Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

Karina.Sasaki 08/08/2021

Achei a premissa ótima, porém fui decepcionada...
Escrita maçante, feto fanfiqueiro que só devaneia, reflete sobre a vida, só escuta podcast e programas intelectuais da rádio, não ouve uma novelinha. Muita chatisse. Tirando isso, a parte que realmente acontecem coisas, que ele ouve conversas em torno dele e como "enxerga" as coisas são mt interessantes.

Michel Pinto Costa 10/12/2020

Feto Filosófico
O autor conduziu muito bem a narração da história pelo feto. De dentro da mãe ele narrava suas as sensações que vinham de fora e ao mesmo tempo passava um ar espectral, do mundo dos sonhos.
A ideia da história é boa, mas algumas falhas impediram que eu me encantasse por ela. Principalmente o fundamento para o cometimento de um crime. Não me convenceu.
Valeu a leitura pela experiência da narrativa.

Felipe.Camargo 25/07/2021

Fiquei entusiasmado com e escrita do autor!
88°Livro do ano: Enclausurado, lan Mcewan

Primeiro livro do autor britânico que eu leio, uma maravilhosa surpresa!

Sempre tinha ouvido falar desse autor, mas nunca tive oportunidade de ler nada dele. O livro tem uma linguagem um tanto quanto complexa, fazendo relembrar muito autores existencialistas.

A primeira ideia que me veio à mente ao ler esse livro, que possui como narrador um feto dentro da barriga de sua mãe, foi o narrador defunto de Memórias póstumas de Brás Cubas, imortal obra de Machado de Assis. Mas ao percorrer a leitura, também tornou-se clara a referência a Hamlet de William Shakespeare, em uma versão contemporânea.

Não vejo a hora de ler outros livros do autor!

Leonardo 13/05/2021

Um ponto de vista inovador
O livro é bem interessante! A trama não é inovadora, mas o narrador e o ponto de vista de tudo é muito criativo, com boas doses de humor. Infelizmente em vários trechos a linguagem fica rebuscada demais, o que dificultou a leitura, mas nos momentos de mais diálogo fica mais fluido. No geral, eu recomendo.

bmeetsevil 24/07/2020

QUE LOUCURA MEU DEUS
Há muitos anos li tentei ler Hamlet (nunca terminei), e quando ouvi que Enclausurado era a história contada do ponto de vista de um bebê dentro da barriga da mãe falei: OK AGORA VAI.

Pelo amor de deus uma loucura, só gente surtada nessa família. Muito bom recomendo.
bmeetsevil 24/07/2020minha estante
Tentei ler* não sei escrever foi mal

10/10/2020

Só pelo fato de no narrador ser um feto no ventre da sua mãe, já vale a leitura. Depois o autor é Ian McEwan, o que torna a leitura essencial. Sim, é uma obra-prima.
Alê | @alexandrejjr 10/10/2020minha estante
E acrescentaria ainda o fato de ser uma paródia de Shakespeare!

Renato 12/10/2016

Resenha de um leitor insuportável
Muitas vezes nem eu mesmo me tolero. Acho que não devia ter saído do útero para desenvolver senso crítico e uma boca que muitas vezes não consegue se conter. Acabo a leitura de 'Enclausurado', de Ian McEwan, muito porque pretendo assistir a um debate com o autor. Normalmente não leria.

Tenho boas lembranças de McEwan. Reparação

é um livro com ar de Henry James, e com certas pirotecnias elegantes transfigurando o foco narrativo que engrandecem o romance. Ele escreveu muitos outros romances que não chegaram nem mesmo a despertar uma gestação de desejo, livros aparentemente bem escritos mas comuns, que não cheguei nem mesmo a folhear em livrarias.
'Enclausurado' nasce de uma forma diferente, um foco narrativo inédito - um feto- com todas as possibilidades que a ideia pode gerar. Boas ideias nem sempre geram bons livros. Ideias muitas vezes medíocres sim. Comentei aqui 'Stoner'. Uma obra prima erigida do nada.

Não tenho a intenção de bajular só porque o livro está bem faladinho. Solto minhas amarras vocais prefiro minha vocação de insuportável. Tecnicamente McEwan é perfeito. História linear construída com perfeição, suspense, nenhum erro,ao contrário, os defeitos são minimizados, as contradições passam bem ao largo. Às vezes o feto sabe a cor do vestido da mãe, outras fala que não sabe como é a imagem do amante dela. O feto vê e não vê o mundo de acordo com a relevância do momento.

O humor é britânico, mas óbvio. Esperava que McEwan conseguisse ser mais sutil nas descrições de sexo, mas a sutileza não é nem mesmo pretexto. A boa

​​
ideia que poderia ser aproveitada para algo brilhante, como ironizar a partir de focos de narração, ou gerar mais dilemas éticos, é somente pretexto para uma divertida história de suspense. McEwan é hábil, você não,consegue largar a leitura, mas a nossa demência fica escancarada rapidamente, pois em poucos dias já não me lembrarei que li um livro narrado por um feto. Como não me lembro de gênios que fizeram intensas pesquisas para descrever a vida amorosa perversa de celebridades do passado, ou gênios do futuro, que escrevem romances metalinguísticos com estrutura em espelho octagonal, narrando o amor de final de férias perdido na distância. Pelo menos McEwan é leve e divertido, ajuda a passar o tempo. Perfeito para leitura numa festa de natal chata, ou enquanto espero minha próxima encomenda de um livro menos inventivo. Querer ser inventivo demais, criativo, inovador, é uma boa forma de mostrar para mamãe que a gente é inteligente. Difícil é fazer nossa inteligência dizer algo para os outros.

site: https://www.facebook.com/leitorinsuportavel/

Pequena Cyn 12/04/2022

Um livro cujo narrador é um feto não tem como não me prender. Fiquei realmente intrigada com toda a visão do narrador sobre a vida, sobre as coisas do mundo e sobre tudo fora da barriga da mãe. O final foi fechadinho redondo e como devia ser. Um livro estranho, diferente, doido, mas muito bom. Recomendo!
Alê | @alexandrejjr 12/04/2022minha estante
Eu também acho o final fechadinho, apesar de previsível, como muitos reclamam por aqui.

Pequena Cyn 12/04/2022minha estante
Não tinha como ser de outra forma?

brigitte4 25/01/2024

Enclausurado
Livro rápido, diferente e divertido! a narrativa me deixou irritada algumas vezes mas vale a pena a leitura!

Dira 21/05/2020

O narrador é um feto
Sensacional o livro e todo o desenrolar da história contada por um feto que quer impedir sua mãe e seu amante de assassinarem seu pai. Divertido, inteligente e de um fôlego febril. Vale muito! Escrita impecável do McEwan.

Ladyce 15/12/2016

"Enclausurado" é uma história de suspense. Um casal de amantes planeja um assassinato. A vítima é o ex-marido da futura assassina e irmão de seu parceiro no crime. Há, no entanto, uma testemunha desses planos: o feto que a mulher leva na barriga, narrador da improvável história.

Todos os personagens do livro são detestáveis, com exceção dele, inocente, observador e participante à revelia da trama. Este não é um feto qualquer, já teria passado no ENEM caso pudesse ter feito a prova. Ele entende de tudo, do meio ambiente ao melhor vinho. Não porque sua mãe converse com ele, como hoje mães fazem, ouvindo música clássica para o futuro bebê nascer com memória musical engendrada; falando inglês, francês ou japonês para que ao nascer a criança já conheça a estrutura verbal da língua. Não, não se trata dessas mais novas teorias aplicadas.

Trata-se ao contrário, de mãe desregrada que bebe constantemente apesar da gravidez, dando ao feto sofisticado gosto por vinhos, capaz de eleger o de que mais gosta. É um feto que aprende sobre o mundo da ecologia à genética graças aos programas de entrevistas, documentários, podcasts favoritos da mãe. Quando entediado o feto – que não tem nome – chuta a barriga da mãe no meio da noite para acordá-la e levá-la aos programas no rádio ou televisão de onde tira seus conhecimentos.

O pai, um poeta caricatural, preocupado com o amor em letras maiúsculas, não se apercebe da trama em que se vê envolvido. Mas não é uma vítima que nos toque emocionalmente. Nenhum personagem adulto é simpático. Só mesmo o feto, essa voz dominante que não consegue detestar sua mãe, ama-a de fato, mesmo sabendo de seu mau caráter. Mas que mais poderia fazer? Sua vida depende dela. De particular senso de humor, são as opiniões que o feto tem de como deveria ser educado; o que poderá vir a ser prejudicial ao seu crescimento, o que os pais não deveriam fazer.

Contando no humor, McEwan realiza um grande feito narrativo, de controle inigualável. E uma vez aceita a premissa do feto pensante, inteligente, com um rico vocabulário, não há como não simpatizarmos com esse futuro bebê. Até mesmo quando de maneira patética ele considera a fragilidade de seu próprio destino. Nossa solidariedade é engajada, desde o início, e torcemos para que tudo dê certo no final, que é surpreendente e lógico. Gratificante.

É um trabalho memorável de técnica narrativa. É uma obra de pequeno porte, meras 199 páginas, de leitura fácil, descomplicada, com assuntos do dia a dia. No entanto, não deixa de ser um trabalho de um único truque, ou melhor, de uma única piada. Ou seja, limitado por sua própria estreiteza temática. Por isso, e só por isso não chega, na minha opinião a ser tão grandioso quanto os críticos literários de renome o consideram, mesmo que aluda, aqui e ali, à obra maior, de Shakespeare: Hamlet. Não encontrei nessa obra nem a profundidade, nem o panorama filosófico tão aclamado. É um livro divertido, que nos leva a considerar o mundo por ponto de vista inusitado. Diverte. Dá para apostar que o autor se divertiu imaginando a trama. Um bom presente de Natal, para qualquer leitor.
GilbertoOrtegaJr 15/12/2016minha estante
Muito boa, e esclarecedora sua resenha...tenho ele aqui no kindle, mas acho que só lerei mais algum do McEwan ano que vem

Tiago sem H - @brigadaparalela 26/12/2016

Enclausurado é o mais recente romance escrito pelo autor inglês Ian McEwan e tem sua inspiração na peça Hamlet de Shakespeare, porém, a narrativa é toda exposta pelo olhar de um feto. Se você já leu ou ouviu falar de Hamlet, já deve saber do plot principal da história (ou se você leu a sinopse acima): o tio que planeja a morte do pai auxiliado pela mãe. A grande novidade e que deixou todas as pessoas curiosíssimas para ler Enclausurado é sem dúvidas o narrador. Enquanto que no clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas, tínhamos um narrador que já estava morto, aqui temos um narrador que ainda irá nascer. Será que Enclausurado teria a mesma prospecção e poderia se tornar um clássico futuramente? Essa é a segunda obra do McEwan que leio, a primeira foi Reparação que também tem post aqui no blog.

Mesmo acompanhando a história pelo ponto de vista do feto, não ficamos totalmente ausentes das notícias que se passam ao redor dos personagens adultos, já que pelas "paredes" da barriga, o bebê consegue ter um certo vislumbre do mundo que o espera, e é um mundo muito complicado. Da mesma forma que em Hamlet temos o famoso questionamento "ser ou não ser, eis a questão", aqui, McEwan também assume em alguns momentos, um ar filosófico. Pelo narrador ser um feto, pode-se fazer a alusão de que a narrativa tome um ar infantil, mas aqui não! Se cercando de informações sobre guerras, economia, questões sociais, política, enfim, da humanidade, o bebê irá se indagar da desvantagem de sair de um lugar em que está protegido para se expor a um mundo hostil.

Hostilidade essa, vivida até mesmo em seu próprio lar. Ele sente uma violência a ele próprio ao fato de sua mãe fazer sexo com seu amante, a poucas semanas do fim da gestação, afinal, o espaço interno não comporta; e ao fato de sua mãe beber tanto vinho durante a gestação, que ele se torna um sommelier (um profissional em bebidas alcoólicas). Ao perceber o macabro plano de assassinar o pai, o bebê planeja meios para salvá-lo, mas o que um feto pode fazer para interferir na vida externa?

McEwan brinca com o leitor. Ao vermos a história pelo ponto de vista do feto, ao passo das sensações vividas por ele, também somos induzidos a seguir a mesma linha de emoções. Não no que tange a mãe. Ela, juntamente com o tio são pessoas horrorosas, mas principalmente no que se refere ao pai. O pai é um pobre poeta que está cercado por víboras que planejam sua morte. No entanto, o feto (e você leitor) irá perceber que talvez esse amor para com o pai, não seja tão forte assim.

Geralmente lemos histórias contadas por um narrador que não faz parte da história e portanto, não pode intervir, mas com Enclausurado é diferente. O bebê de uma certa forma, faz parte da história, mas ele também não pode intervir diretamente nos acontecimentos da mesma. Se divagarmos e pararmos para pensar que estão planejando matar seu pai, enquanto você é um feto e não pode fazer nada, apenas ouvir e torcer para que o plano dê errado, é muito, muito angustiante e isso leva a outro ponto: o plano dando errado, sua mãe será presa e ao prejudicá-la, você estará se prejudicando, afinal, você é 100% dependente dela.

Se você já leu algum livro do McEwan, poderá esperar o mesmo tratamento com as palavras que são marca registrada do autor. Ele consegue se expressar com um vocabulário rico, e ao mesmo tempo acessível a todo o público, juntamente com uma profundidade do texto e, mesmo que o plot da história seja clichê (mãe e amante planejando a morte do pai), o maior (e talvez, único) diferencial é sem sombras de dúvidas, o narrador.

Por fim, Enclausurado é um livro com uma narrativa envolvente, uma escrita fluída que consegue mesclar um ar poético com humor e ironia e que vale a pena ser lido, afinal, "ainda está para nascer um narrador como este".

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2016/12/bora-ler-enclausurado-ian-mcewan.html

Grazie A. 07/07/2021

Apenas um passatempo
O livro é curto, a história flui e segura bem o suspense, há momentos em que não tem como não ler 3 ou mais capítulos seguidos. Nos únicos instantes aonde tem certa enrolação ainda são partes com sentido, afinal o narrador (um bebê, que ainda está na barriga da mãe) só conhece o mundo por podcasts, documentários e conversas que escuta. Todavia, esperava um pouco mais do final. É óbvio o que acontece no fim da história, mas tudo se desenrola de forma tão corrida que eu achei que o meu ebook estava incompleto. Ainda assim é um bom passatempo.

Jackson 01/07/2021

Um narrador que ainda não nasceu
Essa é uma das poucas histórias em que o narrador é o personagem principal. Um narrador que ainda não nasceu descreve uma série de acontecimentos com suas impressões limitadas da vida.
Alê | @alexandrejjr 10/07/2021minha estante
Olha, não são poucas as histórias em que quem narra é também a personagem principal...