Bom dia camaradas

Bom dia camaradas Ondjaki

Resenhas - Bom Dia Camaradas

Cilmara Lopes 29/07/2020

Mais uma leitura maravilhosa do Ondjaki, meus olhos sobre a Angola, e confesso que fiquei extremamente feliz pela Companhia das Letras ter mantido o português original de Luanda, essa proximidade trouxe uma identificação muito grande da minha parte, inúmeras vezes vi afinidades com meus familiares.
Aurélio prof Literatura 30/07/2020minha estante
Excelente livro e excelente escolha. Ondjaki é um dos autores contemporâneos que não deixa de ser sempre atual.

Cilmara Lopes 30/07/2020minha estante
Tem alguma outra indicação dele? Eu li Os da Minha Rua e esse, confesso que bate uma saudade do ambiente que ele retrata e nos envolve...

Aurélio prof Literatura 31/07/2020minha estante
O Livro dele Avó Dezanove e o segredo do soviético vai na mesma "pegada" de Os da minha rua, vale a pena conferir.

Cilmara Lopes 04/08/2020minha estante
valeu :D

Humberto 29/09/2009

Bué de camaradas bacanas!
A partir da perspectiva de um garoto, o livro conta a história de transição política de Angola, isto nos anos '80, quando o país estava próximo do bloco socialista, liderado pela URSS e Cuba. Neste sentido, o livro é um entre-lugar da situação angolana, que pode ser literariamente completmentado através da leitura do "A vida verdadeira de Domingos Xavier" (José Luandino Vieira) que narra o período comunista e "O vendedor de passados" (José Eduardo Agualusa) que se concentra na fase atual, de uma Angola que busca reconstruir sua memória.

Todavia, quem já leu o clássico livro francês "Le Petit Nicolas" (Sempé-Goscinny) encontrará seus traços e influências na obra de Ondjaki - a visita do inspetor na escola, por exemplo, não está distante do texto "On a eu l'inspecteur". Por outro lado, o olhar da criança e seu ponto de vista sobre uma situação tida como "adulta e séria", também não é uma grande novidade (lembrei-me de um filme lançado em 2008, "La faute à Fidel", em que a personagem principal é Anna, uma menina de 08 anos que vê sua vida mudar quando os pais passam a viver na clandestinidade do movimento comunista francês - quem for assistir ao filme, observe como a câmera se mantém no nível do olhar da criança, buscando sua perspectiva e ponto de vista).

Todavia, "Bom dia Camaradas" tem seu charme, mostrando-nos uma África e uma literatura portuguesa ignorada pelo Brasil. É interessante observar as expressões, palavras e traços de fala características de Angola - a melhor, para mim, é o "matabicho" e o verbo "matabichar". E também detectamos a presença das telenovelas brasileiras no cotidiano angolano através da expresão "cenas dos próximos capítulos" e no nome do musseque (favela) - "Roque Santeiro".

Também gosto de ver como Ondjaki nos apresenta os odores e calores da vida angola: "se isto que eu vou dizer existe, então aquela noite tinha um cheiro quente, que pode ser uma coisa, imaginem, onde se ponha rosas muito encarnadas, folhas de trepadeiras com um bocadinho de poeira, muita relva, barulho de grilos, barulho de lesmas a andar em cima da baba, barulho de gafanhotos, um só barulho de cigarra, um cacto pequeno, fetos verdes, duas folhas grandes de bananeira e um tufo enorme de chá de caxinde, assim tudo bem espremido, eu acho que ia sair o cheiro desta noite" (p. 99).

Outra estrutura interessante do livro é a forma como o autor nos apresenta as reflexões e deduções do protagonista-narrador. Lembremo-nos que ele é uma criança, logo, suas associações são infantis, mas poéticas e perpicazes, como aquela entre o acordar cedo das velhos e o caminhar de certas lesmas, os "vinte minutos" de António que serve para definir duração e distância, o cartão de abastecimento e os presentes trazidos pela Tia Dada.

Na categoria de literatura "pós-colonial angolana", o livro nos mostra um país em transição a partir do olhar e das reflexões de uma criança e sua vida dividida entre a família, a escola, os amigos e os deveres pátrios (desfile de Primeiro de Maio e depoimento na Rádio Nacional de Angola). E, seguindo o dia a dia do personagem-narrador, acabamos por apreender o contexto político e sócio-cultural da Luanda dos anos 80.
Yuri 09/07/2014minha estante
Muito legal sua resenha. Adoro esse livro do Ondjaki. Parabéns!

Giovanna 22/10/2014minha estante
Boa noite, estou fazendo um trabalho e preciso respinder a seguinte pergunta sobre o livro: João pegou em armas para lutar pela independência de angola, quais as consequências desse envolvimento político na vida de João?
Próxima e última : como ndalu vê João?
Preciso de resposta urgente, irei ficar muito grata se me fizer o favor! ! Obrigada

Ladyce 03/01/2010

Um deleite!
Acabei de ler o delicioso, divertido e suave livro Bom dia camaradas do autor angolano Ondjaki. Este não é o seu primeiro livro, mas é o primeiro de seus livros que leio. E que maravilhosa surpresa!
Este é um livro de memórias de um jovem dos seus primeiros anos da adolescência. Na verdade, são memórias simplesmente de uns meses de escola. Eles se passam ao mesmo tempo em que a Guerra de Angola está chegando ao fim. Uma guerra que é vista do contexto da família desse menino, da rotina familiar e das aventuras normais de quem está freqüentando a escola. Ele e sua família são membros sólidos da classe média angolana. E o que aprendemos é como esta classe média lidou com a guerra, assim como percebemos suas esperanças para o futuro.

A história se desenvolve entre a chegada e a partida de sua tia, que mora em Portugal e que passa diversas semanas visitando a família em Luanda. Esta visita dá a Ondjaki a oportunidade de descrever Luanda, Angola e os hábitos locais através dos olhos e das perguntas de uma viajante, uma pessoa de fora. Nosso jovem herói, no entanto fica constantemente surpreso quando compara as perguntas dela com as respostas que precisa dar. Ele é pego de surpresa quando tenta explicar o que é a vida real em Luanda. Esta troca de perguntas e respostas, muito bem tecidas no texto, são freqüentemente muito engraçadas e às vezes, até mesmo, hilárias, porque podemos ver os dois pontos de vista, do estrangeiro e do local e a incompreensão que respostas e perguntas geram.

Ondjaki demonstrou também maravilhosa habilidade de narração quando representa a conversa do nada dos jovens adolescentes, que constantemente melhoram a realidade para não perderem a oportunidade de contarem uma boa história. Apesar disso, Ondjaki é sucinto e consegue mostrar como em períodos de crise, qualquer história pode ser crível, e pode fazer pessoas reagirem com força extrema. Tudo isso Ondjaki faz com um tom leve e o diálogo coloquial bastante claro de um menino entrando na adolescência.

Este livro é de leitura rápida. É pequeno, com apenas 146 páginas. Mas é um charme. Eu queria mais. Gostaria de continuar sabendo do resto das histórias dessa família. Esse livro tem todas as características de um livro que se tornará um clássico da literatura para jovens leitores, em qualquer lugar do mundo.
Para nós brasileiros, há a descoberta também de uma língua deliciosamente rica. O português de Angola nos presenteia com vocábulos diferentes e com uma musicalidade ímpar, que canta aos ouvidos dos leitores. Há um glossário no final do livro, mas não precisei consultá-lo durante a leitura. Preferi deixar que as palavras que eu não conhecia estabelecessem seu significado por conta própria.

Recomendo esse livro. É uma leitura agradável e nos premia com muita informação sobre Angola. Vá, corra para ler, não se arrependerá.

24/03/2008

Esta resenha já apareceu em inglês na Amazon e no Living in the postcard.

Gabriela 22/12/2012

Angola pelos olhos de um menino
Como o próprio autor afirmou, trata-se de um livro sobre a infância. Claro que o leitor atento nota as críticas e a irônia de um adulto que viveu o período da nova Angola pós independência. Deixar de ser colônia de Portugal causava certa comoção e trazia o indício de uma esperança pura, um sentimento de renovação naquele povo.
"Bom dia camaradas" mostra a aspiração por viver novos dias e crer que ser um novo povo que luta por seus deveres é algo lindo de se viver (e ler) pela perspectiva de um garoto em período escolar. Suas descobertas e questionamentos são pertinentes à sua idade e aos seus anseios.
Acompanhar esta deliciosa narrativa é sentir-se naqueles dias. Tia Dada e o Camarada Antonio são personagens que complementam a sensação da infância do leitor.

beca 04/04/2024minha estante
acho que interpretei de forma errada, não era uma ditadura, era sobre um país que acaba de se tornar independente e tá sempre em guerra. o livro sempre cita a guerra, as crianças já estão naturalizadas à essa realidade, então elas já veem a guerra e armas como algo comum, é narrado que em redações e desenhos sempre é mencionado a guerra.

Thais.Carvalho 10/02/2022

Uma escrita encantadora, que ajuda a conhecer um pouco da Angola na década de 80. A história é contada por um menino, que vive várias aventuras e tem uma imaginação maravilhosa.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Barbie 22/03/2009

O livro é lindo, e trouxe-me um contato maior com o autor.

Djair 08/06/2009

Camaradas...
Ondjaki, grande piadista e imitador...

Bom dia companheiros me trouxe um sabor muito próximo ao de "Minha vida de menina" de Helena Morley. Além disso conhecimento sobre Angola, o "modus vivendi", costumes e atitudes de gente tão próxima e tão escondida sobre o véu da mídia.

Rafaela 18/06/2016

Frases que me marcaram
"Pela janela enorme entrava luz, entrava o som dos passarinhos, entrava o som da água pingar no tanque, entrava o cheiro da manhã... Entrava muita luz mas, acima de tudo entrava o cheiro do abacateiro, o cheiro do abacateiro que estava a acordar."
"Às vezes numa pequena coisa pode-se encontrar todas as coisas grandes da vida, não é preciso explicar muito, basta olhar."
Bom dia, Camaradas. Ondjaki

@moniquebonomini 03/12/2016

No mundo de Angola
Foi minha primeira imersão na literatura angolana. Gostei. A história traz o cotidiano de uma criança, e a narrativa simples vai nos apresentando a realidade angolana pós independência buscando sua afirmação como nação. As diferenças entre o nosso português são pequenas mas como por aqui, que temos muitas palavras indígenas, por lá também o idioma ganhou as contribuições da língua angolana materna, de antes da tão predadora colonização portuguesa. Achei muito comovente o olhar da criança acerca da situação frágil do país no tempo em que a história se passa, quanto custa construir uma nação? "às vezes numa pequena coisa pode-se encontrar todas as coisas grandes da vida, não é preciso explicar muito, basta olhar." Recomendo a leitura.

Leituras do Sam 05/12/2016

Que livro Camaradas
Um menino que sente o cheiro das manhãs e noites de uma Luanda em tempos de guerra cívil, mas que vai se encaminhando para a tão esperada paz é quem narra de maneira lírica, linda, engraçadissima, ao mesmo tempo que vai nos mostrando os problemas da cidade a partir da sua rotina em casa, ondé todos os dias cumprimenta o companheiro Antônio (empregado da casa), na escola sao os professores cubanos os que ele mais gosta; a visita da tia que vem de Portugal (colonizador de Angola) e os inevitáveis choques de cultura.
Toda a narrativa tem um tom de despedida e assim como o pequeno narrador eu nao gosto delas, por isso terminei a leitura com os olhos bué de água.
Super recomendado!

Fran.Andrighetti 27/02/2017

Bom Dia, Camaradas - Ondjaki
Bom Dia, Camaradas é um livro do sociólogo e poeta angolano Ndalu de Almeida, conhecido pelo pseudônimo de Ondjaki.
O livro é narrado por um garoto que conta como é a sua vida em Luanda na Angola na década de 80. Nesse período a Angola passava por uma forte guerra civil e, o garoto, vai relatando como é crescer em meio a guerra, suas dificuldades e medos.
Dentre muitos acontecimentos dois me chamaram muita atenção: O primeiro é quando chega um casal estrangeiro e tem a câmera confiscada por tirar fotos no aeroporto e o segundo, que relata uma passagem de que quando o presidente passava com seu carro blindado todos eram obrigados a parar o que estavam fazendo ou eram alvejados pelos seguranças dele. Lembrando que nesse período o governo angolano era exercido pelo Movimento Popular de Libertação de Angola com o apoio da União Soviética e de Cuba.
É um livro curtinho e bem rápido de ler. Traz um tema pesado de guerra e violência com uma abordagem leve, através da simplicidade de uma criança. Ondjaki conseguiu trabalhar esse tema de um modo leve e, talvez por conta disso, conseguiu transmitir as sensações e pensamentos condizentes com os de uma criança.
Tem ótimos diálogos entre o garoto e o Camarada Antônio, um senhor que viveu para servir a casa de seus patrões e que sempre responde as perguntas simples do garoto com desesperança e nostalgia.
É uma leitura deliciosa, trata de um tema pesado e difícil com simplicidade e de uma maneira ímpar. Ao mesmo tempo que te faz pensar em questões éticas e sociais te diverte com a curiosidade e conclusões na visão simples de uma criança.
Espero ler muito mais material do Ondjaki, eu gostei muito desse pequeno e rico livro e fica aqui mais uma recomendação de leitura!