Cultura e representação

Cultura e representação Stuart Hall

Resenhas - Cultura e Representação

Nath 23/07/2023

É um livro super denso. Acho importante saber um pouco mais sobre a biografia do autor antes de começar a leitura.

Luana 05/09/2022

O livro é dividido em dois momentos: no primeiro, faz um panorama geral sobre o conceito de representação, significado e cultura pela visão de vários autores; no segundo, pega os conceitos tratados e faz uma análise sobre a representação estereotipada do negro e suas consequências para a cultura.

Um livro necessário.

@blogmht 01/05/2022

Leitura obrigatória
Comecei a ler por conta da faculdade, o professor sempre fala dos estudos culturais de Stuart Hall e achei interessante fazer uma leitura deste livro para compreender melhor e me situar nas aulas kkkk.

E o melhor que serviu para uma outra disciplina também, pois comenta bastante sobre lingua, linguagem, fala, significação, significante, signo, as teorias de Saussare, Focault... Até Freud foi comentado e houve algumas análises de pinturas e fotografias. Foi interessante.

A escrita foi muito boa, de fácil compreensão.

Preta Letrada 16/04/2022

Leitura fluida e importantíssima
Esse livro não deixou nada a desejar, de fato. Hall dá uma introdução a linguística, cultura, representação, estereótipo e fetichismo. Ele traz uma gama enorme de exemplos da indústria cinematográfica, mas se prende um pouco aos EUA na maioria dos exemplos. O que mais me fez curtir esse livro foi a linguagem fluida e descomplicada para assuntos essencialmente teóricos, principalmente na linguística.

É extremamente importante que a gente entenda como a linguagem é dinâmica e precisamos entender que os significados que atribuímos ao mundo real não é absoluto. Se todos entendessem isso, economizaríamos bastante tempo de discussão sobre a necessidade da linguagem neutra, binária, configurações familiares além do homem-mulher, formas de expressão corporais, etc. O conservadorismo é tão mortífero quanto as atuais doenças virais.

Nina 07/04/2022

cultura e representação
tive que ler pra faculdade, foi chato mas também foi interessante, o assunto é legal porém me dava um soninho as vezes.

Vitória 05/02/2019

Teórico, porém de linguagem acessível
Essa é a primeira vez que leio uma obra do Stuart Hall e me pergunto porque não tinha lido antes. A forma como ele aborda teorias complexas de maneira simples e sem perder a complexidade é muito interessante.