Garra

Garra Angela Duckworth

Resenhas - Garra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nath @biscoito.esperto 30/08/2017

Li Garra por recomendação de um professor da faculdade. Estudo Letras e meu professor de Prática sempre nos trás textos interessantes para analisarmos, sendo estes sempre sobre docência, didática e filosofia da educação. Quando nos trouxe os primeiros capítulos de Garra para discutirmos em sala, percebi que a obra era bem diferente do que ele costumava trazer. Primeiro por que Garra não é estritamente ligado à educação, segundo por que o texto tem um caráter quase de auto-ajuda em alguns aspectos.

Garra é um termo que a autora deste livro usa para denominar a paixão e a perseverança necessários para se atingir objetivos de longuíssimo prazo. Ou seja, se você é capaz de se doar para uma atividade ou grupo de atividades e se esforçar muito para não só manter-se realizando-a, mas melhorando-a gradativamente ao longo do tempo, é por que você possui garra.

O termo em si é simples, as formas de atingir altos níveis de garra, nem tanto. Em seus 12 capítulos a autora apresenta a pesquisa que tem realizado há anos sobre como e por que as pessoas que obtiveram sucesso em suas carreiras e empreitadas chegaram onde estão e conta anedotas pessoais de dezenas de profissionais de diversas áreas (esporte, culinária, empreendedorismo, arte, docência, ciência, etc.). Os exemplos pessoais que ela dá em seu livro variam muito, com pessoas realizando toda uma sorte de atividades com motivações diferentes, de formas diferentes e para obter resultados diferentes. O que estas pessoas tem em comum é a garra que as leva a seguir adiante sempre buscando excelência em seus campos. Além de contar estas histórias, a autora divide conosco suas próprias ideias sobre como cultivar o espírito, a educação e a cultura para se atingir altos níveis de garra.

Após nos apresentar este texto o meu professor dividiu nossa sala em cinco grupos e deu um capítulo para cada grupo ler e apresentar na próxima aula, para debatermos juntos. Meu grupo ficou responsável pelo capítulo 2, mas achei sem noção ler um capítulo sem ler o anterior e acabei lendo os cinco capítulos. Confesso que, apesar de ter gostado da ideia inicial da autora, achei que seu ponto de vista tinha falhas e não hesitei em pontuar todas elas para meu professor quando chegou o momento do debate.

Antes de contar o que aconteceu, devo mencionar que esse professor é um professor com quem eu costumo discordar veementemente, mas talvez ele não saiba disso. Temos visões políticas quase opostas, às vezes ele expressa opiniões com as quais não concordo, mas isso não me impede de admirá-lo e estimá-lo como uma pessoa que sabe muito mais do que eu e tem muito mais experiência de mundo e de sala de aula em comparação a mim.

Acontece que meu professor ouviu o meu ponto de vista, analisou meus argumentos e... os aceitou. Simples assim. Foi capaz de deixar as diferenças de lado e se colocar no meu lugar. Sei que meu professor acredita na meritocracia, sei que ele é exigente com os filhos (como muita vezes divide histórias sobre como decidiu criá-los) e sei que é rigoroso em sala de aula com provas e trabalhos. A autora do livro louva tudo isso tanto como boa conduta para profissionais que queiram instigar garra nos seus pupilos tanto quanto "efeitos colaterais" de se ter garra. Eu critiquei o ponto de vista e disse por que ele não daria certo da mesma forma como ela explica no livro: dando um exemplo de uma pessoa real.

O que me surpreendeu na reação do meu professor foi que ele não tentou demonstrar que eu estava errada ou me corrigir em frente à turma. Pelo contrário: ele disse ter achado minha colocação muito pertinente, disse que a autora não abordava o meu ponto de vista em nenhum momento durante todo o livro (que na época eu ainda não o havia lido na íntegra) e que iríamos conversar mais sobre esse assunto posteriormente em aula. Depois disso, em outra ocasião, chegou e me dizer: "gosto de ouvir suas opiniões pois você sempre é crítica".

Naquele momento eu não sabia, mas agora que eu li o livro eu sei: meu professor estava instigando em mim a vontade de aprender mais sobre o assunto. Estava cultivando garra em mim. Inclusive usou um método e até vocabulário propostos pela autora no livro. Garra é o primeiro livro de não-ficção que leio em algum tempo, e confesso que achei a leitura revigorante. Não por que assino embaixo de tudo o que a autora propôs, mas por que o livro me desafiou intelectualmente. Meu professor sabia que estava nos instigando - a mim e a meus colegas de classe - quando nos apresentou o livro Garra. Quando me elogiou pelo meu espírito crítico e me encorajou a pensar ainda mais sobre o assunto, aplicou garra não só na vida dele, mas na minha. Por isso, obrigada, professor, por ter me apresentado esta obra.

Para mim, o primeiro passo para atingir o sucesso não é aprender tudo, mas questionar todas as coisas.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Nara 14/01/2020minha estante
Eu comprei esse livro há algum tempo e estava me perguntando porque tinha me interessado tanto por ele. Obrigada por me lembrar e parabéns pelo texto

Herberson0 02/06/2024minha estante
Gostei do seu comentário.

Jorge Lavagnoli 14/03/2022

Chato
Livro muito chato.
Fala, fala, fala e não diz nada.
O título do livro e a sinopse já resumem tudo, a autora só encheu linguiça durante 300 páginas.
Um resumo de 5 minutos conseguiria passar a mesma mensagem.
vkov 30/04/2023minha estante
você realmente leu o livro?

Jorge Lavagnoli 14/07/2023minha estante
Vc leu? O q achou?

vkov 27/11/2023

Interessante, porém repetitivo
É assim que nossa vaidade, nosso amor-próprio, favorece o culto ao gênio. Pois só quando é pensado como algo distante de nós, como um miraculum, o gênio não fere. Chamar alguém de ?divino? significa dizer: ?aqui não precisamos competir?.
Diante de tudo o que é perfeito, estamos acostumados a omitir a questão do vir a ser.

Preferimos não ver como as pessoas foram de amadores a especialistas, mas acreditar que nasceram para serem o que se tornaram. Isto é, preferimos o mágico, o misterioso à trivialidade.
Mitologizar em cima do esforço dessas pessoas e chamar de ?talento nato? nos livra da responsabilidade de competir com elas. Nos deixa aliviados quanto ao nosso status. É somente uma desculpa para aceitarmos o nosso atual estado de esforço.
karensansfleurs 27/11/2023minha estante
já havia lido um trechinho dessa sua resenha em outro momento e repito: és ótimo com palavras.

Adrielle104 21/01/2021

Como faz para ter garra?
Garra: O poder da paixão e da perseverança - Angela Duckworth @intrinseca

"O "viés do talento" é um preconceito oculto contra aqueles que chegaram aonde estão porque se esforçaram e uma preferência oculta por aqueles que, em nosso entender, conquistaram o que têm graças a um talento natural."

"Nosso potencial é uma coisa. O que fazemos com ele é outra, bem diferente."

"A verdadeira alegria de viver é ser uma força da prosperidade, e não um idiota egoísta cheio de mazelas e queixumes a reclamar que o mundo não se dedica a fazer você feliz."

O segredo para realizações incríveis não é o talento, mas uma mistura de paixão e perseverança que ela chama de ?garra? ? a capacidade de perseverar e produzir resultados além do puro talento, da sorte ou das eventuais derrotas.

Destaca conceitos e insights fascinantes buscados tanto na história quanto nos mais modernos experimentos sobre alta performance e, finalmente, compartilha com o leitor o que aprendeu ao entrevistar dezenas de pessoas bem-sucedidas nos mais diversos campos de atuação.

Pessoal e inspirador, Garra é um livro sobre o que se passa na cabeça das pessoas durante as derrotas e como isso ? não o talento ou a sorte ? pode fazer toda a diferença.

Desses livros para que tentemos principalmente mudar nossa "programação mental" de como reagimos e agimos perante nossas paixões, sonhos e metas.

Para um evento acontecer, uma data precisa ser marcada, para algum sucesso ser alcançado, algum trabalho precisa ser começado e principalmente, é preciso persistência para resultados.

#garra #angeladuckworth #autoajuda #dicasdeleitura #livros #ler #livrodeautoajuda #bookster #grupodeleitura #opoderdapaixao
Guilherme M. 24/01/2021minha estante
Adorei o resumo! Fiquei com vontade de ler agora.

Gustavo Magnani 28/12/2016

Um livro interessante sobre nossas dificuldades e desafios
Muito bom o livro, nos convidando a perseverar, encarar os desafios, praticar de maneira reiterada e disciplinada milhares de vezes, dando exemplo de atletas olímpicos, treinadores, CEO, etc. Ela deixa bem claro que o caminho não é fácil e serão muitas as dificuldades, os fracassos, desânimos, etc, mas ao mesmo tempo ela mostra como chegar lá desenvolvendo a garra e não tem fórmula mágica, apenas dicas e visão de longo prazo. Uma das frases do livro citada como provérbio japonês ( se não me engano). "Cair sete vezes, levantar oito"

Paulo Henrique 05/03/2017

Traduzindo o que significa sucesso!
Há uma infinidade de livros que tentam traçar qual o perfil dos vencedores, sejam estes nos esportes, sejam estes nas empresas. Há pessoas que quando encontram alguém que é um sucesso na sua profissão, como por exemplo um jogador de futebol, exclamam: “Nasceu para isso”. A autora após extensa pesquisa mostra que não é bem assim e que não é só de suor que se chega ao sucesso ou ao topo mais alto.
O sucesso não está relacionado também com um QI elevado e nem mesmo apenas com um QE (coeficiente emocional) elevado, mas com uma composição dos seguintes fatores:
1 - Interesse: Antes de mais nada, há alguma coisa no mundo que atrai o seu interesse e do qual você não se incomodará de perder horas praticando ou estudando.
2 - Prática: Se você já sabe o que te interessa, é hora de focar, ou seja praticar ou estudar. Você quando decide fazer algo precisa treinar e muito se quiser ser o melhor. Há uma discussão no livro que não chega a uma conclusão, mas que trata se esse treino deve ser prazeroso ou não. Vale a leitura para você ter sua opinião.
3 - Propósito: Independente daquilo que lhe agrada fazer, no final você precisa de um propósito, mesmo porque propósito está relacionado com felicidade e no seu caminho para o sucesso haverá coisas que você deve fazer que serão um fardo. É nesse momento que o propósito entra em ação. Quem nunca pensou: Para que preciso fazer isso?
4- Esperança: Isso mesmo, esperança! Quem nunca tem dias que está de péssimo humor, ou onde tudo da errado? Ou até mesmo a vida resolve aprontar, tirando de você alguém que era seu ponto de apoio. A esperança é um componente que você precisa ter, pois te faz acreditar que amanhã será melhor.
A soma desse 4 itens = GARRA e a autora Angela Duckworth vai fazer você concordar com ela em cada ponto trazendo exemplos da vida dela e de pessoas famosas. Um livro que vale o prêmio de ter sido eleito um dos melhores de 2016 em sua categoria.

Herberson0 02/06/2024

Uma leitura interessante
O livro é bom, ele aborda a pesquisa da autora e como foi realizada, possui um embasamento teórico bastante sólido. A leitura começa a ficar mais interessante e o final fica um pouco mais chato.

Isabelle Moraes 11/09/2017

Surpresa
Comecei a ler imaginando ser um livro de auto ajuda, que descrevesse a receita para o sucesso. Mas, Garra está longe disso. A autora, ao exemplificar diversas histórias de garra e citando autores que refutam sua própria ideia, nos leva a uma leitura prazerosa, fluida e de construção pessoal. Super recomendado!

Carla.Zuqueti 18/06/2018

Garra - Opinião
?Ter garra é não deixar de por um pé diante do outro. Ter garra é buscar uma meta interessante e significativa. Ter garra é se dedicar, dia e noite, semana após semana, durante anos a fio, a uma atividade desafiadora. Ter garra é cair sete vezes e levantar oito. ? Essa é a síntese do Livro ?Garra? da professora de Psicologia da Universidade da Pensilvânia, Angela Duckworth. Como a construção de uma cultura de garra é importante para as empresas e para nosso crescimento pessoal. Recomendo.

egberto.sousa.9 01/01/2019

Quebra de Paradigmas
Iniciei 2019 dedicando algumas horas do meu dia para concluir a leitura desse livro, o qual considero INDISPENSÁVEL para aqueles que desejam construir um ano de resultados!
Esse é o tipo de literatura que eu sou apaixonado: envolve pesquisa científica, vivencia própria e aplicabilidade. Diversas vezes fiz minhas anotações, coloquei meus post-its e grifei as frases marcantes. Chorei. Chorei muito também. Pois, ele me fez entender de onde vem “a força” que eu encontro para lutar por alguns objetivos na minha vida.
No fim de 2018 estava me perguntando o que precisava mudar para ter um 2018 diferente. E o universo me conectou com esse livro fantástico. Obrigado, Deus! (Sabemos que foi você!)
Em resumo: Você pode aprender o que quiser. Você pode ser o que quiser. Basta que trabalhe duro, tenha persistência, resiliência, paixão, foco e propósito. Ou melhor: GARRA!
Que em 2019 a gente lute, persista e jamais desista dos nossos sonhos!

Flávia 30/03/2019

Seja perseverante!!!
Na minha opinião esse livro deveria ser pré requisito pra vida. Eu já tinha uma opinião formada sobre o assunto, quando iniciei a leitura, devido aos exemplos que vi na minha vida. Mas a pesquisa da psicóloga Angela Duckworth nos leva além.
Um pessoa como ela que cresceu ouvindo de seu pai: ?De gênio você não tem nada? vir a ser uma sumidade em sua área, já me diz muito a respeito de garra.
Hoje neste mundo cheio de ?mimimi?, já teriam pessoas culpando o pai pelos infortúnios da vida.
Ela desenvolveu um medidor de garra, onde fica claro que garra é muito mais importante que o talento. Lógico uma pessoa tem que ter talento... mas muitas vezes você desenvolve um nível de garra que te faz sobressair ao exímio talento naquele assunto.
Creio que todos ao ler vão se identificar com algo na sua própria vida... e colocar em prática coisas para melhora-lá.
Exemplificando minha vida, escutei de uma pessoa aos nove anos, que eu não era inteligente, mas me via como uma criança esforçada, quando eu não estava me dando bem com inequações. Pois bem, realmente esse comentário só me fez ter ainda mais garra, e amar a matemática como nunca. Não é pra menos que me formei engenheira.
As pessoas podem fazer o que quiserem com as palavras ditas, transformá-las num sinônimo de garra ou se vitimizar. Graças a Deus e aos meus pais eu fui pelo caminho correto.
Na história os grandes talentos nunca foram dados como os melhores no início de sua carreira, mas sempre foram os mais perseverantes.
Busque um INTERESSE, utilize a PRÁTICA para aperfeiçoa-lo, quando o transformar em um PROPÓSITO, ajudar as pessoas com o que você faz.... seguirá percebendo que A ESPERANÇA de quem tem garra, nada tem haver com sorte e sim com se levantar de novo... se você cair 7 vezes, levante 8! Livro encantador!!!! ????????? #garra #angeladuckworth #bibliotecaparticularfláviaschütz #amoler #books #bookobsessed #bookstores

Darceno 26/06/2019

Leitura curta que vale a pena
É um bom livro a respeito de garra, que é uns dos (e não O) ingredientes para o sucesso. Apesar de poder ser categorizado como auto-ajuda, mantém-se cientificamente consistente (tarefa difícil a outros). Angela Duckworth é uma boa pesquisadora. É curto, e poderia ser ainda mais, se o espaço entre as linhas fosse menor.

Matheus 14/01/2020

O diferencial
O livro mostra como a Garra é o denominador comum entre as pessoas que alcançaram o sucesso em suas respectivas áreas. O lutar, avançar, forçar um pouquinho a mais pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso. Aquelas pessoas que perseveram mais, vão mais longe. E o melhor: a garra pode ser treinada, desenvolvida e ampliada ao longo do tempo. Vale muito a leitura.

Isabela.Lopes 14/03/2020

Havia muito tempo que um livro de não ficção não me prendia tanto!
Acredito que seja para ser lido aos poucos para que se consiga absorver tudo o que tem para oferecer. Todas as hipóteses levantadas pela autora são baseadas e comprovadas por vários experimentos, e também por histórias. Refleti muito enquanto estava lendo e também absorvi várias coisas. Leitura muito interessante e recomendadíssima.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6