Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Rose 06/03/2013

Oi amigos, estamos em março e eu posso dizer com certeza que pela história e de como ela foi contada, este já é um dos melhores livros que já li este ano e dos meus 38 anos. Gayle Forman me fez chorar e rir, e principalmente me fez sentir e pensar...
Mia é uma violoncista talentosa e promissora de 17 anos que nasceu de um casal de roqueiros que se casaram ao som de música heavy metal. Seu irmão Teddy preferia a bateria de seu pai. Ela ainda namorava o vocalista e guitarrista de uma banda punk-rock, chamado Adam. Tudo estava relativamente bem até que um passeio em família, um caminhão passou por cima do carro matando instantaneamente a todos.
Por incrível que pareça, quis o destino que Mia fosse a única quase sobrevivente. Eu digo quase porque seu estado era extremamente delicado e as primeiras horas seriam decisivas.
Mas será que Mia queria continuar viva? De que valia viver se toda sua família não estava mais ao seu lado?
Acontece, que mesmo sem seus amados pais e seu querido irmão, Mia ainda podia contar com seus avós, primos, primas, tios e tias, além se sua grande amiga Kim e seu grande amor Adam. Será que tudo isso seria suficiente para mantê-la entre os vivos?
Das lembranças de seu passado passando por seu recente presente, Mia nos faz caminhar por sua via e seus sentimentos passam a ser os nossos.
Mas como aceitar que Mia possa desistir de viver? Ou como não entender que ela queira desistir? Até onde vale a pena lutar por uma vida que será vazia em determinada área para todo o sempre? Mas seria justo desistir e abandonar aqueles que a amam?
Uma história envolvente onde nos apaixonamos pelos personagens e torcemos até a última linha para que o fofo do Adam consiga convencer a alma de Mia a continuar viva. E ficamos na corda bamba, entre a vida e a morte, torcendo e questionando o que faríamos em seu lugar.
Um livro que na minha opinião mais do que sincera, vocês não poderiam deixar de ler.
Maristela 10/04/2013minha estante
Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e fiquei fascinada.Todos sabemos que quando perdemos os entes mais queridos e que no mesmo acidente eles se foram e você ficou, é muito difícil aceitar isso. Normalmente o sentimento é de revolta, depois resignação e por fim aceitação. Creio que Gayle soube transportar todos esses sentimentos para as páginas desse livro, que faço questão de ler.

skuser02844 07/03/2021

Pensa em uma pessoa triste lendo esse livro!
Quando tudo foi fechado por causa de uma nevasca, Mia e sua família decidem fazer uma visista ao um casal de amigos e seu bebê. Mas um deslize no asfalto e a colisão com uma picape, tudo muda.
Mia se vê fora de seu corpo e vendo tudo o que está acontecendo, sendo só ela sobrevivente e em coma, ela têm de decidir se irá com sua família ou se irá ficar.
Gayle Forman conta também no livro a história por trás da história de "Se Eu Ficar". Sete anos depois dos acontecimentos com amigos, ela conhece a personagem Mia de 17 anos e que toca violoncelo, decidindo então, criar uma história fictícia para Mia.

No livro conta também um Conto chamado "Profecia", no qual uma menina, que no final descobrimos o nome ser Kat, decidiu que não quer mais homens. Em uma noite de farra, ela observa um garoto lendo e a noite acaba por sonhar com o mesmo, onde os dois eram casados e tinham filhos.
No outro dia, ela o vê na cafeteria, e depois de testar o Denny, lhe conta o sonho. Kat ainda precisa de um ano sozinha para ficar bem e se reconectar, então os dois decidem fazer um acordo: dali a um ano, na mesma data, eles iriam sair para tomar um café.

O tanto que eu fiquei com dó do Adam, não ta escrito!

Helô 18/09/2020

Se eu ficar...
Eu sou completamente apaixonada por esse livro ( e pelo filme, porque não mudaram muito o// ) e acredito que seja o livro que eu mais reli na vida.

Construir esse paralelo entre histórias acontecendo naquele momento e no passado é uma técnica muito difícil, pela qual eu tenho imenso respeito e admiração.

Como não se encantar com a Mia? O amor, dedicação e carinho que ela exala são deliciosos, fora todas as dúvidas que ficam na cabeça dela, tão tipicas e clichês, do jeitinho que a gente gosta, né?

Ri, chorei, quis um Adam, não quis um Adam, quis abraçar a Mia e dar três tapas nela. Acho que vou ler de novo haha

Mais alguém gosta tanto quanto eu?
Ana 18/09/2020minha estante
Tô doida pra reler esse livro?

Helô 18/09/2020minha estante
Fui escrever dele e to pensando em reler haha

Paola.Stephany 28/07/2022

O filme me tocou mais
por incrível que pareça, o filme me tocou mais que o livro. O livro é bom, mas a emoção que o filme me passou nem se compara com a do livro

Eliane 20/05/2022

Se eu ficar
Emocionante história de Mia sobre experiências e decisões importantes. Amei o livro, o filme e a continuação "Para onde ela foi". Recomendo. ?

Vanessa.Liandro 18/09/2021

Sem palavras para esse sofrimento ?
Acho que essa história nos faz repensar nossas vidas. Quais as nossas prioridades enquanto aqui estamos? O que realmente valorizamos enquanto podemos respirar e estar com quem amamos?
Mia busca resolver seu dilema: ficar ou se deixar ir. Sem palavras pra mensurar sua dor ao perder seu pai, mãe e irmão no acidente. Ela se pergunta pq não ficar com eles? Afinal a vida é difícil e complicada.
Só deixo minha recomendação pra que vcs leiam.

Luiza 18/05/2021

gostei muito!
fiquei encatantada com a relação da família da mia, a união e lealdade que eles têm. o que ficou um pouco a desejar é que eu achei a relação dela com o adam meio superficial (?), mas é um livro agradável de se ler.

Feh 29/07/2021

Se Eu Ficar - Gayle Forman
O livro não é ruim porém não foi um livro que me prendeu, não gostei da quantidade excessiva de flashbacks, isso deixou para mim a leitura muito arrastada.

Me identifiquei com a Mia em vários pontos e confesso que em duas cenas o meu olho encheu de lágrima.

Grazi 07/05/2021

? Tudo bem. Se você quiser partir
Estou surpresa pelo quanto eu gostei desse livro, não é um dos meus favoritos mas com certeza é um ótimo livro pra se refletir em como pequenas ações, palavras podem mudar a sua vida e te dar paz quando você mais precisa
O livro é melhor do que eu imaginei

LidosdaCris 09/01/2023

Li por causa do filme. Gostei muito da história, foi um dos primeiros livros dramáticos que li.

O livro intercala presente e passado, a leitura é fluída e muito emocionante.

Isa 29/11/2021

Se eu ficar
· Esperei muito desse livro e não recebi o que esperava. O livro é bom, tem uma lição de vida legal, mas eu sentia que foi muito raso, não foi aquele livro que não queria parar de ler sabe? . Vou pensar se quero ler a continuação.
Uiny 29/11/2021minha estante
Nossa, se tu não gostastes desse nem leia a continuação. Achei eu achei mais dinâmico, mais novelesco? o outro é só chato

Isa 29/11/2021minha estante
Ah obrigada, ent eu nem vou ler

hagabrielah 15/09/2020

Amei reler
Gostei mais dessa história na releitura.
Engraçado como ela me marcou, depois de todo esse tempo eu me lembrava de detalhes e tudo mais.
Agora conseguirei pegar a continuação e finalmente encerrar essa duologia.

juliaffeitosa 25/08/2021

PERTEITO
eu amo demais esse livro, a história, os personagens, as referências musicais, tudo nesse livro é lindo
a mia e o adam são tão

rocha 07/06/2021

Me debulhei em lágrimas com esse livro!!Que história surpreendente essa autora criou,eu me apaixonei completamente pelos personagens e pelo enredo

Francielle 02/10/2014

Se eu ficar
Superestimei esse livro, e sinceramente, não alcançou minhas expectativas.
E o pior é que achei a história tão incompleta que quero ler a continuação; mesmo sabendo que o próximo livro está no mesmo nível desse, portanto a decepção será inevitável.