Martin.Salles 03/12/2015minha estanteEssa sua declaração: "mas quando foram pedidos para que não a usassem, voaram da mesma forma." Onde e em que ano isso ocorreu? Gostaria de ver a fonte de informação de onde vc tirou que o Flyer I, Flyer II e o Flyer III voou sem catapulta antes de 1906. Primeiro vamos ao seu equivoco: "Em 1906, ele participou de um concurso, em Paris, para tentar voar por uma distância de1 Km para ganhar um prêmio de 50 mil francos. O famoso 14-Bis conseguiu voar a uma altura baixíssima por apenas220 me o aviador ficou sem o prêmio". De onde você tirou isso? Poderia postar a fonte de tal informação? A história conta o seguinte: O presidente do Aeroclube da França, Ernest Archdeacon, ofereceu o prêmio de 3 mil francos e a Taça Archdeacon, para quem voasse à distância de 25m numa maquina de propulsão própria, com ângulo de queda máximo de 25%. Em 23 de outubro de 1906, Dumont voou a 3m de altura a uma distancia de 61m batendo a marca proposta ganhando o prêmio. O Aero-Clube da França, nessa mesma época oferecia um prêmio de 1.500 francos, para um vôo de 100m, com desnível máximo de 10%. Em 12 de Novembro, o 14Bis realiza um voo de 220 metros a uma altura de 6 metros, em 21,5 segundos, a velocidade de 41,3 Km/h ganhando também esse segundo prêmio. Note, o voo de Dumont foi homologado por uma junta científica. E os Wright? Quem eram essas 17 testemunhas. Possuíam qualificações técnicas pra diferenciar uma aeronave voando de uma planando? Em 1903 o Flyer I pesava 300kl e usava um motor de 12HP, o "voo" foi decolado empurrando-o morro abaixo e com ventos frontais de 40km/h, de acordo com o diario deles, uma distância total de 36,5 m. Portanto, pela descrição eles planaram...isso não é voar. O que é muito estranho, seria eu inventar uma motocicleta em 2003, mas solicitar em 2006 uma patente pra uma bicicleta. Os Wright em 1908 alegaram ter voando em um avião em 1903, mas invés de pedir uma patente para proteger o tal avião solicitaram em 1904 e 1906 um patente para um planador. Como assim??? Isso mesmo, a patente é um documento que confirma que eles fizeram um planador. Em 1904 eles convidaram os repórteres de Ohio e por 2 dias tentaram voar, e fracassaram. No diario deles explicam que não voaram: não tinha ventos. Ou seja, o diario confirma a patente, se precisa de vento era um planador!!! Dumont ao contrário decolou sem catapulta, autopropulsado e sem ventos. O telegrafista Arpheus Drinkwater, uma testemunha ocular dos Wright, em 1951, desmentiu para o N.Y Times a farsa do voo de 1903, dizendo: os Wright apenas planavam. Pense: como é possível uma maquina de 300kl e com motor barulhento voar por quilômetros ao lado de uma estação de telegrafo, frequentada por militares, comerciantes, repórteres e todo tipo de gente e ninguém nunca viu, tirou uma foto ou filmou tal maquina? Ser vizinho de uma estação desse tipo era impossível não ser visto por dezenas de pessoas, ainda mais num voo de quilometros. A noticia se espalharia e a impressa local cairiam em cima, mas estranhamente os voos quilométricos nunca foi noticiado ou fotografado por jornal algum. Mostre ai alguém além deles apresentando na época fotos do Flyer I, seja no chão ou voando. Não existe!!! Mas pra vc não dizer que sou nacionalista vou citar personalidade estrangeiras: Conhecedor das farsas do EUA Bill Clinton reconheceu: Dumont é o Pai da Avião. Dan Hagedorn, curador senior do Museum of Flight, disse: "O vôo de Dumont foi realmente o primeiro. Os Wright apenas faziam testes com planadores". Em 2006, o ?Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica? (AIAA), reconheceu: Dumont foi o primeiro homem a decolar num avião". Como sabemos que um fato é científico? Simples, ao repetirmos ele. Em qualquer momento podemos provar que a agua é formada por uma molécula de hidrogênio e 2 de oxigenio usando a eletrolise. A poderosa e grande Nasa fez uma replica do Flyer I (com motor turbinado e asas reconfiguradas) e tentaram reproduzir o voo de 1903, porém conseguiram provar outra coisa: O Flyer I 1903 nunca voou. Depois de 11 anos de trabalho a replica do Flyer idealizada para o centenario do Wright em 2003 não decolou comprovando que uma maquina com aquela configuração não voa sem ventos, ou seja é um planador. Mas o que dizer das replicas do 14Bis? Diversas replicas do 14Bis voa muito bem. E o Leandro Narloch numa visão distorcida diz que é só olhar pra ver quem mais parece um avião, se é o Flyer ou o 14Bis. Bem vamos comparar. Avião usa peças de aluminio: o Flyer não; o 14Bis sim, tem trem de pouso: : o Flyer não; o 14Bis sim, tem ailerons: : o Flyer não; o 14Bis sim, tem manche: : o Flyer não; o 14Bis sim; decola sem auxílio externo (catapulta): o Flyer não; o 14Bis sim....então quais dos dois parece com um avião? O 14Bis né? Santos Dumont é sim o inventor do avião, a história comprova isso.