A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Hugo Sales 11/04/2023

Pai da ficção-científica
Uma boa história de um dos pais da ficção-científica. Pelo lado bom é incrível imaginar a forma como ele lidou e construiu a viagem temporal em sua obra, algo até então inédito.

Por outro, sabendo que Wells defendia uma visão eugenista, ou era bem próximo dela, suas obras quase inevitavelmente possuem alguns traços do discurso da raça puritana.

É preciso lê-lo com o radar crítico ligado para realizar sua apuração e, depois, buscar estudos complementares para avaliar a obra sobre diferente vieses.

Já no âmbito puramente ficcional, as histórias do Wells sempre apresentam aventuras bacana, tensas, com momentos aterrorizantes que entretém o leitor ainda hoje.

Cassiano 08/04/2023

Curto e envolvente
É o primeiro livro que leio do h.g.wells, já tendo me cativado com sua escrita simples e envolvente, os acontecimentos deixam o leitor apreensivo e curioso, inclusive o seu final, que deixa com gostinho de quero mais, consumi esse livro em forma de audiobook, com a narração incrível de Spencer toth que sempre faz trabalhos maravilhosos. A única ressalva em relação a este livro é seu tamanho, pois ele poderia ser maior devido as possibilidades do enredo.

Yago FS 31/03/2023

Legal
De certa forma interessante, tem uns momentos do livro que você não sabe o que esperar. A história no geral tem vários pontos interresante, mas parece que falta algo.

Belemin 30/03/2023

Ele voltará?
É um livro maravilhoso!
Eu não esperava que fosse uma história tão interessante.

O livro é sobre a aventura do viajante do tempo.
Ele foi levado ao ano 802.701, o viajante do tempo se encontra perdido no planeta Terra completamente diferente do que esperava ou do que estava acostumado. O mundo agora habitado por apenas duas raças, os doces e ignorantes Elois e os misteriosos e subterrâneos Morlocks. Com idiomas e costumes completamente diferentes, cabe ao Viajante do tempo sobreviver aos perigos desse novo mundo e achar um jeito de voltar para o seu tempo.

802.701!!! Gente, eu não consigo nem imaginar 2024, imagina um ano tão distante, mas o H.G. Wells conseguiu e de um jeito completamente criativo e incrível.
O jeito que ele mostrou e deu significados e motivos para as situações usando acontecimentos históricos, foi um novo modo de pensar sobre o futuro e a evolução da terra.

Ele é uma leitura bem rápida e fluída, recomendooo.

Clau Melo 28/03/2023

Clássico
Literatura inglesa, 1895/2018. Ficção Científica.

O primeiro e mais famoso livro sobre viagem no tempo chega em edição especial, com ilustrações inéditas, tradução primorosa e extras. Ao contar a história de um cientista inglês que embarca em uma fabulosa jornada a um mundo futuro, desconhecido e cheio de mistérios, H. G. Wells inaugura um dos principais temas da ficção científica. A bordo de sua Máquina do Tempo, o cientista que narra esta história parte do século XIX para o ano de 802701. Nesse futuro distante, ele descobre que o sofrimento da humanidade foi transformado em beleza, felicidade e paz. A Terra é habitada pelos dóceis Eloi, uma espécie que descende dos seres humanos e já formou uma antiga e enorme civilização. Mas os Eloi parecem ter medo do escuro, e têm todos os motivos para isso: em túneis subterrâneos vivem os Morlocks, seus maiores inimigos. Quando a Máquina do Tempo que levou o Viajante some, ele é obrigado a descer às profundezas para recuperá-la e voltar ao presente. Misturando uma imaginação singular, um tema inovador e muitas reviravoltas, A Máquina do Tempo foi o primeiro romance publicado por H. G. Wells, em 1895. Chamado de gênio e considerado um pioneiro, Wells abriu caminho não só para seus livros e sua visão de mundo, mas para novas possibilidades na literatura. EDIÇÃO ESPECIAL COM ILUSTRAÇÕES INÉDITAS, TRADUÇÃO, PREFÁCIO e NOTAS DE BRAULIO TAVARES e EXTRAS.

bela 11/03/2023

Minha primeira ficção científica.
?Tenho a sensação de que cada minuto é lento e transparente como vidro. A cada minuto que passa, vejo uma fila de infinitos minutos, à espera. Por que ele foi aonde não posso ir atrás??

B.norte 06/03/2023minha estante
Livro na estante aguardando a leitura! ? queria ser rica só para ter tempo de ler.

Brujo 06/03/2023minha estante
Esse é rápido, é curtinho !

Carol Klappoth 06/03/2023minha estante
Incrível! Excelente resenha, despertou ainda mais curiosidade. Pretendo ler esse ano.

Brujo 06/03/2023minha estante
Obrigado, Carol !

Gabriel1994 07/03/2023minha estante
Tu manda muito nas resenhas! Livro clássico e fácil de ler! ??

Brujo 07/03/2023minha estante
Valeu, Gabriel !!!

Juliana-- 07/03/2023minha estante
Trilha sonora irada e totalmente pertinente!!!

Brujo 07/03/2023minha estante
Você notou, Juliana! ?

Jose497 27/09/2023minha estante
Você usou a palavra "clichê" - mas me lembro do filme "Lisbela e o Prisioneiro - Osman Lins" que comenta: "não é o que acontece, mas como acontece".
concordo com o resumo do livro, acho que como a maioria julga, o livro poderia ser um pouco maior, mas Wells estava com dificuldades financeiras (foi o que li) - por esse motivo o livro ficou menor.
Mas sua resenha foi excelente

Marcus Reis 06/03/2023

Supreendentemente bom
Conhecia o autor mas nunca tinha lido nada dele. Encontrei o livro de bobeira em uma banca de revistas e, na ânsia de comprar algum livro, e sendo o único autor conhecido, acabei por levar o volume.

Comecei a ler sem muita pretensão. A história é curta porém muito envolvente, e logo você se ver absorto na leitura, sentindo todo o drama do personagem principal. No final achei muito poética toda a história além de um pouco melancólica (o que me agrada).

É impressionante imaginar que o livro foi escrito a mais de 100 anos atrás.

MSaverna 21/02/2023

Um clássico!
Se pensarmos no ano em que este livro foi escrito, temos uma ideia da riqueza do texto!
Um livro muito interessante com uma visão de futuro absolutamente fora de qualquer ideia que já passou por minha cabeça!!
Leitura fundamental pra todos os amantes de livros!!!

Dyonathan 20/02/2023

Clássico atemporal
É um daqueles clássicos que não importa o ano, vale a leitura. Muitas coisas servem para a realidade do mundo e da humanidade atualmente, mesmo o livro tendo sido escrito em 1895.

Paula.Ferreira 17/02/2023

Leitura cativante
Em minha curta vida de leitura, nenhum livro me fez tirar certas conclusões e refletir tanto, como esse fez.

De início esse livro despertou em mim apenas uma vontade de pará-lo e iniciar outro, mas isso seria um desrespeito com o autor, decidi prosseguir. Com o desenrolar da história, notei na loucura de H. G. Wells, ideias das quais vale a pena você parar e refletir.

Ele é considerado um autor pessimista, e até então, lendo duas de suas obras, não tiro sua razão por completo. Suas histórias não visam incluir a Deus de maneira concreta, e sem esse Deus, o rumo da humanidade é sucumbir tragados por suas próprias vaidades. Sem Aquele que é o Único capaz de nos deter e nos dotar de graça, seríamos todos Elois e Morlocks.

Não conheço a fundo as ideias socialistas do autor, ideologia da qual eu me oponho. Mas ele faz algumas críticas ao capitalismo, que são pontuais e até certo ponto, corretas. O capitalismo não é um sistema perfeito, muito menos o socialismo. O único governo que funciona certamente veremos apenas na Eternidade.

Li mais da metade dele ininterruptamente. Esse livro ganhou meu coração, recomendo demais sua leitura.

Gabriel.Chiquito 14/02/2023

Apesar de ser bem curtinho e rápido, é um livro bem interessante, e não tem toda aquela pegada científica que assusta muitas pessoas que tentam conhecer o sci-fi. A premissa em si já é muito interessante, e o autor ainda conseguiu ser muito criativo com os desdobramentos da história, e deixar muitas críticas veladas enquanto o viajante do tempo tentava entender a situação. Ótimo clássico.
Brujo 14/02/2023minha estante
Preciso corrigir essa falha no meu caráter e ler esse clássico !

Gabriel.Chiquito 14/02/2023minha estante
Eu também demorei uma vida pra resolver ler, e o pior é que é rapidinho pra terminar

brunaponce 18/02/2023minha estante
Gostei da resenha! Quero ler também!

Gabriel.Chiquito 19/02/2023minha estante
Ele entrega bastante pelo tamanho que tem, vale a pena.

Filipi Andrade Rocha 13/02/2023

Estilo de livro que gosto, cheio de ficção, aventura, ação, viciado em ler HG Wells, uma história melhor que a outra

Livro que livra 12/02/2023

Outra dimensão ?
Livro fluido, curioso, dinâmico e envolvente, uma boa história e bem contada.

Apesar da simplicidade como tudo acontece, desde à viagem até a exploração pelo mundo futuro, é inegável o encanto que A Máquina no Tempo produz. Despindo-se de toda a tecnologia que nos rodeia e conseguindo mergulhar na leitura pensando na época em que foi escrita, temos total condição de nos fascinar com essa aventura.

Marilze.Santo 08/02/2023

A maquina do tempo
Para quem gosta de história com viagem e detalhes e características do local eu recomendo, leitura com uma linguagem simples mas bem contada.