O Bairro da Cripta: tomo III

O Bairro da Cripta: tomo III M.R.Terci

Resenhas - O Bairro da Cripta: tomo III

Tauami 17/11/2016

Novo livro de M.R. Terci é um dos mais poderosos exemplos de literatura de terror nacional
Me disseram uma vez que era sempre treva no Bairro da Cripta. De fato, ao se enveredarem em meio as gigantes lápides que se estendem em meio esse mal precito local, a luz trazida nos olhos dos que se atreveram a entrar nesses domínios aos poucos desaparece. Nesse terceiro tomo de maldições, a pouco esperança que se tinha se esvai. A treva viva, que se aloja em cada milímetro de ar pútrido de Tebraria, nunca foi tão espessa. Não há volta.

Como já foi posto em resenhas dos tomos anteriores, a comparação com Lovecraft é necessária. Entretanto, é em As Exéquias que a relação de Terci com o escritor norte-americano alcança seu ápice. O flerte com a ficção científica deixa de ser apenas um ato de corte e se consolida nas entrelinhas dos contos.

A natureza de Tebraria agora pulsa como nunca em compasso com o ininteligível do universo. A pequena cidade paulista se transforma em um atrator de desgraças. Criaturas (se é que podemos chamá-las assim) tomam a Terra como seu domínio e levantam suas moradas nas proximidades dos Morros da Tristeza de Deus. A chegada do homem à lua e os incidentes de Hiroshima também repercutem nessas tristes cercanias.

Em meio a leprosos, lobisomens e monstruosas serpentes, os que já haviam caminhado nas perversas ruas de Tebraria serão agraciados com nostálgicas e sangrentas lembranças dos locais por onde andaram. Aqui, também a inteligência surge como uma maldição. Aqueles que não enlouquecem em suas tentativas de se manterem vivos, são para sempre marcados com vislumbres além-mundo de dimensões mortuárias habitadas por deuses abomináveis. Não importa quem seja: médicos, militares…. Ninguém passará impune pela indiferença destrutiva das forças desconhecidas que circundam Tebraria.

Cada conto é dotado de uma atmosfera única, ainda que habitando um universo compartilhado. A identidade de cada um deles é marcada pela necessidade da narrativa. Em histórias onde se faz necessário um movimento mais intimista, para que entendamos o sofrimento daquele que narra, o uso da primeira pessoa é feito com esmero.

Já em contos mais visuais (e são muitos), onde a ambientação é fator primordial para que sejamos inseridos na atmosfera que o autor cria, imergimos em descrições sinestésicas assombrosas. A rebuscada linguagem que percorre todo o tomo, aspecto já conhecido da escrita de Terci, também é um fator que facilita a inserção do leitor no período histórico por onde a narrativa se consolida.

Como tememos muito estragar a experiência do leitor que se debruçar sobre todas as maravilhosas (e assustadoras) surpresas que cada um dos contos traz, iremos apenas agregar ao nosso comentário que este livro trará aos corajosos já habituado com a grotesca e fascinante mitologia de Terci a necessidade de seguir acompanhado o desenrolar da pentalogia.

Fantástico e sombrio, O Bairro da Cripta – Toma III – As Exéquias é um dos mais poderosos exemplos de como o terror brasileiro não deve em nada para o que se produz no exterior dentro do gênero.

Recomendadíssimo.

site: https://101horrormovies.com

Francine 19/08/2016

Não é segredo para ninguém que sou fã do autor M. R. Terci. Seu talento narrativo se destaca em qualidade, criatividade e ousadia, além de elevar o nível do horror nacional ao relacionar ficção e pesquisa histórica.

Imaginem como me senti ao concluir a leitura de As Exéquias, o terceiro volume da série O Bairro da Cripta e, mais uma vez, adicionar algo de M. R. Terci entre meus favoritos! Esta foi uma das melhores antologias que já li na vida, surpreendente e envolvente em níveis extremos.

Aos que não sabem, O Bairro da Cripta é uma série de gênero horror. Cada volume desta série apresenta contos ambientados no século XIX e primeira metade do século XX, contextualizados na cidade fictícia de Tebraria, no interior paulista. Com vocabulário de ímpar qualidade, o autor dá vida ao sobrenatural sem qualquer clichê. O mais especial? Os contos apresentam personagens que ora são protagonistas, ora são coadjuvantes, de modo que podemos revê-los entre uma antologia e outra.

O primeiro conto, O Templo do Inseto, faz tremer até o coração mais valente. Nele conhecemos Calídice... Calídice de lábios doces e pele macia, Calídice de sussurros suaves e olhar ousado, Calídice das promessas sombrias.

"Que me importam os agouros noturnos? Junto a ela, eu seria capaz de caminhar pelo braseiro do inferno."

Pobre protagonista. Até mesmo o amor pode ser macabro n'O Bairro da Cripta.

Depois de arrebatada pela leitura, já não consegui parar. Mais uma vez caminhei pelas ruelas trevosas d'O Bairro da Cripta, atenta até mesmo à minha própria sombra (afinal, uma vez que escolhemos passear por esses contos, vemos quão próximo o sobrenatural habita).

Ah, caro leitor, em meio ao chilreio incessante dos insetos, nesse Bairro certamente não ouviriam seus gritos! Caminhe depressa, olhe para os lados e nunca, jamais, seja ingênuo em acreditar que poderia pedir ajuda a alguém desconhecido. Não são apenas as trevas que guardam a maldade, o próprio homem é capaz de lhe dar uma face. O segundo conto da antologia, intitulado O Fruto, é um exemplo claro disso. Quebrou meu coração de tal jeito... que pensei não haver conserto.

Então, o terceiro conto me trouxe um pouco de conforto. Coisa estranha de se dizer sobre leprosos que escondem mistérios além da nossa compreensão. O Leprosário me fez perceber que cada pessoa aprende a aguentar seu próprio fardo. Adapta-se, ajusta-se, e por vezes precisa abandonar sua humanidade para isso.

"Tebraria sequer sonhou quem era Sabujo. Para saber dele, seria necessário deduzir que seus mortos não jazem debaixo da terra do centenário cemitério, onde a eternidade marca de pó o escuro dos nomes. Os mortos não estavam lá, acoitados sob uma mortalha de relva. Estavam sob sua pele."

É difícil eleger favoritos entre tantos excelentes contos, mas meu coração é traiçoeiro e reservou um espaço especial para dois deles:

"Tinha uns olhos da cor da tempestade" apresenta Dezidério, um velho que – por onde passa – provoca comentários entre as pessoas. Isso porque há algo muito estranho com sua sombra... Ela parece ter vida própria, movendo-se sem coerência, esticando-se quando deveria estar pequena.

Este conto é TÃO BOM que você também pode encontrá-lo em uma publicação individual na Amazon. Vale a pena lê-lo para ter uma amostra do talento do autor M. R. Terci e de As Exéquias.

"Túnel para perdição", meu segundo conto top-favorito desta antologia, ecoou em meus pensamentos durante vários dias. Nele acompanhamos o desespero de um carteiro que está voltando para casa através do Túnel Descendente 66 e acaba de sofrer um bizarro acidente de carro. O que acontece com o protagonista é digno de um curta-metragem!

"Está ficando frio.
Mais frio. Está ficando frio e escuro.
É sempre frio no Bairro da Cripta. Sempre escuro."

Vale a pena acompanhar a série e ter a chance de melhor conhecer o passado, presente e destino de cada personagem. Entre as antologias, temos a chance de nos aprofundar nas suas personalidades distorcidas, cruéis e/ou solitárias. Cada palavra, cada linha, penejada pelo autor é como o um refinado tempero que dá ao alimento um sabor sem igual. Ao fim, o paladar é atingido por uma bombástica mistura, perfeitamente equilibrada, que nos faz reconhecer: M. R. Terci é um chef da mais alta patente.

As Exéquias é uma antologia que recomendo a qualquer leitor que aprecia o gênero horror! A capa está maravilhosa (para mim, representa o conto O Leprosário) e a edição primorosa (conta com notas de rodapé ilustradas em anexo)! Vale cada centavo e cada minuto de investimento.

Resenha publicada no blog My Queen Side:

site: http://www.myqueenside.com.br/2016/08/resenha-149-as-exequias-o-bairro-da.html