Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Laurinha 06/08/2016

Seu destino depende de você
Quando o Edu liberou a sinopse de Traços, não me senti muito atraída pela história. Confesso que fui atrás de ler pois acreditei que nas profundidades desse livro eu iria encontrar um grande mistério, uma escrita envolvente, apesar da história aparentemente clichê - assim como Beatriz confiou no ritual para guiá-la até seu destino.
E foi isso que aconteceu. O que eu esperava ser uma história de romance entre Matheus e Beatriz indo juntos até um propósito em comum, se revelou bem mais real do que isso. Beatriz estava atrás de um sonho bobo, e qualquer coisa que dissessem a faria acreditar que era exatamente aquilo que ela devia fazer. E quando, num ritual que todos sabiam que podia ser uma farsa, uma garota que todos sabiam que ERA uma farsa diz alguma coisa que coloca um ponto final na decisão de Beatriz. Estava claro que ela faria aquilo de qualquer jeito. Ela só precisava de um motivo, por mais bobo que seja, certo? No fundo, ela mesma criou essa ideia de destino.
E Matheus é um garoto adolescente absolutamente real. Ele não sabe o que quer ou o que está fazendo, está guiado por apenas duas coisas: um problema de família que afeta toda a sua vida, e a paixão por uma garota que não dá a mínima. Essas são as coisas mais importantes na vida de Matheus. Um pouco triste, na verdade. Seu irmão, Guilherme, foi com certeza o personagem que mais me cativou, apesar de mal aparecer na história. Ele era importante para Math, e importante para mim. Importante para a história em si. Tudo o que parece coincidência nesse livro, são coisas guiadas pelo subconsciente dos personagens. Talvez tenha faltado um aprofundamento nessa área, para entendermos melhor o que levava a cada momento no livro.
Esse livro reforçou ainda mais uma ideia que eu já tinha na minha cabeça: tudo depende da forma que você vê. O jeito que você interpreta as coisas se torna seu destino.
O que eu mais gostei no livro, foi observar a diferença entre as personagens e como cada um tinha seus próprios problemas para pensar. De alguma forma, eles estavam desconectados. Egoístas. E eu, por estar nessa fase da minha vida, sei o quanto nós somos egoístas. O livro mostra muita ansiedade, as consequências de pensar demais ou pensar de menos, e isso fez eu me identificar muito com a história.
Tive uma sensação de euforia quando cheguei na cena retratada na capa do livro. A cena mais importante da história toda, na minha opinião. O que faz a história de Math e Bia merecer 5 estrelinhas não é apenas Matheus, não é Bia, não é a viagem maluca, nem mesmo as drag queens, que eu amei. São 2 personagens um tanto apagados, e o que uma pessoa diz no alto de um prédio.
Eduardo Cilto combinou essa trama com um pouco de comédia - devo mencionar as identidades de Rebeldes? -, e o livro se tornou leve e divertido. Me identifiquei com a escrita do Edu, como imaginei que iria, e essa história vai ficar guardada comigo por um longo tempo.

Renan 26/04/2024

Drama adolescente
A história tem alguns bons momentos quando envolve os dramas dos personagens, mas tem muitas situações muito forçadas que quebra a imersão e a credulidade, estragando bastante a leitura. Foge muito do que seria aceitável de situações reais.

Vitor626 19/06/2017

Bom, mas tinha capacidade de ser muito melhor!
A grande onda de livros dos Youtubers foi gigantesca nos últimos anos. O assunto gerou polêmica e discussão na internet e fez muita gente torcer o nariz para a grande maioria deles. O que mais incomodou o público foi o conteúdo escrito (ou não) pela maioria deles, mas uma pequena parcela, principalmente os "Booktubers" escreveram narrativas, o que despertou o interesse de muita gente. Assim como "Azeitona" de Bruno Miranda e "Boa Noite" da Pam Gonçalves, Eduardo Cilto publicou em 2016 o seu primeiro livro, intitulado 'Traços'.

Nesse romance, vamos conhecer Matheus e Beatriz. Dois amigos que vivem em uma cidade no interior. Os dois resolvem ir para uma festa na sua escola e terminam a noite na casa de uma garota que diz saber realizar rituais que desvendam o futuro. Beatriz, muito interessada acaba aceitando fazer. Depois de certos acontecimentos, ela resolve que vai para São Paulo em busca do seu propósito. Matheus acaba indo junto para apoiar a amiga e se ver livre de alguns problemas em casa. Juntos, os dois vão embarcar em uma espécie de Road Trip até a grande SP. Beatriz espera encontrar um Youtuber do qual é grande fã, mas isso acaba se tornando impossível pois o garoto desaparece misteriosamente.

Acompanho o Edu já faz muito tempo e fiquei muito feliz quando ele anunciou o seu primeiro livro. Apesar de não ter me interessado muito pela sinopse, fiquei com vontade de ler, pois é um estilo de livro que me atrai muito. Algo meio John Green, onde suas personagens aprendem com as escolhas que fazem na vida e coisas assim. A narrativa começa como qualquer outro YA. Um draminha para cada um, algo a ser resolvido na vida deles e um romance de leve. Porém não é bem nesse caminho que as coisas continuam...

Depois de saírem da cidade, os dois passam por situações que me fizeram questionar bastante se esse era mesmo o rumo que foi pensado para a vida das personagens. O livro aparentava seguir um caminho "meio Tumblr", onde os dois passariam momentos na cidade que os fizessem pensar bastante sobre a vida, mas o clima do livro mudou de uma forma bem brusca onde passamos de um romance reflexivo para uma história de suspense e sequestro.

Me incomodei muito com a forma como tudo caminhou. Alguns acontecimentos aleatórios do tipo encontrar uma van cheia de Drag Queens no meio da estrada e enfrentar um "sequestrador" me deixaram com a sensação de que o autor teria imaginado uma coisa, mas precisou desenvolver a história de outro jeito. O final do livro também me deixou com o pé atrás. Além da correria para finalizar tudo em poucas páginas, a situação fugiu totalmente do estilo inicial da narrativa.

O livro toca em assuntos bem interessantes. Pressão dos pais, homofobia, cultura LGBT, assédio, etc. Uma coisa que me deixou impressionado foi a forma como isso foi inserido no cotidiano das personagens, sem que perdesse o foco na viagem que os dois estavam fazendo. Mas senti falta também de um pouco mais de desenvolvimentos das personagens, como alguns outros que apareceram no início, mas ficaram sem um desfecho. Fomos apresentados aos fatos e a história seguiu para um grande mistério envolvendo o sumiço de um Youtuber.

Esses problemas deixaram a impressão de que o autor tinha uma ideia do que queria fazer, mas precisou seguir outro plano de escrita. Não posso afirmar nada, mas isso pode ter sido resultado de algum cenário externo como prazos da editora e coisas do tipo. Senti que ele queria fazer algo mais focado nas personagens, mas precisou terminar de outro jeito. Não participei de nenhuma parte do processo de produção, por isso não posso fala nada, mas eu esperava algo mais bem trabalhado e com um pouco mais de calma.

Apesar dos problemas com o enredo, não posso deixar de destacar a escrita do Eduardo. Ele escreve muito bem, o leitor desliza entre as páginas sem perceber o tempo passar. O que já é de se esperar. Conhecendo um pouco mais sobre a personalidade do autor em seu canal do Youtube, percebemos que ele tem um estilo que remete muito ao livro.

No geral, é um livro bacana e divertido. Mesmo com esse problema que me incomodou, muita gente gostou e muito do clima de suspense e dos acontecimentos palpitantes do final. É uma leitura rápida e interessante de ser feita que traz discussões importantes à tona. Vale a pena conhecer. =D

Thamisa 18/03/2021

Surpreendente.
É um livro leve. O início pareceu ser mais uma história clichê adolescente. Meio lento, porém a medida que o livro vai te envolvendo, todos os padrões e clichês vão se quebrando. Personagens vão se mostrando mais complexos do que pareciam ser e a trama vai te instigando a ir até o fim. O final é surpreendente e é por isso que o livro se torna melhor do que parece ser. Agradeço ao meu primo Francisco L. por ter me emprestado pra ler. Recomendo demais e parabéns ao autor Eduardo Cilto. Teu futuro é promissor na literatura.

ana flavia 26/08/2016

Amei???
"Traços" conta a vida em primeira pessoa do adolescente Matheus, aquele típico garoto que ama quadrinhos, video games e, consequentemente, não sai muito de casa (o que causa várias referências à personagens, séries, filmes e a cultura pop em geral, o que eu AMEI). Matheus tem que lidar com problemas familiares e com perdas, além da sua paixão por uma grande amiga chamava Beatriz. Um ritual místico ocorre na noite que o garoto resolve ir na festa da escola, e foi o marco inicial para sua aventura e para a definição de seu futuro. A fuga para a grande cidade São Paulo com Beatriz é alvo de grandes acontecimentos cruciais para a história, cada uma te deixando ainda mais preso à história. Como disse Thalita Rebouças, o livro realmente tem um final surpreendente, de prender o fôlego, e vale muito a pena ser lido.

Acompanho o trabalho do Edu na internet e quando soube que ele publicaria um livro eu surtei e tinha certeza que eu ia amar, mas em certa parte eu fiquei com um pouco de medo das minhas grandes expectativas, mas posso dizer com toda a certeza que o livro não me decepcionou em nenhum minuto e que essa maravilhosa obra superou as minhas altíssimas expectativas. Parabéns para esse novo escritor e que venha mais pessoas por ai para apreciar esse maravilhoso trabalho.

"Pensamentos são tóxicos, vírus criados para se espalhar por nossa mente e abalar todo o sistema que demorou para ser programado."
Eduardocilto 26/08/2016minha estante
Obrigado!

Eduardocilto 26/08/2016minha estante
Adorei a resenha!

Aymmée Diniz 24/08/2020

Surpreendente
Esse livro me surpreendeu e quase me fez chorar, e cheio de reflexões sobre descobrir quem você é e os seus objetivos, querer agradar os outros e não a si mesmo e a valorizar as pessoas que estão ao seu redor.
É uma leitura perfeita para superar uma ressaca literária kkkk
É uma história bem leve, com uma escrita simples e tão gostosinha de ler.

m.arih 21/10/2020

Trás muito do escritor
Eu sempre fui apaixonada pelo Eduardo Cilto, sigo o canal Perdido Nos Livros desde o começo. Quando eu li Traços eu vi muito dele, e esse é um dos motivos que eu mais gostei do livro. É envolvente, você quer saber como que termina e se a fuga do Matheus e da Beatriz realmente vai ser como eles esperam. Amei a personalidade dela e me identifiquei em muitas partes!

Angel 09/10/2016

Um final surpreendente
Honestamente, comprei o livro mais por impulso do que pela premissa. O começo da história e o modo como Matheus simplesmente se sujeitava aos traços dos outros me incomodava. Se não fosse pelo meu empenho em terminar o livro, certamente teria o abandonado pela metade.
Porém, como fruto da minha perseverança, uma personagem muito especial que surgiu na história acabou dando vida a tudo, inclusive ao nosso protagonista.
As últimas 50 páginas fizeram o livro inteiro valer a pena, com certeza!
É um romance recheado de reflexões interessantes e fundamentais, e umas pitadas de referência atual aqui e ali. Impossível não amar.

Helo 09/03/2017

Traços - Eduardo Cilto
Beatriz e Matheus ou Math são amigos desde muito tempo, apesar de serem bem diferentes como por exemplo: Math não é nada popular é fanático por quadrinhos e séries, vive em seu mundo sem se arriscar. Já Beatriz é livre e sem medo de se arriscar vai atrás do que quer.
Depois de uma festa de colégio em que Beatriz convidou Math para acompanha-lá seu amigo Ivo e a namorada Fernanda os convidam para ir até seu apartamento participar de um ritual místico no qual veria o futuro deles. Math resiste mas Beatriz acaba o convencendo que não será nada de mais.
Após esse ritual tudo muda, Beatriz leva o resultado a sério e resolve ir para São Paulo atrás de seu futuro, levando Math consigo em seu plano maluco de fugir da pequena cidade onde moram e irem até uma cidade grande onde acredita que encontrará as respostas que precisa.

"A dor abrira um grande buraco no meu peito e, assim como o ferimento em minha perna, ele demoraria a cicatrizar. Pensei em como aquela semana estava sendo turbulenta para mim. Tudo havia mudado drasticamente do dia para a noite como se tivessem lançado uma maldição em minha vida."

Passando por cima de tudo que Math sempre obedeceu e acreditou ser o certo eles partem para São Paulo apenas com o pouco de dinheiro que conseguiram pegar
escondido.

Traços aborda vários temas polêmicos como o machismo, a aceitação gay e vários outros temas de uma forma leve que leva o leitor a pensar no nosso dia a dia, além de nos fazer refletir a importância do papel dos pais na vida de um adolescente.
Traços superou todas as minhas expectativas me fez refletir sobre vários assuntos que eu nunca tinha pensado. Eu amei os vários Quotes que o autor colocou ao longo da história como esses, por exemplo:
"O mundo pode ser extremamente assustador e hostil quando você é forçado a encará-lo sem estar preparado. Mas é assim que as coisas sempre acontecem."
"Mas do que adianta 'ser alguém na vida' se não vou ser feliz fazendo o que esperam que eu faça?"
"Ninguém precisa tentar entender ou julgar o que acontece do lado esquerdo do peito de cada um. No fim, nada mais importa se o sentimento é verdadeiro, certo?!"

Eu super recomendo esse livro para pessoas de todas as idades, principalmente para jovens pois a história também aborda sobre até onde o amor de um fã pode o levar.

Ricardo Brandes 21/02/2017

Um livro surpreendente!
Lançado pela Editora Outro Planeta, Traços é o romance de estreia de Eduardo Cilto foi um livro com uma história curiosa: Chegou em minhas mãos por acaso, sem esperar. À primeira vista, parecia uma simples aventura adolescente, de dois jovens que resolvem fugir de casa rumo a São Paulo. A bela capa agradou, o tema também. O prefácio de Thalita Rebouças ajudou ainda mais e... Tudo bem. Aceitei o desafio da leitura, embarcando na promessa de um livro “com final surpreendente”.
A capa? Maravilhosa, super sintonizada com a proposta do livro. Diagramação? Perfeita, com., capítulos longos, mas super intensos. Difícil parar de ler... Primeira impressão? Perfeita!
Já de cara, como leitor, me senti preso nas páginas do livro e nas aventuras dos protagonistas personagens Matheus (Adolescente viciado na série The100) e Beatriz (Uma aventureira vida loca, que parte pra São Paulo atrás de um Youtuber famoso sem pensar nas consequências!).
A proposta da obra me recordou outros livros, como Nerve, Jogos mortais e Cidades de papel de John Green, com doses de criatividade e muita ousadia do autor. Questões de família, amizade, gênero e sexualidade se fizeram presentes durante as 270 páginas dessa história cativante e cheia de surpresas.
Adorei as aventuras dos personagens por São Paulo, com cenários bem descritos, grandes surpresas e reviravoltas inesperadas.
Ah, se você quer saber... Realmente fiquei sem fôlego nos capítulos finais do livro (gente, quanta tragédia!! Fiquei chocado e surpreso com tamanha ousadia criativa do autor!), que deu um desfecho ousado e totalmente inesperado para a história de Matheus e Beatriz.
Vale a leitura, para quem curte um livro dramático, misterioso e cheio de fortes emoções!
Por RicBrandes

* Resenha escrita para o Blog @AmoreseLivros

site: http://www.amoreselivros.com.br/2017/02/tracos-eduardo-cilto.html

Paulo 27/05/2021

Não entendi?
Eu comecei a ler esse livro com expectativa lá em cima, e o livro não conseguiu corresponder ela.

Um personagem que parece se esforçar para ser identificável, mas que soa somente chato. O nerd excluído que não gosta das coisas 'cool' e parece se achar superior aos meros mortais. Ele é apaixonado por uma menina que é egocêntrica, e a melhor personagem aparece somente no final, é mal desenvolvida e tem um final triste. Além disso, o plot do vilão? O que foi aquilo? Eu não consegui crer no que eu estava lendo.

Mas acredito que o autor tem futuro, e o outro livro, Submerso, eu gostei muito mais

Thai 26/12/2020

O escrita é boa!
O livro é de leitura fácil. O difícil é conseguir segurar a vontade de entrar no livro e dar um murro nesses adolescentes burros. Math sempre esteve envolto a relacionamentos tóxicos, pai tóxico, amiga tóxica. Talvez por ele ter um pai assim, ele não percebeu quando caiu nas garras de uma amizade ruim. E uma amizade boa pagou o preço. Triste. Porém, tão comum.

Iris Figueiredo 26/09/2016

Tem potencial, mas faltou foco
“Traços” é o romance de estreia do booktuber Eduardo Cilto, publicado pelo selo Outro Planeta, da Editora Planeta.

Matheus e Beatriz são melhores amigos, mas o garoto gostaria que ela sentisse algo a mais por ele. Como costuma fazer tudo que a menina pede, ele a acompanha em uma festa do colégio e, depois, vai com ela até a casa de uma colega para participarem de um ritual místico. Após meia dúzia de palavras que não fazem muito sentido, Beatriz entende o recado: ela precisa ir para São Paulo atrás do seu destino. Quando ela comunica seu plano a Matheus, ele resolve acompanhá-la em uma jornada cheia de reviravoltas, descobertas e surpresas.

Quando li a sinopse, lembrei instantaneamente de "Cidades de Papel" do John Green. O autor é uma referência para Eduardo Cilto, que é bastante fã do escritor americano. Mas, apesar de Beatriz ser manic pixie dream girl, como Margo, ou o livro ser ambientado em uma viagem pela estrada, as semelhanças acabam por aí. Confesso que comecei a história esperando uma coisa, mas com o decorrer do livro o autor entrega outra e a conclusão pega um caminho diferente. Não entendeu? Vou tentar explicar.

Durante toda a história senti um problema grave no enredo: falta de foco. Ele tinha algumas ideias centrais que dariam bons livros separados, mas quando foram unidas em um só, não funcionou. O livro começa como um romance de formação, uma jornada de autodescoberta, mas então se transforma em uma história sobre ser fã e, no fim das contas, temos um desfecho voltado para o policial. Essa falta de objetivo claro na história transforma o livro em uma espécie de colcha de retalhos, como se aquele único livro fosse o lugar onde ele coloca todas as suas ideias e expectativas como escritor de uma só vez.

As ideias que ele trabalha são interessantes, mas não funcionam em conjunto. São gêneros e estilos diferentes de literatura que, combinados, formaram uma história onde o objetivo do autor não fica claro. É como uma grande experimentação. Senti que estava lendo um rascunho que ainda precisava ser lapidado e trabalhado.

Eduardo escreve bem. Sua narrativa é tranquila e fácil de acompanhar, por isso você lê o livro rapidamente. Mas é difícil comprar sua ideia. Senti que tinha entrado na cabeça do escritor e visitado todos os seus projetos de livro, misturados no liquidificador. Acho que esse problema seria resolvido com duas coisas: edição e orientação. Senti que faltou um trabalho mais apurado na edição do texto, para aparar as arestas, mostrar as partes que podiam ser alteradas sem prejuízo para a obra e ajudar o autor a encontrar um norte mais adequado para o texto.

A parte gráfica da edição está muito linda. Além da curiosidade de conhecer o texto do Eduardo Cilto, pois adoro ler obras de novos autores, foi a ilustração de capa que me chamou para a história. A diagramação também está espaçada, bonita, o que facilita a leitura, deixando-a mais agradável.

Pretendo ler outros livros do autor, por acreditar que ele tem muitas ideias fervilhando - algumas até expostas nesse livro, mas de forma equivocada e confusa -, além de uma escrita agradável. Uma pena que o excesso de acontecimentos tenha prejudicado o desenrolar de uma trama que, na sua raiz, era interessante, mas para chegar nela precisamos passar por muitos caminhos e contornos que não levaram a lugar algum e só atrapalharam.

site: http://irisfigueiredo.com.br

Lina DC 28/09/2016

"Traços" é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Matheus, um adolescente que está no último ano do ensino médio. É um garoto tímido que conta com dois amigos: Beatriz e Ivo. A pedido de Beatriz, ele vai a uma festa da escola e no final da noite, os dois juntos com Ivo e sua namorada Fernanda (que diz ser uma bruxa), decidem fazer um ritual para saber o futuro. Até esse ponto, a trama é crível, pois adolescentes irem à festas, beberem e testarem o sobrenatural é algo que acontece. Porém, o que vem a partir desse ponto é fantasioso demais, tornando o enredo exagerado.

Como vocês podem imaginar, Matheus tem uma queda por Beatriz e faz tudo o que a garota quer. Ela por sua vez, tem passado por problemas familiares e encontra consolo em vídeos postados na internet do "Garoto Diferente". São vídeos de auto ajuda, onde ele dá conselhos e os jovens sentem que alguém finalmente os entende. Após a noite da festa, Beatriz decide fugir de casa para ir à capital em busca do Garoto Diferente. Com medo de fugir sozinha, ela pede ao melhor amigo que a acompanhe. Claro que Matheus, preocupado e apaixonado por Beatriz, concorda e a acompanha.

"Quando você gosta de alguém, faz loucuras pela pessoa."

Da viagem à chegada na capital tudo dá errado. Entre pegar carona com um grupo de drag queens e reencontrar uma velha amiga que oferece abrigo e comida, os dois ainda se envolvem em um caso de sequestro e irão agir como detetives experientes para resolver o caso. São muitas situações inacreditáveis que tornam a história um pouco absurda.

"Nas grandes cidades, as estrelas não estão presentes no céu, mas sim ligadas à terra. Cada luz acesa que você enxerga daqui de cima pode ser considerada uma estrela e, ao mesmo tempo, uma pessoa que com certeza tem mais vida do que qualquer astro celeste presente no espaço."

A proposta é boa. Durante a viagem, o protagonista aprende sobre si mesmo, reavalia a forma como deixa os outros guiarem a sua vida e decide lidar com os problemas familiares e defender aquilo que acredita que é o certo. São lindas lições e reflexões. Porém, a trama deixa a desejar e os personagens não possuem personalidades atraentes. Beatriz é egocêntrica ao extremo e só pensa no que precisa, agindo apenas quando o resultado final a beneficia. Matheus teoriza muito e se impõe pouco. Os protagonistas secundários apresentam problemas e medos, mas suas histórias não são desenvolvidas. Os medos são apresentados e depois o desfecho fica em aberto.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é bonita e combina com o conteúdo.

"Somente meus atos que definem meu futuro. Eu sou a única pessoa que vive a minha vida."

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Mark Nascimento 30/08/2020

Poderia ser bom, mas misturou tanta coisa que ficou...
Primeiramente, amo o canal do Eduardo Cilto. A escrita é bem de iniciante MESMO, falta personalidade e visão. Algumas questões são abordadas de forma rasa, confusa, blé. MUITO deus ex-machina. Em 30% do livro fiz leitura dinâmica porque não aguentava mais. O final é ????????.