer ninguém, e muda o foco mais uma vez. É triste, porque o livro tinha tudo pra ser bom.

zoni 09/11/2018minha estante
Então, Vinicius, eu quero muito ler o segundo livro pra tirar essa ideia da cabeça, quero poder dar uma nota boa para o Cilto, porque eu realmente simpatizo com ele e vejo que ele tem potencial. Logo mais vou iniciar a leitura do segundo romance dele e espero gostar mais assim como aconteceu com você!

las.anjos 10/11/2018minha estante
Nem consegui terminar.

José Vitor - @zetalendo 20/06/2020

“Traços”, de Eduardo Cilto – 3,5

“A vida pode ser muito parecida com os quadrinhos, pois ambos têm alguém controlando o que acontece; no caso, você é o desenhista da sua própria história, e os traços feitos são as ações que toma para designar o rumo que sua vida seguirá. Então tenha consciência de que, a partir de agora, é você quem define o desenho que seus traços vão formar.”

Comprei esse livro no ano que lançou e só em fevereiro de 2019 eu peguei para ler. É um livro com uma escrita leve e um final inesperado. Quanto mais você lê, mais você se envolve com os personagens, a história e os problemas que acontecem na trama.

O ponto que mais me atrapalhou para concluir foi que eu não conseguia ver esse enredo se passando no Brasil, achei muito americanizada e isso me confundiu demais em algumas partes. Eu só percebia que era um livro nacional quando mencionava São Paulo ou alguma coisa no Brasil, fora isso a história poderia se passar em um livro de um autor americano.

Por isso eu decidi dar essa nota. Muitas vezes eu não tinha paciência para ler, pois quando eu pego um livro nacional eu quero sentir que a escrita é de um brasileiro. A sensação que tive é a mesma de gringos quando vem gravar clipe no Brasil, só colocam favela, samba, mulheres pretas sambando e futebol. (Um típico videoclipe da A****a).

Fora esse ponto, a gostei da história e do desenvolvimento dela. A representatividade presente aqui achei muito boa também. O final me deixou chocado, eu não esperava que aquilo fosse acontecer.

Eu recomendo esse livro para que vocês tirem suas próprias conclusões, não é porque me incomodei com esses pontos que vocês também possam achar isso ruim, só pra deixar claro!

site: https://www.instagram.com/p/CBEcOwTj1j1/

leticizsouza 20/02/2022

Eu preciso parar de ser biased
Se tem algo pior que comprar um livro pela capa é comprar um livro pelo autor que você gosta (e não conhece o trabalho).

Li o livro inteiro com aquele sentimento de orgulho no peito, afinal foi o primeiro livro de um YouTuber que eu gostava, ignorei todas as muitas falhas e pontas soltas e segui colocando o livro como uma obra prima (o exagero de uma Letícia de 14 anos), até que, depois de emprestar a uma amiga e ela não conseguir passar da metade, resolvi reler.

É uma adaptação norte-americana para um contexto brasileiro que não existe. Coisas que não batem, mistérios que foram resolvidos na sorte, personagens bem chatinhos (diferente de personagens que são só humanos, existe uma diferença, acredite) e muita informação numa história que poderia ser boa, sucinta e real.

Eu preciso parar de ser biased, o livro é bem ruinzinho, mas eu dei razoável.

pablo araujo 01/08/2016

Sobre TRAÇOS
Emocionante, envolvente, engraçado é bem construído, são apenas algumas palavras q poderia usar para definir TRAÇOS.

É um livro sem dúvidas, grandioso. Amei a escrita do Edu, me surpreendi muito pois superou minhas expectativas e, espero que ele lance outros livros. O Brasil tem grandes autores e um deles é Eduardo Cilto. Traços não é apenas um livro, é uma lição de vida.
Gabriel1553 03/08/2016minha estante
Já querooo.

Eduarda Furtado 15/08/2016minha estante
Eu acreditava que estava sendo crítica demais com o livro, mas pelo jeito não foi só eu quem achou o enredo ruim.

Angel 09/10/2016

Um final surpreendente
Honestamente, comprei o livro mais por impulso do que pela premissa. O começo da história e o modo como Matheus simplesmente se sujeitava aos traços dos outros me incomodava. Se não fosse pelo meu empenho em terminar o livro, certamente teria o abandonado pela metade.
Porém, como fruto da minha perseverança, uma personagem muito especial que surgiu na história acabou dando vida a tudo, inclusive ao nosso protagonista.
As últimas 50 páginas fizeram o livro inteiro valer a pena, com certeza!
É um romance recheado de reflexões interessantes e fundamentais, e umas pitadas de referência atual aqui e ali. Impossível não amar.

Dani_LJI 10/10/2016minha estante
Me senti exatamente assim, quando terminei de ler esse livro.

Renan 26/04/2024

Drama adolescente
A história tem alguns bons momentos quando envolve os dramas dos personagens, mas tem muitas situações muito forçadas que quebra a imersão e a credulidade, estragando bastante a leitura. Foge muito do que seria aceitável de situações reais.