Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

Lucas1429 23/01/2021

Um diálogo com Günter Grass
A impressão que o livro passa é de que McEwan tinha lido "O Tambor" do Günter Grass e quis dialogar com essa leitura. Explicando: enquanto o livro de Grass, ganhador do nobel, trata de uma criança que já nasce com a mente de um adulto que se recusa a entender o mundo da maneira mais clara (o que se torna um prato cheio para a crítica social), McEwan opta por alguém que já tem tal cabeça antes mesmo de nascer! Os dois protagonistas são muito similares nesse aspecto, mas isso não significa que "Enclausurado" seja um livro do mesmo nível de "O Tambor".

Simplesmente a crítica do bebê na barriga não é tão potente quanto a da eterna criança que já nasceu sabendo. Não pela limitação que o autor se impõe ao por o narrador preso dentro do útero, mas pela trama em si. Simplesmente a história rápida de um crime não se compara a longa narrativa a respeito da história alemã na ascensão e queda do nazismo. Assim esse aspecto crítico não fica com a mesma potência.

O talento narrativo de McEwan, porém, não deve ser posto sob dúvida. O livro é muito bem escrito e os personagens carismáticos. A trama tem espaço para reviravoltas e cria dúvidas no leitor mesmo com as poucas páginas. Recomendo o livro, só alerto os potenciais leitores que o autor as vezes parece querer chocar por chocar. Há descrições bem desconfortáveis que digamos que realmente só um bebê dentro de uma mãe sexualmente ativa poderia fazer.

Grazie A. 07/07/2021

Apenas um passatempo
O livro é curto, a história flui e segura bem o suspense, há momentos em que não tem como não ler 3 ou mais capítulos seguidos. Nos únicos instantes aonde tem certa enrolação ainda são partes com sentido, afinal o narrador (um bebê, que ainda está na barriga da mãe) só conhece o mundo por podcasts, documentários e conversas que escuta. Todavia, esperava um pouco mais do final. É óbvio o que acontece no fim da história, mas tudo se desenrola de forma tão corrida que eu achei que o meu ebook estava incompleto. Ainda assim é um bom passatempo.

Catharina.Mattavel 06/07/2020

O narrador mais inusutado que já vi
Ian McEwan é famoso por propor enredos peculiares. Nessa linha, o narrador de Enclausurado é um feto. Ainda na barriga, nosso protagonista narra a relação de sua mãe com o amante, sendo esse amante, irmão do pai desse feto. Se esse enredo te lembra Hamlet, não é atoa, foi a intenção do autor.

As coisas começam a ficar ainda mais bizarras quando descobrimos que a mãe e o tio estão armando uma morte para o pai do feto. O romance é cheio de diálogos arquitetando o crime, causando no telespectador uma verdadeira agonia, enquanto admiramos o talento de McEwan para com obras inusitadas.

Como se não bastasse, temos aqui um feto extremamente inteligente, critico e pensante. Ele aprecia vinhos, já que sua mãe bebe bastante durante a gravidez. Sua mãe também ouve podcasts e rádios sobre politicas, refletindo em feto extremamente politizado que se instrui cada vez mais. Os pensamento vão muito além disso, pois nos deparamos com uma consciência profunda, nos esquecendo por vezes que ali está um narrador que ainda nem tem uma mente formada.

De forma irônica e até cômica, acompanhamos as tentativas do feto de evitar um crime, já que o mesmo almeja a mãe e o pai juntos, nutrindo então um ódio pelo tio. A cada capítulo, o protagonista tagarela sobre culpa, futuro, sentimentos e a condição humana no geral. Confesso que toda essa intelectualidade vinda de um feto, causa um estranhamento no começo, mas logo nos acostumamos com o narrador e até mesmo, nos pegamos pensando e sentindo como ele.

Os personagens secundários também tem suas características próprias e marcantes, com nuances e motivações. Tudo isso dá forma a uma leitura com narrativa rebuscada e elegante, que transita entre o surreal e o absurdamente real por conter tantos elementos bem construídos.

Esse foi meu segundo contato com o autor, o que reforçou e atiçou minha opinião sobre enredos tão incomuns e convincentes.

site: https://www.instagram.com/p/CCJ1wxhj9xe/

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - ENCLAUSURADO
Enclausurado, de Ian McEwan, é uma obra bastante atual e diferente de tudo o que se pode imaginar. De forma inovadora, o narrador nos conta o desenrolar da história de um ponto de vista gestacional.

Nosso narrador está enclausurado em um local totalmente inesperado: um útero.

Sim, o narrador do livro é um bebê ainda em gestação. Ele escuta o que acontece do lado de fora e nos conta tudo. Seus pais se separaram e sua mãe não tem bons planos para o futuro. Seu pai, John, é um poeta e visto como herói não compreendido. Sua mãe, Trudy, por sua vez, lhe desperta um sentimento de amor e ódio, já que ela tem um caso com Claude, irmão de John.

Como se não bastasse essa traição, Claude e Trudy querem apagar John da história. Em meio a chutes, pensamentos filosóficos e crises tecnicamente "pré-existenciais", acompanhamos a personalidade incrível desse narrador sem gênero especificado, sem nome e que terá muito o que enfrentar quando nascer.

Sua mãe e seu tio prestes a cometer um crime e planejando um futuro sem o bebê... Tudo isso nos é contado conforme os acontecimentos. Como se não bastasse esse livro ser algo totalmente diferente de tudo o que eu já li, o narrador dá inúmeras lições e nos faz questionar a vida, por mais que ele nem tenha nascido ainda. É extremamente irônico, inovador e instigante.

McEwan nos tira da zona de conforto com seu cenário que fica cada vez mais apertado. O desejo de nascer, de viver e de existir nos é apresentado de modo ansioso, por meio de uma escrita única e sutil. Recomendo a leitura fortemente, todos deveriam ler essa obra prima que explora o mundo de fora para dentro.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/04/resenha-enclausurado.html
Alê | @alexandrejjr 01/12/2020minha estante
É uma leitura extremamente prazerosa mesmo.

asnmendes 29/07/2020

Teste para imaginação!
Desde o início do livro achei super interessante colocar um feto como narrador desta história! Este foi um detalhe que manteve minha leitura constante quando o livro perdia um pouco minha atenção.
Além disso, gostei muito dos contrastes entre vida e morte, amor sublime e sexo banal.
As muitas digressões do narrador podem ser facilmente perdoadas pelo humor de um ser que ao mesmo tempo não sabe nada do mundo, mas entende muito de vinhos, geopolítica, literatura e afins. Foi realmente um treino da imaginação!

anna 21/06/2021

Precisa estar na onda de que substância para escrever isso?
Cansativo e maçante. No começo a ideia do narrador ser um feto na barriga da mãe parecia muito boa, mas não. Fica chato, seria um livro ótimo se umas 30 páginas dele não existissem.

Diogo 27/03/2021

Chato
O livro até começa bem, em especial pelo ponto de vista do narrador e suas percepções. Mas fica por isso mesmo (1/3 do livro). A história que segue não é nada interessante, é previsível, fraca e arrastada.

contadafe 11/02/2022

Feto narrador
O livro é razoável.
Mas ver o feto como narrador, questionando sua existência, a relação de sua mãe, pai e tio é bem interessante...
Por vezes fiquei me perguntando se os bebês realmente conseguem ouvir e perceber tantas coisas enquanto estão dentro da barriga.

Incompreendide 12/01/2022

A testemunha
É um livro okay, tem a novidade de ser narrado por um bebê dentro da barriga, mas não gostei muito. A trama é bem rasa, os vilões são dois trouxas. O bebê é um super filósofo e com isso ele produz um texto profundo, reflexivo e bem escrito, mas não vai muito além.

Lili 16/11/2016

Enclausurado
O ponto de vista mais original que eu já vi: um feto na barriga da mãe é o narrador. E ele presencia o planejamento de um crime sem poder fazer (quase) nada.

A história não tem nada de espetacular, mas gostei do livro. Além da ideia ser original, o narrador é bem interessante e a história é envolvente. Nos últimos capítulos não conseguia largar o livro. Recomendo.
Natalie Lagedo 18/01/2017minha estante
Estou com este e Reparação aqui e ainda não li nenhum. :)

Lili 24/01/2017minha estante
Natalie, Reparação está na minha fila também! =)

Cy 27/01/2017minha estante
Eu achei o narrador engraçadíssimo. Não aguentei quando ele diz que já tem problemas com que lidar quando nascer: seu problema com bebidas, por exemplo.
Vamos desencalhar Reparação este ano! \o/

Lili 30/01/2017minha estante
Bora, Cy! Tô doida pra ler esse tb! \o/
Tb achei o narrador engraçado. Bem inglês... rsrs

Miguel Araujo | @sobrenomemiguel 20/05/2020

Se você não comprar a ideia do autor, talvez não terá uma leitura satisfatória
O elemento que mais me deixou curioso e com vontade de ler o livro foi justamente saber quem era o narrador dessa história: um feto. Antes de ter contato direto com o desenvolvimento da trama, imaginei várias possibilidades sobre como esse narrador poderia ser: seria irônico? ingênuo? teria noção da gravidade do que estaria a acontecer? saberia discernir o que seria real e o que seria falso? seria egoísta? sádico? ou teria uma pré-existência carregada de inocência?

Com o decorrer da leitura, pude perceber que algumas previsões foram confirmadas, mas outras situações acabaram me surpreendendo, como a linguagem rebuscada e a erudição na linguagem utilizada pelo feto e também seu conhecimento sobre um mundo que ainda nem chegou a visitar. Ora, como pode um feto saber de tantos assuntos e falar tão bem como um adulto? Aí é que está o ponto: para início de conversa, nenhum feto tem a capacidade de narrar histórias e de se comunicar através de palavras. Logo, é preciso entender que "Enclausurado" é um romance de ficção, ou seja, não se compromete com a realidade. Compreendendo isso, a leitura logo se torna mais fluida (apesar da linguagem mais, digamos, "aprofundada").

Em geral, achei uma boa leitura. Entretanto, fiquei incomodado, em alguns momentos, com a narração do feto, que em certo instante comentava uma conversa entre Trudy e Claude (mãe e tio, respectivamente) e logo em seguida começava a analisar questões periféricas, que nada acrescentavam (na minha opinião) ao enredo. Vale destacar, porém, a eficiência do autor do livro em adicionar elementos que conferem à história emoção e suspense, instigando, no leitor, a vontade de saber como a história termina: será que os amantes tiveram sucesso com seu plano? será que o feto tem alguma participação efetiva na história ou é apenas um narrador "suspenso", isto é, sem conseguir interferir nos acontecimentos? como será que os personagens lidam com as consequências psicólogicas (e até físicas) de suas escolhas?

O livro possui poucos personagens e as ações se concentram em poucos lugares, o que deixa a história dos atores envolvidos na trama mais interligada. É uma leitura satisfatória, principalmente se você comprar a ideia do autor de que um feto tem capacidade de narrar e de fazer análises como um adulto. Além disso, achei que foi uma leitura rápida de se fazer, mesmo com os devaneios e os prolongamentos (desnecessários, na minha visão) feitos pelo narrador.

Pretendo ler outros livros de Ian McEwan, principalmente "Reparação", a sua maior obra.

Fiz uma resenha de "Enclausurado" no meu canal do YouTube, e você pode conferir abaixo:

site: https://youtu.be/b3KzOZSuNA8
Miguel Araujo | @sobrenomemiguel 20/05/2020minha estante

Miguel Araujo | @sobrenomemiguel 21/05/2020minha estante
resenha de Enclausurado no meu canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=b3KzOZSuNA8

Dila 14/11/2022

Interessante
Foi uma leitura muito interessante, inusitado ter um feto como narrador! É irônico, engraçado, tem profundidades e a trama prende. Não é meu estilo de livro, mas vale a leitura :)

Natália Jodas 17/02/2021

Narração genial!
Leitura fluida, interessantíssima e com um narrador que foge do habitual... Excelente!