A livraria mágica de Paris

A livraria mágica de Paris Nina George

Resenhas - A Livraria Mágica de Paris

Sandra 03/11/2016

Bonzinho
Poderia ser maravilhoso, mas é bom. O enredo é facinante mas se perde, prolonga, fica meio cansativo.
Ivan.Scaglioni 11/05/2018minha estante
Estou lendo e concordo com seu comentário. .esperava mais.

Day 03/06/2020minha estante
O Livro tem uma narrativa gostosa, contudo em alguns momentos fica monótono, mas você consegue imaginar cada capítulo que lê, devido aos detalhes dos locais que se passam as narrativas.

Vanessa.Bonfa 15/07/2020minha estante
Eu pedi esse livro de amigo secreto, comecei a ler mas foi exatamente isso que me fez largar o livro. Foi ficando sem sentido e monótono, monotonzz ? vc descreveu bem o livro.

Tai L. 20/09/2020minha estante
Estou acabando o livro. Demorei muito mais do que esperava, também por essa questão. Achei em muitos pontos monótono, apesar de ser uma leitura gostosa e que te transporta para cada cena. Um romance leve, para degustar em pequenas doses.

Lu 04/10/2020minha estante
A sensação que tive foi exatamente essa. O final compensa. História muito bonita. ?

Evelyn.Vilela 30/01/2022minha estante
Eu gostei do enredo, foi literalmente uma viagem dentro de uma livraria barco. uma história muito bonita

Janice39 05/02/2024minha estante
Acabei de ler agora, do meio ao fim se torna melhor, mas cansativo até o meio. Tinha tudo para ser maravilhoso.
Me encantou a forma da escrita da autora? quase musical.

Janice39 05/02/2024minha estante
Me encantou a forma da escrita da autora? quase musical.

Letícia Sobral 29/04/2024minha estante
Concordo!

Cassia.Forte 18/07/2017minha estante
Eu simplesmente amei

danimotta_ 24/07/2017minha estante
Maravilhoso, Não É, Cassia? Se puder ler O último onze também, gostaria mto de saber o que achou ;)

Cassia.Forte 04/08/2017minha estante
Vou providenciar sim. Quem é o autor danimotta.

???

Cassia.Forte 04/08/2017minha estante
Li o livro quando estava fazendo uma viagem, e estava em conflitos internos e externos, cada paragrafo lido, trazia a convicção e as mudanças que precisavam acontecer .

danimotta_ 14/10/2017minha estante
Oi, Cassia. A autora sou eu rsrs ?
Está disponível na Amazon.

danimotta_ 14/10/2017minha estante
Que ótimo ter essa experiência né
É por isso q eu amo a literatura: a gente se enxerga nas sagas de umas personagens que jamais imaginaríamos

Emanuelle Najjar 31/12/2016

Menos livraria, mais romance e um cadinho só de mágica
Acho que não sei muito bem como descrever ou definir esse livro em poucas palavras. Não chega a ser uma decepção total, mas também está longe de ser uma alegria. Talvez a frase "a expectativa é a mãe das decepções" seja um bom indicativo.

A respeito do livro posso dizer que demorei a terminar diante da minha frustração. Mais uma diante do meu interesse em livros sobre livros (a verdade é que poucos que li nesse sentido renderam algum elogio).

A história era muito parada, os personagens não tinham carisma e tudo que consegui durante muito tempo foi revirar os olhos diante de atos e palavras. Porém outros fatores além da "vontade-de-acabar-logo-com-isso" me fizeram continuar. A escrita era convidativa embora se esforçasse muito para ser bela e passar emoção, as referências literárias espalhadas aqui e ali, um punhado de frases e parágrafos inspiradores para uma coisa ou outra. Itens que por fim garantiram um bom número de post its colados em suas páginas, de modo que não posso exatamente reclamar do livro como sendo um desperdício do meu tempo.

A obra cumpre o que promete? Não no meu caso. Foi muito luto, muita enrolação para pouca livraria, pouca literatura e um cadinho só de mágica. Apesar disso não posso negar que encontrei coisas belíssimas, deixando minha opinião a respeito dele um pouco mais equilibrada. Digo que o livro poderia ter sido mais, muito mais. Infelizmente, ficou no meio do caminho.

site: http://garotadabiblioteca.blogspot.com/2016/12/resenha-livraria-magica-de-paris-de.html
Edy 20/06/2017minha estante
É exatamente isso que estou sentindo..
Estou na metade do livro, e resolvi ler algumas resenhas pra ver se eu estava sendo má ao pensar q esperava mais do livro... Agora posso dizer q seu texto representa meus pensamentos/sentimentos com relação ao tão desejo livro...
Fica difícil desistir dele, pois há trechos q valem ser lidos, ao mesmo tempo q a trama não atrai mto, se perde por vezes..
Vou finalizar a leitura, não abandonarei, pois quero saber do fim..
Gostei de seus comentários!!!
;)

Juliana 17/07/2017minha estante
Alerta de spoiler: achei a história meio sem noção. Fiquei meio sem saber por que Perdu não quis ler a carta de Manon ao ser abandonado por ela. Como ele pode se fechar dessa forma e viver 20 longos anos remoendo o abandono dela? Não acho que isso seria possível, pois sabendo o quanto eles se amavam, o minimo que ele deveria ter feito era procurar alguma resposta em meio a tudo isso, começando por ler a carta. Achei a leitura cansativa e me esforcei pra termina-la tb.

Nayeli 19/12/2017minha estante
Nossa, me senti "abraçada" por esses comentários, eu tava pensando que o problema era comigo pq um livro com ótimas quotes assim não poderia ser o problema...

Ana 19/11/2018minha estante
Acho que eu senti exatamente isso também. Morri com a parte da "vontade-de-acabar-logo-com-isso" kkk. Fora que o livro me deixou meio deprimida também. Com relação a parte "pouca livraria, pouca literatura e um cadinho só de mágica", acho que a culpa é do título em português (acho que o título original traduzido do alemão é "O quarto lavanda"), mas imagino que a tradução "A livraria mágica de Paris" é pra atrair o público brasileiro.

Carla 11/01/2019minha estante
Emanuelle, já que você gosta de livros sobre livros, você já leu os livros do Carlos Ruiz Zafonz?
A sombra do vento,O jogo do Anjo, O prisioneiro do céu, O labirinto dos Espíritos. É uma tetralogia que trata do mundos dos livros, bibliotecas, escritores, livreiros ...... É maravilhoso. São meus livros e autor favoritos.

Vanessaf 11/12/2018

A história tinha tudo para ser interessante mas a forma como a autora escreve dá vontade de chorar....nem sei como consegui chegar até o fim....
Alcione13 11/12/2018minha estante
Chorar pra bom ou ruim???

Vanessaf 12/12/2018minha estante
Extremamente ruim...

Alcione13 13/12/2018minha estante
Não quero rsrs

Damares Honnef 20/12/2018minha estante
Me decepcionei tmbm....arrependimento d ter comprado.

Gi 27/12/2018minha estante
Também não gostei. Remei muito para terminar.

jessica.d.favar 04/01/2017

Livro para aprender
Pra mim, este livro me ensinou algumas coisas. Ensinou que alguns livros devem ser lidos devagar, para que possamos refletir e capturar sua essência. Pensei muito, refleti muito e até derramei algumas lagrimas durante a leitura. Acho que ele chegou no tempo certo em minha vida e foi o primeiro livro no qual eu me permiti grifar algumas frases. Alguns podem dizer que o livro é parado, mas para mim é apenas a vida.
Thaís 19/01/2017minha estante
Descreveu bem ?

Taniti 09/05/2017minha estante
Jessica, avalie o livro com as estrelas. Sem elas sua nota fica zero na média de todas as avaliações. ABS.

Cinthia 21/03/2018minha estante

"(...) alguns livros são escritos para uma única pessoa."

Eu também tive a sensação de que o livro veio no momento certo, afagou minha dor, acalentou meu coração e me trouxe um sorriso quando menos imaginava. "Infelizmente" o li em um final de semana, mas poderia ter ficado com ele nas mãos por um longo período.

Nivia.Oliveira 17/05/2019minha estante
Você falou em grifar frases. Eu também fiz isso com os pensamentos sobre as benesses dos livros como: ?Livros nos protegem da burrice. De falsas esperanças. De homens vaidosos. Despem a senhora com amor, força e conhecimento. São o amor que vem de dentro. Tome a sua decisão: livros ou...? ou ?Livro é médico e remédio ao mesmo tempo? ou ?Quem lê não mente ? pelo menos não ao mesmo tempo.? Realmente os livros nos protegem da burrice e nos despedem da ignorância. A afirmação ?Só consigo respirar quando leio? tomei como minha após a leitura do livro. Tenho que ler pelo menos dois capítulos por dia se não eu morro! Adorei também ?Livros para se ler com uma mão só.? Para aquelas partes picantes dos livros que nos deixam com... digo... em êxtase.
Esta, quando li, suspirei: ?Ler é uma viagem sem fim. Uma viagem longa, até mesmo eterna na qual nos tornamos mais brandos, mais carinhosos e mais humanos?. Realmente acredito que a leitura nos transforma em pessoas melhores.

Livia Barini 10/05/2018

Não me agradou
Comprei o livro porque gostei do título e da premissa de livros serem remédios para a alma, algo pouco presente nesta obra.
O mote da história entretanto é outro: um triangulo amoroso formado por Manon, Luc e Jean e a inabilidade de Jean de lidar com o fim do relacionamento.
A temática não me atrai, não acho infidelidade bonita ou romântica, especialmente em um mundo onde as pessoas não são obrigadas a se casar.
Achei que os personagens poderiam ter sido melhor construídos.
Custei a terminar o livro e sinceramente pensei em abandoná-lo várias vezes.
Cynthia 25/05/2018minha estante
Comecei a ler agora, apenas 26paginas, mas estou adorando... vamos ver como desenrola.

Priscila 22/11/2018minha estante
estou nessa, não estou curtindo muito e penso toda hora em terminar

Damares Honnef 20/12/2018minha estante
Tmbm ñ gostei,levei uma eternidade p terminar.Li vários outros. ..enquanto aos poucos ia lendo este.

Day! 26/06/2019minha estante
Foi uma tortura pra mim terminar esse livro

Ana Letícia Brunelli 23/12/2017

Esse livro chamou logo a minha atenção pela sua proposta: um homem que vende livros como se fossem remédios para o sofrimento da alma, mas que até então não havia encontrado a cura para seu próprio sofrimento. Porém, algumas opiniões e resenhas me alertaram que o livro talvez não fosse tudo aquilo que prometia. Bom, eu não costumo desistir de algo por susgestões alheias, pois cada um tem e dá interpretações diferentes para uma mesma coisa. E este foi o caso. Um dos livros que mais me tocou e me emocionou este ano! Além de belas passagens ricas em reflexões, que é algo que gosto de encontrar em uma leitura, essa história contém inúmeros ingredientes que me tocaram, desafiaram e divertiram. Mas vou resumi-los em quatro. Primeiro, boa parte da história se passa a bordo de um barco, e eu amo viagens de barco! Como não costumo fazê-las por falta de oportunidade, as faço através de histórias. Segundo, esse livro fala de livros e do poder que seu conteúdo tem em nossas vidas. Algo que eu acredito, vivo e prego! Terceiro, essa narrativa ilustra a jornada que fazemos ao buscar entender a nós mesmos, nossos sentimentos, emoções, dores, desejos, bloqueios, na tentativa de significar nossa existência. Quarto e último, mas não só, trata-se de uma história de amor. O amor de várias formas, em todas as suas etapas. E aquele amor lindo, que conforta e inspira, pois simplesmente ama, do jeito que o outro é, em sua essência, humanidade e imperfeição. Pois para mim, é isso que somos, seres em constante aprendizado.

"Existem livros que servem para um milhão de pessoas; outros para uma centena apenas. Há até livros que são escritos para uma única pessoa".
drixza 25/12/2017minha estante
Adorei sua resenha, opinião sem contar de fato a história. Estava reticente quanto a ler, a resenha foi o voto de Minerva ?

Ana Letícia Brunelli 25/12/2017minha estante
Obrigada! Espero que curta a leitura!

Henris Andrade 11/01/2018minha estante
Estou lendo, meu primeiro de 2018, interessante e está prendendo minha atenção pelo desenrolar dos fatos.

Nivia.Oliveira 17/05/2019minha estante
Eu também gostei muito dese livro. Quando Perdu resolve mover seu barco livraria do Port des Champs-Elysees pelo Rio Sena a autora faz uma bela descrição ?Paris deslizava ao redor como um rolo de filme.? Adoro ler e me transportar para o local da história. Ele me fez voltar à Paris.
Em um passeio pelo rio Sena, você pode apreciar na sequência a Place de La Concorde, a Pont Neuf, a Catedral de Notre Dame e o Port de l`arsenal. São vários os atrativos da cidade Luz citados no livro ?A livraria mágica de Paris?. outro é a presença dos buquinistas (bouquiniste em francês) que ficam à margem do Rio Sena. É uma livraria a céu aberto desde o século XVI. Lá é possível encontrar livros usados, antigos, revistas, cartões postais. É considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Eu aproveitei a visita ao Museu do Louvre e passei por lá. Fica na Quai do Louvre perto da Pont Neuf, ao lado do Lourvre. C´est magnifique! Aquele cheiro de livro velho... me enlouquece! Eu comprei o Livro Eugenie de Balzac do século XVIII. Só não fiquei muito tempo lá porque já havia ficado no Louvre quatro horas!
Só não concordo com a autora que diz que "Paris tem Cheiro de Tília e de expectativa (p. 11). Mas para mim ela tem cheiro é de cigarro! No entanto expectativas mil... diante de tanta beleza.

Adriana1161 25/12/2016

Leve
Livro fácil e gostoso de ler.
Não achei dos mais empolgantes do ano, porém rendeu uma leitura divertida.
Em alguns momentos, tem um gostinho de nostalgia, tem a parte da gastronomia, e a parte que nos faz refletir.
Eu não tinha grandes expectativas, por isso gostei do livro. Mas acho que ele poderia se aprofundar mais em algumas questões!
Claudia.Spinelli 10/01/2017minha estante
Leitura leve mesmo...

Marta Skoober 21/01/2017minha estante
Não sabia que tinha essa parte de gastronomia.

Adriana, quantas estrelas?

Luiza.Thereza 14/02/2017

A Livraria Mágica de Paris
O monsieur Jean Perdu é livreiro parisiense que ficou conhecido como farmacêutico literário. Em seu barco-livraria carinhosamente chamado de Farmácia Literária, ele receita livros que ajudam a amenizar e curar os males da alma.

Mas há um sofrimento que ele não consegue curar: o seu. Há vinte um anos, a mulher que ele amava o deixou de repente. Eles adormeceram juntos e, quando acordou, ela já não estava mais lá. De ***, só restara um quarto trancado, cuja a porta foi coberta por estantes e mais estantes de livros, vários anos de vazio, e uma carta, escrita por ela, que chegou à seu apartamento meses após seu sumiço, e que ele nunca teve coragem de ler,

Em um verão, uma vizinha nova chega ao seu andar e, motivado (quase pressionado) pela senhoria e pela zeladora do prédio, Perdu abre a caixa de Pandora e liberta lembranças que mudarão para sempre sua vida.

Inicialmente, tive alguns problemas para engrenas a leitura, e realmente não consegui entender o que estava acontecendo: o enredo começou lindo e a narrativa é muito boa, mas a cada cinco minutos eu me distraía. Cheguei inclusive a começar a história toda de novo (estava na página quarenta ou coisa assim) para ver se eu reabsorvia melhor a história. Mas aí a leitura engrenou.

E o melhor de tudo, é a história de um amante da literatura que busca a beleza que existe no livro que narra sua própria história. É a busca pela poesia em uma narrativa interrompida pelo melancolismo.

Nina George acertou em cada palavra e em cada vírgula usada. E espero mesmo me lembrar deste livro quando estiver escolhendo as melhores leituras de 2017, pois definitivamente ele estará na lista.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2017/02/a-livraria-magica-de-paris-nina-george.html
Taniti 09/05/2017minha estante
Luiza, ótima sua resenha. Sugiro que vc classifique o livro com as estrelas, pois sem a avaliação parece que vc deu 0 para ele, o que influencia na média das avaliações. Abs.

Luiza.Thereza 09/05/2017minha estante
Taniti, não faço classificação com estrelas pois acho difícil quantificar a avaliação de um livro. O cinco possui peso demais, e as notas quebradas não fazem jus a histórias maravilhosas, assim como o um é detonar uma história simplesmente por ela não ter me agradado (seja lá por que motivo for).
Por mais que isso vá influenciar na nota geral de um livro, não posso me forçar a quantificar o quanto gostei de um livro.

Estela Cunha 19/06/2017minha estante
Excelente resenha!!! E amei quando você escreveu "E não, A Livraria Mágica de Paris não é um livro bonito. Ele é lindo na verdade. É a história de um homem que volta a viver depois de ter perdido o amor de sua vida. É a história de alguém que se acostumou a estar nos bastidores da vida dos outros e que volta, aos poucos, a ser o personagem principal de sua própria história." Porque por trás de tanto amor aos livros, estava este homem que vivia os "bastidores" da vida outros enquanto a sua minguava sem respostas ou emoções!!!

Caro leitor 11/06/2022minha estante
OI?! PRECISO DA SUA AJUDA PRA ACHAR UM LIVRO.

Vi uma pessoa pedindo ajuda pra saber o nome de um livro na caixinha de perguntas de um perfil literário nos storys do instagram! Essa pessoa descreveu esse livro e me fez ficar interessado! Mas até hoje eu nunca descobri qual o nome! Essa pessoa descreveu esse livro assim:

"O livro era o seguinte: o rapaz 1 (não sei o nome dele) gostava muito de ler! Um certo dia a autora preferida estava em sua cidade autografando um dos seus livros favoritos. Então ele decidiu ir até esse evento. Na fila para pegar o autógrafo, um rapaz 2 (que eu também não me lembro o nome) esbarrou nele, derramando café em seu livro... o rapaz 2, pediu desculpas ao rapaz 1, pelo acidente.

Mas não para por aí! Plot twist é que o rapaz 2 era filho da autora que o rapaz 1 estava preste a conseguir um autógrafo. E o rapaz 1 amava esse livro, pois ele se apaixonou pelo personagem. Mas o que ele não sabe é que o personagem que ele tanto amava foi inspirado no rapaz 2."

Então é isso, se por acaso você leu até aqui, e souber o nome, por favor me fala! Obrigado desde já! e desculpa pelo incômodo. ??

Lee 11/06/2022minha estante
Não sei o nome, mas me interessei pela história kkkkk

Caro leitor 11/06/2022minha estante
Oi, @Lee! Obrigado mesmo assim! ??

Helana O'hara 12/04/2020

Uma melancolia
A Livraria Mágica de Paris tem uma capa que chama muita atenção. Temos uma foto em sépia, que remete algo bem antigo. Confesso que foi a capa que me conquistou, adoro ela. Li sem ao menos ler a sinopse do livro.

Não é um livro grosso, tem 300 páginas, 44 capítulos e duas coisas curiosas.

O livro trás receitas culinárias do personagem principal e indicações de livros da Farmácia Literária dele.

O Livreiro Jean Perdu, apenas Perdu para a maioria é um homem culto. Gosta de escutas as pessoas, analisa-las e principalmente ele sabe exatamente o livro que cada pessoa precisa para amenizar um pouco as dores da alma. Ele é um homem de meia idade, dono de uma farmácia literária, as margens do Rio Sena – ele gosta de chama-la assim, de Farmácia.
Mas Perdu também esconde dores da alma. A cerca de 21 anos sua amada Manon foi embora. Deixou uma carta na qual ele nunca abriu e por anos Perdu tenta amenizar o sofrimento das pessoas com leituras.. Mas ele não sabe bem como amenizar a dele mesma.
Ele tem rancor, fala pouco, mas tem muito o que dizer.Depois de longos 21 anos ele resolve então abrir a carta que sua amada Manon deixou, e quando ele descobre que todo esse rancor e remorso poderiam ser amenizados, Perdu então decide fazer uma viagem de volta ao seu passado e curar suas feridas que jamais foram cicatrizadas.

A Livraria Mágica de Paris é um livro com uma grande melancolia. Temos um personagem que vive triste, ironicamente ele tenta curar a tristeza de outras pessoas com livros – ato nobre daqueles que também sofrem.

Perdu não sabe lidar com suas dores e acha que as dos clientes são sempre mais importantes.

Desde a primeira página até a última, a narrativa carregada essa dor e melancolia de Perdu, até ele descobrir o mal entendido, querer voltar no tempo, descobrir coisas.

Toda essa tristeza do personagem tem uma beleza muito grande. Na qual me lembra demais Amelie Poualin, com toda dor dela mesma querendo curar a do próximo, isso se chama empatia, a gente tem falado tanto disso.
O protagonista tem uma luta pessoa de perdão grande e se auto conhecimento, apesar dessa luta parecer sutil durante a leitura, ela está ali.

Nina George criou uma história linda, conseguiu escrever um bom personagem, homem de meia idade, interessante. Fiquei surpresa quando comecei a ler e senti uma empatia por ele.

A Livraira Mágica de Paris é um livro de pura poesia, simples, delicado e sensível.
Mari 23/05/2020minha estante
Fiquei procurando um comentário que retratasse a mensagem que o livro me passou. Teu comentário reflete exatamente os sentimentos de Perdu. Obrigada!

Helana O'hara 26/05/2020minha estante
Oi Mari, li muita coisa de outros leitores que não captaram a melancolia do Perdu. Li muitos comentários falando que ele é arrogante e rude. Não é isso. Se fosse, não ajudaria tantas pessoas. Quando se tem uma dor de amor tão profunda como a dele, a pessoa se fecha para si e foi o que aconteceu com Perdu. A melancolia dele e por ser um homem de meia idade, quando o leitor se coloca no lugar do personagem, além de compreensível é poética devido como ele leva a vida.. Que bom que gostou. Beijos e obrigada

As Letras de Juliana 16/05/2018

Inesperado
Sabe aquele medo que dá quando você compra uma coisa sem saber se realmente vai ser como você espera? Foi assim pra mim. Estava no mercado um dia e vi o livro na prateleira, a capa, o titulo, a descrição, tudo nele era um convite para ir embora comigo mas havia um medo lá no fundo, bem no fundo (E se eu não gostar? Se não for o que eu espero?). Ele foi pra casa comigo naquele dia.

A única palavra que consigo pensar para descrever esse livro é: Inesperado.

Publiquei no meu insta @letrasdejuliana as minhas impressões sobre o livro, espero vocês lá ?
Cynthia 25/05/2018minha estante
Comecei a ler ele agora e estou adorando até agora?

As Letras de Juliana 24/06/2018minha estante
Só vi agora Cynthia, como foi??? Já terminou de ler? Gostou?

Wellington 12/01/2020

Simplesmente lindo, apenas leia e se deixe levar por essa história, não vai se arrepender. Drama, romance tudo na medida certa
Maria.Manuele 03/02/2020minha estante
Precisooo!

Wellington 10/02/2020minha estante
Vai gostar ?

flaviamaria 13/06/2020

O livro quase perfeito.
Como o próprio título já diz, "A livraria mágica de Paris" poderia ser considerado o livro perfeito, se não fosse seus prós e contras.
Os personagens apresentados foram muito bem criados, cada um com suas peculiaridades e características únicas que dão um fervor a mais na história. O problema do livro, é que a autora prolongou um pouco a história antes de chegar ao seu final, com isso, tornou a leitura do meio para o fim um tanto cansativa. Fora isso, a história de Jean Perdu é tão encantadora, que leva o leitor a torcer por sua felicidade a todo instante.
Haydée Navarro 14/06/2020minha estante
Eu acabei largando (coisa que muito raramente acontece!).. Achei tão arrastado.. rs

flaviamaria 14/06/2020minha estante
eu acabei achando o mesmo, mas por ser uma história tão linda eu fiz uma forcinha pra suportar e chegar até o final. do meio para o fim, foi meio difícil kk.

Cinthia 21/03/2018

Sobre a dor da alma...
Através de uma leitura leve e gostosa esse romance nos ensina que "(...) o riso e o choro se parecem muito, e que a alma às vezes precisa chorar para ser feliz."

Finalizei a leitura com a sensação de que meu eu perdido foi reencontrado nas entrelinhas dessas páginas.

Dizem existir livros que são escritos para uma única pessoa, agora sim, eu acredito!
Aline Casellato 21/03/2018minha estante
Depois desses comentários quero ler e muito!

Cinthia 21/03/2018minha estante
Line, sabe aquele livro que você lê em um final de semana e se arrepende por ter lido rápido demais? De verdade, tocou meu coração. Leia! Você vai amar!