O código da febre

O código da febre James Dashner

Resenhas - O Código da Febre

Francislaine Costa e Silva 06/06/2019

Sou suspeita para falar da serie maze runner, simplesmente amo demais! esse livro te prende do começo ao fim, revela a historia de varios personagens, e dá muitos spoiler sobre varios pontos que o autor deixou vagos nos outros livros.

gustavoclr 05/02/2020

Com certeza um livro que não precisava existir
Fim das contas é isso: o livro inteiro é composto por coisas que você já sabia. Mas se você tem curiosidade de ver eles descobrindo as mesmas coisas antes de perder a memória, vai gostar. O livro inteiro não traz nenhuma novidade, com exceção do final que traz uma revelação um pouco questionável.

maria.cici 19/12/2021

Esse livro tem um plot twist daqueles que tu não consegue descrever direito o que tu sente na hora, pois aquilo ali te impactou tanto, MAS TANTO que nem tu sabe o que sentiu direito, só sabe que passou raiva e ficou triste.
Posso dizer que eu amei esse final, foi um desfecho que eu gostei bastante...
Confesso que passei muita raiva durante o livro, tanto que ele tem inúmeras marcações com post-its
Resumindo: esse livro é uma explicação dos 3 primeiros, o 4° livro é como começou, beeeeeeeeeeem do início, e o 5° (sobre os arquivos) tem alguns spoilers fora de contexto, e o contexto você encontra nesse, no caso o 6° livro.

Patty Pizarro 27/08/2021

Meta de Leitura 2021 - Livro 14
O Código da Febre - James Dashner

O que devo dizer desse livro que eu nem sabia que existia e instintivamente amei quando vi do que se tratava?
Primeiro, ganhei o box com 4 livros do meu querido amigo Robert e posteriormente ganhei esse da minha belíssima tia Adriana. Não, eu não sabia da existência dele. Como ganhei o box, achei que tivesse acabado ali e foi uma agradável surpresa saber que não.
Ele foi lançado 4 anos após A Ordem de Extermínio e enquanto eu lia, me parecia proposital as pontas  deixadas nos livros anteriores. Por quê Dasnher demorou tanto pra lançar? Eu não sei, só sei que parei o livro que estava lendo porque não tinha como esperar para ler esse.

Agora sim, vamos para o que faltava, ou melhor, o que complementa essa saga maravilhosa.

O Código da Febre é um prequel e promete responder todas as dúvidas deixadas pelos livros anteriores.
Será que ele consegue?
Mesmo eufórica com esse livro, não criei grandes expectativas. Apesar de A Ordem de Extermínio ser muito bom, a história não prende como seus antecessores e nossos adoráveis personagens não estão presentes nele, nesse, é diferente. Nós já sabemos como todos eles terminam, o que eles tiveram que superar, o que fez com que alguns ficassem pelo caminho, mas nunca soubemos o que os levou até lá, como foram preparados, quais os desafios que encontraram antes do maior desafio de todos.
O Código da Febre conseguiu me responder dúvidas que eu nem me lembrava que tinha. Descobri personagens que eu amava e passei amar ainda mais, já outras com quem não simpatizei muito (Tereza rsrsrs), me fizeram odiá-la de novo....tá bom que eu a perdoei em A Cura Mortal, mas agora não consigo mais me sentir triste com o que lhe aconteceu. A ligação tão forte com Chuck, a Dra. Paige, entre tantas outras dúvidas são respondidas, mas me deixou algumas perguntas. Até onde eu iria para tentar me salvar? Eu teria coragem de sacrificar outras vidas para isso? Eu seria capaz de aceitar que somente uma pequena parcela dos seres humanos se salvaria e eu não seria parte dela? Eu seria egoísta o suficiente para sacrificar uma porção dessas pessoas pra tentar a cura de algo que anos de estudo não me permitiram?
Enfim, eu terminei a leitura e confesso que senti um ódio tão profundo por um certo alguém que me lembrou o que sentia pelo Joffrey enquanto lia GoT, a diferença é que ele nunca escondeu quem realmente era. No fim, o que essa pessoa fez foi pago quando o Thomas decidiu não recuperar a memória e fica meio que subentendido que a consciência dele o dizia para não fazer. Esse livro conseguiu me responder todas as perguntas.
Eu amei cada página, mesmo não tendo a ação dos anteriores, ele prende. Foi uma leitura deliciosa, apesar do ódio que estou sentindo enquanto escrevo essa resenha...rsrsrs....infelizmente agora eu posso dizer com todas as letras "EU SABIA".

otaviohbarros 27/06/2020

minha resenha: maze runner - o código da febre
minha única crítica sobre arquivos - informações secretas foi que não houve nenhuma passagem sobre o newt ou sobre o seu passado. mas, coincidência ou não, logo no prólogo deste livro mostra o passado desse personagem que todos amam.
os leitores ficam se perguntando se o cruel é bom ou ruim, na esperança de alguém lhes dizer isso. mas cabe a nós mesmos deduzirmos, pelas experiências que a gente lê - principalmente nos dois prequels.
também podemos ver como thomas, teresa, minho, newt, alby e chuck se conheceram; para mim, era pelo menos isso que eu esperava desse livro.
é muito louco ver que o thomas realmente ajudou a construir o labirinto, e se sentia até orgulhoso por isso. no terceiro livro, quando ele se recusou a recuperar suas memórias, eu meio que discordei. mas agora entendo que no fundo ele sabia que o passado dele tinha sido CRUEL, e que para viver o resto da sua vida, ele deveria olhar apenas para frente.
também é bem legal ver a mudança no pensamento dele. ele tinha orgulho pelo labirinto e pelos testes - ou se forçava a pensar assim, né - mas depois que ele descobre haver mentiras contadas a ele e a existência de uma segunda fase de testes no deserto, ele pretende salvar seus amigos.
por fim, gostaria de dizer que o final desse livro me surpreendeu como há muito tempo não acontecia. é até engraçado que nunca tenha passado pela minha cabeça que isso poderia ter acontecido - logo eu, que desconfio de tudo e todos.
eu gostei muito dessa saga como um todo, e ela com certeza me marcou e me fez virar fã. o encerramento de uma história sempre é a parte mais difícil para mim, mas sigo com aquela sensação boa que todo leitor assíduo tem quando termina uma ótima obra literária.

Juliana 24/07/2021

?Todo mundo vai morrer.
Não importa o que aconteça.
Que a natureza vença.?

Ótimo livro pra tirar as dúvidas dos livros anteriores.

Tati Freitas 17/11/2020

Esperava mais
O livro não é ruim, é interessante ver como tudo começou, mas o livro é meio parado no início, e apesar de saber o que vai acontecer, ainda assim acho que seria possível surpreender o leitor. De qualquer forma foi muito legal revisitar essa história e os personagens.

Vica Maltez 24/04/2022

Achei que seria melhor?
?por causa dos comentários e das notas, mas me enganei. Ao contrário de ordem de extermínio que foi totalmente sem noção e uma bela de uma farofa, esse aqui só entregou lentidão e chatice, eu achei que morreria de tédio umas centenas de vezes. Ah, foi interessante descobrir várias coisas que não fazíamos ideia ou outras que eram somente informações incompletas, mas mesmo assim, acho que o autor se perdeu demais nos pormenores e acabou se arrastando demais. Mais uma vez indico para as pessoas que tem interesse de ler a saga, ficar só na trilogia mesmo, e pensar que ainda falta o de Arquivos pra eu ler ?

Yellen.Gabrielly 12/12/2020

Nossa o que falar desse livro esclarecedor pra mim como fã,o final do livro explodiu minha mente, eu pensava que o autor não ia mais me surpreender e me surpreendi com esse final. Apesar de esse ser o livro da saga que têm menos ação eu gostei de descobrir o envolvimento dos personagens no cruel,de saber o que aconteceu antes do labirinto.
Essa história nos lembra que cada pessoa vê um problema de uma forma e têm uma opinião diferente sobre como resolvê-lo o que não quer dizer que está certo ou errado. São só pontos de vista diferentes.

Lary 03/12/2022

Tô passada!
Que história minha gente!

Esse livro foi aquele que deveria explicar, mas acabou fazendo mais dúvidas na minha cabeça.

Explica o que aconteceu antes do labirinto, porém ainda não explica diversas outras perguntas que se passam em minha cabeça.

giubs6 05/08/2021

Muito bom!!
Esse é o último livro da saga de maze runner e conta o passado dos protagonistas enquanto eles ainda eram crianças e viviam sob as instalações do CRUEL.
Eu achei esse livro MUITO mais relevante que a ordem de extermínio, como por exemplo uma coisa que eu achei muito interessante foi que esse livro não se trata de uma história contínua, mas sim de uma reunião de trechos de histórias que dão saltos de dias, ou até meses. Este livro REALMENTE me surpreendeu em seu final. Em seu final mesmo, na última página! Definitivamente ele acaba com qualquer dúvida que o leitor tenha sobre alguns personagens de um jeito duvidoso “experiência própria de puro ódio Kakak” E esse é o fato de maior peso para ler esse livro.
No início ele é um pouco enrolado mas depois a história vai fluindo bem. Ele não tem muitas cenas de ação, são pouquíssimas mas isso não faz com que eu não goste dele. Eu acho que esse é o livro mais importante da saga inteira por contar coisas que acontecem antes dos garotos irem ao labirinto e aprofundar melhor na história de alguns personagens.
Eu realmente transbordei ÓDIO lendo esse livro. Eu tinha ainda uma pequena compaixão pela Ava e Teresa, mas depois do que eu li, sinceramente essa compaixão não existe mais.
No geral, O Código da Febre é uma indicação para os fãs de carteirinha de Maze Runner.

A Raposa Literária 25/03/2021

COMPENSOU TOTAL O ÚLTIMO SPIN
Código da Febre foi um livro absurdamente fácil de ler, pois novamente contamos com nossos personagens principais já tão aclamados na série.
O último spin off (Ordem de Extermínio) pra mim deixou muito a desejar, e foi uma leitura bem massante e complicada, pra não dizer arrastada, mas Código da Febre foi algo muito prazeroso de ler, menos pela parte em que o ódio pela CRUEL aumenta em 300%, e fora de brincadeira, CRUEL não é nada bom.
Tem muitos plots nesse livro, e inclusive me fez relembrar uma famosa frase de outro livro "Todo mundo pode trair todo mundo", realmente se aplica ali.
Um dos meus favoritos da saga com certeza.